Frio sim, mas tem suas vantagens
Se você está em busca de um futuro melhor, com todos os benefícios que um vida canadense pode oferecer a você e sua família, a melhor forma de fazer isso acontecer é começando com um bom emprego. Com tanta gente do mundo todo chegando aos montes por aqui todos os meses, não é estranho pensar que algo de bom e interessante está acontecendo nas terras geladas do norte.
E por favor, não se espante com frequentes referências as “terras geladas do norte”, pois, mesmo não sendo necessariamente um problema, principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos, viver no frio por pelo menos 4 menos no ano é bem a nossa realidade por aqui.
Mas o clima chega a ser um problema de verdade? Sim e não, se você consegue pagar suas contas com folga e em pouco mais de dois anos consegue comprar uma casa, eu diria o que frio é apenas um detalhe que vem e passa, e este será de longe o menor dos seus inconvenientes vivendo no Canadá. Além disso, nossas outras três estações do ano tem muito a oferecer, incluindo verões escaldantes com mais de 40ºC.
Por outro lado, também há pessoas por aqui insatisfeitas com a qualidade de vida, o clima, a falta de integração social e que já estão fazendo as malas para voltar. Quem já leu outros textos meus sabe bem que não sou do tipo que apenas floreia a vida no Canadá. Acho muito importante tocar nas feridas quando necessário, então vou direto ao ponto. O que fez essas pessoas tão infelizes com a vida canadense? A resposta é simples: Salário e condições de trabalho.
Quando o assunto é grana e de que forma ela chega no seu bolso, tudo muda de figura. E não importa se você vive no Brasil ou Canadá. Fatores como recomeçar uma carreira do zero depois de anos de conquistas, trabalhar com algo que nunca se imaginou fazendo e, principalmente, ter um salário que apenas pague as contas não são bons exemplos de sucesso, afinal, deixar nossa pátria amada para trocar seis por meia dúzia não é bem um bom plano.
As pessoas que chegam ao Canadá trazem muitos sonhos e expectativas e muitas vezes esquecem que é necessário um pouco de sacrifício nos primeiros anos, principalmente com relação ao idioma, até que aquela oportunidade de ouro aparece para você. E isso inclui até mesmo quem já chega com seu PR na mão ou um visto de trabalho fechado.
Todo bom imigrante de primeira viagem já chega por aqui querendo sua vida resolvida em 6 meses, quando a média é de um ano e meio a dois para você começar a se sentir em casa e estar familiarizado com esse novo ambiente. Eu lembro bem de meus amigos e família me ligando depois de 3 meses de minha chegado ao Canadá perguntado se eu já estava bem empregado e falando francês e inglês como um nativo, eita povo inocente, perdoa meu pai.
Em minha opinião, apenas aqueles que já tiveram uma experiência de trabalho fora do Brasil é que geralmente ficam fora desse grupo. Eles já sabem como é viver e trabalhar em outro país, eu mesmo pude constatar isso com amigos brasileiros que vieram da Alemanha, Austrália e França e que passaram bem mais rápido pelo processo de adaptação.
Mas vamos deixar de lado esse meu prefácio todo filosófico e seguir para o que realmente vim falar. As tais 5 dúvidas mais frequentes sobre o mercado de trabalho canadense.
Quais são os empregos mais procurados no Canadá?
O COVID-19 fez muitas mudanças no local de trabalho. Houve uma grande mudança para o trabalho remoto, há novas e melhores políticas de saúde e segurança e há um uso generalizado de ferramentas digitais sendo utilizadas. Esses motivos mencionados e outros levaram a uma enxurrada de novos empregos em demanda.
Lista de empregos mais procurados no Canadá
NOC | Ocupação | Médias Salarial * |
2174 | Software Developer | $42.178 – $112.125 |
2133 | Electrical Engineering | $51.129 – $130.708 |
3012 | Registered Nurse | $46.878 – $93.600 |
1111 | Accountant | $39.838 – $107.815 |
6222 | Merchandiser | $29.250 – $67.275 |
6421 | Sales Associate | $23.400 – $45.000 |
0112 | Human Resource Manager | $50.134 – $137.748 |
7511 | Truck Driver | $29.737 – $65.617 |
7237 | Welder | $35.100 – $78.000 |
9619 | General Labourer | $25.350 – $44.323 |
O que é um bom salário no Canadá?
