Express Entry: IRCC divulga seu relatório anual com dados da imigração canadense em 2020

146 views

Confira no post a seguir quem foi convidado, quem conseguiu residência permanente no Canadá e como a pandemia afetou o Express Entry em 2020.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 16 de dezembro de 2021

Atualizado em: 6 de janeiro de 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) explicando rapidamente o que é o Express Entry s no Canadá.

Assista abaixo:

Um breve panorama da imigração expressa no Canadá em 2020

O Relatório de Final 2020 para o Express Entry (ou Entrada Expressa) foi emitido esta semana, 13 de dezembro, pelo IRCC. Embora em anos anteriores ele costume ser publicado apenas durante verão canadense (de junho a agosto), em tempos de COVID prazos e cronogramas são mais os mesmos.

O objetivo deste relatório é mostrar quem conseguiu imigrar para o Canadá por meio do Express Entry e como a pandemia afetou o principal sistema de aplicações para imigração do Canadá.

Para começar, embora o Canadá tenha emitido um número recorde de convites para candidatos ao Express Entry em 2020, o número de novos residentes permanentes trazidos por meio do Express Entry caiu para seu nível mínimo em três anos.

Normalmente, há mais residentes permanentes admitidos do que convites emitidos, uma vez que um pedido pode conter o requerente principal e seus familiares. No entanto, em 2020, a pandemia fez com que as admissões do Express Entry caíssem abaixo do nível dos ITAs.

Em 2020, a Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) emitiu mais de 107.000 convites para se inscrever (ITAs), em comparação com 2019 quando o IRCC emitiu 85.300.

Dos ITAs emitidos em 2020, apenas 63.923 candidatos ao Express Entry e seus familiares obtiveram residência permanente, enquanto havia 109.601 novos residentes permanentes admitidos em 2019.

O IRCC não conseguiu atendeu seu ritmo padrão de processamento, finalizando 80% das aplicações do Express Entry em seis meses. O tempo médio de processamento foi de nove meses, um mês mais lento do que 2019. O IRCC diz que cerca de 51% dos pedidos em 2020 foram concluídos dentro do padrão de seis meses. A tabela a seguir é baseada em dados atualizados em janeiro de 2021.

relatorio IRCC
Tabela com tempos de processamento – Fonte: IRCC

Por causa da pandemia, o IRCC aumentou o período de validade de um ITA de 60 para 90 dias para permitir que os candidatos tenham mais tempo para preparar suas inscrições. Segundo dados do IRCC, 36% dos requerentes do Express Entry entre 18 de março de 2020 e 6 de abril de 2021 usaram o tempo extra, enquanto 49% ainda se inscreveram no período de dois meses.

O que o Express Entry?

O Express Entry é o sistema de aplicações que gerencia o conjunto de candidatos nas três principais classes de imigração econômica do Canadá – o Federal Skilled Worker Program (FSWP), a Federal Skilled Trades Class (FSTC) e o Canadian Experience Class (CEC).

Para entrar no grupo de candidatos Express Entry, os trabalhadores qualificados precisam ter certeza de que são elegíveis para um desses programas. Nesse caso, eles receberão uma pontuação CRS, que se baseia em sua idade, escolaridade, experiência de trabalho, proficiência em inglês ou francês, além de outros fatores.

Principais países de origem

O IRCC concentrou seus convites para se inscreverem em candidatos que eram elegíveis para o Canadian Experience Class (CEC) e Provincial Nominee Program (PNP), já que eles são mais propensos a estar fisicamente localizados no Canadá e menos propensos a serem afetados por medidas de saúde pública.

A proporção de candidatos Express Entry convidados a se inscrever de dentro do Canadá cresceu de 47% no geral em 2019 para 63% no geral em 2020. O IRCC diz que isso se deve ao aumento do número de convites emitidos para candidatos do CEC.

Embora a proporção de candidatos convidados da Índia tenha caído para 10% em 2020 em comparação com 18% no ano anterior, ainda havia mais candidatos convidados da Índia do que de qualquer país estrangeiro.

Os seis principais países de residência para convites permaneceram os mesmos dos anos anteriores:

  1. Canadá (Estudantes e trabalhadores em regime de residência temporária)
  2. Índia
  3. EUA
  4. Nigéria
  5. EUA
  6. Paquistão

O Líbano entrou na lista dos 10 melhores pela primeira vez desde que o Express Entry foi criado em 2015.

relatorio 2 IRCC
Fonte: IRCC

A Índia também foi o país de cidadania mais comum entre aqueles que receberam ITAs, seguida pela China, Nigéria, Paquistão e Reino Unido.

Relatorio 3 IRCC
Fonte: IRCC

Homens ainda são a maioria no pool de inscritos, mas as mulheres têm tido sua participação crescente

Como nos anos anteriores, mais perfis do Express Entry foram enviados por homens do que por mulheres. No entanto, a proporção de mulheres no pool do Express Entry cresceu para 43% em 2020 em comparação com 41% em 2019.

Embora menos mulheres estivessem no pool, seus perfis eram mais propensos a serem elegíveis para pelo menos um programa, em comparação com os homens, o que era consistente com os dois anos anteriores. IRCC relata que 77% das mulheres e 71% dos homens que enviaram perfis eram elegíveis para pelo menos um programa.

Entre os principais candidatos que se inscreveram para residência permanente, uma proporção ligeiramente maior de homens do que de mulheres apresentou pedidos em 2020. Ambos os sexos se inscreveram com mais frequência no CEC e com menos frequência no Federal Skilled Trades Program (FSTP).

Em cada programa, os homens eram mais propensos do que as mulheres a enviar inscrições. A diferença foi mais pronunciada no FSTP e menos pronunciada no Federal Skilled Worker Program (FSWP).

2020 foi um ótimo ano para candidatos com perfis profissionais em tecnologia

Mais uma vez, as ocupações em tecnologia da informação e serviços comerciais e financeiros continuaram a dominar entre os candidatos convidados a se candidatar a residência permanente. No entanto, especial para 2020, mais supervisores de serviços de alimentação e assistentes administrativos receberam ITAs. O IRCC diz que isso é provavelmente o resultado da realização de mais rodadas de convites específicos do CEC.

Leia também: Canadá: Existem mais empregos em tecnologia agora do que antes do COVID-19

relaroio 1
Fonte: IRCC

As ocupações mais comuns entre os candidatos que conseguiram pontos de emprego arranjados foram supervisores de serviços de alimentação e programadores de computador. Isso também é novo para 2020 e provavelmente um resultado dos sorteios do CEC.

relatorio 2
Fonte: IRCC

CRS menores

Embora, como nos anos anteriores, houvesse mais candidatos no grupo com uma pontuação do Sistema de Classificação Compreensiva (CRS) na faixa de 351 a 400, um número crescente caiu na faixa de 451 a 500. A proporção de candidatos com essas pontuações mais altas aumentou para 27%, em comparação com 22% em 2019 e 18% em 2019. Cerca de 27% dos candidatos estavam na faixa de 300 a 350.

rel
Fonte: IRCC

O IRCC diz que 42% dos convites em 2020 foram para candidatos que tinham educação canadense, contra 28% em 2019. Este é outro resultado do aumento nos sorteios apenas do CEC.

Das 37 rodadas de convites no ano passado, o IRCC realizou 21 que eram específicos do programa: 10 sorteios CEC, 10 sorteios PNP e um sorteio FSTP. As pontuações mínimas do CRS variaram de 687 a 808 para rodadas específicas de PNP e de 431 a 467 para rodadas específicas de CEC. O único empate do FSTP teve uma pontuação de corte de 415.

7 Passos para imigrar via Express Entry

Inscreva-se agora e receba nosso roteiro completo "Descomplicando a imigração canadense".

Ao olhar apenas para os sorteios de todos os programas, a faixa de pontuação de corte do CRS em 2021 foi ligeiramente superior a 2019. A média das pontuações foi de cerca de 472 em 2020, em comparação com uma média de 461 em 2019. Este aumento sugere que o pool de Express Entry tornou-se mais competitivo em 2020 para candidatos FSWP e FSTP, como resultado dos esforços do IRCC para atingir candidatos CEC e PNP.

Em 2020, o IRCC também aumentou o número de pontos disponíveis para candidatos falantes de francês e bilíngues no pool de Express Entry.

Em 20 de outubro de 2020, a pontuação obtida no Express Entry subiu de 15 para 25 para os candidatos que falam francês e de 30 para 50 para os bilíngues. Essa mudança visa apoiar a meta do Canadá de aumentar a imigração francesa fora de Quebec para 4.4% até 2023 e aumentar as chances de falantes de francês receberem um ITA.

A proporção de candidatos no pool Express Entry que atenderam aos critérios de pontos adicionais para serem proficientes em francês subiu para 5% em 2020, de 4% em 2019.

Leia também: Candidatos ao Express Entry que falam francês levam vantagem extra

Compartivo de anos anteriores

Express Entry – Draw list: 2020

  • Corte de pontos CRS mais baixo em um sorteio de entrada Express 2019: 468 (todos os programas, incluindo FSW); 431 (específico de CEC); 415 (específico para FST)
  • Corte de pontos CRS mais alto em um sorteio de 2020 Express Entry: 478 (todos os programas, incluindo FSW); 808 (específico para PNP)

Express Entry – Draw list: 2019

  • Corte de pontos CRS mais baixo em um sorteio de entrada Express 2019: 438
  • Corte de pontos CRS mais alto em um sorteio de entrada Express 2019: 475

Express Entry – Draw list: 2018

  • Corte de pontos CRS mais baixo em um sorteio de entrada expressa de 2018: 439 (todos os programas), 288 (FSTC)
  • Corte de pontos CRS mais alto em um sorteio de entrada expressa em 2018: 456 (todos os programas), 902 (PNP)

Ontário como destino principal

Quase dois terços dos candidatos principais que se inscreveram por meio do Express Entry em 2020 nomearam Ontário como sua província de destino, um pouco mais do que 2019.

