Canadá vs Austrália: Qual país é melhor para a imigração em 2021? - Neway for you

Canadá vs Austrália: Qual país é melhor para a imigração em 2021?

267 views

Escolher entre a imigração do Canadá ou Austrália pode ser uma decisão difícil a depender de seus objetivos de imigração. Ambos os países oferecem excelentes oportunidades de emprego, além de manterem um padrão de educação bem semelhante. O Canadá, entretanto, tem uma ligeira vantagem sobre a Austrália nesse quesito, mas será que somente a educação conta em nessa balança? Dando sequência a nossa séria comparativos de imigração, hoje irei falar um pouco sobre esses dois países antagônicos quando falamos de clima e cultura.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 10 de agosto de 2021

Atualizado em: 31 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Por que falar da Austrália se nossa paixão é o Canadá?

Da mesma forma que fizemos no comparativo Canadá vs Portugal, é preciso justificar as razões pelas quais comparativos podem ser muito úteis, principalmente num momento que cada vez mais outros países, além dos queridinhos de longas décadas de imigração, EUA e Europa, abrem suas portas para receber estudantes e trabalhadores estrangeiros.

LEIA TAMBÉM: Canadá vs Portugal: Comparativo de imigração

Como nosso foco aqui é sempre colocar o Canadá em primeiro lugar quando o assunto é imigrar, não seria justo deixa-lo sozinho nessa briga o tempo todo sem apresentar qualquer competidor a altura. Por isso, resolvemos dar sequencia a nossa série matérias com comparativos de imigração, mas dessa vez, vamos falar de uma terra muito, mas muito distante do Brasil.

Também é importante deixar claro que este comparativo não ira cobrir todos os aspectos que nosso leitor e aspirante a imigração precisa, mas, certamente irá nortea-lo com alguns bons insights sobre o que realmente deve ser levando em consideração antes de se decidir entre o frio do Gigante do Norte ou ensolarado e escaldante continente australiano.

Sem mais delongas, vamos começar o primeiro round com alguns fatos rápidos sobre os dois países e em seguida entramos nos detalhes de cada um deles.

10 Diferenças mais marcantes entre o Canada e Austrália quando o assunto é imigrar

CanadáAustralia
Políticas de imigração para trabalhadores qualificados mais flexíveisAcesso a Neva Zelândia
Ótimo mercado de trabalhoEducação Pública
Baixo custo de moradiaEconomia mais desenvolvida
Ideal para famíliasProcesso de imigração bem estruturado
Baixa taxa de jurosBaixo Score para o PR se comparado ao Canadá
Programa de residência permanente facilitadoAltos salários para profissionais qualificados

Note que ao logo deste post muitos destes critérios podem se igualar facilmente, uma vez que abordagem dos quadros comparativos é bem genérica.

O processo de imigração varia muito de perfil para perfil. Para uns, o Canadá pode ser muito bom como destino e projeto, mas para outros, o sonho de imigrar sempre será a Austrália, independentemente dos benefícios que outros países ofereçam. Novamente, tudo depender de seu perfil e objetivos.

Canadá vs Austrália: Quadro resumo de vantagens e desvantagens

AspectosCanadáAustrália
CarrosRelativamente mais baratos por aqui.Podem sair bem caros, especialmente em cidades como Melbourne ou Sydney.
Taxa de jurosAs taxas de juros no Canadá são consideradas baixas.Comparadas ao taxas canadenses podem ser consideradas altas.
Ambiente de TrabalhoO Canadá possui um mercado bem mais diversificado.Diversidade não é muito representativa no ambiente de trabalho australiano.
ClimaO frio não é para todos, mas não dura o ano todo como muitos pensam.O clima nas províncias e territórios australianos permanece bastante quente e favorável durante quase todo ano.
Direitos e Privilégios Os direitos e privilégios para os imigrantes são bem construídos no Canadá.Pouco encorajador para os migrantes.
Estilo de vidaIdeal para famíliasÉ perfeito para trabalhadores ativos.
SociedadeUm pouco mais tolerante com novos imigrantes.Australianos não tem tanta abertura em relação a migrantes.
Belezas naturaisMuitos lagos, montanhas e florestas.Lagos, desertos e muitas praias.

Entrando nos detalhes começando pelo clima.

Geografia, população e clima no Canadá e Austrália

Não há como comparar dois países sem tocar nesse assunto e, para fazer isso do jeito certo, temos de levar em consideração dimensões territoriais e condições geográficas como clima e posição no globo.

Canadá: Segundo maior país do mundo em extensão territorial, com aproximadamente 38 milhões de habitantes e uma das áreas do globo com menor densidade demográfica registrada. Por razões óbvias, seres humanos não se sentem muito a vontade vivendo a -40 graus celsius em territórios ao norte do Canadá, por isso, mais de 60% população canadense se concentra na fronteira com os EUA em basicamente 6 grandes centros urbanos e onde é mais quentinho, ou melhor, menos frio.

Ai vem aquela pergunta recorrente… E como faz pra viver num lugar assim? Simples, nem só de frio vive o Canadá. Temos 4 (ou melhor dizendo, quase 3 estações no ano). E sim, fora do inverno, viver aqui é um presente da natureza com tanta exuberância, pode apostar nisso. Sem falar que também temos verões de 40 graus celsius (positivos).

Ok, brincadeiras a parte, viver o inverno aqui no Canadá não tem nada de extraordinário, tudo funciona, tudo é aquecido e a vida segue normal. Basta ter em mente que qualidade de vida não esta somente ligado ao clima de um lugar.

Austrália: Conhecido como o continente-ilha, tem quase 26 milhões de habitantes distribuídos no sexto maior país do mundo em extensão territorial. Assim como seu concorrente Canadá, densidade demográfica definitivamente não é seu ponto forte. Comparando com o Canadá, com 3.92 habitantes por km², a Austrália é ainda menos densa, com 2.96 habitantes por km², sendo considerado um dos países de menor densidade demográfica no mundo.

Ao contrário da terra do urso polar, a terra do canguru e do coala possui um clima que varia entre tropical, temperado e mediterrâneo durante quase todo ano a depender de sua região, isso faz com que os australianos fiquem realmente muito tristes com as temperaturas horríveis que eles tem de enfrentar (claro que não, rss). Ainda mais que achar uma bela praia nos mais de 34 mil quilômetros de litoral (o mais extenso do mundo) não chega a ser um problema para quem vive lá.

Com esse litoral imenso, é compreensível que áreas mais populosas do país se concentrem em toda a sua costa, até porque, boa parte da Austrália central é constituída por grandes desertos. E falando em cangurús e coalas, o time de criaturas estranhas e exóticas encontra na biodiversidade australiana é um verdadeiro capítulo a parte, tudo fruto dos milhões de anos de evolução em continente isolado do resto do mundo.

Quem leva a melhor nessa? Austrália 3 x Canadá 1

Claro que o Canadá não fica atrás quando o assunto são belezas naturais, mas sejamos francos, sol, calor e belas praias o ano todo vão deixar o gigante do norte comendo poeira bem fácil. Mas essa é minha opinião, tem gente que gosta do frio, das quatro estações do ano bem definidas, sei lá. Acho que tem gosto pra tudo.

Em matéria de densidade demográfica, viver numa cidade pouco habitada a beira do mar pode ser bem fácil que em outra coberta de neve por 4 meses. Como nordestino que viveu cercado de belas praias por 40 anos e que já contabiliza 3 invernos canadense no histórico, um bom pacote all-inclusive em praias caribenhas durante o inverno é sempre muito bem vindo para recarregar as baterias. Aliás, esse é um hábito cultivado por boa parte dos canadenses, pois até eles se enchem do frio.

O único senão para Austrália, e isso é um critério de peso apenas para brasileiros, fica por conta da distância. Estamos falando de quase 16 mil quilômetros de distância e cerca de 21 horas de vôo (saindo de São Paulo). Além disso, temos ai um custo proibitivo de passagem, principalmente em tempos de dólar nas alturas para brasileitos.

Quem mora fora do Brasil sabe muito bem como a distância impacta quando deixamos a família e amigos para trás. Não que cidades como Vancouver, no Canadá, também não ofereçam esse desafio, mas ter os EUA no meio do caminho facilitada bastante as coisas, com mais opções de vôos e um custo menor.

E, a menos que tenha amigos e parentes bem de vida no Brasil, as chances de receber uma visita deles na Austrália ficam bem reduzidas. Já o Canadá, tem sempre aquele parente ou amigo que vai dar um pulo no Tio San e resolve dar uma esticada mais pra cima. O mesmo vale para nós que moramos aqui, descer até o Brasil pode até sair um pouco caro, mas nada comparado com quem mora na Austrália.

Outro pronto em que a Austrália não leva tanta vantagem em relação ao Canadá está no fato de enquanto eles falam apenas inglês, o Canadá possui inglês e francês como línguas oficiais. Em cidades como Montreal, Ottawa e Quebec é possível ver o bilinguismo do país muito bem adaptado. Bons para nossos filhos que aumentam o leve de oportunidades com mais idiomas no currículo.

LEIA TAMBÉM: “Vivendo em Montreal: Falando o francês

Segurança no Canadá e na Austrália

Vou logo avisando que não há ganhadores ou perdedores, basicamente, o ponto de corte na qualidade de vida vai ficar por conta da paisagem, de resto, as coisas ficam até bem equilibradas. Então vamos aos critérios começando pelos aspectos sociais, afinal, 7 entre 10 brasileiros que resolvem deixar o país, tem como motivação a violência, criminalidade e segurança.

Crime

A Austrália relatou 46,01 crimes por 100.000 cidadãos. A Austrália está classificada em 69º lugar entre 164 países quando se trata de crime em geral, enquanto o Canadá se saiu melhor com apenas 39,03 crimes por 100.000 e ocupando o 80º lugar. A titulo de referência; o país mais dominado pelo crime, em primeiro lugar, são as Maldivas (surpreendentemente) e o país mais seguro é Malta, com menos de 5 crimes por 100.000 habitantes

Drogas

Apenas 0,5% dos australianos usam drogas ilícitas, classificando a Austrália na 5ª posição. Os canadenses estão se saindo melhor, com 0,4%, mesmo com a liberação do uso da maconha.

Taxa de homicídio

Todos os anos, 229 assassinatos são cometidos na Austrália e cerca de 400 no Canadá. A apenas lembrando que Canadá tem cerca de 12 milhões a mais de habitantes. No topo da classificação está o Brasil, surpreendentemente com quase 41.000 assassinatos por ano.

Incidentes de terrorismo

A Austrália é geralmente considerada segura contra ameaças de terrorismo, mas também é notoriamente proativa quando se trata de garantir a segurança de seus cidadãos. A Austrália ocupa o 63º lugar e o Canadá está ainda mais seguro, ocupando o 73º lugar. No topo do ranking global de terrorismo está o Iraque, seguido de perto pelo Paquistão.

Policiais

A Austrália tem um número impressionante de 222.7 policiais por 100.000 habitantes. O Canadá acredita que 191.4 policiais são suficientes para um país com uma taxa de criminalidade tão baixa.

Taxa de estupro

O estupro é muito incomum no Canadá, com apenas 1,7 estupro por 100.000 habitantes. Austrália é maior em 28,6 por 100.000, mas significativamente menor do que 1.300 na África do Sul.

Roubos

De 2016 a 2017, cerca de 2.5% das famílias australianas tiveram pelo menos uma invasão. Em 2010, o ano mais recente de dados disponíveis, o Canadá teve 578 roubos por 100.000 pessoas. Na África do Sul, houve uma estimativa de 1.401.840 roubos em 2017.

Prisioneiros

A Austrália mantém apenas cerca de 22.492 prisioneiros no total, enquanto o Canadá, com uma população geral maior, tem 35.519 prisioneiros. No topo da lista global estão os EUA, com mais de 2 milhões de prisioneiros. A Finlândia tem pouco mais de 2.000 prisioneiros no total.

Quem leva a melhor nessa? Austrália 1 x Canadá 2

A fama do povo canadense de muito amigável e boa praça não é a toa, mas seu concorrente também não fez feio. Com baixos índices de criminalidade e uma população relativamente menos densa, a Austrália está entre os países onde é mais seguro morar.

É provável que você nem note as diferenças no tocante a segurança entre esses dois países.

Saúde e serviços públicos no Canadá e na Austrália

Canadá: Os cuidados básicos de saúde são gratuitos no Canadá. É entregue através do Medicare. A cobertura de seguro saúde é o requisito básico para o Medicare. Os custos com saúde também são mais baixos aqui. O sistema de saúde canadense é mais humano, mas tudo depende da província onde more, pois a gestão é descentralizada.

Como usuário do serviço, posso dizer que o sistema de saúde do Canadá está mais para um misto entre o SUS brasileiro e um sistema privado. Há uma boa infra-estrutura médica, mas não há profissionais em número suficiente para garantir um atendimento rápido dependendo da cidade onde mora.

Austrália: A Austrália possui um sistema de saúde robusto. Você terá acesso ao Medicare quando se tornar um residente permanente. No entanto, muitos australianos preferem fazer um seguro de saúde privado para que possam cobrir os custos de atendimento odontológico e especializado.

Quem leva a melhor nessa? Austrália 1 x Canadá 1

Acho que aqui temos um empate técnico, pois em ambos o sistema de saúde púbica (ou sistema universal) funciona, mas está longe de ser perfeito. Bem, não se pode ter tudo.

Mercado de Trabalho no Canadá e Austrália

Antes de falarmos do mercado de trabalho é preciso falar sobre o poder de compra do salário em relação ao dólar americano, pois assim será possível ter uma referência e entender melhor as diferenças entre os dois países. Não será possível manter o valor da cotação atualizado neste post, mas isso não importa muito, uma vez que a razão entre estas moedas e dólar americano se mantem bem estabilizada ao longo dos últimos anos.

