O que esperar da imigração canadense em 2022

1.391 views

Os programas de imigração canadense enfrentaram desafios e atrasos significativos em 2021 à medida que o Canadá teve de se adaptar ao COVID-19. Para muitos candidatos dentro do Canadá o ano de 2021 foi muito bom, pois, com o fechamento das fronteiras, o governo passou a priorizar novos programas e políticas de imigração projetados para tornar o processo de residência permanente desses candidatos ainda mais fácil, já que estavam estes já estavam em solo canadense. Com 2021 terminando na próxima semana, dúvidas e receios sobre o próximo ano continuam pairando no ar. Continue lendo e descubra quais são os planos da imigração para 2022 e como você pode fazer parte disso.
Andre Editor
Andre Editor
Publicado em: 27 de dezembro de 2021

Atualizado em: 14 de janeiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post um vídeo com André Salles (CEO Neway) repassando todos os destaques da imigração canadense em 2021 e o que esperar de 2022.

Assista abaixo:

Números para 2022

O Canadá espera receber 411.000 novos imigrantes em 2022. Embora isso normalmente não seja um problema, o país tem lutado para processar as inscrições em tempo hábil ainda do ano 2020, deixando um acúmulo de 1.8 milhões de inscrições precisando ser processadas. No entanto, se o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) conseguir controlar esse acúmulo, 2022 poderá ser um ano recorde para a imigração canadense.

A seguir, vamos dar uma olhada em todos os fatores que desempenharão um papel importante na imigração canadense em 2022.

Acúmulo de imigração existente

Os candidatos que atualmente têm um processo de inscrição no Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) sabem que o tempo de processamento aumentou significativamente desde março de 2020. Em 2019, o IRCC demorou em média oito meses para processar uma inscrição Express Entry. No entanto, devido aos impactos da pandemia, alguns pedidos apresentados em 2019 e 2020 só agora começam a ser processados.

Um relatório de agosto do Toronto Star revelou que em 31 de julho de 2021, o IRCC tinha atrasos de mais de 561.700 solicitações de residência permanente, 748.381 solicitações de residência temporária e 376.458 solicitações de cidadania que ainda estavam esperando para serem processadas.

Existem quase 100.000 solicitações de residência permanente enviadas apenas pelo sistema Express Entry que precisam ser finalizadas antes que os tempos de processamento da Express Entry possam retornar ao padrão de processamento anterior.

Apesar dos atrasos, o Ministro da Imigração do Canadá, Sean Fraser, indicou recentemente que está aberto a aumentar os níveis de imigração do Canadá, já que a imigração é um componente chave da estratégia econômica de longo prazo do Canadá. O ministro Fraser é obrigado a divulgar um Plano de Níveis de Imigração atualizado até fevereiro de 2022, portanto, novas metas de imigração devem ser reveladas em breve.

Leia também: Governo canadense afirma que o aumento da imigração faz parte do seu plano de recuperação do COVID

O que esperar dos sorteios do Express Entry em 2022

Durante a pandemia 2020 o IRCC manteve um ritmo de sorteios ainda dentro do esperado, no entanto, o ano de 2021 foi um dos mais atípicos dos padrões pré-pandêmicos. Antes da pandemia, um sorteio de inscrição expressa normalmente acontecia uma vez a cada duas semanas e os candidatos de todos os programas de inscrição expressa eram considerados em cada sorteio. Em 2021, todos os sorteios do Express Entry foram restritos a candidatos tanto no Canadian Experience Class (CEC) quanto no Provincial Nominee Programs (PNPs).

Leia também: Express Entry: IRCC divulga seu relatório anual com dados da imigração canadense em 2020

Esta foi uma decisão estratégica tomada pelo IRCC a fim de priorizar os pedidos de residência permanente de candidatos que já estavam dentro do Canadá, a fim de cumprir suas altas metas de imigração enquanto as fronteiras estavam fechadas. É também por isso que o Canadá convidou mais de 27.000 candidatos CEC em um único sorteio de inscrição expressa em fevereiro de 2021.

Leia também: Express Entry atinge uma marca histórica de 27.332 candidatos à imigração canadense em único sorteio

Desde 15 de setembro de 2021, os sorteios do Express Entry convidam exclusivamente candidatos provinciais. Isso se deve ao acúmulo existente de pedidos de imigração. O IRCC não pode continuar a emitir um grande número de convites para se inscrever no momento, pois não tem a capacidade de processar novas aplicações. Em um memorando recente, o IRCC indicou que só retomará os sorteios do Express Entry incluindo todos programas assim que o backlog (fila de espera nas chamadas) for reduzido – embora eles não tenham dito quanto tempo isso levará ou quanto do backlog eles precisam superar.

