25 lições que aprendi sobre o ambiente de trabalho e conduta profissional no Canadá | Neway for you

25 lições que aprendi sobre o ambiente de trabalho e conduta profissional no Canadá

283 views

Já se passaram 11 anos desde que me mudei do Brasil para o Canadá. No inicio foi duro, mas não tenho dúvidas de que esta foi a melhor escolha que fiz para minha vida pessoal e profissional. Durante esses anos como profissional no exterior aprendi muitas lições sobre a cultura canadense dentro do ambiente de trabalho que gostaria de compartilhar com vocês. Eu sou a Lina Donnard e espero que minhas dicas te ajudem!
Atualizado em: 3 de junho de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com nossa Coach de Carreira Lina Donnard trazendo um pouco da dinâmica no trabalho canadense.

Assista abaixo:

Ambiente de trabalho canadense

Compreender e se adaptar à cultura de trabalho canadense é um processo de aprendizado contínuo. Se você tem planos de se mudar para o Canadá, ou mesmo se você já está atuando profissionalmente no Canadá, esta postagem é uma visão objetiva do que eu experimentei e observei no mercado de trabalho canadense.

É claro que não é possível generalizar para todos os casos ou ambientes de trabalho, e quero ressaltar que estou compartilhando a minha experiência. O Canadá é um dos países mais multiculturais do mundo e este fato é, ao mesmo tempo, uma riqueza e um desafio.

A seguir compartilho as 25 lições que aprendi ao longo de meus 11 anos de carreira trabalhando em empresas, startup, instituições de ensino, organizações não-governamentais, governo assim como empreendendo e trabalhando como headhunter, no setor de TI, em uma multinacional americana em Montreal. Sim, nestes onze anos eu estive em todos estes setores. Se quiser conhecer mais sobre meu percurso profissional, te convido a me seguir no LinkedIn.

Sobre como Procurar de trabalho 

Para procurar um trabalho você precisa de X pontos cruciais. 

Autoconhecimento: saiba explicar suas competências, suas forças e seus objetivos profissionais. Quem é você? O que você tem a oferecer? Onde você quer chegar? 

Idioma: inglês ou/e francês avançados. Quanto melhor você falar, mais rapidamente você conseguirá uma oportunidade e melhor será o seu salário. 

Currículo no modelo canadense: este documento é o primeiro contato que o recrutador terá com você, portanto, ele precisa estar impecável. Nesta série de lives eu explico os tópicos essenciais para você se inserir no mercado de trabalho canadense. 

LinkedIn: tenha um perfil bem feito e com foto profissional. Dá uma olhada no meu perfil para você se inspirar! 

Sites: se inscreva em sites como o Glassdoor.com, Indeed.ca, sites de recrutamento internacional como o Talent MontrealQuébec na Cabeça e faça candidaturas espontâneas nas bases de candidatos das organizações de interesse.

Carta de motivação: aqui é necessário escrever uma carta personalizada para cada vaga. Este documento é muito valorizado e precisa ser elaborado com rigor. 

Networking: você sabia que em torno de 70% das vagas são preenchidas por recomendação? Isso significa que o que você vê na internet representa apenas 30% das oportunidades reais. As melhores oportunidades estão no mercado escondido e a única forma de ter acesso à estas oportunidades é construindo relacionamentos de valor. 

LEIA TAMBÉM: Como obter uma oferta de emprego antes de chegar ao Canadá

Não tenha medo de se vender: aqui no Canadá é normal que os profissionais criem a sua própria oportunidade profissional. O importante é ter a abordagem correta. Nesta live eu explico melhor.

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

Sobre como se comunicar 

Vá direto ao ponto. Os canadenses são objetivos e perdem a paciência quando o interlocutor dá voltas. 

Mantenha seus e-mails curtos, bem redigidos e com as informações necessárias para evitar trocas desnecessárias de e-mails.

