5 grandes desafios para estudantes internacionais no Canadá

172 views

Para muita gente, estudar no exterior significa viver pela primeira vez fora de casa. Para outros mais velhinhos como eu, representa o começo de uma nova etapa de vida. Além de administrar a carga de trabalho num college ou universidade em outro país, precisamos aprender a administrar outros aspectos da vida como trabalho em tempo parcial ou mesmo filhos para quem pensa em fazer isso em família. Estudantes que conseguem lidar com esses desafios são os mais bem-sucedidos em sua jornada rumo ao Canadá, mas nem tudo são flores durante esse percurso. Neste artigo, vamos discutir cinco grandes desafios dos estudantes internacionais no Canadá. Continue lendo e prepare-se para o que está por vir.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 10 de fevereiro de 2022

Atualizado em: 10 de fevereiro de 2022

Você vai ver neste post...


Desafio 1: Assumindo o controle das finanças

O dinheiro pode desaparecer rapidamente com comida, aluguel e outros custos de vida. Além disso, a maior parte do planejamento é feito antes de ir para o Canadá, por isso, muitas vezes, os estudantes internacionais procuram ajuda quando já estão enfrentando desafios.

Se um estudante internacional está tendo dificuldades em gerenciar finanças, o melhor que ele pode fazer é conversar com um conselheiro sobre finanças antes de preparar seu orçamento e projeto de intercâmbio.

Leia também: Como planejar um orçamento para estudar no Canadá em 2022

Ao abrir uma conta bancária no Canadá, os alunos também podem procurar aconselhamento financeiro de sua instituição financeira. Há também ferramentas on-line disponíveis na Internet que podem ajudar os alunos com o orçamento.

Outro aspecto dos problemas financeiros para estudantes internacionais no Canadá é a diferença entre as moedas. Antes de fazer as malas e embarcar em um avião, certifique-se de estar familiarizado com a taxa de câmbio.

Há também outras diferenças monetárias a ter em mente. Por exemplo, enquanto alguns países incluem impostos no preço de um item, os estudantes internacionais devem estar cientes de que os impostos não estão incluídos no Canadá. Isso significa que os impostos devem ser calculados além do preço do produto.

Leia também: Como gerir seu crédito e finanças no Canadá

Desafio 2: Trabalhar no Canadá como estudante internacional

De acordo com o estudo do Canadian Bureau of International Education, 51% dos estudantes internacionais planejam solicitar residência permanente no Canadá após a formatura.

Pesquisas sugerem que muitos jovens estudantes internacionais que desejam permanecer neste país sentem que o mercado pode ser difícil de acessar em razão de barreiras no idiomas ou falta de experiência. Os pesquisadores observam que muitos estudantes entrevistados expressaram medo de não encontrar emprego em seu campo de estudo.

Leia também: Cresce o número portadores de PGWP que se integram ao mercado de trabalho canadense afirma estudo

Encontrar um emprego como estudante internacional (em sua área de formação) pode ser um pouco complicado no inicio, embora o Canadá seja famoso pela quantidade de ofertas disponíveis. No entanto, não podemos dizer o mesmo para vagas de baixa remuneração, os chamados Entry Level Jobs. Hoje, devido as consequências da pandemia e a enorme falta de mão de obra, os salários nem podem mais ser considerados baixos, só não espere trabalhos leves.

O mais importante é garantir um emprego, isso é essencial para tocar seu plano por aqui, pois ajudará a pagar suas contas com acomodação, transporte, Internet, alimentação e outros itens básicos.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Tenha em mente que a escolha do curso será um fator determinante em seu nível de empregabilidade, tornando a tarefa de conseguir um emprego fácil ou difícil.

Algumas empresas canadenses evitam a contratação de estudantes internacionais devido às leis locais, mas essa não é uma regra aplicável para grandes centros como Montreal ou Toronto. Uma boa estratégia para ajudá-lo a reduzir os problemas de empregabilidade é já começar a se familiarizar com o mercado de trabalho canadense muito antes de procurar um emprego.