O valor necessário para viver confortavelmente no Canadá depende da província em que você mora, bem como se você vai morar um grande centro urbano como Montreal, Toronto ou Vancouver ou se vai optar uma cidade menor. No entanto, o bom salário médio no Canadá, segundo especialistas em mercado, seria algo em torno de CAD $ 52.260 por ano ou CAD $ 26,80 por hora. Os cargos de nível básico geralmente começam em CAD $ 31.546 por ano, enquanto os funcionários mais experientes podem ganhar até CAD $ 133.103 por ano.
Ranking de salários por província
- Northwest Territories – CAD $99.353
- Ontario – CAD $97.500
- Alberta – CAD $90.000
- Alberta – CAD $90.000
- Nova Scotia – CAD $30.225
- Quebec – CAD $39.975
Você pode verificar tópicos sobre o custo de vida no Canadá lendo esses posts que separei a seguir:
Qual é o trabalho mais comum no Canadá?
O trabalho mais comum é o de retail salesperson (vendedor de varejo). Esta ocupação é considerada a primeira posição para as mulheres no país e a segunda posição para os homens. Também está em várias listas de ocupações da província em demanda, incluindo Ontário, com o código NOC 6421.
As funções típicas de um vendedor no Canadá incluem:
- Garantir altos níveis de satisfação do consumidor, fornecendo serviço de vendas superior;
- Manter a condição apresentável e em estoque das seções atribuídas da loja;
- Impulsione as vendas com conhecimento do produto e entusiasmo voltado para o mercado; e
- Estabeleça relações de confiança com os clientes.
Ficou curioso em saber porque esta profissão é tão requisitada no Canadá? Leia este post aqui: “Canadá: a dura realidade de um país onde faltam trabalhadores qualificados“
As habilidades e qualificações do vendedor de varejo no Canadá incluem:
- Diploma de ensino médio, GED ou equivalente;
- Experiência comprovada de trabalho em vendas;
- Boas competências em relações interpessoais e comunicação; e
- Proficiência em princípios de vendas e práticas de atendimento ao cliente.
É sempre bom lembrar que inglês, francês ou ambos num nível minimamente intermediário avançado são requisitos básicos. Tenha em mente que este profissional terá a comunicação como um dos atributos de destaque em seu currículo.
LEIA TAMBÉM: “NOC: Você sabe porque essa sigla é tão importante para imigrar e trabalhar no Canadá?“
LEIA TAMBÉM: “As empresas canadenses dizem que não conseguem encontrar funcionários porque os candidatos não possuem Soft Skills“
Posso me mudar para o Canadá sem emprego?
Sim, como estrangeiro, você pode se mudar para o Canadá sem um emprego ou oferta de emprego. Sua melhor opção nesse caso seria se inscrever por meio da Express Entry, que também leva à residência permanente no Canadá.
Express Entry
O Express Entry é um sistema online baseado em pontos que gerencia três programas federais. Eles são:
- Federal Skilled Worker Program (FSWP);
- Federal Skilled Trades Program (FSTP);
- Canadian Experience Class;
Se você for elegível para o sistema Express Entry, poderá preencher o perfil online com seus dados que incluem sua idade, habilidades, habilidade no idioma, educação e experiência anterior de trabalho. Se você atender aos critérios de um dos três programas federais, será colocado em um grupo entre outros candidatos elegíveis.
Você receberá uma pontuação do Sistema de Classificação Abrangente (CRS), com um máximo de 1.200 pontos, que também determinará sua classificação. Se você atingir ou exceder a pontuação de qualificação para aquele sorteio específico, você será convidado a se inscrever para residência permanente por meio de um Convite para Inscrever-se (ITA).
Um grande benefício deste programa é que se você se inscreveu para um programa Express Entry, mas não foi convidado a se inscrever para residência permanente após um ano, você pode reenviar seu perfil e entrar novamente no pool, desde que ainda seja elegível . Enquanto espera, você pode melhorar sua pontuação CRS.
Aqui estão algumas maneiras de melhorar sua pontuação:
- Melhorar a pontuação do teste de linguagem;
- Obtenha uma nomeação provincial;
- Conclua outra qualificação; e
- Adicione irmãos canadenses ao seu perfil.
Outra maneira de se mudar para o Canadá sem emprego é por meio de alguns dos Programas Provinciais de Nomeados (PNPs) do Canadá. Este programa serve ponte para candidatos ao sistema de pontos Express Entry.
Os PNPs incluídos são:
- Programa de Nomeados da Província de Ontário (OINP);
- Programa de Nomeados da Província de Saskatchewan (SINP);
- Programa de Nomeados da Província de Nova Escócia (NSPNP).
