fbpx
SOLDADOR NO CANADA - Como Imigrar para o Canadá como Soldador

Como Imigrar para o Canadá como Soldador

O Canadá é um destino importante para aqueles que têm experiência em soldagem em seu país de origem. Devido principalmente ao crescimento econômico do país, a profissão de soldador continua sendo um dos grandes alvos de contratação em empresas no ramo de construção e industria pesada. Imigrar para o Canadá com experiência em soldagem pode abrir muitas portas para você e sua família. Continue lendo para saber como!


Sobre a profissão de soldador

Soldadores montam estruturas metálicas e equipamentos por meio do uso de soldadores, cortadores, modeladores e outras ferramentas de medição. Os soldadores produzirão produtos de metal de acordo com as especificações do cliente ou do empregador.

Eles usam várias máquinas de solda para reparar e manter equipamentos e estruturas de metal de vários tamanhos. Soldadores também precisam de conhecimento em leitura e interpretação de diagramas, esboços e plantas para determinar as operações.

No Canada, esta profissão é regulamentada através do NOC 7237 e o salário médio anual é de $ 48.000 CAD (faixas podem variar de acordo com cada província)

Dentro dessa ocupação há também outras ocupações semelhantes sob NOC 7237:

  • Técnico de soldagem de aviação
  • Operador de máquina de brasagem ou ajustador
  • Soldador de arco elétrico
  • Operador de solda a laser
  • Soldador de vaso de pressão
  • Soldador de produção
  • Soldador de ponto
  • Soldador-montador

Como a tradução das ocupações é literal, é o possível que haja diferença entre os nomes das ocupações no Canadá. Saiba mais sobre o NOC clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: 17 carreiras em demanda no Canadá nos próximos 5 anos

Requisitos de soldador canadenses

Os requisitos, treinamento e educação necessários para ser um soldador no Canadá variam dependendo de onde você se estabelecerá no Canadá. Na maioria dos casos, você precisará de:

  • Escola secundária concluída. (Equivalente ao segundo grau no Brasil)
  • Programa de aprendizagem de 3 anos ou mais de 3 anos de experiência comprovada em seu país de origem.
  • Certificação comercial (necessária na província de Alberta)
  • Endosso do Selo Vermelho (obtido após a conclusão do exame do Selo Vermelho interprovincial)
  • Validação de diploma ou Equivalência de Diploma.

LEIA TAMBÉM: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

Acho que não precisamos mencionar que proficiência no inglês ou francês são pre-requisitos básicos para trabalhar, certo? É necessário ter um nível de idioma avançado para atender aos requisitos de contratação, bem como se habilitar em programas de imigração federal ou provinciais.

Formas de imigrar como soldador obtendo a resistência permanente canadense

O Express Entry é o sistema direcionado para quem deseja imigrar para o Canadá como trabalhador qualificado. O Express Entry é um sistema baseado em pontos que classifica você dentro do pool do Express Entry. Quando convidados, os candidatos podem migrar por meio do emprego e obter residência permanente.

LEIA TAMBÉM: Express Entry: mais 5.000 convites em uma rodada histórica de chamadas

Do ponto de vista prático, a melhor opção para soldadores no Express Entry seria inscrever-se no Federal Skilled Trades Program. O Federal Skilled Trades Program é um dos três programas econômicos no Canadá que permite que candidatos qualificados sejam selecionados para ajudar a atender às demandas da força de trabalho do Canadá e garantiria a você residência permanente.

Para se habilitar em programas como esse é necessário obter uma pontuação dentro da faixa exigida em cada sorteio. Essa pontuação, chamada de Comprehensive Ranking System (CRS) é o passaporte de entrada expressa para residência permanente no Canadá. Nela serão avaliados os seguintes critérios:

  • Nível de educação;
  • Proficiência em língua;
  • Experiência de trabalho;
  • Idade, composição familiar entre outros.

Programas Provinciais de Nomeados (PNP)

Programas Provinciais Nomeados também são conhecidos como PNP. Também são opção se você deseja se estabelecer em uma província ou território específico. Um PNP permite que uma província nomeie um trabalhador qualificado para a imigração para sua província com base nos critérios definidos pelo governo daquela província.

LEIA TAMBÉM: Canadá: Qual província devo imigrar?

É importante frisar que os programas citados exigem num nível de qualificação avançado em conjunto com a proficiência no idioma, dessa forma, candidatos que entram nesta lista de espera podem ter seus processos aprovados de 2 a 3 anos em média, aguardando serem chamados em seu país de origem. Na atual conjuntura de pandemia, estes prazos podem variar ainda mais.

Programa de estudo e trabalho

Se você ainda não é soldador ou precisa de uma requalificação para atuar no como profissional no exterior, uma alternativa de curto prazo seria fazer uma capacitação no Canadá através de um College.

LEIA TAMBÉM: College ou Universidade no Canadá: Qual caminho seguir?

Esta modalidade de imigração conhecida como estudo e trabalho permite aos estudantes estenderem sua permanência no país após se formarem e assim conseguirem uma experiência de trabalho canadense. Esta experiência de trabalho, além melhorar sua proficiência no idioma e ajuda-lo a se adaptar a cultura local, irá lhe render pontos extras em qualquer programa de imigração que optar.

Sabemos que imigrar para o Canadá como estudante pode não ser uma alternativa viável para todo mundo em razão do custo, contudo, esta forma de imigrar pode abrir portas para aqueles que já estejam fora da faixa etária em programas como Express Entry. Programas como o Programa de Experiência do Quebec (PEQ) não limitam idade de candidatos e consideram como maior peso sua experiência profissional ou de estudo.

LEIA TAMBÉM: Como é imigrar para o Canadá depois dos 40 anos

Imigrar para o Canadá por meio de um emprego consiste num processo relativamente árduo. As leis para contratação são um tanto complexas e, mesmo empregadores no Canadá contratam acessória de advogados ou consultores de imigração certificados para ajuda-los no processo.

LEIA TAMBÉM: PEQ: Agora é oficial, o que muda com as novas regras

LEIA TAMBÉM: Como obter uma oferta de emprego antes de chegar ao Canadá

Precisa de ajuda para imigrar como trabalhador qualificado? Ligue hoje mesmo e fale com nosso time de consultores especializados e certificados. Você também pode entrar em contato clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: