fbpx
BOLSA DE ESTUDOS - Bolsa de estudos no Canadá: Guia de instituições

Bolsa de estudos no Canadá: Guia de instituições

O Canadá pode ser um dos destinos mais cobiçados do mundo para estudantes internacionais, mas infelizmente estudar aqui não sai barato. Para aqueles que desejam estudar no Canadá, mas precisam de apoio financeiro, reunimos uma seleção de bolsas de estudos, fornecidas pelo governo canadense, universidades canadenses individuais e outras organizações que servirão de guia em sua busca.


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) em um bate papo descontraído com Lina Donnard (Consultora em Coaching Acadêmico). Nesta conversa ela explica como funciona a dinâmica de uma aplicação para bolsa de estudos no Canadá.

Assista abaixo:

O que eu preciso saber antes de começar minha busca por uma bolsa de estudos no Canadá

Antes de seguirmos com nosso guia de instituições é importante ter em mente que aplicar para uma bolsa de estudos exige muita organização pessoal, então, para ajuda-lo nesse processo faremos algumas considerações importantes sobre o tema, começando por:

Dedique bastante atenção a coisas triviais no processo; por exemplo, ler todo o regulamento da aplicação. Sabemos que parece dolorosamente óbvio, mas você ficaria surpreso com a quantidade de alunos que não lêem completamente os requisitos de um formulário de inscrição para bolsa de estudos.

Alguns comitês são incrivelmente minuciosos sobre pequenos detalhes que você normalmente não pensaria; por exemplo, você precisa usar um clipe de papel em vez de um grampo. Ou tem que ser um grampo vertical e não horizontal: freqüentemente ouvimos falar em coisas desse tipo em algumas instituições de ensino.

Saiba mais sobre bolsas de estudo clicando aqui.

Felizmente, nem todo comitê é tão específico assim quanto aos pequenos detalhes, mas nem por isso você deve relaxar. Esse tipo de abordagem dos comitês se dá, na maior parte do tempo, por questões administrativas. Como o volume de documentos que eles recebem para as aplicações é bem grande, alguns deles gostam de dossiês organizados de uma maneira bem particular. Outras vezes, eles estão apenas verificando se você está prestando atenção aos detalhes no processo, algo que pode contar pontos a seu favor, ou não.

Diante das excentricidades de alguns comitês no processo você não vai quer prejudicar sua aplicação por causa da posição de um grampo, certo?

CHECKLIST - Bolsa de estudos no Canadá: Guia de instituições

A importância do checklist

Para ajuda-lo durante o processo e seleção e preparação para sua inscrição numa bolsa de estudos no Canadá, recomendamos esse pequeno checklist com ações que deve adotar em seu Mindset durante o processo.

  • Leia o regulamento da aplicação com muita atenção, incluindo as letras miúdas.
  • Certifique-se de estar qualificado para a bolsa: verifique os critérios de elegibilidade.
  • Conheça o prazo e marque-o na sua agenda.
  • Descubra se você precisa de transcrições: originais ou cópias?
  • Responda a todas as perguntas.
  • Solicite suas cartas de referência o mais rápido possível e avise com antecedência.
  • Tenha pelo menos uma referência de fora de seu curso.
  • Peça para pelo menos uma pessoa revisar sua inscrição.
  • Guarde uma cópia do formulário preenchido e uma nota sobre todos os documentos comprovativos que você deve anexar.
  • Questione-se se sua aplicação esta preparada adequadamente.

É claro que todas essas recomendações listadas só fazem sentido se você já tiver coberto todos os aspectos de elegibilidade como: desempenho acadêmico, relacionamento com professores/orientadores e domínio do idioma entre outros.

Todos estes aspectos serão cobertos em breve em uma série de matérias ligadas a bolsa de estudos e vida acadêmica no Canadá.

Precisando de ajuda para preparar sua aplicação numa bolsa de estudos no Canadá? Saiba mais clicando aqui.