Enquanto 1 (um) dólar americano vale $ 1.26 dólares canadenses, o dólar australiano leva uma pequena desvantagem em relação ao seu concorrente com relação ao poder de compra, pois vale $ 1.36. Isso quer dizer que, para comprar algo com preço fixado em dólares americanos, os australianos vão precisar gastar mais que os canadenses (pelo menos 10% a mais).

Se está fazendo as contas no Brasil usando o câmbio de real para as duas moedas isso muda bastante. Assim, se você vai comprar o equivalente um 1 dólar em cada uns desses países, temos:

  • Um dólar canadense vai custar R$ 4.16
  • Um dólar australiano vai custar R$ 3.84

Pode parecer que a vantagem do dólar australiano sobre o canadense em relação a cotação seja bastante conveniente para os brasileiros que estão indo estudar ou viver fora do país, todavia, com um custo de vida mais alto, a Austrália acaba deixando essa conta quase a mesma ou até maior dependendo de seus planos.

Bom, agora que já sabemos que o Canadá tem a moeda um pouco mais forte em relação ao dólar americano, vamos ao salários e condições de trabalho em ambos países.

Trabalhando no canadá

Com um PIB de US $ 1.7 bilhão, o Canadá é a décima economia mais forte do mundo. Os empregos de tecnologia no Canadá estão em alta demanda. Tanto que Ontário e British Columbia introduziram sorteios específicos de tecnologia com foco em profissionais de tecnologia estrangeiros altamente qualificados e experientes.

Empregos de alta demanda no Canadá em 2021-22

FunçãoSalário anualNOC Code
Sales Associate$50,2556411
Driver$44,8367511 / 7521 / 7452
Receptionist$31,3041414
Welder$40,9277327
Web Developer$62,5222175
Business Development Manager$85,0004163
General Labourer$29,2507611
Project Manager$90,0000211 / 0213 / 0711 / 1221
Heavy-Duty Mechanic$70,0007312
Merchandiser$48,6106222
* Média salarial anual em dólares canadenses. – Fonte: Site Talent.com

Trabalhando na Austrália

A Austrália mostrou um forte desempenho econômico na última década. Isso resultou em um crescimento econômico significativo, juntamente com baixo desemprego, baixa inflação e baixas taxas de juros. Com uma economia aberta e competitiva, a Austrália possui um setor privado dinâmico, juntamente com uma força de trabalho qualificada.

Empregos de alta demanda na Austrália em 2021-22

FunçãoSalário anualOccupation ID
Registered Nurses$56,0002544
Software & Applications Programmer$70,3652613
Electricians$82,8753411
Construction Managers$91,0841331
Motor Mechanics$65,4663212
University Lecturers$120,9562421
Management Consultants$67,2742247
General Practitioners & Resident Medical Officers $83,0002531
Civil Engineering Professionals$50,7982332
Mechanical & Production Engineers$107,3691082
* Média salarial anual em dólares australianos. Fonte: Site Talent.com

Segurança no Trabalho no Canadá e Austrália

Canadá: A taxa de retenção de funcionários no Canadá é boa. Mas a segurança no emprego não é garantida. Quase 85% dos profissionais com empregos seguros no Canadá recebem pensões. Além disso, constatou-se que 94% dos trabalhadores eram pagos quando estavam doentes.

Austrália: Há uma alta taxa de segurança no emprego autoavaliada entre os trabalhadores na Austrália. A retenção de empregos é em média de 89% em todo o país. Uma grande parte dos trabalhadores afirma ter 100% de confiança em manter o emprego no próximo ano.

Média de horas de trabalho no Canadá e Austrália

Canadá: A jornada de trabalho padrão dos funcionários federais no Canadá é de 8 horas por dia. Isso totaliza até 40 horas por semana, ou 2.086 horas por ano.

Austrália: Quando se trata da Austrália, as horas de trabalho padrão dos funcionários são 7,6 horas por dia. Isso soma 38 horas por semana, ou 1.797 horas todos os anos. Ponto para a terra do canguru, que tem um pouco mais de tempo livre para outras atividades.

Tributação no Canadá e Austrália

Como toda país economicamente forte e estável, quanto mais alta a renda, mais altos serão os impostos. Sendo assim, tanto o governo do Canadá como da Austrália levam uma boa parcela de seus rendimentos para manter o estado funcionado.

Canadá: Há uma taxa de imposto prática média mais alta de 28% no Canadá. O salário médio para levar para casa dos funcionários canadenses é de aproximadamente $ 35.500 por ano. Os impostos costumam fazer uma grande diferença. O salário anual pós-impostos é o que você realmente recebe. Em compensação, é possível ver o retorno destes tributos sobre forma de muitos benefícios sociais para residentes permanentes e até mesmo temporários, principalmente se você se encontra nas faixas mais baixas de salário.

Austrália A Austrália tem uma taxa de imposto prática média mais baixa de 23,6%. A taxa de imposto progressiva no país garante que você pague mais impostos com renda maior. O limite de isenção de impostos após o qual o imposto entra em vigor é de $ 18.200. Os residentes estrangeiros na Austrália não têm limite de isenção de impostos. Resumindo, você terá que pagar menos impostos sobre a renda na Austrália do que no Canadá.

Quem leva a melhor no quesito mercado de trabalho? Austrália 3 x Canadá 3

Temos novamente um empate técnico, pois tanto Canadá como Austrália, com economias fortes, oferecem muitas oportunidades iguais de trabalho aos imigrantes. Eu diria que no caso do Canadá isso é ainda mais verdade, pois não há tanta gente disposta a enfrentar o frio e isso inclui os próprio canadenses.

Na verdade, não são apenas as questões de envelhecimento da população e baixa taxa de natalidade que contribuem para escassez de mão de obra no Canadá. Boa parta dos canadenses nativos que se formam em universidades de alto nível atravessam a fronteira do Tio San em busca de salários mais altos ou fazem isso em outros mercados como o europeu ou asiático, deixando muitos postos de trabalho em aberto em seu próprio país.

Para sorte dos milhares de estudantes e trabalhadores estrangeiros, essa é uma oportunidade de ouro.

Custo de vida no Canadá e na Austrália

Costumo mencionar em meus textos que é praticamente impossível mensurar o custo de vida sem colocar cenários mais específicos como comprar uma cidade com outra, tipo Montreal vs São Paulo. Como não dá para fazer isso sem que o post vire um livro, tenho que trabalhar com médias entre países e isso pode não refletir a realidade.

É importante deixar claro mais uma vez que custo de vida é algo muito relativo, depende dos seus hábitos de consumo, de sua renda e principalmente de sua composição familiar. De toda forma, vou deixar aqui alguns números somente a título de referencia, mas você mesmo pode fazer isso no site NUMBEO.

Canadá: Benefícios governamentais generosos em termos de segurança alimentar e benefícios de saúde são oferecidos no Canadá. Além disso, o custo de vida é um pouco menor quando comparado com a Austrália. Estima-se que seria necessário CAD $ 1.650 – CAD $ 2.500 por mês e cerca de CAD $ 5.158 para uma família a depender da província que escolha morar.

Austrália: Classificada como o 16º custo de vida mais caro do mundo, a vida na Austrália tem um preço. Além disso, o custo de vida nesta nação insular varia de uma região para outra. Sydney é a mais cara, seguida de perto por Melbourne, Perth, Canberra e Brisbane.

Médias do custo de vida no Canada e na Austrália

DespesaCanada (CAD) Austrália (AUD)
Supermercado$76$71
Telefone e Internet$127       $120
Gasolina$1.25$1.48
Transporte Púbico (mês)$95$150
Fundamental Utilities$149$207
Aluguel ( 1 a 3 quartos)$1.300 – 2.000$1.700 – 2.700
Pre-School$952$1.800
Fitness Club$49$65
* Valores em dólares canadense e australianos respectivamente. Fonte: Site NUMBEO

Caso queira saber um pouco mais sobre o custo de vida no Canadá, separei estes outros arquivos interessantes:

Quem leva a melhor no custo de vida? Austrália 1 x Canadá 2

Contra fatos não há argumentos, o custo de vida na Austrália é mais alto que o canadense, e muito disso se deve ao fato do país estar mais isolado comercialmente. Por outro lado, ter o EUA como seu vizinho e principal parceiro comercial, facilita bastante na hora te ter acesso a todo tipo de produto, incluindo bens de consumo de indústria pesada.

Além de um custo maior com bens de consumo, serviços e moradia são os maiores responsáveis pelo aumento do custo de vida da Austrália. Não que eu esteja dizendo que viver na terra do coala seja inviável, mas é preciso ter em mente que você deve mirar em postos de trabalhos mais especializados para viver com conforto.

O mesmo já não ocorre no Canadá, onde até mesmo entry level jobs são capazes de proporcionar conforte e um mínimo de dignidade aos trabalhadores.

Educação no Canadá e Austrália

Nivel de alfabetização e educação: tanto na Austrália como no Canadá, mais de 99% da população é alfabetizada. A razão professor-aluno é quase a mesma em ambos os países: menos de 18 alunos por professor e, como tal, 92,2% dos australianos têm o ensino médio e o Canadá pode se gabar com 100%!

Canadá: A educação no Canadá é acessível quando comparada a outros países. O Canadá oferece escolas públicas gratuitas para filhos de imigrantes (permanentes ou temporários) até a idade de 16 ou 18 anos, a depender da província.

Você também pode enviar as crianças para escolas particulares canadenses que cobram uma taxa de matrícula de CAD $ 6.135 a CAD $ 10.733 por ano. Alunos matriculados em escolas particulares no Canadá representam apenas 10% do volume de matrículas.

Austrália: Os imigrantes podem escolher estudar em escolas públicas ou não governamentais na Austrália. As escolas públicas são, em sua maioria, gratuitas para residentes permanentes e cidadãos australianos. No entanto, algumas escolas podem cobrar uma taxa de doação ou “contribuição voluntária” de AUD $ 44 a AUD $ 730.

Cursando uma universidade no Canada e na Austrália

Tanto o Canadá quanto a Austrália são conhecidos por terem as melhores universidades para estudar no exterior. Verifique abaixo a lista das principais universidades do Canadá e da Austrália de acordo com o QS World University Rankings 2020.

Existem cinco universidades australianas e duas canadenses nas 50 melhores universidades do mundo.

Custos médio para um programa de gradução + custo de vida

DescriçãoEstimativa no Canadá Estimativa na Austrália
Tuition Fees $10,000 – $30,000$15,000 – $33,000
Custo de vida estudantil $10,000 – $12,000$19,000 – $20,000
* Valores em dólares canadenses e australianos respectivamente. Custo anual.

Observação: as taxas de ensino variam de acordo com o curso de estudo pretendido. Geralmente, os cursos de gestão custam mais.

Além disso, estudar no Canadá é muito mais barato do que na Austrália. A mensalidade e o custo de vida são bastante moderados no Canadá. Um custo médio anual para seguro médico varia entre $ 300 CAD a $ 800 CAD por ano.

Canadá vs Australia: – QS World University Rankings

PosiçãoAustráliaPosiçãoCanadá
29Australian National University29University of Toronto
38University of Melbourne 35McGill University
42University of Sydney51University of British Columbia
43University of New South Wales 113University of Alberta
47University of Queensland 137University of Montreal
Fonte Site: QS World University Rankings

Cursos mais procurados em universidades do Canadá

N.Programa de estudos 
1Computer and Information Technology (IT)
2Master of Business Administration (MBA)
3Media and Journalism
4Core Engineering and Engineering Management
5Agriculture Science and Forestry 
6Business, Accounting, and Finance
7Bioscience, Medicine and Healthcare 
8Physical and Earth Sciences and Renewable energy
9Hospitality
Fonte Site: QS World University Rankings

Cursos mais procurados em universidades da Austrália

N.Programa de estudos 
1Creative Arts and Design 
2Business and Management 
3Medical Sciences
4Dentistry 
5Engineering 
6Computer Science 
7Environmental Sciences 
8Law 
9Accounting
10Hotel Management
Fonte Site: QS World University Rankings

Permissão de trabalho após se formar no Canadá e Austrália

Como funciona no Canadá

Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP) no Canadá: Como um dos países de imigração mais favoráveis ​​globalmente, o Canadá tem um grande número de estudantes internacionais de todo o mundo.

Para trabalhar no Canadá após seus estudos, você deve solicitar uma Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (conhecida como PGWP). A duração do PGWP que você receberá depende da duração do curso que você estudou.

Para ser elegível para um PGWP no Canadá, o curso que você estudou deve ter no mínimo 1 ano (o que equivale a 8 meses acadêmicos). O limite máximo da autorização pós-trabalho é de três anos. Portanto, se você estudou no Canadá por 4 anos, você receberá um PGWP por 3 anos, pois esse é o máximo.

LEIA TAMBÉM: “PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

O PGWP permite que estudantes internacionais que se graduam em uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI) no Canadá – seja faculdade ou universidade – garantam experiência de trabalho canadense.

No longo prazo, a experiência de trabalho canadense obtida por meio do PGWP ajuda os graduados internacionais a se qualificarem para a Residência Permanente (PR) no Canadá por meio de Express Entry, Canadian Experience Class (CEC).

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Critérios de elegibilidade no Canadá

Você deve ter estudado em tempo integral no Canadá e a duração do curso deve ser de no mínimo oito meses. Uma exceção aos requisitos fisicamente presentes foi feita pelo Governo do Canadá durante o COVID-19, reconhecendo assim os estudos que foram feitos digitalmente devido às restrições do COVID-19.

Você deve ter prova documentada da faculdade / universidade do mesmo – por exemplo, uma carta oficial ou uma transcrição.

Os candidatos devem ter um visto de estudante válido ao solicitar o PGWP. Ou seja, você não deve perder seu status. Se o seu visto de estudante expirar após o envio do seu pedido de PGWP, não há problema, pois você considera ter status implícito.

Como funciona na Austrália?

Permissão de Trabalho Pós-Estudo na Austrália: Você pode obter uma autorização de trabalho de 2 a 4 anos, dependendo da qualificação adquirida.

Os alunos internacionais que concluíram os Requisitos de Estudo Australiano e obtiveram bacharelado, mestrado ou doutorado em uma faculdade australiana reconhecida serão elegíveis.

Além disso, os graduados que concluíram um diploma de bacharelado ou mestrado podem ser qualificados para solicitar um visto de trabalho pós-escolar de dois anos.

Outros graduados podem se qualificar para se inscrever para um visto de subclasse 485 de 18 meses por meio do fluxo de trabalho de pós-graduação. O tempo de aplicação do visto leva até 4 meses.

Você pode até ter permissão para trazer um membro da sua família com você.

Canadá vs Austrália para estudantes – Perspectivas de residência permanente

Canadá: Durante o período de autorização de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP), os candidatos podem fazer um pedido de Residência Permanente no Canadian Experience Class (CEC) ou Programa de Experiencia da Província do Quebec ou PNP. Como o país não é realmente povoado, há escassez de funcionários altamente qualificados. Em comparação com a maioria dos outros países, adquirir RP no Canadá é muito viável.

Austrália: É possível obter uma autorização de residência permanente na Austrália, mas o processo é aparentemente complexo e pouco encorajador.

Os funcionários da imigração conduzem uma verificação meticulosa dos antecedentes do candidato para garantir que não sejam fraudulentos. Devido à natureza complicada do processo, a licença de RP pode demorar um pouco para ser aprovada, mas é possível obter a cidadania australiana.

Quem leva a melhor no quesito educação? Austrália 1 x Canadá 2

Se estivermos falando de qualidade do ensino, infraestrutura de escolas e nível de alfabetização não há dúvidas de que em ambos países serão uma ótima escolha, seu critério de decisão será norteado apenas se que estudar no frio ou calor. O mesmo vale para as oportunidades de trabalho após se formar, já tanto Canadá como Austrália beneficiam estudantes com a concessão de um visto de trabalho temporário após se formar.

No entanto, se você pretende imigrar para um desses países usando um processo de intercâmbio como via de acesso, é provável que não tenha tantas vantagens escolhendo a Austrália. Por essa razão, o gigante do norte continua atraindo um número cada vez maior de estudantes internacionais todos os anos.

Canadá vs Austrália: Caminhos para imigração e residência permanente

Canada vs Australia comparativo de imigracao

Agora que você entende os aspectos mais amplos de se estabelecer em ambos os países, vamos entrar nos caminhos da imigração e requisitos de elegibilidade.

Vamos comparar o processo de visto para um status de residente permanente no Canadá e na Austrália, semelhanças e diferenças.

Comparação dos critérios de elegibilidade para residência permanente no Canadá e Austrália

Canadá PRAustrália PR
O candidato principal deve ter 18 anos.A idade dos imigrantes deve estar dentro de 45 anos
Você deve marcar pelo menos 67 pontos.Você deve marcar 65 pontos no exame de seleção
Sua ocupação deve está inscrita na Lista de demandas do Canadá (NOC).
Você precisa ter uma experiência de trabalho de 12 meses.Você deve ter uma exposição decente em ROL, MLTSSL ou STSOL.
Você deve ter um diploma educacional.Você precisaria de um diploma educacional reconhecido mundialmente.
Certificação de proficiência Inglês ou Francês (IELTS, TCF…)Os imigrantes devem passar no exame de idioma IELTS com notas de aprovação
O candidato deve fornecer uma comprovação de fundos necessários para imigrar.
Você deve ter uma pontuação de CRS decente.
Oferta de emprego formal de seu empregador canadense.
Você não pode ter feito qualquer pedido refúgio.Você deve selecionar uma categoria de visto apropriada de acordo com seu programa de RP.
Ter um parente ou membro da família morando no Canadá soma alguns pontos.Você deve estar mentalmente e fisicamente apto.

Fica claro neste quadro que o processo de imigração para os coroas quarentões será um sonho distante. Por outro lado, o Canadá oferece um melhor suporte para quem já passou dos 45 anos, mas não deixou de lado o sonho de morar fora.

Políticas de imigração Canadá vs Austrália

FatoresCanadáAustráliaDetalhes adicionais
Inclusão da família no processoDisponívelDisponívelDependentes podem se tornar aplicantes no lugar do candidato principal.
Benefício da cidadaniaSimSimEducação gratuita, serviços de seguridade social, instalações de saúde gratuitas, etc.
Tempo de processamento80% dos candidatos levam 6 meses75% dos candidatos levam 8 mesesPode variar em alguns casos.
Total de demandas300 ocupações200 ocupações– 
Custo do visto RPCAD $1.325$4.100 AUD
Validade do RP5 anos5 anos
Oportunidades de empregoAltasAltas

7 Passos para imigrar via Express Entry

Inscreva-se agora e receba nosso roteiro completo "Descomplicando a imigração canadense".

Benefícios de ser um residente permanente no Canadá ou Austrália


Aqui está uma comparação dos benefícios de ter um cartão de RP no Canadá e na Austrália.

CanadáAustrália
Educação gratuita para criançasOs candidatos obtêm plenos direitos trabalhistas na Austrália e na Nova Zelândia
Acessibilidade aos Estados Unidos da AméricaDireito de solicitar cidadania e imigração para a Austrália
Ambos os candidatos podem conseguir um emprego sob “status familiar”Acesso a diferentes empréstimos estudantis e empréstimos pessoais
Visto de 5 anos com várias entradasBenefícios da previdência social
Oportunidade de mudar de emprego à vontadeCobertura de saúde do Medicare
Elegibilidade para se tornar um cidadão canadense oficialElegibilidade para FHOG (concessão do proprietário da primeira casa)
Proteção sob os direitos e liberdades da imigração canadenseLiberdade para obter educação superior
Provisões sociais e de saúde gratuitas para a famíliaO privilégio de patrocinar parente

Nota: Os mesmos benefícios listados para o portadores de RP na Austrália como: O privilégio de patrocinar parente, liberdade para obter educação superior, acesso a diferentes empréstimos estudantis e empréstimos pessoais e benefícios da previdência social também estão disponíveis para os residentes permanentes canadenses.

Caminho para obtenção da cidadania canadense e australiana

Canadá: A cidadania é uma possibilidade após você ter vivido fisicamente por 3 anos (1.460 dias) como residente permanente no Canadá. No entanto, um teste de cidadania e o preenchimento de suas declarações de impostos são necessários. Se você está procurando por residência permanente, o Canadá é um bom lugar para ir.

Austrália: Você pode solicitar a cidadania australiana depois de ter vivido fisicamente no país como residente temporário ou permanente. A contagem cumulativa de três dos últimos quatro anos é essencial. Você também pode ter que demonstrar um registro de trabalho para ser elegível.

Quem leva a melhor quando o assunto é imigração? Austrália 1 x Canadá 3

O Canadá ainda continua na dianteira quando falamos em facilidades para imigrar, mesmo com um aumento significativo do nível de exigência para programas de entrada expressa (Express Entry). Avaliando de forma bem objetiva, caminhos para imigração como estudante e a possibilidade de imigrar depois dos 40 anos tiveram um peso significativo no conjunto.

Além disso, o número de programas e caminhos oferecidos para imigração canadense continua crescendo todos os anos a medida que o país tem sofrido com a escassez de mão de obra, e não apenas para profissionais altamente qualificados.

LEIA TAMBÉM: Canadá: a dura realidade de um país onde faltam trabalhadores qualificados

Do outro lado do ringue, a Austrália tem suas vantagens contanto com sistema de imigração muito estruturado, entretanto, barreiras como pouca abertura da sociedade aos imigrantes e mercado de trabalho altamente especializado colocam o país no segundo lugar no pódio quando falamos em facilidades no processo de imigração.

Eu, particularmente, tive a chance de conhecer alguns brasileiros aqui no Canadá que deixaram a Austrália, apesar de amarem o clima do país, por falta de perspectiva de seus processos de imigração. Inclusive, muitas das impressões que escrevi aqui foram baseadas no que estas pessoas relataram.

Concluindo

Ufa!!! Cansei mesmo, parabéns aos que conseguiram ler tudo isso que escrevi, pois nem eu mesmo iria até o final, rss. A pesquisa deu muito trabalho, mas espero que possa ajudar aos aspirantes a imigração.

No final das contas não há vencedores ou perdedores, apenas um país para chamar de seu (pelo menos até sair o seu RP). Acho que se você for “o cara” no que faz, gosta de sol e praia, não faz tanta questão de ter uma vida social mais integrada ou pretende criar uma família, talvez a Austrália seja mais a sua vibe.

Bom, vou para por aqui, porque não há mais necessidade de falar do Canadá, afinal, aqui no Blog, não falta propaganda da terrinha do urso polar.

Um forte abraço e nos vemos no próximo post. 😉

Precisa de ajuda para definir o tipo de visto canadense mais adequado ao seu perfil? Entre em contado hoje mesmo, temos um time de especialista no assunto. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.