7 Passos para imigrar via Express Entry
Inscreva-se agora e receba nosso roteiro completo "Descomplicando a imigração canadense".
Como um estrangeiro pode conseguir um emprego no Canadá?
Esta é uma das perguntas mais frequentes quando se trata de empregos no Canadá. Se você não for um cidadão canadense ou residente permanente, precisará de uma permissão de trabalho para trabalhar legalmente no Canadá. O tipo de autorização de trabalho canadense para a qual você se inscreve dependerá do trabalho que você fará.
Obtendo um Permissão de Trabalho Canadense
Os dois principais vistos de trabalho são:
Permissão de trabalho aberta – esta permissão permitirá que você tenha qualquer emprego no Canadá, em qualquer província ou território. Isso também significa que você está isento de uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA); |
Autorização de trabalho específica do empregador – esta autorização permite que você trabalhe no Canadá sob condições específicas, geralmente limitando o trabalhador a um empregador e cargo. |
LEIA TAMBÉM: “Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?“
Uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) é um documento do Employment and Social Development Canada (ESDC) que os empregadores canadenses podem precisar obter antes de contratar estrangeiros. Se você precisar de um LMIA, o seguinte é necessário:
- Uma carta de oferta de trabalho;
- Um contrato;
- Uma cópia do LMIA; e
- O número LMIA.
Obtendo uma autorização de trabalho em aberto:
Isso pode ser feito por meio do Programa de Mobilidade Internacional (IMP), pois não há necessidade de um LMIA. O objetivo do IMP é servir aos interesses econômicos e culturais mais amplos do Canadá, o que o programa de Permissão de Trabalho de Pós-Graduação faz.
Obtendo uma Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP)
O PGWP permite que estudantes internacionais obtenham um visto de trabalho em aberto. Como graduado com este visto, você estará livre para trabalhar para qualquer empregador no Canadá. A licença pode ser válida por até três anos, dependendo da duração do seu programa de estudos. Esse foi o caminho que escolhi para vir para o Canadá, pois minha idade pesava muito em programas ligados ao sistema de pontos Express Entry.
LEIA TAMBÉM: “PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá“
Requisitos para o PGWP:
- Sua autorização de estudo ainda é válida;
- Você tem um registro de visitante válido;
- Você manteve o status de estudante em tempo integral no Canadá; e
- Você enviou um pedido para estender sua autorização de estudo antes que ela expirasse e nenhuma decisão tenha sido tomada em sua aplicação; e
- Você estudou um programa em uma instituição de ensino designada.
Obtendo uma licença específica de empregador canadense
O Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário (TFWP) permite que os empregadores canadenses contratem cidadãos estrangeiros que possam preencher a falta de mão de obra, temporariamente. Um dos fluxos que se enquadram no TFWP é o Global Talent Stream.
Global Talent Stream (GTS)
Projetado para ajudar os empregadores canadenses a contratar talentos estrangeiros altamente qualificados. Os empregadores tendem a favorecer este programa, pois o processamento pode durar apenas duas semanas. Existem duas categorias de empregadores que podem passar pelo Fluxo de Talentos Globais.
Os empregadores da categoria A são elegíveis se tiverem sido encaminhados para o GTS por um parceiro designado do fluxo e se estiverem contratando um indivíduo com um conjunto exclusivo de habilidades.
Os empregadores da Categoria B são elegíveis se quiserem contratar trabalhadores estrangeiros qualificados para preencher cargos em ocupações em demanda que podem ser encontradas na Lista de Ocupações de Talentos Globais.
Como um visto de trabalho pode levar à residência permanente no Canadá?
Muitos estrangeiros que trabalham no Canadá temporariamente tendem a ficar permanentemente por vários motivos, que incluem o potencial de crescimento que a carreira tem, o alto padrão de vida geral e os salários de ocupação competitivos.
Existem várias maneiras de se tornar um residente permanente com experiência de trabalho canadense. O Canadian Experience Class é apenas um dos programas que permitem que trabalhadores estrangeiros temporários se tornem residentes permanentes.
Como você pode melhorar suas chances? O primeiro passo é ter uma avaliação feita por profissionais que lidam diariamente com pedidos de imigração e conhecem a fundo o mercado de trabalho canadense.
Pronto para descobrir, com mais detalhes, quais vistos e programas de imigração podem trazer você um passo mais perto do Canadá? Entre em contato com nosso time de especialista hoje mesmo clicando aqui.
Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.