Seja educado e respeitoso, pois os canadenses não toleram gritarias, grosserias e nem falta de respeito no ambiente de trabalho.

Assédio moral aqui é coisa séria, portanto, favoreça uma comunicação não-violenta. De toda forma, essa é a melhor forma de comunicar para todas as áreas da vida. É melhor para o outro mas, antes, é melhor para você! 

Relacionamento com seu superior

Eu não gosto de chamar de chefe. Acho “chefe” uma palavra arcaica. Superior me refiro apenas ao profissional que ocupa uma posição de liderança no organograma da empresa e que coordena e avalia sua performance. No resto ninguém é superior a ninguém porque, diante do universo, somos todos iguais. 

Pratique empatia em relação ao seu superior ao invés de criticar e falar mal. Ele/ela está sempre sob pressão e, assim como você, é um ser humano imperfeito. 

Ao invés de ser um subordinado, seja um colaborador com uma postura intraempreendedora. Mostre inteligência emocional. Observe as necessidades e faça a tarefas, quando possível, antes mesmo de ser solicitado. Você foi contratado para trazer soluções, e não problemas. 

Minha experiência também me mostrou a importância de estabelecer expectativas e ter uma comunicação objetiva no momento em que as situações forem acontecendo.

Esteja aberto tanto para dar sugestões de melhorias quanto para receber. Agindo assim, você constrói uma relação de confiança e, ao invés de ter um chefe, você terá um mentor.

Relacionamento com os colegas de trabalho 

Aqui no Canadá, em geral, as pessoas não costumam falar muito sobre suas vidas pessoais no ambiente de trabalho. Falam coisas corriqueiras do dia-a-dia, mas não abrem assuntos íntimos e nem se intrometem na vida alheia. Por um lado, é muito bom pois tem menos fofoca. Por outro, pode gerar uma sensação de solidão no ambiente de trabalho. 

Por isso é tão importante investir no relacionamento com os colegas. Chame para almoçarem juntos, mesmo que seja online, para conversar sobre outros assuntos que não estejam relacionados ao trabalho ou para tomar um café fora do ambiente de trabalho (quando for possível, é claro). 

Use palavras de afirmação, sinceras, com os seus colegas do tipo “Parabéns pela promoção! Seu projeto ficou maravilhoso! Eu adoro trabalhar com você! Obrigada por me ensinar tanto! ” são alguns exemplos de comunicação positiva que ajudam a fortalecer as conexões. 

Ofereça ajuda e seja generoso de forma desinteressada. A tendência é que você receba de volta tudo de bom o que plantar. Viu um colega triste, desanimado? Não tenha medo de perguntar o que está acontecendo. Humanidade e sensibilidade são bem-vindos em qualquer lugar do mundo. 

E não se deixe desanimar se, no início, os colegas não forem simpáticos de volta. Entenda que a cultura, educação, família e história de vida influenciam na personalidade do indivíduo. Não julgue sem antes conhecer a história de vida do seu colega. 

Sobre Ética no Trabalho 

Plágio, mentira, fofoca, roubo, vazar informação sigilosa, maquinar contra o colega são coisas seríssimas por aqui. Eu já tive trabalhos onde eu assinei um contrato com cláusula com multa altíssima se eu vazasse qualquer informação.

Eu também tive trabalhos como consultora onde eu enviava a fatura no final do mês com o número de horas trabalhadas e a organização confiava 100% na minha palavra. Também já vi profissional sendo mandado embora por fofocas e atitude tóxica. 

Aqui eles confiam em você primeiro, portanto, seja reverente com a confiança que lhe foi dada.

Falando em liderança 

Estamos vivendo uma 4ª Revolução Industrial e aquele modelo dos anos 80 de liderança desumanizada e opressora está com seus dias contatos por aqui. Graças à Deus! Especialistas em liderança, gestão e inteligência emocional, como Daniel Goleman, Brené Brown, Peter Senge, entre outros, nos mostram que a tendência é uma transformação positiva no modo de liderar.

