Qual é a importância do Plano Níveis de Imigração para o Canadá?
O Plano de Níveis de Imigração é o anúncio mais importante feito pelo Governo do Canadá sobre seus processos de imigração e é divulgado a cada ano. Ele descreve o número de novos residentes permanentes que o Canadá pretende receber nos próximos anos e em quais categorias o Canadá pretende admiti-los. O Canadá recebe imigrantes nas seguintes categorias: econômica; família; refugiado; e motivos humanitários e compassivos.
No início deste ano, em 12 de março, o governo federal anunciou que o Canadá teria como objetivo receber mais de um milhão de novos residentes permanentes entre 2020 e 2022, mas dias depois, o Canadá teve que fechar suas fronteiras devido à pandemia COVID-19.
Leia também: “Plano de níveis de imigração do Canadá 2020-2022: O que ele representa para os imigrantes?“
Imigração canadense ao longo dos anos
O Canadá tem uma das populações mais velhas do mundo, com quase 18% de sua população com 65 anos ou mais. Ele também tem uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo, com 1,47 nascimentos por mulher.
Como tal, o Canadá enfrentará desafios para aumentar sua economia e apoiar os gastos do governo no futuro. Esses desafios podem ser amenizados acolhendo-se mais imigrantes para apoiar a força de trabalho e o crescimento econômico.
Desde a sua fundação em 1867, o Canadá foram apenas 5 anos em que o número de imigrantes acolhidos registrados foi menor que 300.000. Atualmente, o país está recebendo 0,9% de sua população de imigrantes, o que é três vezes maior do que o volume per capita de recém-chegados nos Estados Unidos.
Ao mesmo tempo, o Canadá teve uma injeção no número de imigrantes per capita mais alta no passado, recebendo 1% ou mais de sua população em recém-chegados, algo que regularmente alcançava nas décadas anteriores à Primeira Guerra Mundial.
O recorde de imigração do Canadá foi alcançado em 1913, quando recebeu 401.000 imigrantes, o que representava mais de 5% de sua população de recém-chegados. Hoje, uma entrada de 5% de recém-chegados resultaria na chegada de dois milhões de novos imigrantes ao Canadá.
Imigração canadense durante COVID-19
Enquanto as metas de admissão estão crescendo, o Canadá está experimentando uma queda no número de novos residentes permanentes no país em 2020. Houve 64% menos novos residentes permanentes admitidos em agosto, em comparação com agosto de 2019.
Isso é parcialmente devido ao número de pessoas que foram aprovadas para residência permanente, mas não puderam viajar para o Canadá antes que seus documentos de imigração expirassem devido a restrições de viagem relacionadas ao coronavírus e outras interrupções.
Planos de imigração para 2021-2023
Por meio de um comunicado, o IRCC informou que a meta do Canadá é continuar recebendo imigrantes a uma taxa de aproximadamente 1% de sua população. Com esta ação, eles pretendem compensar o déficit e “garantir que o Canadá tenha os trabalhadores necessários para preencher lacunas cruciais no mercado de trabalho e se manter competitivo no cenário mundial“.
Seu plano de nível de imigração para 2021, 2022 e 2023 inclui os seguintes números de residentes permanentes.
- 401.000 residentes permanentes em 2021
- 411.000 residentes permanentes em 2022
- 421.000 residentes permanentes em 2023
O plano anterior estabeleceu metas de 351.000 em 2021 e 361.000 em 2022. Mas a pandemia os incita a aceitar mais imigrantes para ter sua economia de volta. Pois bem, além dos trabalhadores, os imigrantes são empresários e proprietários de empresas ou empresas.
“Os imigrantes representam 33% de todos os empresários com pessoal remunerado e 25% dos trabalhadores do nosso setor da saúde”, enfatiza o governo.
Marco Mendicino, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania, destacou que os imigrantes são fundamentais para o bem-estar e o crescimento econômico das comunidades canadenses.
“Nosso sistema de saúde depende dos imigrantes para manter os canadenses seguros e saudáveis. Outras indústrias, como empresas de tecnologia da informação e nossos agricultores e produtores, também contam com os talentos dos recém-chegados para manter cadeias de suprimentos, expandir seus negócios e, por sua vez, criar mais empregos para os canadenses. “, ele apontou.
7 Passos para imigrar via Express Entry
Inscreva-se agora e receba nosso roteiro completo "Descomplicando a imigração canadense".
Alvos do programa de recuperação
- Aumento das admissões durante os 3 anos do plano de compensação do déficit em 2020.
- Foco no crescimento econômico, com aproximadamente 60% das admissões provenientes de programas voltados para trabalhadores qualificados.
- Compromisso renovado com a construção de capacidade e transformação digital no sistema de imigração do Canadá.
- Pontos adicionais para candidatos que falam francês no programa Express Entry.
- Admissão de até 500 refugiados nos próximos 2 anos por meio do Projeto de Caminhos de Mobilidade Econômica.
- Caminho para a residência permanente para requerentes de asilo elegíveis que estavam trabalhando na área de saúde na linha de frente da pandemia entre 13 de março e 14 de agosto de 2020.
Confira a tabela completa com os números em detalhes por categoria de imigração no site oficial do IRCC clicando aqui. (Números referentes a província do Quebec são divulgados pelo governo da província)
Leia também: “Imigração Quebec divulga detalhes de seus novos programas piloto”
O Canadá foi reconhecido como o país que melhor recebe imigrantes pelo Pew Research Centre. Isto porque o seu sistema de imigração não só os admite para trabalhar ou estudar, mas também abre a possibilidade de requererem residência permanente se cumprirem os requisitos.
De todos os canadenses pesquisados, 27% pensam que são um fardo para o sistema de saúde e 68% deles acham que imigrantes fortalecem o país.
Concluindo
O plano de níveis é desenvolvido em consulta com as províncias e territórios, o público e organizações de partes interessadas. Esses imigrantes são selecionados por sua contribuição econômica, para reunir famílias e no apoio às necessidades humanitárias do governo canadense.
Em breve traremos mais análises sobre os aspectos e impactos deste novo plano. Muitas incertezas ainda pairam nesse contexto de imigração durante a pandemia, criando alguns obstáculos por hora, dessa forma, é correto afirmar que o governo esta trabalhando com números e projeções que ainda podem mudar esse cenário.
Precisa de ajuda em seu projeto de imigração durante a pandemia? Entre em contato com conosco agora e tire do papel seu plano Canadá! Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.