Top 10 melhores universidades para estudar no Canadá em 2022

237 views

Escolher qual universidade será a melhor para seu projeto de estudos no exterior vai exigir de você longas horas de pesquisa, isso é um fato. Com tantas opções e variáveis envolvidas no processo de decisão, é normal que você procuro algum recurso que facilite essa tarefa. Felizmente, o Times Higher Education (THE) faz esse trabalho pesado a cada ano publicando seus Rankings Mundiais de Universidades para facilitar essa decisão. Hoje, vamos explorar as 10 melhores universidades do Canadá e o que elas podem oferecer a seu projeto.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 7 de fevereiro de 2022

Atualizado em: 24 de fevereiro de 2022

Você vai ver neste post...


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post um vídeo que gravamos com Lina Donnard (Estrategista de Carreira no Canadá e Coaching Acadêmica) explicando como estudar em uma universidade no Canadá. 

Assista abaixo:

Critérios de seleção

Os dados desse ranking foram extraídos de um relatório anual criado pela empresa Times Higher Education (THE), nele, universidades de todo o mundo são classificadas e rankeadas com base em cinco categorias:

  • Ensino (ambiente geral de aprendizagem);
  • Pesquisa (renda, reputação e volume);
  • Citações (nível de influência que a pesquisa tem);
  • Perspectivas Internacionais (porcentagens de estudantes e funcionários internacionais) e
  • Renda da Indústria (transferência de conhecimento para a indústria).

Ao longo de toda a lista você vai notar que há uma classificação principal relativa ao Canadá e uma segunda que posiciona as estas mesmas universidades em relação a classificação mundial.

Vale ressaltar que a fama do Canadá como destino de alta qualidade para programas de estudo não se trata de mero marketing como muitos podem pensar. E isso fica bem claro quando vemos 5 dessas instituições de ensino superior canadenses na lista das 100 melhores do mundo.

Universidade de Waterloo (10ª Posição)

Classificação global: 201–250

A Universidade de Waterloo fica em 10º lugar na lista das melhores universidades do Canadá em 2022. O campus principal está localizado em Waterloo, Ontário, um centro canadense de tecnologia e inovação que pontua excelentemente em perspectiva internacional com 87.1 em 100.

A diversidade da população estudantil da Universidade de Waterloo é impressionante, com estudantes internacionais representando quase um quarto dos os 33.613 alunos da universidade.

Universidade Simon Fraser (9ª Posição)

Classificação global: 201–250

A Simon Fraser University está localizada em Burnaby, British Columbia e é uma das principais universidades de pesquisa intensiva do Canadá. Possui uma pontuação quase perfeita de 92.1 para perspectivas internacionais e uma pontuação sólida de 81.5 para citações.

A universidade tem uma proporção de 55 a 45 estudantes do sexo feminino para masculino, e 31% de seu corpo discente de 27.105 é composto por estudantes internacionais.

Universidade de Calgary (8ª Posição)

Classificação global: 201–250

Fundada em 1966, a Universidade de Calgary está localizada na cidade de Alberta, Calgary. Cerca de um quinto de seus 33.099 alunos (21%) são internacionais e vêm de mais de 125 países.

Esta instituição teve uma boa pontuação para as perspectivas internacionais em 80.4 e 65.6 para o resultado da indústria, tornando-se uma ótima opção para estudantes internacionais.

A Universidade de Calgary também tem uma proporção de 18.2 alunos para cada funcionário.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Universidade de Ottawa (7ª Posição)

Classificação Global: 162 (empate)

A Universidade de Ottawa permite a seus alunos a flexibilidade de estudar em inglês, francês ou ambos. O foco da universidade na equidade cultural, inclusão e diversidade se reflete em sua forte pontuação de 81.1 para perspectiva internacional.

Também obteve alta pontuação para citações em 83.3 e tem 35.791 alunos em tempo integral. Isso significa que os estudantes internacionais que estudam aqui podem esperar turmas muitos alunos.

Universidade de Alberta (6ª Posição)

Classificação global: 125

Localizada em Edmonton, capital da província, a Universidade de Alberta é uma universidade pública de pesquisa. Sua pontuação de perspectiva internacional é forte em 88.9, e a universidade também obteve respeitáveis ​​71.9 em citações.

A Universidade de Alberta tem um funcionário para cada 21.9 alunos e uma proporção de 55 a 45 alunos do sexo feminino e masculino.

Universidade de Montreal (5ª Posição)

Classificação Global: 88 (empate)

Localizada no coração da vibrante Montreal, a Universidade de Montreal é um dos três principais centros de pesquisa universitária do Canadá. Tem pontuação alta para perspectivas internacionais em 85.7 e citações em 81.7.

23% do corpo discente da universidade é composto por estudantes internacionais, com uma proporção de 59 a 41 estudantes do sexo feminino para masculino.

Universidade McMaster (4ª Posição)

Classificação Global: 80 (empate)

A McMaster University é uma das quatro universidades canadenses que se classifica consistentemente entre as 100 melhores do mundo. Isso pode ser atribuído às suas pontuações quase perfeitas de 98.3 para receita da indústria e 93.1 para citações.

Com 26.112 alunos frequentando a McMaster em período integral, os estudantes internacionais que optam por estudar aqui se beneficiam de turmas menores.

Universidade McGill (3ª Posição)

Classificação Global: 44

Esculpindo o número 3 na lista deste ano está a Universidade McGill. A instituição é a universidade mais antiga de Montreal e é uma das três universidades de Quebec com cursos ministrados em inglês.

A McGill possui uma proporção impressionante de 12.6 alunos para cada membro da equipe. Quase um terço dos 31.581 alunos da universidade são estudantes internacionais.

Universidade da Colúmbia Britânica (2ª Posição)

Classificação global: 37

Localizada na pitoresca costa oeste do Canadá, entre as montanhas e o oceano, a Universidade da Colúmbia Britânica deve estar no radar de qualquer amante da natureza.

Sua pontuação de perspectiva internacional é forte em 94.9, e a universidade também pontua 89.4 em citações.

A Universidade da Colúmbia Britânica tem um funcionário para cada 18.9 alunos e uma proporção de 55 a 45 alunos do sexo feminino e masculino.

Universidade de Toronto (1ª Posição)

Classificação Global: 18 (empate)

O número um em 2022 é a Universidade de Toronto. A instituição está localizada na maior e mais diversificada cidade do Canadá. Isso o torna uma excelente escolha para estudantes internacionais que buscam uma experiência de estudo no exterior em uma cidade grande.

A Universidade de Toronto recebeu pontuações quase perfeitas para perspectivas internacionais, citações e pesquisas. Os alunos podem gostar de fazer parte de um campus diversificado, pois 25% de seu corpo discente de quase 76.000 são estudantes internacionais.

Próximos passos

Agora que conhece as melhores instituições de ensino no Canadá o próximo passo é traçar um plano de ação para fazer seu projeto acontecer. Assim, vou colocar um pequeno checklist com as ações necessárias para cursar um universidade canadense.

  • Definição da área de estudo;
  • Definição programa (Gradução ou pós-gradução);
  • Preparação de documentos para sua admissão;
  • Esboço autobiográfico;
  • Carta de Apresentação;
  • Elaboração de Currículo Acadêmico;
  • Preparação para entrevistas em inglês e ou francês;
  • Tornar-se elegível a uma bolsa de estudos;

Leia também: Cresce o número portadores de PGWP que se integram ao mercado de trabalho canadense afirma estudo

Comece hoje a planejar seu futuro como estudante internacional no Canadá, esse é o primeiro e mais importante passo rumo a uma carreira sucesso. Clique aqui e descubra como iniciar sua emocionante jornada para o Canadá.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.