fbpx
voluntario no canada 2 - Trabalho voluntário: Você sabe como funciona no Canadá?

Trabalho voluntário: Você sabe como funciona no Canadá?

O que vem à sua mente quando você ouve a palavra “voluntariado”? Boa vontade? Altruísmo? Ajuda sem expectativa de compensação? O voluntariado pode ser tudo isso e muito mais. Na sociedade canadense, é uma maneira comum de expandir sua experiência de vida enquanto ajuda outras pessoas.


O que é voluntariado ou bénévolat?

Mais da metade das 161.000 organizações de caridade e sem fins lucrativos do Canadá não têm funcionários remunerados e dependem apenas de voluntários. 12,7 milhões de voluntários contribuem com quase 2 bilhões de horas por ano. Imagine como seria sua comunidade se tudo isso desaparecesse?

Os voluntários ajudam a melhorar a qualidade de vida dos outros. Eles também ganham uma experiência valiosa e desenvolvem novas habilidades. Além disso, estudos mostram que os canadenses envolvidos desfrutam de uma saúde geral melhorada.

Existem muitas oportunidades de voluntariado nas comunidades do Canadá. 

Qual tipo de “bénévolat’’ eu posso fazer?

As possibilidades são inúmeras. Os trabalhos variam entre os tipos de atividades, a clientela e o seu bairro de residência. Vamos listar a seguir as modalidades de voluntariado quanto aos tipos: 

voluntario no canada 1 - Trabalho voluntário: Você sabe como funciona no Canadá?
Tutoria infantil

Líderes:

  • Facilitar uma sessão de planejamento estratégico;
  • Fazer parte de um conselho ou comitê;
  • Presidir uma campanha de arrecadação de fundos (ex: a grande guignholée das mídias, ação que ocorre no mês de dezembro criado pela associação das mídias do Québec).
  • Participar da criação de uma associação de defesa dos direitos dos inquilinos.

Gestão e administração:

  • Participar da criação de um cronograma de voluntários em um evento;
  • Trabalhar em um centro de recursos;
  • Oferecer assistência administrativa geral;

Tecnologia e mídias sociais;

Oficinas de artesanatos;

Trabalho ambiental;

Suporte à pessoas:

  • Tutoria infantil;
  • Suporte à vítimas de violência; 
  • Mentor de adolescente;

Serviços diretos:

  • Acompanhante;
  • Cuidador de pessoas de idade (préposé);
  • Preparar as refeições comunitárias;
  • Treinador de equipe de voluntários;
  • Oferecer transporte às pessoas que vão à consulta médica;

Hospitais e saúde:

  • Trabalhar em centros hospitalares;

Clientela:

  • Adolescentes;
  • Adultos (+18 anos);
  • Idosos;
  • Pessoas portadoras de deficiência física ou mental;
  • Pessoas doentes.

Quem pode fazer o trabalho voluntário no Canadá?

Como regra geral: Cidadãos aposentados e/ou assalariados, residentes e imigrantes (refugiados, trabalhadores e estudantes). De toda forma, é prudente consultar a legislação de imigração vigente no Canadá para ter certeza sobre os requisitos.  

OFERTAS

Black Friday

CURSOS DE IDIOMAS COM ATÉ 40% OFF

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 30 DE NOVEMBRO (ESCOLAS CREDENCIADAS) 

QUERO RECEBER

Algumas posições de voluntário podem ser consideradas emprego pela IRCC e exigem um visto de trabalho. Por exemplo, um trabalho voluntário que normalmente é executado por funcionários pagos (por exemplo, atendimento ao cliente) é considerado emprego.

Qualquer atividade que possa ser considerada ‘competitiva’ no mercado de trabalho canadense também precisa que o voluntário tenha uma permissão de trabalho legítima, mesmo que o trabalho não seja remunerado.

Fazer voluntariado vai me ajudar a encontrar um emprego? 

Os empregadores canadenses estão sempre procurando candidatos que tenham algum tipo de experiência profissional canadense, e não há nada melhor do que ajudar outras pessoas com algum trabalho voluntário agregando uma experiência canadense ao seu currículo.

voluntario no canada 3 - Trabalho voluntário: Você sabe como funciona no Canadá?
Trabalhar em um centro de recursos

Muitas vezes, a experiência de trabalho voluntário não é remunerada e é realizada em organizações sem fins lucrativos, por outro lado, existem muitos benefícios em escolher esse método de experiência de trabalho canadense como vamos listar a seguir:

  • Obter experiência profissional canadense: isso lhe dá a oportunidade de aprender sobre o mundo do trabalho canadense e, ao mesmo tempo, adicionar essa experiência valiosa ao seu currículo.
  • Pratique seu inglês ou francês: nesta linha de trabalho, você conhecerá pessoas de todo o Canadá, o que é ótimo se você precisar aprimorar suas habilidades no idioma. A prática leva à perfeição.
  • Faça novos contatos: Criar amizades e conhecer novas pessoas é mais fácil quando você passa algum tempo com elas diariamente ou semanalmente. Criar uma rede de amigos pode ajudá-lo à se estabelecer em um novo país, e essas pessoas também podem ter contatos valiosos para ajudá-lo à encontrar um emprego permanente.
  • Obter referências canadenses: Obter referências valiosas como voluntário pode ajudar seu currículo a se destacar dos demais candidatos em sua próxima entrevista de emprego.
  • Desenvolva novas habilidades: Você pode não conhecer seus recursos até trabalhar nesse tipo de ambiente. Você pode aprender habilidades interpessoais enquanto ajuda as pessoas necessitadas.
  • Aprenda sobre sua comunidade: entrar em contato com as necessidades das pessoas em sua área fica mais fácil quando você faz parte da comunidade de voluntários.

Quanto tempo eu tenho que fazer o voluntariado?

A grande parte das vagas de  voluntariado implicam de 2 à 4 horas por semana, em um período de menos de três meses. Existem postos mais flexíveis onde há possibilidade de  fazer em um menor período ou por chamadas em caso de eventos especiais. Em resumo o  período vai variar de acordo com a disponibilidade do voluntário e o serviço proposto. 

Eu posso fazer meu voluntariado na minha área de profissional?

Depende da sua profissão! Muitas profissões são regulamentadas por ordens profissionais e exigem conhecimento local específico, o que dificulta o voluntariado nessas áreas como por exemplo: profissionais de saúde, advogados, engenheiros, etc. Por outro lado, muitas vezes é possível se voluntariar em um campo relacionado para que você tenha uma primeira experiência válida no Canadá. 

Obter referências valiosas como voluntário pode ajudar seu currículo a se destacar dos demais candidatos em sua próxima entrevista de emprego 

Voluntario no canada - Trabalho voluntário: Você sabe como funciona no Canadá?
Preparar as refeições comunitárias

Preciso falar bem inglês ou francês ou os dois? 

Segundo o tipo de voluntariado que você escolher, você deverá receber explicações dos diretores seja em inglês ou francês. E certas vagas em que o voluntário entra em contato com o público exigem um nível elevado das duas línguas. Porém muitos órgãos aceitam pessoas que estão iniciando sua aprendizagem no inglês e no francês.   

A seguir listamos algumas organizações onde você pode consultar sobre legislação e oportunidades de voluntariado no Canadá.

Conclusão

Além dos vários benefícios profissionais mencionados neste post, a experiencia de ser voluntário, independente do país que escolher, será recompensadora em todos os aspectos de sua vida.

Neste cenário contemporâneo, movido pela frenética necessidade do ter em detrimento do ser, onde o tempo não é mais contado em horas, mas sim em minutos, precisamos cada vez mais de pessoas que possam doar um pouco desse precioso recurso aos que necessitam mais do que nós. Podemos estar sendo clichê, mas a verdade é que o mundo precisa disso para se tornar um lugar melhor.

Se você quer trabalhar como voluntariado no Canadá mas não sabe por onde começar. Se precisa de ajuda para conseguir visto e permissão de trabalho válidos para seu projeto, não hesite em falar com nossa equipe. Agende hoje mesmo uma conversa com quem mais entende do assunto. Saiba mais clicando aqui.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: