Visto de turista para visitar o Canadá em 2021: Saiba o que é necessário - Neway for you

Visto de turista para visitar o Canadá em 2021: Saiba o que é necessário

293 views

Tem planos de visitar o Canadá este ano? Então saiba que para isso será necessário um visto de visitante ou visto de turismo canadense. Existem outras formas de entrar no Canadá? Sim, continue lendo este post e descubra como e o que é preciso fazer.
André Salles
André Salles
Publicado em: 23 de agosto de 2021

Atualizado em: 24 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (Diretor da Neway) explicando sobre os sobre tipos de visto de turismo para o Canadá.

Assista abaixo:

O que é e para que serve visto de visitante canadense

Qualquer pessoa que deseje pôr os pés nas terras do urso polar precisa ter sua entrada autorizada através de um documento conhecido como visto de residente temporário (TRVs), e quando falamos em residente temporário, vale tudo, de turistas a pessoas de negócios, de estudantes a trabalhadores, o que muda basicamente nesse tipo de visto é o tempo de permanência concedido e o que o governo autoriza você.

Outra informação importante sobre o visto para visitar o Canadá é que existem alguns países que ficam de fora quanto a exigência devido a acordos diplomáticos. Cidadãos de países dos EUA, França, UK, Japão e mais 53 outros países tem acesso livre para visitar, fazer negócios ou mesmo trabalhar e estudar em condições especiais sem a necessidade um visto para entrar no Canadá. Infelizmente esse não é caso da grande maioria dos países latino americanos, na qual o Brasil faz parte.

Para os visitantes que não fazem parte dessa privilegiada lista de países insetos, cabe ao viajante incluir mais alguns dólares no orçamento de sua viagem e uma certa dose de paciência com a típica burocracia canadense, mesmo que todo processo ainda seja online (exclusivamente neste momento devido ao COVID).

Ainda falando sobre o COVID-19, com a divulgação recente de datas para reabertura das fronteiras aos turistas a partir de 07 de setembro, está havendo uma verdadeira corrida para emissão deste documento e, consequentemente, um congestionamento no sistema operado pelos agentes de imigração. Em função disso, o IRCC está priorizando as aplicações para indivíduos que estão atualmente qualificados para viajar com base nas restrições de viagem atuais.

LEIA TAMBÉM: Canadá reabre fronteira para turistas totalmente vacinados

Restrições de viagens para turistas durante a pandemia

Se estiver viajando de avião, você precisa seguir todos os requisitos da companhia aérea e passar por um exame de saúde realizado pelas companhias aéreas antes de ter permissão para embarcar em seu voo. Entre estes requisitos descemos:

  • Qualquer pessoa que apresentar sintomas de COVID-19 não poderá entrar no Canadá por via aérea.
  • Quando você chegar ao Canadá, eles farão uma avaliação de sua saúde antes de você deixar o porto de entrada.
  • Você deve ter um plano de quarentena por 14 dias quando chegar no Canadá. Isso é obrigatório, mesmo se você não tiver sintomas. Se você não tem um plano, não deve viajar para o Canadá.
  • Apenas pessoas que prestam serviços essenciais, por exemplo, caminhoneiros que cruzam regularmente a fronteira para manter o fluxo de mercadorias, estão isentas dos requisitos de quarentena.

O governo canadense criou um aplicativo chamado ArriveCAN para ajudar a fornecer informações de viagem obrigatórias necessárias para entrar no Canadá. Desde de 21 de novembro de 2020, todos viajantes para o Canadá são obrigados a enviar suas informações digitalmente por meio do aplicativo ArriveCAN.

Se você quer saber de todos esses detalhes sobre o processo de chegada no Canadá como turista durante a pandemia leia este post especial sobre tema: Turismo no Canadá em 2021: Tudo o que você precisa saber antes de chegar

Dúvidas frequentes sobre o visto de visitante canadense

Pois bem, agora que você já sabe quais requisitos de saúde são necessários para seu planejamento de viagem, vamos as dúvidas mais comuns sobre o visto de visitante canadense.

O que é um Visto de Visitante?

Um Visto de Residente Temporário (TRV), também conhecido como visto de visitante ou visto de turista do Canadá, é um documento oficial emitido pelo consultado canadense de seu país e que é colocado em seu passaporte para mostrar que você atendeu aos requisitos para admissão no Canadá como um residente temporário (como visitante, estudante ou trabalhador).

Visto de turismo canadense
Foto do passaporte contendo a etiqueta do visto de turismo canadense. Fonte: Anônima.

O governo canadense possui, atualmente, cinco escritórios no Brasil para emissão de vistos representados pela VFS Global, estes escritórios estão distribuídos em quatro regiões do país, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre e Recife.

Quais são os requisitos para emitir um visto de turista no Canadá?

