Guia completo para a residência permanente no Canadá

16.061 views

Você já ouviu antes a expressão “residência permanente no Canadá”? Bem, provavelmente sim, talvez porque o assunto morar fora do país esteja se tornando um desejo mais frequente entre alguns brasileiros. Mas por que logo o Canadá? Talvez porque, somente entre 2020 e 2021, em plena pandemia, mais de 200.000 pessoas se mudaram para esse país e muitos desses se tornaram residentes permanentes. Quer entender um pouco mais sobre o que significa ser um residente permanente no Canadá? Continue lendo para descobrir.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 14 de dezembro de 2021

Atualizado em: 14 de dezembro de 2021

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) explicando rapidamente o que significa ser um residente permanente no Canadá.

Assista abaixo

Experiência de viver no Canadá

Então, o que torna o Canadá um lugar tão popular para se viver? O Canadá cuida de seu povo, possui uma economia forte, além de oferecer saúde pública gratuita e educação altíssima qualidade para seus habilitastes. O Canadá também tem uma cultura muito diversificada, com pessoas de todo o mundo se estabelecendo em toda as suas cidades.

O governo canadense tem orgulho e incentiva isso. O Canadá abraçou a diversidade e mostra isso de várias maneiras, como reconhecendo a dupla cidadania e apoiando a publicação de jornais em vários idiomas, como português, italiano, árabe e chinês.

O Canadá ainda busca facilitar a imigração, oferecendo ajuda e apoio para os recém-chegados ao país. Por exemplo, oferecendo serviços de tradução e consultoria de imigração, entre outros.

Portanto, se você é um recém-chegado ao país, pode esperar uma boa qualidade de vida, sentir-se muito bem vindo nesta nação diversificada e, a depender da cidade onde for morar não será tão difícil assim achar pessoas que compartilhem da sua cultura natal que possam trazer um pedacinho de sua casa para o Canadá.

Leia também: Canadá foi classificado a segunda melhor nação para imigrantes e investidores em 2021

Quem é um residente permanente canadense?

Se você já ouviu falar no Green Card dos EUA, então deve ter alguma noção sobre o que estou falando. O RP ou residente permanente no Canadá é praticamente a mesma coisa. É claro tanto Canadá como EUA tem suas próprias leis para gerir esse status e sobre isso que vamos falar a seguir.

Um residente permanente é alguém que recebeu o status de residente permanente (PR) do governo canadense. Se você tiver status de RP, poderá morar legalmente no Canadá. No entanto, isso quer quer dizer que você seja um cidadão canadense. Vamos falar isso mais tarde.

Seus direitos como residente permanente canadense

Como residente permanente canadense, você pode:

  • Receber assistência médica gratuita;
  • Frequentar o ensino médio, faculdade ou universidade (o governo canadense cobre apenas as mensalidades até ensino médio);
  • Receber assistência financeira como estudante universitário OSAP;
  • Viver e trabalhar em qualquer parte do Canadá;
  • Receber proteção sob a lei canadense e a Carta Canadense de Direitos e Liberdades.

Como residente permanente, você precisará:

  • Pagar impostos;
  • Respeitar as leis federais, provinciais e municipais do Canadá;

Como residente permanente, você não pode:

  • Votar em um partido político;
  • Concorrer a um cargo político;
  • Manter certos empregos que têm um requisito de autorização de segurança de alto nível;
  • Permanecer no Canadá se você for condenado por um crime grave e for aconselhado a deixar o país;

Há um limite de tempo para você viver fora do Canadá?

Para manter seu status de RP, você deve morar no Canadá por pelo menos 730 dias ou dois anos em um período de cinco anos.

Você pode perder seu status de RP se:

Você não cumpre suas obrigações de residência: por exemplo, se você estiver fora do Canadá por mais de três anos em um período de cinco anos.

Você foi condenado por um crime grave: Além de perder seu status, você também corre o risco de ser deportado do Canadá.

Você também perde seu status de residente permanente quando se torna um cidadão canadense

Carteira de Residente Permanente no Canadá

carteira rp canada
Carteira de residente permanente no Canadá – Fonte: banco de imagens.

Este cartão de residente permanente do tamanho de um cartão de crédito padrão é a prova oficial de sua condição de residente permanente do Canadá. Se você viajar para fora do Canadá, precisará mostrar seu cartão de residente permanente às autoridades de fronteira quando retornar ao Canadá.

Como se inscrever para residência permanente no Canadá

Embora o Express Entry seja um sistema de imigração popular devido ao seu rápido tempo de processamento de apenas seis meses, há uma abundância de programas de imigração canadenses nos quais você pode se inscrever e que permitem obter residência permanente, você pode conferir alguns deles a seguir:

  • Programa Federal de Trabalhador Qualificado (FSWP)
  • Federal Skilled Worker Program (FSWP)
  • Quebec Skilled Workers Program (QSWP)
  • Provincial Nominee Program (PNP)
  • Atlantic Immigration Pilot (AIP)
  • Rural and Northern Immigration Pilot (RNIP)
  • Canadian Experience Class (CEC)

Requisitos para se inscrever para vistos de RP do Canadá

Cada programa tem seu próprio conjunto de critérios. No entanto, existem requisitos gerais que você precisará atender para se inscrever na maioria dos programas de imigração, que incluem:

  • Resultados de teste de idioma como IELTS (Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa) ou TEFAQ (para processos no Quebec);
  • ECA (Avaliação de Credencial de Educação) – Se você se inscrever por meio do Programa Federal de Trabalhadores Habilitados;
  • Fundos suficientes para apoiar sua aplicação (comprovante de fundos);
  • Graus ou certificados educacionais, graus de diploma, certificados de patrocinador;
  • Cópias originais e documentos traduzidos oficialmente que apoiam o pedido;
  • Prova de idade – como certidão de nascimento;
  • Documentos de emprego – uma oferta de emprego, carta de referência, recibos de pagamento;
  • Certificado de habilitação médica e policial;
  • Documento de viagem – seu passaporte;

Tempo médio de processamento para residência permanente no Canadá

O tempo de processamento para obter um Visto de Residente Permanente no Canadá difere dependendo do programa de imigração para o qual você se inscreveu.

Com o sistema Express Entry, a seleção e aprovação do seu pedido de visto dependem da pontuação do Comprehensive Ranking System (CRS). Depois que você recebe um convite para solicitar residência permanente, o tempo de processamento posterior geralmente é de cerca de seis meses.

7 Passos para imigrar via Express Entry

Inscreva-se agora e receba nosso roteiro completo "Descomplicando a imigração canadense".

10 principais benefícios de ser um residente permanente canadense

Existem muitos benefícios em se tornar um residente permanente canadense, para simplificar, vou listar 10 dos principais a seguir:

1 – Você pode morar e trabalhar em qualquer lugar do Canadá

O status de residente permanente permite que você more e trabalhe legalmente em qualquer lugar do Canadá. Isso permite que você se mude livremente para uma província diferente, se desejar, e você não precisa trabalhar em uma província ou território para um empregador específico.

2 – Você pode iniciar um negócio no Canadá

Não só você pode iniciar seu próprio negócio depois de ter imigrado com sucesso para o Canadá, mas também há benefícios adicionais em fazê-lo. Como empresário, você pode obter oportunidades gratificantes de começar seu negócio no Canadá. Por exemplo, você poderá administrar sua empresa em um dos melhores lugares do mundo quando o assunto é custo-benefício, já que o custo operacional de uma empresa no Canadá é considerado baixo em comparação com outros países do primeiro mundo, como os EUA.

3 – Você pode trazer sua família junto

O Canadá valoriza a importância da família e deseja manter você e seus entes queridos juntos. Os membros de sua família também podem morar, estudar e trabalhar no Canadá, caso se tornem residentes permanentes.

4 – Você pode patrocinar membros de sua família

Como residente permanente do Canadá, você tem permissão para patrocinar certos residentes se tiver mais de 18 anos de idade.

5 – Você se qualifica para receber benefícios sociais

Como residente permanente canadense, você terá direito a vários benefícios da previdência social, como benefícios de pensão, se tiver acumulado 40 pontos de crédito de trabalho. 40 pontos de crédito de trabalho equivalem a 10 anos de trabalho no Canadá.

6 – Liberdade para se mover

Seu cartão de RP permite que você se mude para diferentes províncias dentro do Canadá ou fora do país várias vezes.

7 – Você pode estender ou renovar seu visto de residente permanente

Seu cartão de RP provavelmente será válido por cinco anos. No entanto, alguns cartões de residentes permanentes canadenses são válidos apenas por um ano. A boa notícia é que você pode aplicar para prorrogar ou renovar seu visto de residente permanente.

8 – Você pode solicitar a cidadania canadense

Você está qualificado para se inscrever para se tornar um cidadão canadense depois de morar no Canadá por três anos durante os últimos cinco anos. Há regras que beneficiam estudantes e trabalhadores com a redução do tempo, mas vamos falar disso depois.

9 – Você consegue viver em um ambiente seguro e protegido

A segurança é geralmente uma das principais preocupações que as pessoas têm quando se mudam – mesmo apenas para um novo bairro. Mudar-se para um novo país pode ser especialmente assustador.

Felizmente, a segurança é uma coisa a menos com que você precisa se preocupar ao se mudar para o Canadá.

O Canadá promete um ambiente seguro e tranquilo. O país tem baixos índices de criminalidade e a polícia é confiável, fácil de contatar e rápida de responder.

O Canadá foi até listado como o sexto país mais seguro do mundo pelo Índice Global da Paz em 2019.

10 – Seu status de RP não pode ser tirado de você

Seu status de RP não pode ser revogado, a menos que você cometa um crime grave.