Veremos, cada vez mais, líderes que serão também coachs, mentores, influenciadores e indivíduos os quais suas vidas inspirarão seus colaboradores. E é exatamente isso o que está acontecendo aqui no Canadá. Quem não seguir este caminho pode até não ficar fora do mercado mas, certamente, ficará às margens das melhores oportunidades.   

Um bom líder é, antes de mais nada, aquele que serve primeiro. Um bom líder é um excelente ouvinte e oferece uma gestão humanizada, potencializando as forças de seus colaboradores e entendendo, também, suas limitações. 

A tendência aqui no Canadá é oferecer autonomia para o profissional, pois não dá tempo de fazer micro gestão com todo mundo, e mesmo que haja um organograma, a tendência são relações de trabalho mais horizontalizadas. 

Como crescer dentro das organizações  

As promoções não são apenas uma recompensa pelo que você fez no passado. São, sobretudo, uma previsão do que você é capaz de fazer no futuro. Portanto, sempre trabalhe com excelência oferecendo mais do que foi pedido na descrição da vaga. Foi assim que eu cresci profissionalmente: indo sempre além do que me foi solicitado. Go the extra mile!  

Quer uma nova oportunidade profissional em outro departamento ou até mesmo em outra empresa? Colabore com outras equipes em outros projetos comuns para fazer networking e construir confiança.

Eu sempre tive a iniciativa de convidar outros parceiros para colaborar em projetos e sempre investi em networking. Essas iniciativas me fizeram receber vários convites profissionais de forma espontânea. As melhores oportunidades estão no mercado escondido!

Cuide da sua imagem e linguagem corporal. Imagem importa sim e as empresas buscam profissionais que tenham o “cultural fit”, ou seja, o estilo que encaixe na cultura organizacional.

É importante ressaltar que você não deve JAMAIS perder a sua autenticidade. Antes de tudo, seja verdadeiro e seja quem você é. Mas você concorda comigo que no setor financeiro e bancário é importante traje formal? Que se você chegar para a entrevista de jeans e camiseta é bem provável que você não seja contratado?

Em uma empresa de vídeo game a recíproca é verdadeira. Se você chegar para a entrevista de terno e gravata também é bem provável que você não seja contratado. 

E você, está pronto para trabalhar no Canadá? 

Minha integração no mercado de trabalho canadense foi, ao mesmo tempo, incrível e terrível. Pensei em desistir várias vezes, chorei, me senti sozinha, sofri assédio moral, já fui perseguida e ignorada. Digo sem nenhum vitimismo. 

No entanto, eu também realizei conquistas que já foram além do que eu tinha sonhado, me diverti horrores, conheci pessoas incríveis, ganhei dinheiro, amadureci, aprendi, cresci e me tornei uma pessoa melhor. 

LEIA TAMBÉM: 10 passos para construir uma carreira internacional

Quando olho para atrás, viveria tudo de novo para estar onde estou hoje. Digo com humildade, mas também como alguém que está se sentindo muito realizada em todas as áreas da vida. Olho para atrás e vejo que tomei decisões muito acertadas e isso me dá muita força para seguir em frente!

E é isso o que eu desejo para você! Não importa que seja difícil, o importante é que seja incrível! O importante é que você atinja realização em todas as áreas da sua vida! O importante é que você tenha uma vida que faz sentido para você. Uma vida cheia de propósito, prosperidade e paz. 

Se quiser a minha ajuda, eu vou amar ser sua coach! Para conhecer mais sobre o Coaching Profissional.

Você também pode ligar, escrever ou mandar uma mensagem inbox em nossas redes sociais. Nossa equipe comercial te dará todas as informações para você marcar uma consultoria comigo.

Eu quero tirar seu Projeto Canadá do papel? Você quer? 

Vem comigo e #vemserfeliznocanadá !!!

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense?

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.