O IRCC tem trabalhado muito para eliminar esse acúmulo. O departamento gastou mais de CAD$ 15 milhões em horas extras para seus funcionários trabalharem nessa carteira entre abril e outubro de 2021.

Como os candidatos do Express Entry serão selecionados em 2022?

No início deste ano, o Canadá divulgou o Orçamento 2021: Um Plano de Recuperação para Empregos, Crescimento e Resiliência. O orçamento do Canadá para 2021 incluiu detalhes específicos delineando mudanças futuras nos sistemas de imigração e imigração canadenses.

Entre os detalhes estavam declarações específicas sobre o sistema Express Entry. O Orçamento 2021 prometia melhorias para a imigração que irão:

  • Entregar uma plataforma de processamento de imigração moderna;
  • Apoiar mulheres recém-chegadas racializadas;
  • Aprimorar o Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário (TFW);
  • Acelerar os caminhos para a residência permanente (caminhos de TR para PR);
  • Simplificar a entrada expressa e
  • Aprimorar a capacidade e os padrões de serviço no IRCC Client Support Center.


O Governo do Canadá pretende propor emendas à Lei de Imigração e Proteção aos Refugiados (IRPR) para priorizar a seleção de candidatos Express Entry que melhor atendam às necessidades do mercado de trabalho do Canadá.

Com base nas declarações feitas no Orçamento 2021, essas mudanças podem incluir mudanças no sistema de pontuação do Sistema de Classificação Compreensiva (CRS) existente, ou podem fazer mudanças em quais códigos NOC serão elegíveis para usar o sistema do Express Entry.

Antes de 2015, o Federal Skilled Worker Program só aceitava inscrições com base em até 50 códigos NOC especificados com maior demanda no Canadá. Se os oficiais de imigração sentirem que não estão escolhendo os melhores candidatos neste momento, é possível que eles possam começar a restringir os códigos NOC em 2022 (embora não tenhamos nenhuma indicação de que isso esteja sendo considerado no momento).

Leia também: Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

A pandemia nos ensinou que as políticas de imigração são extremamente flexíveis. Com um novo Ministro da Imigração no comando do departamento e com o país emergindo da fase de crise pandemia – há muitas possibilidades para o futuro do Express Entry, mas só o tempo irá.

Novo sistema de Classificação Ocupacional Nacional (NOC) sendo introduzido

O governo do Canadá implementará novos Códigos NOC em 2022. Essa atualização será conhecida como Classificação Ocupacional Nacional (NOC) 2021. Embora afirme 2021, ela entrará em vigor apenas no final de 2022.

Leia também: NOC: Você sabe porque essa sigla é tão importante para imigrar e trabalhar no Canadá?

A nova Classificação Nacional Ocupacional (NOC) 2021 influenciará vários departamentos do governo canadense, incluindo o IRCC. Os novos códigos NOC terão 5 dígitos em vez de 4. Eles também eliminarão os níveis de Habilidade NOC existentes (nível 0, nível A, nível B, nível C e nível D). Eles serão substituídos pelos níveis TEER, que representam treinamento, educação, experiência e responsabilidade.

Haverá 6 níveis TEER consistindo de 0, 1, 2, 3, 4 e 5. O antigo nível de habilidade NOC 0 e o nível de habilidade NOC A permanecerão praticamente inalterados, tornando-se os níveis TEER 0 e 1, respectivamente. As ocupações do NOC Skill Nível B serão as mais afetadas. 47 As ocupações do NOC Skill Nível B serão movidas para o TEER Nível 3, com as outras ocupações NOC B passando para o TEER Nível 2.

Leia também: Quebec abre processo simplificado para contratação de estrangeiros com NOCs C e D

No momento, o Canadá não divulgou nenhum detalhe sobre como os Níveis TEER serão integrados ao sistema Express Entry. É possível que apenas os Níveis TEER 0-2 sejam elegíveis para Entrada Expressa, tornando algumas ocupações de Nível B de Habilidade NOC inelegíveis. No entanto, também é possível que os Níveis TEER elegíveis incluam 0-3, expandindo assim a lista de ocupações elegíveis para o Express Entry.

Mais detalhes estarão disponíveis em 2022, mas é algo para se estar ciente, especialmente para candidatos nas 47 ocupações de nível B de habilidade do NOC que serão movidas para o nível 3 do TEER.

Inscreva-se em nossa newsletter para mante-se informando sobre todas as atualizações do IRCC.

Quebec define meta de admissão de 52.500 imigrantes para 2022

Pelo menos 65%, dos recém-chegados deve chegar por meio de programas de imigração econômica. Quebec pode admitir até 52.500 novos residentes permanentes em 2022, disse a província em seu novo plano de imigração divulgado em 28 de outubro.