Também em comparação com 2019, o número de candidatos principais que pretendiam se mudar para Saskatchewan, British Columbia e New Brunswick aumentou em 2020, enquanto o número de candidatos que pretendiam residir em Alberta e Nova Escócia diminuiu.

rel2
Fonte: IRCC

Assim como na fase de inscrição, a maioria das pessoas que obtiveram residência permanente em 2020 foi destinada a Ontário.

rel3
Fonte: IRCC

Por que a província do Quebec não parece nessa lista?

A província do Quebec é a única em todo o Canadá que possui sua própria legislação de imigração com seu próprio sistema de entrada expressa chamado ARRIMA, por essa razão, candidatos ao sistema Express Entry não tem o Quebec como destino após receber seu convite (ITA).

Por outro lado, o sistema EE não exclui candidatos elegíveis ao programa Canadian Experiente Class (CEC) com residência temporária no Quebec e que possuam um visto de trabalho. Uma vez que estes tenham obtido sua experiência de trabalho em Quebec e atendam ao requisitos de formação, idade e proficiência no idioma inglês, o Express Entry pode ser uma opção para residência permanente, mas apenas se você tem planos de mudar-se para qualquer outra província atendida pelo sistema EE durante o processo de aplicação.

Leia também: Quebec divulga detalhes sobre o novo sorteio do ARRIMA: Mais 502 convidados

Existem alternativas para a Express Entry?

Sim! Na verdade, há algumas opções disponíveis onde o impacto de sua pontuação para o idioma e idade terão um peso bem menor em comparação com requisitos exigidos pelo Express Entry. Para saber mais sobre estas opções, entre em contato conosco hoje clicando aqui.

Bônus: Update com todas as chamadas de 2021

Acompanhe na tabela a seguir a lista de todos os sorteios realizados através do Express Entry no ano de 2021. Nela você poderá ver o número de convites emitidos (ITA) assim como a pontuação mínima do CRS usada como critério emissão dos convites ao processo de residência permanente no Canadá.

 SorteioDataConvitesPontuação necessária
Draw 210Nov 24613737
*PNP-specific draw
Draw 209Nov 10775685
*PNP-specific draw
Draw 208Oct 27888744
*PNP-specific draw
Draw 207Oct 13681720
*PNP-specific draw
Draw 206Sept 29761742
*PNP-specific draw
Draw 205Sept 15521732
*PNP-specific draw
Draw 204Sept 142.000462
*CEC-specific draw
Draw 203Sept 1635746
*PNP-specific draw
Draw 202August 193.000403
*CEC-specific draw
Draw 201August 18463751
*PNP-specific draw
Draw 200August 53.000404
*CEC-specific draw
Draw 199August 4512760
*PNP-specific draw
Draw 198July 224.500357
*CEC-specific draw
Draw 197July 21462734
*PNP-specific draw
Draw 196July 84.500369
*CEC-specific draw
Draw 195July 7627760
*PNP-specific draw
Draw 194June 246.000357
*CEC-specific draw
Draw 193June 231.002742
*PNP-specific draw
Draw 192June 106.000368
*CEC-specific draw
Draw 191June 9940711
*PNP-specific draw
Draw 190May 315.956380
*CEC-specific draw
Draw 189May 26500713
*PNP-specific draw
Draw 188May 201.842397
*CEC-specific draw
Draw 187May 134.147401
*CEC-specific draw
Draw 186May 12557752
*PNP-specific draw
Draw 185April 296.000400
*CEC-specific draw
Draw 184April 28381717
*PNP-specific draw
Draw 183April 166.000417
*CEC-specific draw
Draw 182April 14266753
*PNP-specific draw
Draw 181April 15.000432
*CEC-specific draw
Draw 180March 31284778
*PNP-specific draw
Draw 179March 185.000449
*CEC-specific draw
Draw 178March 17183682
*PNP-specific draw
Draw 177March 8671739
*PNP-specific draw
Draw 176February 1327.33275
*CEC-specific draw
Draw 175February 10654720
*PNP-specific draw
Draw 174January 214.626454
*CEC-specific draw
Draw 173January 20374741
*PNP-specific draw
Draw 172January 74.750461
*CEC-specific draw
Draw 171January 6250813
*PNP-specific draw

Fonte: IRCC Express Entry

Leia também: Express Entry atinge uma marca histórica de 27.332 candidatos à imigração canadense em único sorteio

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações e notícias importantes sobre imigração, mercado de trabalho, estudos além de dicas sobre carreira e vida no Canadá.

Precisa montar sua estratégia para o Express Entry? Conte com a larga experiência de nossos consultores regulamentos para auxilia-lo nesse processo. Entre contato conosco hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

EXPRESS ENTRY

7 Passos para entender este sistema

Descomplique a imigração canadense com este roteiro completo sobre o Express Entry.  

CANADÁ EM PRIMEIRA MÃO

Inscreva-se em nossa Newsletter semanal

Notícias importantes sobre imigração, mercado de trabalho e estudo no Canadá.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.