Quais são os empregos mais procurados no Canadá para 2022?

3.240 views

De acordo com o Randstad, quase metade dos empregados no Canadá considera mudar de emprego em 2022. Essa foi apenas uma das conclusões reveladas num estudo recente realizado por eles. Entenda o que está motivando essa mudança e quais setores estão em alta para 2022 no mercado de trabalho canadense.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 4 de janeiro de 2022

Atualizado em: 19 de janeiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post um vídeo com André Salles (CEO Neway) e Lina Donnard falando sobre o processo de reorientação de carreira no mercado de trabalho canadense.

Assista abaixo:

Tendências para 2022

Uma recente pesquisa conduzida pela Randstad Canadá revela como os trabalhadores no Canadá em diferentes setores estão navegando nesse atual cenário econômico e como os empregadores podem se adaptar para atender às suas necessidades.

61% dos empregadores mostram pouca confiança de que podem reter seus trabalhadores.

Randstad

Sobre Randstad Canadá

Randstad Canada é líder na indústria de serviços de RH e especializada em soluções de trabalho flexíveis. Como um parceiro confiável no mundo digital de talentos, está empresa combina a experiência e a paixão de seu pessoal com as tecnologias de RH mais inovadoras para apoiar talentos e organizações na realização de seu verdadeiro potencial.

Candidatos a emprego estão agora no assento do motorista

Enquanto observamos um número crescente de vagas de emprego e novas políticas que permitem esquemas de trabalho mais flexíveis, os funcionários passaram a ocupar cada vez mais o lugar do motorista no processo de condução da carreira.

Essa tendência se reflete na pesquisa mais recente da Randstad Canadá, onde 43% dos canadenses que trabalham indicam que provavelmente procurarão um novo emprego no próximo ano. Essa vontade de sair do emprego atual foi ainda maior entre os jovens: 62% dos entrevistados que pretendem mudar de emprego têm entre 18 e 34 anos, contra 48% na faixa de 35 a 54 anos. As porcentagens são distribuídas igualmente entre os grandes players do mercado de trabalhado canadense.

Enquanto 39% dos empregadores estão muito confiantes de que a grande maioria de seus funcionários desejará continuar trabalhando para eles além do próximo ano, a esmagadora maioria (61%) está prevendo o pior. Notavelmente, novamente, não há variação nesses números por setor – os empregadores de maior porte mostram níveis quase idênticos de confiança em sua capacidade de reter seus funcionários.

“O que a pesquisa nos mostra é que um grande número de funcionários não quer ficar amarrado ao seu atual local de trabalho, está em busca de novas oportunidades e quer ver se a grama é mais verde em outras organizações.

Isso obriga os empregadores a repensar suas estratégias de atração de talentos e encontrar soluções criativas para reter seus talentos, agora e no longo prazo “, disse Patrick Poulin, Presidente do Grupo, Randstad Canadá”.

Quando solicitados a explicar por que estão tão confiantes de que seus funcionários permanecerão em seus locais de trabalho, quase metade (48%) dos entrevistados cita um sentimento de orgulho da empresa, afirmando: “Somos um ótimo lugar para trabalhar” e indicam outros fatores que eles percebem como menos impactantes, como modelos de trabalho flexíveis (18%), salário e benefícios (17%) e modelos de trabalho híbridos (17%).

Mostre-me o dinheiro

Os empregadores que não têm certeza de que seu pessoal permanecerá com eles citam os seguintes motivos: outros empregos com melhores salários / benefícios (26%), o mercado de trabalho competitivo (23%), a prevalência de trabalho autônomo (16%), ou o fato de que alguns estão optando por reorientar suas carreiras em uma nova direção (14%). Este último ainda leva em consideração setores ligados ao lazer e entretenimento, especialmente afetados pela pandemia devido ao sucessivos lockdowns.

Leia também: Salários de imigrantes no Canadá estão aumentando afirma estudo recente

Dada a pressão financeira que a pandemia teve em muitos canadenses que trabalham, e a longa jornada de trabalho em casa a que muitos se adaptaram, não é surpreendente que o salário (30%) e um trabalho em tempo integral em casa posição (24%) são fatores de motivação para os entrevistados que dizem que deixariam seus empregos se fossem forçados a retornar ao escritório.