A maioria das novas admissões para Quebec em 2022 virá por meio dos programas de imigração econômica da província, incluindo o Programa de Trabalhador Qualificado de Quebec (QSWP) e o programa de experiência de Québec (PEQ).

O plano segue o curso das metas estabelecidas durante a consulta pública realizada no verão de 2019 como parte do Planejamento de Imigração de Quebec para o período 2020-2022.

Prevê a admissão de 49.500 a 52.500 imigrantes em 2022 em todas as categorias, bem como 18.000 admissões adicionais para atingir os níveis de admissão que não foram atendidos pelo governo federal em 2020 devido à pandemia COVID-19. Isso significa que mais de 70.000 recém-chegados poderiam ser admitidos na província de Quebec em 2022.

Com uma meta máxima de 33.900, a categoria econômica representa a maior proporção de recém-chegados. Nesta categoria, a província espera receber até 28.800 trabalhadores qualificados e até 4.300 imigrantes de negócios, entre investidores, empresários e autônomos.

Espera-se que os 18.600 novos residentes permanentes restantes cheguem por meio de reunificação familiar, refugiados e outros programas de imigração.

O plano de níveis de imigração é apresentado a cada ano pelo Departamento de Imigração de Quebec. Indica o número de novos residentes permanentes que a província pretende admitir no próximo ano, bem como as categorias em que os admitirá.

Além de aumentar as metas de imigração, outras novas medidas importantes foram recentemente tomadas pelo governo de Quebec para facilitar a chegada de trabalhadores estrangeiros à província.

Isso inclui o aumento do limite da porcentagem de trabalhadores estrangeiros temporários que as empresas em certos setores da economia podem contratar de 10 a 20 por cento de sua força de trabalho.

Novos portais de inscrição para candidatos à imigração canadense

Em 2021, o IRCC introduziu dois novos portais online para o envio de inscrições, importantes para quem deseja entrar no Canadá em 2022.

O primeiro portal é para aqueles que enviam pedidos de visto de residente temporário (TRVs) ou vistos de visita. O IRCC anunciou que aqueles que enviaram um pedido de TRV antes de 7 de setembro de 2021 podem precisar reenviar seu pedido para que seja processado. Os candidatos foram instruídos a reenviar sua inscrição por meio do novo portal IRCC.

Leia também: Canadá pede aos viajantes que reenviem o pedido de visto de visitante se o mesmo foi feito antes de 7 de setembro

A transição para o novo portal de aplicativos para TRVs foi importante para garantir que aqueles que atendessem a todos os requisitos para viajar para o Canadá de acordo com as medidas de viagem COVID-19 do país tivessem seus pedidos processados.

O novo portal permite que os candidatos especifiquem que atendem às isenções de viagens atuais e são elegíveis para entrar no Canadá neste momento. Ao especificar isso em seu requerimento, o IRCC pode se concentrar no processamento dos requerimentos em que o requerente poderá viajar assim que seu TRV for emitido, em vez de gastar tempo em TRVs que não podem ser usados ​​no momento.

O portal TRV foi recentemente expandido para aceitar pedidos de autorização de estudo. Este portal é separado da conta IRCC Secure anterior, que às vezes também é chamada de GCKey.

O segundo novo portal introduzido pelo IRCC foi o Portal da Residência Permanente. Esta é uma grande mudança para aqueles que enviarão inscrições em um dos seguintes fluxos em 2022, pois não precisam mais enviar uma inscrição em papel:

  • Programas Provinciais de Nomeados (PNPs);
  • Piloto de Imigração Rural e do Norte (RNIP);
  • Piloto de imigração agroalimentar;
  • Programa Piloto de Imigração do Atlântico (AIP);
  • Visto inicial;
  • Trabalhadores autônomos (Federal e Quebec);
  • Trabalhadores qualificados selecionados de Quebec, empresários e investidores;
  • Patrocínio do cônjuge ou parceiro consensual;
  • Patrocínio infantil;
  • Patrocínio de pais e avós;
  • Funcionários de apoio domiciliar e pilotos prestadores de cuidados infantis domiciliares;
  • Adoção de uma criança através do processo de imigração;
  • Pessoas protegidas e refugiados da convenção no Canadá;
  • Motivos humanitários e compassivos;
  • Titulares de autorização de residente temporário que solicitam residência permanente;

Novos requisitos de vacinação em 2022 para viagens ao Canadá

Ao longo de 2021, o Canadá manteve muitas isenções de viagens para viajantes não vacinados que vinham ao Canadá por certos motivos. No entanto, a partir de 15 de janeiro de 2022, o número de isenções será bastante reduzido, o que significa que a vacinação será obrigatória para muitos viajantes que antes estavam isentos.

Notavelmente, viajantes totalmente vacinados podem viajar de e para o Canadá desde setembro de 2021, embora requisitos especiais de viagem continuem em vigor.

Leia também: Variante Omicron no Canadá: O que muda para os viajantes a partir de agora

Todavia, com o surgimento e rápida propagação da nova variante OMNICRON as regras podem mudar a qualquer momento, até o momento as regras continuem sem mudança seguindo cronograma de restrições a partir de 15 de janeiro de 2022.

Nele, viajantes não vacinados ou parcialmente vacinados só terão permissão para entrar no Canadá se atenderem a uma das exceções limitadas, incluindo:

  • Trabalhadores agrícolas e de processamento de alimentos;
  • Membros da tripulação marítima estrangeira;
  • Aqueles que entram por motivos de compaixão;
  • Novos residentes permanentes;
  • Refugiados recém-reassentados;
  • Crianças menores de 18 anos que estão atualmente isentas das restrições de viagem, incluindo estudantes internacionais que estão estudando em uma instituição de ensino designada que tenha um plano de preparação COVID-19; aqueles que viajam com um dos pais, padrasto, tutor ou tutor que esteja totalmente vacinado, ou um cidadão canadense, residente permanente no Canadá ou pessoa registrada sob a Lei do Índio; e aqueles que viajam para se reunir com parentes canadenses diretos ou extensos no Canadá; e
  • Isenções de interesse nacional.

Para ser considerado “totalmente vacinado”, você deve ter recebido a série completa de uma das vacinas COVID-19 aprovadas para entrada no Canadá (ou uma combinação de vacinas aceitas). Você deve ter recebido sua última dose pelo menos 14 dias antes da viagem.

Em 30 de novembro de 2021, o Canadá aceita sete vacinas: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca / Covishield, Johnson & Johnson, Sinopharm, Sinovac e Covaxin. Se você foi vacinado com uma vacina diferente, o Canadá não o considera totalmente vacinado neste momento.

Leia também: “O Canadá passará a aceitar a entrada de estrangeiros vacinados com a CoronaVac

Crianças menores de 12 anos viajando com pais / responsáveis ​​totalmente vacinados podem entrar no Canadá e estão isentas dos requisitos de quarentena, mas deverão seguir certas medidas especiais, como evitar escolas, acampamentos e creches.

Novo Conselho Regulador de Imigração Canadense

Em 23 de novembro de 2021, os ex-Consultores de Imigração do Conselho Regulador do Canadá (ICCRC) tornaram-se conhecidos como The College of Immigration and Citizenship Consultants. Este novo órgão é o órgão regulador encarregado de supervisionar e regular todos os Consultores Regulados de Imigração Canadense (RCICs).

Esta é uma mudança importante para aqueles que buscam assistência ou aconselhamento sobre seu pedido de imigração canadense em 2022.

O Immigration and Refugee Protection Act (IRPA) e o Citizenship Act exigem que os indivíduos que prestam aconselhamento ou representação paga sobre imigração ou cidadania sejam autorizados a fazê-lo.

Estes Atos consideram uma ofensa qualquer pessoa representar ou aconselhar mediante o pagamento de uma taxa em qualquer fase de uma aplicação ou processo, caso não seja membro ou inscrito em uma das seguintes condições:

  • Possuir uma sociedade jurídica na província ou território (Aplicável a advogados ou Paralegais)
  • Inscrito na Chambre des notaires du Québec;
  • Membro ou associado do Colégio de Consultores de Imigração e Cidadania;

A Neway for you atua como promotora dos serviços de aconselhamento para imigração canadense realizados através da Neway Immigration e sua consulta regulamenta Luz Helena. Iniciativas como essa tem um peso muito importante no combate as inúmeras fraudes praticadas no mercado de consultoria no Canadá.

Sabemos que o mercado tem muita a oferecer para os novos imigrantes canadense, mas é preciso estar atento aos profissionais que atuem nesse mercado. Se são qualificados com experiencia comprovada, se possuem certificados ou se são inscritos nos órgãos competentes e se suas constituições jurídicas gozam de status regular.

Próximos passos

Se 2021 já deu sinais de que mesmo com a pandemia a imigração canadense não teve a intenção de parar, para 2022 espera-se ainda mais força nesse processo, fundamental para manter o crescimento econômico e social no Canadá.

Como todos os anos, espera que 2022 também traga algumas boas surpresas, assim, seja proativo, comece a planejar o quanto antes. Fazer isso com antecedência vai ajuda-lo a superar os obstáculos em sua jornada de imigração.

Se você quiser falar com alguém sobre seus planos de imigração, ou se quiser ajuda com sua inscrição, não deixe de contar com a Neway para tirar seu projeto Canadá do papel.

Que 2022 venha cheio de esperança e renovação para todos!

Um ótimo final de e boas festas.

Conte com a consultoria número um em processos de imigração pela província do Quebec. Fale conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.