Lista de instituições Canadenses

Bolsas de estudo no Canadá são provenientes de vários fundos, incluindo governo e investimento privado como patrocinadores. Nesse universo de entidades, fizemos uma seleção com algumas das mais relevantes, contudo, em razão do volume de informação contido nas sessões de cada aplicação e a incertezas quanto ao calendário acadêmico durante a pandemia de COVID-19, nossa lista não irá mencionar se o status da inscrição esta aberto ou fechado. Para isso será necessário acessar os links de cada um delas.

Prometemos uma sessão em breve no site com esse recurso.

Bolsas do governo canadense

  • Banting Postdoctoral Fellowships  – Bolsas de estudo do governo canadense e bolsas oferecidas a estudantes internacionais que realizam estudos de pós-graduação em ciências naturais e sociais ou pesquisa em saúde.
  • Canada Graduate Scholarships – Master’s Program – Bolsas de estudo para estudantes canadenses matriculados em um mestrado ou doutorado em uma universidade (alocada pelo CGS-M) no Canadá.
  • IDRC Research Awards – Bolsas do governo canadense para estudantes de países em desenvolvimento para realizar um mestrado ou doutorado em uma universidade canadense reconhecida.
  • NSERC Postgraduate scholarships  – Várias bolsas de estudo do governo canadense, subsídios e prêmios disponíveis para alunos excepcionais que realizam estudos em ciências naturais ou engenharia em uma universidade canadense credenciada. Financiado pelo NSERC.
  • Organization of American States (OAS) Academic Scholarship Program – Bolsas do governo canadense da Organização dos Estados Americanos (OEA), abertas a estudantes de graduação de qualquer estado membro da OEA (incluindo países selecionados da América Latina e ilhas do Caribe).
  • Vanier Canada Graduate Scholarships Program – Bolsas do governo canadense disponíveis para estudantes de doutorado internacionalmente, para estudar no Canadá em uma universidade participante.

Para obter mais informações sobre bolsas de estudo do governo canadense e mais oportunidades de financiamento externo, visite a página inicial de bolsas de estudo do governo do Canadá (Government of Canada’s scholarship homepage) ou entre em contato com o Ministério da Educação canadense em seu país.

Bolsas de estudo não governamentais para estudar no Canadá

  • Anne Vallee Ecological Fund – Bolsas de estudo para estudantes internacionais que realizam pesquisas com animais em nível de doutorado em uma universidade canadense credenciada em Québec ou British Columbia.
  • Canada Memorial Scholarship – Bolsas integrais estão disponíveis para estudantes britânicos de pós-graduação estudarem em qualquer instituição canadense de ensino superior credenciada, cobrindo mensalidades, passagens aéreas, acomodação e muito mais.
  • Surfshark Privacy and Security Scholarship – Um prêmio de C$ 2.000 está disponível para um aluno atualmente matriculado no Canadá ou em outro destino de estudo como estudante de segundo grau, graduação ou pós-graduação. Você precisará enviar uma redação para se inscrever e a bolsa está aberta a todas as nacionalidades.
  • Trudeau Scholarships and Fellowships – A Trudeau Foundation oferece uma série de bolsas de estudo, bolsas de estudo e orientação para estudantes internacionais em nível de doutorado que realizam estudos no Canadá em instituições selecionadas.

Bolsas específicas para universidades para estudar no Canadá

Essas são apenas algumas das muitas oportunidades de financiamento que o Canadá oferece a estudantes internacionais. Em breve traremos mais conteúdos e guias sobre o tema.

Você também pode obter mais informações sobre oportunidades de financiamento para estudar no Canadá em sua embaixada canadense local.

Conclusão

Para resumir, o Canadá dispõe de muitos recursos para financiamento acadêmico, tanto que em alguns casos sequer consegue preencher vagas em programas como doutorado por falta de talentos. Um cenário perfeito para você que esta no Brasil nesse momento buscando por um oportunidades de começar uma gradução ou pós-graduação e não encontra financiamento acadêmico para alavancar sua carreira.

Não menos importante, o Canadá precisa de talantes para manter sua economia em franco crescimento e talentos como o seu estão do topo da lista em prioridade nos processos de imigração econômica no país.

Venha morar no Canadá enquanto estiver cursando seu programa de estudo e descubra porque tantos brasileiros estão fazendo esse mesmo caminho.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: