7 Passos para você encontrar um emprego no Canadá

249 views

Interessado em mudar-se para o Canadá? Se a resposta for sim, é provável que esteja curioso sobre o processo de imigração ou sobre como procurar um emprego. Há uma variedade de fatores que você deve considerar antes de decidir se candidatar a um cargo em outro país, como sua capacidade de adaptação, seu poder de comunicação e como funcionam os tipos de cargo em outra cultura. Compreender bem esse processo vai ajuda-lo muito no momento em aplica para uma vaga. Neste artigo, vamos analisar quais tipos de empregos estão disponíveis no Canadá, destacamos os benefícios de trabalhar nesse novo ambiente, além de descrevemos alguns passos importantes nesse processo.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 1 de fevereiro de 2022

Atualizado em: 1 de fevereiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post um vídeo que gravamos com Lina Donnard (Estrategista de Carreira no Canadá) e seu convidado Luis Felipe (Analista de banco de dados) contanto como conseguiu a vaga dos sonhos no Canadá. 

Assista abaixo:

Que tipos de empregos estão disponíveis no Canadá?

Há uma variedade de empregos disponíveis no Canadá, e os cargos para os quais você se qualifica podem depender de suas credenciais acadêmicas e experiência profissional. Dependendo da função em que estiver interessado, você poderá encontrar uma posição em vendas, assistência médica, TI, finanças e uma variedade de outros setores.

Aqui está uma lista de funções que você pode considerar que podem estar disponíveis no Canadá:

  • Assistente Administrativo
  • Especialista em TI
  • Desenvolvedor Web
  • Especialista em cibersegurança
  • Profissionais da educação infantil
  • Gerentes de transporte
  • Profissionais de saúde e de apoio
  • Gerente de Recursos Humanos
  • Soldador
  • Desenvolvedor
  • Conselheiro financeiro

Você pode saber mais sobre esse tema neste post: Quais são os empregos mais procurados no Canadá para 2022?

Benefícios de trabalhar no Canadá

Há vários benefícios que os profissionais podem notar ao decidirem seguir uma carreira no Canadá, começando pelos benefícios legais que o mercado de trabalho canadense oferece aos funcionários em várias regiões e províncias do país, incluindo licença parental legislada, folga remunerada, pensão, exames oftalmológicos e seguro de emprego.

Os empregadores canadenses também podem fornecer aos funcionários uma variedade de benefícios suplementares, como contas de gastos com assistência médica, planos de aposentadoria, academias e cantinas no local de trabalho, plataformas digitais de bem-estar e treinamento em saúde.

Os indivíduos também podem preferir um emprego no Canadá porque isso pode ajudá-los a obter a residência permanente.

Leia também: Guia completo para a residência permanente no Canadá

Como encontrar um emprego no Canadá

Aqui está uma lista de etapas que podem ajudá-lo a encontrar um emprego no Canadá:

Procure vagas e empresas de recrutamento online

Se você estiver interessado em buscar uma posição no Canadá, pode começar a procurar anúncios de emprego sem viajar ou se mudar para lá antes, pesquisando online.

Considere usar sites de empregos, fóruns ou mídias sociais para saber mais sobre as vagas abertas e revisar suas qualificações. Os recursos online podem ajudá-lo a restringir sua pesquisa de acordo com seu setor, região e expectativas salariais.

Se você encontrar uma organização na qual esteja interessado, considere entrar em contato com alguns de seus funcionários atuais para realizar entrevistas informais e aprender mais sobre a cultura, os benefícios e os padrões da empresa.

Faça networking com profissionais que imigraram para o Canadá

Uma maneira de aprender mais sobre o processo de inscrição é entrar em contato com outros profissionais que tenham objetivos e experiências semelhantes às suas, incluindo indivíduos que imigraram para o Canadá e agora têm cargos em seu campo ou setor em potencial.

Considere visitar sites de redes profissionais como o LinkedIn para se conectar com ex-colegas, colegas, professores e outros especialistas do setor.

Leia também: Como usar o Linkedin para trabalhar no Canadá

Você pode aprender sobre suas experiências, e esses profissionais podem oferecer conselhos que podem ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro. Isso pode tornar o processo de procura de emprego mais fácil e agradável. Esses indivíduos também podem informar se a empresa para a qual trabalham está contratando ou entrar em contato com você se souberem de quaisquer oportunidades que você possa buscar.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Certifique-se de atender aos padrões de proficiência linguística

Dependendo da província onde você está interessado em morar, os empregadores podem exigir que os candidatos falem inglês, francês ou ambos os idiomas com proficiência.

Isso significa que é importante revisar a descrição do trabalho e entender as normas regionais para garantir que você atenda às qualificações linguísticas. Se não tiver certeza se atende às expectativas de seu possível empregador, faça um teste de fluência ou se inscreva em um curso de idiomas presencial ou online.

Leia também: 5 dúvidas mais frequentes sobre o mercado de trabalho canadense

Isso também pode ajudá-lo a garantir que você esteja preparado para se comunicar com seus colegas, supervisores e clientes.

Considere visitar os empregadores pessoalmente

Embora aplicações online possam ser um ótimo recurso fazer uma visita exploratória para o Canadá pode criar uma ótima oportunidade para conhecer seu possível empregador pessoalmente.

Isso pode ajudá-lo a causar uma impressão duradoura e positiva, além de lhe dar a oportunidade de explorar a região e seus possíveis ambiente de trabalho num futuro próximo.

Conhecer seu gerente em potencial também pode ajudá-lo a resolver qualquer uma de suas perguntas sobre sua inscrição e mostrar a eles que você está comprometido com a função. Você também pode demonstrar ou discutir sua experiência profissional anterior e descrever como você é o candidato certo para o cargo.

