Variante Omicron no Canadá: O que muda para os viajantes a partir de agora

1.474 views

Após o surgimento da variante Omicron, autoridades canadenses voltam a trás no relaxamento de algumas restrições a viagens. Aqui está um resumo completo do que muda, pelo menos por hora, e como você pode ser afetado.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 7 de dezembro de 2021

Atualizado em: 6 de janeiro de 2022

Você vai ver neste post...


E lá vamos nós mais uma vez…

Depois que a variante Omicron surgiu, o Canadá implementou mais uma vez novas restrições a viagens deixando a entrada um pouco menos flexível.

Viajantes de 10 países africanos foram atingidos por restrições cada vez maiores na semana passada. As nações afetadas incluem: Botsuana, Egito, Eswatini, Lesoto, Malaui, Moçambique, Namíbia, Nigéria, África do Sul e Zimbábue.

Cidadãos estrangeiros que estiveram em qualquer um desses países nos últimos 14 dias não têm permissão para entrar no Canadá.

As novas medidas também afetam os cidadãos canadenses e residentes permanentes que viajam desses países. Eles têm que fazer um teste COVID-19 em um terceiro país para voltar para casa. Uma medida temporária está em vigor, que permite que os canadenses façam o teste na África do Sul, um dos países com proibição de entrada.

A ordem emitida pelo Heath Canadá é de proibir países específicos de entrar no Canadá está em andamento até pelo menos 31 de janeiro de 2022. Apenas cidadãos canadenses e residentes permanentes desses países podem entrar, mas eles ainda têm que seguir medidas de saúde rigorosas.

EUA ainda sem restrições

Além disso, o Canadá reintroduziu o teste na chegada e a quarentena para viajantes de todos os países, exceto os EUA.

Viajantes totalmente vacinados devem fazer um teste na chegada e colocar-se em quarentena em casa até receberem os resultados.

Heath Canadá

Para tornar o entendimento sobre os procedimentos adotados pelo Ministério dos transportes no Canadá, fiz um fluxograma simples aplicado a todos os viajantes que chegarem via aérea no Canadá (incluindo Brasil) que não estejam listados entre os países africanos.

Quadro explicativo neway covid 19 par entrar no canada 1
Quadro explicativo Neway – Fonte: Ministério dos Transportes Canadá

mais rápido Gostaríamos de tornar mais fácil para você ver as novas regras antes de planejar sua viagem para o Canadá. Aqui, o ministro dos transportes oferece alguns fluxogramas que ilustram os novos procedimentos para viajantes que chegam.

O que preciso saber antes de você viajar?

O site do governo canadense oferece esta ferramenta na web para ajudar aos viajantes que ainda estão chegando a descobrirem se têm permissão ou não para entrar no país. Lembrando a que ferramenta é apenas um simulador online não garante necessariamente sua entrada. O oficial de fronteira terá a palavra final sobre se você pode ou não viajar para o Canadá.

Independentemente do seu status de vacinação, você ainda precisa de um plano de quarentena de 14 dias, caso o oficial determine que você deve isolar-se.

Todos os viajantes com idade igual ou superior a cinco anos devem fornecer prova de um teste COVID-19 negativo feito dentro de 72 horas antes da partida programada ou chegada a uma passagem de fronteira terrestre. Se você tiver um resultado de teste positivo, ele deve ter entre 14 e 180 dias.

Para ser reconhecido como totalmente vacinado, você precisa da dose total recomendada de uma ou de uma combinação das seguintes vacinas:

  • Pfizer-BioNTech (Comirnaty, tozinameran, BNT162b2)
  • Moderna (Spikevax, mRNA-1273)
  • AstraZeneca (Vaxzevria, COVISHIELD, ChAdOx1-S, AZD1222)
  • Janssen / Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)
  • Bharat Biotech (Covaxin, BBV152 A, B, C)
  • Sinopharm BIBP (BBIBP-CorV)
  • Sinovac (CoronaVac, PiCoVacc)

Leia também: O Canadá passará a aceitar a entrada de estrangeiros vacinados com a CoronaVac

Regras para canadenses dos 10 países afetados

Os viajantes vacinados que chegam dos países precisarão fazer o teste na chegada. Aqueles com teste positivo no aeroporto precisarão isolar em casa ou em uma instalação de quarentena. Se o teste for negativo, eles podem colocar em quarentena em casa ou em uma instalação de quarentena designada.

Eles devem então fornecer um teste do dia 8. Se for negativo, eles podem encerrar a quarentena no dia 14. Se for positivo, eles devem isolar por mais 10 dias.

Os viajantes devem fazer upload de seus documentos através do aplicativo ou site ArriveCAN.

Leia também: ArriveCAN: Novo aplicativo obrigatório para quem estiver chegando ao Canadá

Os viajantes não vacinados que chegam de países proibidos terão os mesmos requisitos.

Para viajantes vacinados de outros países, exceto os EUA

Os viajantes de outros países que não os EUA e os 10 países africanos proibidos precisarão fazer um teste de chegada. Eles então terão que ficar em quarentena em casa até receberem os resultados. Se o teste der negativo, eles podem ser liberados da quarentena. Se for positivo, eles devem isolar por 10 dias.

Leia também: Visto de turista para visitar o Canadá em 2021: Saiba o que é necessário

Para viajantes não vacinados que chegam de outros países, exceto os EUA

Os viajantes não vacinados que têm permissão para entrar no Canadá estarão sujeitos às mesmas medidas que os viajantes dos países proibidos. Eles devem fazer um teste na chegada e ficar em quarentena por 14 dias. Se o teste de chegada der negativo, eles ainda terão que completar o restante da quarentena e enviar um teste no dia 8. Se o teste do dia 8 der negativo, a quarentena termina no dia 14. Se voltar positivo, eles devem isolar por mais 10 dias

Bom, é isso o que temos até o momento segundo informações oficias divulgadas pelo governo canadense. Assine nossa newsletter, redes sociais e ative as notificações para se manter informado sobre tudo que acontece no Canadá.

Até nosso próximo post!

Precisa de ajuda para emitir seu visto de estudante, trabalho ou visitante durante a pandemia? Entre com contato cm nossos consultores hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.