Leia também: 5 dúvidas mais frequentes sobre o mercado de trabalho canadense

Geralmente, os alunos têm uma visão mais sombria sobre suas perspectivas de emprego após a graduação, uma vez que a falta de experiência é citada por empregadores como a maior barreira de entrada.

Para contornar esse problema o networking por meio de conexões familiares, contatos sociais de eventos e clubes e colegas de trabalho anteriores vai ajudar bastante na busca por seu primeiro emprego. Comunique-se!!! Empregadores canadenses dão muito valor a indicações.

Uma das formas de abrir essas portas é participar da comunidade, ser voluntário e continuar fazendo networking.

Leia também: 7 Passos para você encontrar um emprego no Canadá

Se você estuda em período integral em uma universidade ou instituição qualificada no Canadá, pode trabalhar no campus sem uma permissão de trabalho, mas isso não é tudo.

Estudantes de educação profissional ou vocacional, além de ter um curto período de formação, são rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho.

Como estudante você pode trabalhar até 20 horas por semana. Conciliar a carga de estudo e trabalho não é para todos, esteja ciente de que o caminho pode ser longo, mas gratificante.

Desafio 3: O choque cultural

Lidar com uma cultura diferente pode ser muito difícil, especialmente quando você é novo no ambiente. Isso é determinado principalmente por sua origem, credo e tradições. Essa diferença de cultura pode ser acompanhada por outros efeitos colaterais que podem, de alguma forma, afetar seu desempenho.

Eu diria, por experiência própria que brasileiros não estão entre os alunos internacionais mais problemáticos neste aspecto, mas isso dependo muito de como você encara diferenças.

A melhor coisa que um estudante internacional pode fazer para ajudar a se adaptar ao meio ambiente é socializar o máximo possível com a população local e estar sempre aberto a fazer perguntas. Só tenha cuidado para não falar em religião. Como um dos países mais multiculturais do mundo, o Canadá possui um posição laica e é bastante intolerante nesse aspecto.

Leia também: “10 boas razões para você fazer um curso de inglês em Montreal

Deixe para falar de ideologias com quem você já tem afinidade cultural. Até hoje eu meu lembre bem dos tempos de College onde havia uma placa de advertência no banheiro sinalizando essa frase: “Favor, não lavar os pés na pia”. Depois de estudar entre árabes, indianos e orientais, nada mais me espanta hoje.

Você provavelmente não está ciente das regras não escritas em casa, aquelas coisas do dia-a-dia que podem ser desconhecidas para os estrangeiros. Um exemplo é um simples aperto de mão.

Um aperto de mão firme é uma prática padrão em um país, mas pode ser considerado ofensivo em outro país. Como em todo o resto, observe as pessoas locais e envolva-se em sua cultura. Você acabará se ajustando e pode até ensinar seus novos amigos sobre sua cultura.

Um dos desafios mais comuns dos estudantes internacionais é a barreira do idioma. Você pode ter passado os últimos quatro anos estudando o idioma, mas parece completamente estrangeiro quando você chega ao país. Um bom exemplo disso é o francês falado na província do Quebec. Tenha certeza de que vai levar um tempo para se acostumar com ele.

Leia também: Vivendo em Montreal: Falando o francês

Os moradores estão usando gírias desconhecidas e podem usar várias palavras para expressar a mesma coisa. Às vezes, isso faz você se sentir um estranho, mas tome isso como uma oportunidade de aprendizado. A maioria das pessoas locais aprecia que você tente se comunicar com eles em sua língua nativa.

Embora possa parecer um obstáculo significativo a ser superado, quanto mais você praticar, mais confortável ficará. Além de se familiarizar com o idioma e a moeda do país, você também terá que se adaptar à cultura local.

Leia também: Homestay no Canadá: Descubra como economizar e fazer amigos em seu intercâmbio

Desafio 4: Saudades de casa

Deixar a família pode ter um impacto negativo nos estudantes internacionais que estudam no Canadá. Assim, o sentimento de desorientação social pode ser vivenciado, pois não existe um sistema de apoio próximo. Mesmo fazendo este projeto com seu companheiro(a) e filhos, você verá que a dificuldade, apenas de menor, ainda sim pesa quando deixamos país, irmãos e amigos para trás.