Grande parte dos empregadores preocupados com a impossibilidade de reter sua força de trabalho estão cientes de que precisarão adotar mudanças drásticas, com 34% pretendendo pagar mais do que seus concorrentes, enquanto 23% prevêem revisar todo o seu modelo de negócios.

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

Poucos indicam que pediriam a seus funcionários para trabalhar mais horas (15%), tentar recontratar alguns funcionários aposentados (15%) ou buscar patrocinar talentos imigrantes. Quase um em cada dez (7%) afirma que reduziria o horário comercial ou fecharia por alguns dias.

Flexibilidade não significa o mesmo para todos

Os empregadores estão divididos sobre como devem lidar com as estruturas de trabalho pós-pandemia: 40% dos empregadores que atualmente têm seus funcionários trabalhando em casa afirmam que pretendem que todos os funcionários retornem ao escritório permanentemente, enquanto 60% instituirão um modelo de trabalho híbrido em o futuro.

“À medida que a escassez de talentos parece se intensificar, a flexibilidade será um fator chave para atrair e reter talentos”, acrescenta Poulin. “Os candidatos a emprego passaram a apreciar a produtividade e o equilíbrio que o trabalho remoto lhes proporcionou e os empregadores podem esperar que isso se torne um requisito básico para aqueles que procuram um novo empregador.”

Ao perguntar aos funcionários se um retorno ao cargo (RTO) poderia ser um fator que contribui para uma mudança de carreira, 53% dos que estão trabalhando remotamente dizem que ficarão felizes em retornar ao local de trabalho, enquanto 30% dizem que o fariam ficar descontentes com isso, e 17% afirmam que um RTO os levaria a encontrar um novo emprego.

Profissões em alta no Canadá para 2022

Randstad também levantou quais profissões estão no top da lista de mais procuras para 2022. Com algumas excessões ao trabalho remoto (Motoristas,Soldadores, Enfermeiras entre outras), muitos candidatos a emprego no Canadá estão inclinados a uma reorientação de carreira.

Aqui estão os “empregos mais populares no Canadá” este ano, de acordo com Randstad:

  • key Account Manager
  • Developer
  • Marketing Manager
  • Registered Nurse *
  • Driver *
  • Customer Service Rep
  • Welder *
  • Engineer
  • Accountant
  • Cloud Architect
  • HR Manager
  • Electrician *
  • IT Project Manager
  • Mechanical Engineer *
  • Accounting Clerks

* Profissões que ficam fora do regime de teletrabalho.

A lista de 2022 está muito diferente de pesquisas realizadas em anos anteriores mostrando que a demanda por profissionais para preencher as vagas nesses setores ainda esta longo de acabar.

Leia também: Canadá: TOP 15 Profissões em Demanda em 2020

Já pensou em se tornar uma enfermeira registrada? Agora pode ser a hora de entrar no setor de saúde. Randstad acredita que, devido à alta demanda por profissionais de saúde no momento, é provável que haja muitas vagas de emprego na área agora.

Leia também: Como Imigrar para o Canadá como Enfermeira

Se você tem perfil profissional para trabalhos manuais talvez investir numa reorientação de carreira para trabalhar com metal pode aumentar bem suas chances no mercado, já que nos próximos seis anos, “o governo canadense espera mais de 23.000 vagas de soldagem no país”.

Leia também: Como Imigrar para o Canadá como Soldador

Para quem se considera uma pessoa do povo, uma função na gestão de RH pode ser para você. Randstad afirmou que “as empresas canadenses também estão procurando contratar profissionais de RH para ajudar a garantir o cumprimento das leis trabalhistas, aumentar o moral dos funcionários, reduzir a rotatividade e aumentar a equipe e as habilidades para apoiar o crescimento futuro.”

Leia também: O que esperar da imigração canadense em 2022

Próximos passos

Rever seus planos de imigrar como trabalhador qualificado ou mesmo como estudante (numa reorientação de carreira) e colocar em prático seu plano de ação para imigrar para o Canadá.

Como fazer isso? Conte a orientação profissional de quem já ajudou milhares de brasileiros a trilhar esse caminho de sucesso para o Canadá.

É isso ai pessoal, nos vemos no próximo post!

Entre contato hoje mesmo e agende seu atendimento para alavancar sua carreira internacional.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.