Leia também: Visitantes no Canadá continuam a ter acesso a permissões de trabalho

Adquira experiência profissional como voluntário

Os empregadores podem exigir que os candidatos tenham experiência de trabalho anterior no Canadá, portanto, considere se voluntariar para atender a essa expectativa e se preparar para sua futura função.

Você pode usar uma variedade de fóruns e recursos de voluntários canadenses para encontrar oportunidades em vários setores profissionais. Isso também pode ajudá-lo a conhecer outros profissionais e começar a desenvolver sua rede profissional.

Leia também: Trabalho voluntário: Você sabe como funciona no Canadá?

O voluntariado também pode ajudá-lo a explorar a província ou região onde seu possível empregador está localizado e a se familiarizar com a área. Isso também pode ajudá-lo a fazer amigos e conhecer profissionais estabelecidos que podem recomendá-lo para várias posições em aberto.

Formate seu currículo corretamente

Ao se candidatar a uma vaga no Canadá, você pode fazer alterações em seu currículo atual para atender aos padrões de formato de currículo do país. Um currículo canadense pode incluir os seguintes elementos, muitos dos quais você pode tirar do seu documento existente:

Cabeçalho: Semelhante a um currículo nos EUA, um currículo canadense começa com um cabeçalho que inclui seu nome completo, seu e-mail e seu número de telefone. Se você estiver se candidatando a uma função criativa, também poderá anexar um site profissional ou portfólio online para fornecer ao seu possível empregador exemplos de seu trabalho.

Resumo profissional: considere usar informações do objetivo do seu currículo além de uma carta de apresentação para escrever um resumo profissional de dois parágrafos. Certifique-se de que esta seção esteja em formato de parágrafo e contenha frases completas claramente escritas que destaquem sua experiência profissional e habilidades relevantes.

Habilidades e competências: Esta seção permite destacar suas áreas de especialização profissional e as habilidades e competências que você pode trazer para o seu potencial empregador. Certifique-se de que esta parte do documento discuta suas habilidades específicas relacionadas ao cargo para o qual você está se candidatando e demonstre que você está preparado para as responsabilidades desse cargo.

Realizações profissionais: em vez de listar a maior parte de sua experiência de trabalho, como você pode fazer em um currículo no Brasil ou em outros países, adicione apenas a experiência profissional relacionada ao cargo para o qual está se candidatando e destaque suas realizações ou conquistas obtidas em cada função. Isso significa que esta seção pode conter apenas uma ou duas de suas posições anteriores.

Realizações acadêmicas: ao usar um formato de currículo canadense, inclua todas as conquistas acadêmicas importantes, como a conclusão de uma tese, honras recebidas ou grupos acadêmicos que você liderou. Certifique-se de adicionar essas informações em ordem cronológica inversa, apresentando suas realizações mais recentes no topo da lista.

Leia também: Como adaptar seu currículo para o formato canadense

Envie seus documentos de inscrição

Depois de finalizar seu currículo, preencha uma carta de apresentação, se aplicável, e envie seus documentos de inscrição. Mantenha-se positivo e destaque seu entusiasmo pela função e entusiasmo em se mudar para o Canadá.

Considere se candidatar a uma variedade de cargos para aumentar a probabilidade de você chamar a atenção dos recrutadores. Depois de se inscrever, fique em contato com seus possíveis empregadores e considere fazer um acompanhamento educado se não tiver notícias deles dentro de uma semana.

Perguntas frequentes sobre imigração para o Canadá

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre imigração para o Canadá:

Existe uma barreira linguística?

Pode ou não haver uma barreira linguística ao trabalhar no Canadá, dependendo da província onde você está empregado e dos idiomas que você fala atualmente. Inglês e francês são as duas línguas nacionais, embora profissionais em Quebec possam usar o francês com mais frequência do que indivíduos em outros locais.

Ao procurar uma posição, leia atentamente a descrição do trabalho para conhecer suas expectativas e a proficiência linguística necessária para a função. Se você é fluente em inglês e francês, pode adicionar isso ao seu currículo e isso pode aumentar a probabilidade de você se qualificar para uma posição e receber uma entrevista.

Leia também: Você sabe como medir seu nível de fluência num segundo idioma e como incluí-lo em seu currículo?

Os imigrantes precisam passar por muita burocracia para trabalhar no Canadá?

A quantidade de papelada envolvida nesse processo geralmente depende do tempo que você espera passar no Canadá e de seus objetivos profissionais. Se você estiver interessado em encontrar um emprego no Canadá e não for residente permanente, solicite uma permissão de trabalho temporária após receber uma carta de oferta de seu possível empregador.

Leia também: Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

Se você estiver interessado em permanecer no Canadá por um longo período, também poderá solicitar uma permissão de trabalhador qualificado.

A província ou território em que você está interessado também pode enviar um convite a você por meio do Programa de Nomeação Provincial. Esta oportunidade é normalmente para profissionais com um conjunto de habilidades específicas ou área de especialização e pode exigir que você discuta ou comprove suas credenciais.

São necessárias referências?

Embora os requisitos de referência possam variar dependendo do local, empregador e cargo, você pode se beneficiar de adicioná-los ao seu currículo. Como muitos empregadores podem preferir candidatos com experiência de trabalho canadense, ter referências canadenses listadas em seus documentos de inscrição pode ajudá-lo a provar que está familiarizado com os padrões profissionais, benefícios e idiomas do país.

Mesmo que você não tenha um cargo canadense remunerado ou em tempo integral listado em seu currículo, considere adicionar um executivo ou consultor de uma organização voluntária como referência.

Clique aqui e descubra como iniciar essa emocionante jornada para o Canadá. Fale com a gente hoje mesmo!

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.