Existem vários requisitos básicos para um visto de visitante canadense. Esses requisitos incluem:

  • Ter um documento de viagem válido (passaporte);
  • Estar com boa saúde;
  • Não têm condenações criminais ou relacionadas à imigração
  • Provar que você tem vínculos como emprego, casa, bens financeiros ou família que comprovem que você retornará ao seu país de origem;
  • Provar que você deixará o Canadá no final de sua visita;
  • Ter fundos suficientes para a sua estadia, o que depende de onde e quanto tempo você fica;

Quanto tempo pode um visitante permanecer no Canadá?

A maioria dos visitantes tem permissão para ficar seis meses a partir do dia em que entraram no Canadá. Se o oficial autorizar uma estada de menos de seis meses, ele indicará em seu passaporte a data em que você deve deixar o Canadá. Se você quiser ficar mais tempo do que a estadia autorizada, deve solicitar uma prorrogação pelo menos 30 dias antes do término autorizado da sua estadia.

Quais sãos os tipos de vistos de visitante canadense?

Como dito anteriormente, a regra para classificar alguém como visitante ou residente temporário é bem simples. Todas aqueles que não possuem o status fixo, como residentes permanentes ou cidadãos canadenses são considerados visitantes.

  • Visita / Turismo;
  • Estudante;
  • Trabalhador;
  • Residente Temporário;

Quem precisa de um visto de visitante canadense?

Os visitantes são pessoas que não são cidadãos canadenses ou residentes permanentes do Canadá e estão legalmente autorizados a entrar no Canadá para:

  • Visitar o Canadá nas férias (férias);
  • Visitar a familia ou amigos;
  • conduzir negócios, etc.


Os visitantes têm tempo de permanência restrito e estão sujeitos a várias condições.

É possível visitar o Canadá sem um visto de turismo ou visitante?

Parece engraçado fazer essa pergunta aqui, mas a verdade é que é possível sim. Para os portadores de visto de visitante dos EUA válido, o governo canadense concede, em caráter especial, o chamado eTA (Electronic Travel Authorization). O processo de emissão é mais simplificado e mais barato, mas deve ser considerado com certa atenção caso tenha planos de estender sua estadia no Canadá, uma vez que sua vinculação a imigração americana vai limitar mudanças de status dentro do Canadá, se este for o seu caso.

É possível estudar no Canadá com um visto de visitante ou turismo?

Sim, desde que seu curso ou programa de estudos não exceda o tempo de duração de 6 meses. Cursos de aperfeiçoamento como alguns tipo de pós-gradução e cursos de idiomas (inglês e francês) de curta duração ou para imersão na língua são muito comuns para esse tipo de visto. Em alguns casos, até mesmo um High School para seus filhos pode ser feito com o status de visitante. De toda forma, é prudente consultar um profissional capacitado para orientar nesses casos. E isso inclui o uso do eTA.

Posso trabalhar no Canadá com um visto de visitante?

Depende do tipo visto concedido, pois a imigração canadense só autorizará uma permissão de trabalho para alguns programas de estudo específicos (em regime de part time) ou se estiver sendo contratado por um empregador canadense através de uma oferta formal de trabalho.

É extremamente desaconselhável que você aceite ofertas de trabalho no Canadá sem um processo legalizado reconhecido pelo IRCC. Qualquer atividade laboral exercida em solo canadense sem a devida autorização do governo é considerada ato ilegal, sendo penalizada com deportação e inelegibilidade para vistos de entrada futuros.

LEIA TAMBÉM: Como obter uma oferta de emprego antes de chegar ao Canadá

LEIA TAMBÉM: Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

O governo canadense vem atuando de maneira extremamente eficiente para criar meios de captar mão de obra especializada para suprir as demandas do mercado, além de oferecer condições sociais muito vantajosas como saúde, educação e ajuda financeira para quem escolhe o caminho legal da imigração.

Existe algum tido de visto canadense para lua de mel ou para eventos?

Muitas pessoas viajam para o Canadá em lua de mel para vivenciar as belezas naturais que o Canadá tem a oferecer. Se você mora fora do Canadá, pode estar se perguntando se precisa de um visto para visitar o Canadá por uma ou duas semanas. Dependendo de onde você e seu novo cônjuge estão, os requisitos podem ser diferentes. Para responder à sua pergunta, não, não existe um visto de lua de mel. O visto que alguém usaria para visitar o Canadá por um curto período de tempo é um Visto de Turista / Visto de Visitante.

Qual é o tempo de processamento para um visto de visitante canadense?

O tempo de processamento de um visto de visitante pode depender do país de onde o solicitante está se inscrevendo. Normalmente, o tempo pode variar de alguns dias a algumas semanas para o tempo de processamento de um Visto de Visitante do Canadá. Se você se inscrever no Canadá, o tempo de processamento é de apenas 12 dias. Você pode entrar em contato conosco e solicitar esta informação. Nossos consultores tem acesso direto aos agentes de imigração canadense e podem estimar isso para você.