6 dicas muito úteis para quem quer aplicar para residência permanente no Canadá

Residente permanente no Canada
Residente permanente no Canada – Fonte: Banco de imagens

A principal coisa que você pode fazer para aumentar as chances de sua inscrição para residência permanente se estiver se inscrevendo por meio do sistema Express Entry é tentar maximizar sua pontuação no CRS. Aqui estão cinco dicas para aumentar sua pontuação CRS.

1. Tente ganhar mais experiência de trabalho em sua área

Se você está trabalhando atualmente fora do Canadá e tem três anos ou mais de experiência profissional oficial, deve considerar ganhar um ou dois anos extras de experiência profissional. Isso pode contribuir para os pontos de transferência de suas habilidades.

Se você já está trabalhando no Canadá com uma Permissão de Trabalho Temporário, também deve pensar em trabalhar um pouco mais. Se você tem cinco ou mais anos de experiência profissional oficial, isso pode adicionar mais pontos à sua pontuação CRS.

2. Inscreva-se por meio de PNPs disponíveis

PNPs valem 600 pontos CRS. A pontuação máxima do CRS é 1.200. Então você estará na metade do caminho apenas por conseguir uma indicação ao PNP!

3. Obtenha outra qualificação educacional

Embora a obtenção de outra qualificação leve tempo, se você fizer isso, poderá obter dois conjuntos de benefícios. Você não apenas poderá obter mais pontos de capital humano, mas também poderá obter mais pontos de transferibilidade de habilidades.

4. Tente conseguir um emprego no Canadá antes de solicitar seu visto de RP

Receber uma oferta de emprego no Canadá não é apenas benéfico para você de várias maneiras (como ter segurança e poder ficar tranquilo, sabendo que você será capaz de se sustentar por si mesmo), mas também pode lhe render mais pontos CRS.

Para ganhar até 200 pontos CRS a mais, o trabalho deverá ser:

  • Trabalho contínuo em tempo integral;
  • Emprego remunerado;
  • A oferta de emprego deve ser válida por pelo menos 2 anos;
  • A oferta deve ser por escrito do empregador.

Leia também: Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

5. Seu cônjuge pode contribuir para o aumento da sua pontuação CRS

Imigrar para o Canadá com seu cônjuge ou parceiro pode ganhar mais pontos CRS.

6. Rota alternativa para quem prefere o francês

A província do Quebec possui seus próprios programas de imigração cujos requisitos seguem quase a mesma linha dos programas federais. As principais diferenças estão no idioma (que passa a ser o francês) e no fato de que a idade mais avançada não tem o mesmo impacto negativo com no sistema Express Entry.

Leia também: ARRIMA: terceiro sorteio em apenas um mês com mais 585 convidados para Quebec

Perguntas frequentes sobre residência permanente

1 – O que é um número de cartão de residente permanente?

Este número de 13 dígitos está impresso no verso do seu cartão de residente permanente. Também é conhecido como número de caso ou dossiê porque se refere ao seu caso específico de imigração.

2 – Um residente permanente do Canadá pode trabalhar nos Estados Unidos da América?

Se você é residente permanente no Canadá, pode viajar e trabalhar em outro país, incluindo os EUA.

Mesmo com as recentes restrições de viagem da Covid-19, se você tiver o status de RP do Canadá e sua inscrição tiver sido aprovada antes de 18 de março de 2020, você ainda pode viajar para o exterior.

3 – Você pode morar no Canadá sem ser um residente permanente?

Sim. Existem vários programas de imigração do Canadá que permitem que você viva e trabalhe aqui temporariamente sem obter o status de RP do Canadá, bem como programas que podem levar à obtenção da Residência Permanente no Canadá.

Esses programas incluem:

  • Federal Skilled Worker Program
  • Federal Trade Worker Program
  • Temporary Foreign Worker Program
  • Live-in Caregiver Program
  • Canadian Experience Class (CEC)
  • Programme de l’expérience québécoise (PEQ)

E muitos outros…

No entanto, para receber mais benefícios, como saúde e educação gratuitas, você precisaria permanecer no país permanentemente e isso exigiria o status de RP do Canadá.

Próximos passos

Se você está no Brasil, comece a estudar todos os caminhos viáveis para o seu perfil e defina um plano. Se está no Canadá como residente temporário, comece para ontem seu checklist de requisitos necessários para aplicar e trace um plano de ação o quanto antes. Verificar como está seu idioma, começar um planejamento financeiro e marcar a data em seu calendário já é um bom começo.

Se precisa de orientação profissional para isso, conte com a larga experiência de nossos consultores em educação, carreira e imigração para acertar o passo certo rumo ao projeto de viver no Canadá e assim poder usufruir das vantagens de uma sociedade justa e cheia de oportunidades a oferecer.

Leia também:

Como fazer uma faculdade no Canadá sem ainda falar o idioma?

Como planejar um orçamento para estudar no Canadá em 2022

Comece seu processo de RP, seja no Brasil ou Canadá. Clique aqui e descubra como iniciar sua emocionante jornada de viver plenamente num dos melhores países do mundo para imigrar.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.