As empresas canadenses dizem que não conseguem encontrar funcionários porque os candidatos não possuem Soft Skills - Neway for you

As empresas canadenses dizem que não conseguem encontrar funcionários porque os candidatos não possuem Soft Skills

405 views

As “soft skills” tornaram-se mais valiosas e os candidatos a emprego que as possuem terão uma grande vantagem. Não sou eu quem está afirmando isso, mas sim as milhares de empresas canadenses que vem lutando para encontrar trabalhadores, e não porque os contratados em potencial não tenham treinamento suficeinte em sua área. Em vez disso, é uma falta de “soft skills” que impede os trabalhadores de ocuparem as melhores posições no mercado. Confira a seguir uma compilação dos recentes relatórios econômicos da Harris Poll e RBC Economics que apresentam o atual cenário do mercado de trabalho canadense.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 5 de agosto de 2021

Atualizado em: 31 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Criatividade, a bola da vez no Canadá

De acordo com uma nova pesquisa da Harris Poll, encomendada pela empresa de recrutamento Express Employment Professionals, 59% das empresas canadenses dizem que não conseguem encontrar funcionários qualificados para preencher as vagas. E um terço dessas empresas diz que um grande motivo é porque as contratações em potencial não têm habilidades sociais (soft skills), como confiabilidade, flexibilidade e vontade de aprender.

É um problema que pode tornar a escassez de mão de obra ainda pior no longo prazo, já que as empresas dizem que essas habilidades sociais estão se mostrando mais valiosas do que as habilidades físicas em um mundo pós-pandêmico.

As empresas estão muito dispostas a fazer investimentos maciços em novas contratações – treinamento, desenvolvimento, coaching e mentoria, disse Brent Pollington, proprietário de uma franquia Express em Vancouver, em um comunicado à imprensa. “O que eles procuram em troca é um funcionário que demonstrou vontade de aprender, reter e, eventualmente, devolver o investimento que a empresa faz.

Se as empresas não conseguirem encontrar trabalhadores que atendam às necessidades, será menos provável que contratem pessoas que terão de treinar, o que pode agravar a escassez de mão de obra.

Caso contrário, as empresas ficarão com medo e hesitantes em fazer esses investimentos e ensinar habilidades difíceis”, disse ele.

Um relatório recente da RBC Economics ecoa os resultados da pesquisa Express. RBC diz que a pandemia transformou a economia e mudou a forma como as pessoas fazem negócios. De repente, ser capaz de se adaptar tornou-se extremamente importante. E isso desencadeou a nova habilidade “it” dos “crescentes anos 20”: criatividade.

Por meio de nossa pesquisa, estamos cada vez mais convencidos de que a criatividade será uma habilidade crítica ao longo da década de 2020, conforme ressurgimos, reconstruímos e reinventamos, entregando ideias em um ritmo nunca antes visto em todo o Canadá”,

Afirmam os autores do relatório RBC Economics, Trinh Theresa Do, Sonya Bell e Andrew Schrumm.

De acordo com a análise do RBC, os empregadores têm procurado ativamente habilidades sociais mais criativas em ofertas de emprego entre o primeiro trimestre de 2020 e 2021.

Houve um aumento nas postagens de vagas de emprego no Canadá que visam qualidades como: o pensamento crítico (até 37%), flexibilidade (até 20%), trabalho em equipe (18%), capacidade de aprender (até 15%), melhoria contínua (até 12%), resolução de problemas (até 9%) e pensamento estratégico (até 8%).

Nem só de TI vive o Canadá

Os setores que mais procuram trabalhadores com essas habilidades são saúde, educação, vendas e serviços, diz o relatório. E a razão disso tem tudo a ver com a pandemia.

Empregos no canada
Anúncios cada vez mais frequentes no Canadá – Fonte: Luke Sharret – Blomberg Jornal

Esses setores estão entre os mais afetados pelo COVID e estão passando por transformações em grande escala que precisarão de trabalhadores criativos em seu núcleo”, afirma os autores da pesquisa.

LEIA TAMBÉM: Canadá: a dura realidade de um país onde faltam trabalhadores qualificados

Os candidatos a emprego com essas habilidades terão vantagem, diz RBC, com mais funções e oportunidades para escolher.

O CEO da empresa de recrutamento Express, Bill Stoller, concorda, dizendo que as empresas estão ansiosas por contratar pessoas criativas.

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

Os empregadores querem trabalhadores que tenham as habilidades e experiência relevantes, mas após um ano de interrupções sem precedentes causadas pela pandemia, muitas empresas querem funcionários que sejam confiáveis e iniciantes inovadores que possam se adaptar às mudanças”, disse ele.

Essas habilidades mais intangíveis, juntamente com a atitude certa, são mais valiosas para os empregadores do que nunca.”

Pronto para trabalhar no Canadá?

Existem milhares de empregos disponíveis no Canadá que precisam ser preenchidos, mas você está mesmo preparado entrar nessa briga? Desenvolver habilidades essenciais, as chamadas soft skills, requer tempo e orientação adequada.

É comum ver muitos super talentos técnicos ficaram a margem do mercado de trabalho de alto nível por não saberem explorar estas habilidades.

Se você é um desses talentos e deseja fazer parte de um mercado de trabalho com grandes oportunidades de crescimento profissional e pessoal, sem falar dos ótimos níveis de remuneração, entre em contato conosco hoje mesmo. Temos time de especialistas que o ajudarão nesse processo. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense?

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.