Qual é a diferença entre os visto de turista canadense e o visto de visitante?

Muitas pessoas se perguntarão qual é a diferença entre um visto de turista para o Canadá e um visto de visitante para o Canadá. A resposta é: nenhuma, os dois são a mesma coisa, apenas ditos de duas maneiras diferentes.

As pessoas irão se referir a vistos de turista para aqueles que vêm ao Canadá para explorar. O visto de visitante geralmente é indicado para quem deseja visitar amigos ou familiares.

Estou no Canadá como visitante mas preciso estender minha estadia, como devo proceder?

Confira a seguir as perguntas mais frequentes feitas por nossos leitores e clientes quanto ao processo e extensão do viso de visitante canadense.

Como estender um visto de visitante canadense?

Se você está atualmente no Canadá e deseja ficar mais tempo do que a data de validade do seu visto, pode solicitar uma extensão. Para solicitar uma extensão, você precisará preencher um formulário IMM 5708.

Se o seu pedido para estender sua estadia no Canadá for aprovado, você receberá um registro de visitante.

Um registro de visitante informa:

  • Quanto tempo você pode ficar no Canadá;
  • Inclui uma data de validade;
  • A data em que você deve deixar o Canadá;

Atenção! Um registro de visitante não garante a entrada no Canadá. Se você planeja viajar para fora do Canadá ou dos Estados Unidos, precisa de um documento de entrada válido para retornar ao Canadá.

O que é o formulário IMM 5708?

Este formulário pode ser usado para estender sua autorização de residente temporário quantas vezes você quiser, desde que você possa mostrar que sua estadia continua sendo temporária.

Este formulário não afeta o status de estudante ou trabalhador temporário no Canadá. Para estender a permissão de estudante ou de trabalho, os candidatos devem usar um aplicativo diferente.

Quais são os requisitos para estender um visto de visitante do Canadá?

  • Você precisa estar atualmente no Canadá;
  • Você precisa ter um passaporte atualizado e que será válido durante a sua estadia;
  • Você precisará pagar a taxa associada para o Formulário IMM 5708;
  • Você precisará garantir que quaisquer outras autorizações que você possui (estudo ou trabalho) permanecerão válidas e não interferirão com sua permissão de visitante;

O significar restauração do Visto de Visitante do Canadá?

Assim que o seu visto de visitante atual expirar, você não poderá mais prorrogá-lo. Se você quiser ficar no Canadá, terá que solicitar a restauração do seu status ou terá que deixar o Canadá. Você deve solicitar uma Restauração de Status dentro de 90 dias da data de expiração do seu visto de visitante.

Quais os requisitos de restauração de status para o visto de visitante canadense?

  • Pagar taxas de restauração;
  • Forneça detalhes sobre os motivos de você quer ficar mais tempo no Canadá;
  • Prova de status atual no Canadá;
  • Prova financeira de que você será capaz de se sustentar no Canadá;
  • Apresentar um plano de quando você deixará o Canadá com horário e datas de partida;
  • Demonstre que sua residência no Canadá é temporária;


Outras informações importantes sobre o visto de residente temporário

Para se qualificar para um Visto de Residente Temporário, os indivíduos devem mostrar ao oficial de imigração que cumprem os requisitos da Lei de Proteção de Imigração e Refugiados (IRPA) e os Regulamentos de Proteção de Imigração e Refugiados, e que estarão no Canadá para uma estadia temporária.

Os indivíduos também devem:

  • Diga a um oficial que eles deixarão o Canadá no final de sua estada
  • Mostre que eles têm dinheiro suficiente para se manter e seus familiares no Canadá e para voltar para casa
  • Não pretendo trabalhar ou estudar no Canadá (a menos que esteja autorizado a fazê-lo)
  • Não tem registro de atividade criminosa
  • Não ser um risco para a segurança do Canadá
  • Estar bem de saúde (faça um exame médico, se necessário)

Bom, espero que este post tenha ajuda a entender um pouco mais sobre o visto de visitante canadense. Se faltou algo que não mencionei, por favor deixe nos comentários para que eu possa atualizar em breve.

Assine nossa newsletter para manter-se sempre informado sobre tudo que o rola no Canadá.

No mais é isso, nos vemos no próximo post! Aquele abraço!

Precisa de ajuda para emitir seu visto de turista canadense durante a pandemia? Entre com contato cm nossos consultores hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS
Rated 5 out of 5
15 de setembro de 2021

Texto bem completo, me ajudou a entender como funciona. Estou planejando visitar em 2022.

Avatar for Luiz Fernando
Luiz Fernando

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Precisa de um visto canadense para estudar, trabalhar ou visitar?

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.