É natural sentir saudades de casa quando tudo ao redor é tão estranho. Você sentirá falta das coisas nas quais encontra satisfação e apoio, como seu irmão irritante e adorável!

A saudade é um sentimento natural e até mesmo esperado ao se mudar para quilômetros de distância de sua casa, independentemente de ser sua primeira experiência de vida independente.

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa do Ensino Superior da UCLA mostra que a saudade de casa pode influenciar 71% dos alunos em um momento ou outro.

O essencial é não deixá-la que ela se torne algo constante em sua estadia no exterior atrapalhando a a chance de viver uma grande experiência.

Seus entes queridos, familiares e amigos estarão lá quando você voltar, sei que a internet e atual tecnologia das redes podem não ser suficientes para suprir aquele abraço caloroso, mas dão uma ajuda enorme. Muita gente teve a chance de testar isso durante os períodos de confinamento do COVID.

Ao sair e explorar seu novo novo mundo você rapidamente superará a saudade de casa.

Há algumas coisas que você pode fazer para ajuda-lo com isso como:

  • Participar de festas locais e outros eventos sociais;
  • Acompanhamento com grupos de apoio e outros alunos;
  • Participe de aulas físicas como academias e grupos de fitness;
  • A participação nos eventos também pode ajudá-los a criar oportunidades adicionais na vida.

Lembre-se! Networking é essencial não apenas para arrumar empregos, mas também para seu bem estar mental.

Desafio também tem outro lado muito importante. Depois de superar a saudade e outros desafios dos estudantes internacionais no Canadá, você perceberá o quanto ama sua nova casa e quem sabe até resolva ficar que vez. Há muitas oportunidades de residência permanente para estudantes internacionais no Canadá, essa pode ser uma ótima forma de começar a vida.

Leia também: Guia completo para a residência permanente no Canadá

Desafio 5: Manter-se ativo

Os estudantes internacionais são expostos a novos ambientes, por isso podem achar um desafio permanecer ativo o tempo todo. Alguns deles geralmente estão acostumados a fazer atividades diferentes que os mantêm em forma e felizes.

Ainda assim, quando viajam para o Canadá para estudar, conseguem passar a maior parte do tempo nas aulas, realizando tarefas ou até estudando para as provas, sem falar dos que trabalham para ajudar com as despesas. Tais coisas os tornam bem mais limitados do que de costume e isso pode ser pouco frustrante no início.

Leia também: Intercâmbio no Canadá: 10 situações que você vai ter de enfrentar e como contorná-las

A melhor forma de os alunos recuperarem a satisfação e se manterem ativos é através do envolvimento em diferentes atividades que costumavam fazer, como ir ao ginásio ou aproveitar as zonas recreativas.

A maioria dos alunos trabalha duro para tirar o melhor proveito da energia investida. No entanto, o progresso pode não ser garantido permanentemente, mesmo depois de trabalhar duro. Alguns alunos acham difícil lidar com algumas coisas acadêmicas, como exercícios matemáticos e ensaios.

Às vezes, esse problema é causado pela barreira do idioma. Os alunos podem ter o conceito para uma questão específica, mas colocá-lo melhor em inglês ou francês para que os professores os entendam se torna um desafio.

Leia também: Você sabe como medir seu nível de fluência num segundo idioma e como incluí-lo em seu currículo?

Portanto, falar o idioma é essencial, ter a segurança para se comunicar e expressar vai abrir portas não apenas em sua trajetória acadêmica, mas muito mais no âmbito profissional.

Bom, era isso que eu tinha para dizer hoje. Desejo sorte aos futuros estudantes internacionais em sua jornada canadense.

Clique aqui e descubra como iniciar essa emocionante jornada para o Canadá. Fale com a gente hoje mesmo

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.