Mercado de trabalho canadense supera as expectativas, adicionando 153.700 novos empregos em novembro

420 views

A economia do Canadá ultrapassou as expectativas em novembro deste ano, adicionando 153.700 novos empregos no mercado, principalmente no setor privado. Esse número é quatro vezes maior do que previsões feitas por economistas em todo o país. Descubra como você pode fazer parte desta estatística. Continue lendo para saber mais.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 8 de dezembro de 2021

Atualizado em: 19 de janeiro de 2022

Você vai ver neste post...


Voltando ao ritmo normal

A taxa de desemprego no Canadá está nesse momento em 6%, aproximando-se cada vez mais da taxa dos 5.7% observada em fevereiro de 2020, meses antes de explodir a crise global econômica global com a pandemia. Naquela época, o desemprego disparou para 13.7% em maio de 2020 logo após os choques pandêmicos iniciais, mas desde então tem apresentado uma tendência de queda constante.

O mercado de trabalho do Canadá agora possui quase 200.000 empregos a mais do que antes da pandemia, levando a vice-primeira-ministra Chrystia Freeland a declarar recentemente que o Canadá recuperou 101% dos empregos perdidos com a “recessão COVID”.

O vice-PM acrescentou: “Hoje, há mais empresas ativas no Canadá do que antes da pandemia. E essas empresas precisam de trabalhadores – mais de um milhão deles para começar.”

Reportagem do jornal canadense Global News: Canada’s job vacancies surpass 1 million in unfilled positions

Colocando isso numa perspectiva mais clara para o leitor, cerca de 19.3 milhões de trabalhadores estão empregados atualmente no Canadá, mas há espaço para bem mais de 20 milhões.

Isso dá aos trabalhadores uma grande vantagem no mercado de trabalho do Canadá, com os trabalhadores em geral subindo na escala salarial.

O salário médio por hora aumentou CAD$ 2,18 nos últimos dois anos, e o número de trabalhadores que ganham mais de CAD$ 30 por hora aumentou em mais de um milhão, de pouco menos de seis milhões para quase sete milhões. O mercado de trabalho no Canadá é atualmente um mercado de vendedores onde o trabalhador passou a ter o status de ativo negociável.

Efeitos com o corte nos benefícios de emergência para pandemia

Grande parte dos principais programas de apoio à renda do governo que estavam em vigor durante a período da pandemia nesses últimos 20 meses foram encerrados em outubro. Isso incluiu o Benefício de Recuperação do Canadá (CRB), que evoluiu do Benefício de Resposta de Emergência do Canadá (CERB) inicial.

Os programas de apoio a renda familiar do governo relacionados com a pandemia são agora mais específicos, visando trabalhadores em situações especiais, em vez de terem um âmbito geral.

Um possível, e talvez provável, impulsionador do emprego em novembro foi o fim das principais medidas fiscais”, disse Sri Thanabalasingam, economista sênior do Toronto-Dominion Bank, em uma nota. “Sem o apoio à renda, a intensidade da procura de emprego provavelmente aumentou.

Onde estão os empregos no Canadá?

Ontário, Quebec, Alberta, Newfoundland, Nova Scotia e PEI obtiveram ganhos de emprego em novembro, com outras províncias se mantendo estáveis.

O emprego em Ontário (+68.000 em novembro) aumentou pelo sexto mês consecutivo, com a área da Grande Toronto absorvendo cerca de dois terços desses novos empregos (+44.000).

Os aumentos de empregos em Ontário ocorreram em empregos de tempo integral e, principalmente, em cuidados de saúde e assistência social, comércio atacadista e varejista, construção e finanças, seguros, imóveis, aluguel e leasing.

Leia também: Carreiras no Canadá: Administração de Empresas e Comércio

Quebec, província francofonia canadense, agora ostenta uma taxa de desemprego de 4.5%, após adicionar 46.000 novos empregos líquidos em novembro. Os aumentos de empregos em Quebec concentraram-se em grande parte em Montreal.

Leia também: Guia de cidades Canadá: Vivendo em Montreal

O novo Ministro da Imigração do Canadá deixou claro a intenção do governo de aumentar os níveis de imigração e reduzir o acúmulo de solicitações existentes, o que significa que mais recém-chegados devem ter a chance de contribuir para a economia do Canadá nos próximos meses e anos.

Sean Fraser

Perspectivas da construção e infraestrutura canadenses

O orçamento federal do Canadá, lançado em meados de abril, compromete mais de CAD$ 101 bilhões para impulsionar a economia pós-pandemia, com CAD$ 26 bilhões dedicados a projetos de infraestrutura.

Manitoba e Saskatchewan também solidificaram recentemente seu compromisso com os gastos com infraestrutura e Ontário anunciou mais de CAD$ 60 bilhões em projetos de aquisição.

Leia também: 10 empregos com maior demanda em Quebec em 2021

Como conseguir um emprego no Canadá?

Nós da Neway for you recebemos diariamente uma enxurrada de perguntas sobre como trabalhar no Canara vindas de pessoas que se mudaram recentemente para cá, de pessoas que estão num processo de transição de carreira ainda no Brasil, ou cujos planos de se mudar para o Canadá em um futuro próximo foram bastante afetados pela pandemia.

Apesar da crise de saúde pública, da desaceleração econômica, e da ansiedade e confusão resultante da pandemia, não restam dúvidas de que agora é o momento ideal para você está bem posicionado e aproveitar as vantagens de uma economia em franco ritmo de recuperação e crescimento.

Começa colocando seu currículo em boa forma. Esta etapa crucial muitas vezes é deixada de lado na lista de prioridades dos candidatos a emprego, apesar de ser indiscutivelmente a etapa mais importante de todas.

Leia também: Como adaptar seu currículo para o formato canadense

Comece a olhar para as oportunidades abertas. Empresas canadense estão literalmente desesperadas por candidatos. Não acredita em mim?

Leia também: Canadá: a dura realidade de um país onde faltam trabalhadores qualificados

Construa sua rede. Você pode montar uma verdadeira equipe para ajudá-lo em sua busca de emprego construindo relacionamentos. Com o distanciamento físico contínuo e as restrições de viagem, a tecnologia é sua amiga aqui, Networking e LinkedIn irão trabalhar por você, mas você precisa fazer a sua parte.

Leia também: Como usar o Linkedin para trabalhar no Canadá

Leia também: 25 lições que aprendi sobre o ambiente de trabalho e conduta profissional no Canadá

Sonho realizado

Transforme seu sonho num projeto concreto. Veja como pessoas comuns estão fazendo isso. O Luis Felipe, brasileiro, é um bom exemplo disso. Deixou o medo de lado e decidiu começar sua jornada pela vaga dos sonhos no Canadá.

Assista abaixo:

Lina Donnard (Estrategista de Carreira Internacional) entrevistando o analista de dados Luis Felipe.

Quer saber como seguir os passos do Luis Felipe?

Inscreva-se para nossa próxima turma do curso Minha Carreira no Canadá. Você pode fazer isso clicando aqui.

Previsão de novas turmas para o início de 2022!

É isso ai pessoal, nos vemos no próximo post!

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense? 

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.