fbpx
ESTUDANTES BRASILEIROS - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Você sabia que o Brasil também é um mercado crescente para instituições de ensino canadenses? E que em 2019, tornou-se a quinta maior fonte de estudantes internacionais com vistos de estudos aprovados para o Canadá? Neste post iremos mostrar uma análise detalhada sobre o perfil dos estudantes brasileiros que escolheram o Canadá como destino para seu programa de estudos.


 

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) em um bate papo descontraído com Lina Donnard (Consultora em Coaching Acadêmico). Nesta conversa eles explicam como um programa de estudos pode abrir as portas para uma futura imigração no Canadá.

Assista abaixo:

O que as instituições canadenses veem quando olham para o Brasil?

Canadenses, ao contrário do que muitos pensam, entendem muito bem de negócios, tanto que o último levantamento econômico realizado pelo governo canadense revelou que, nos últimos 5 anos, a entrada de estudantes internacionais vem afetando o PIP do país.

Para se ter idéia do quanto, estamos falando de mais de 15 bilhões de dólares em arrecadação apenas com as chamadas tuition fees ( ou taxas escolares ). Além disso, temos de levar em consideração que estudantes também são responsáveis por injetar outros bilhões dólares na economia canadense movimentando o mercado imobiliário, de bens de consumo e serviços.

Olhando assim, esses 15 bilhões de tuition fees representam somente uma fração do montante que entra no país. É como dissemos no início, canadenses realmente sabem como fazer dinheiro e, de quebra, ainda retém os talentos que eles mesmos capacitaram.

Mas onde o Brasil entra nessa história? Bem, estamos falando do maior país da América do Sul e da América Latina. Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, sendo o quinto maior país do mundo em área e seus mais de 211 milhões de habitantes, é o sexto país mais populoso do mundo.

E, apesar de sua ainda instável situação política e econômica, é o país que mais envia estudantes internacionais da América do Sul para o Canadá. Sendo assim, acho que há argumentos suficientes para que o Canadá tenha um olhar especial para estudantes brasileiros.

Poder de adaptação

Falando um pouco sobre adaptação, há um fato curioso que não poderemos deixar de mencionar relativo a nossa cultura. Nós brasileiros, assim como os canadenses, temos um estado laico, algo que nos torna mais flexíveis a questões de crenças e religião.

O mesmo já não é observado nos atuais campeões de estudantes tipo exportação (India e China). Estes, juntamente com outros povos adeptos de crenças muçulmanas, tentem a ser manter em comunidades mais fechadas, se integrando apenas em seus espaços de estudo e trabalho, mas não totalmente a sociedade canadense.

Se estivermos falando das barreiras de idioma, perdemos alguns pontos em relação aos nossos concorrentes indianos e chineses no inglês, uma vez que o investimento desses países no segundo idioma é evidentemente maior que no Brasil, mas nada que uma boa imersão não resolva.

A boa notícia nesse campo vai para os que gostam do idioma francês e escolhem a província do Quebec para os estudos. Brasileiros levam uma vantagem enorme aqui, pois ao contrario do que muitos pensam, o francês é nossa língua irmã. Eu mesmo já cansei de escutar de vários professores aqui no Quebec que nós brasileiros damos um show no Bonjour. Aprendemos rápido e falamos muito melhor que outros estudantes como indianos e chineses, maioria no Canadá.

Leia também: “Empregos bilíngues no Canadá: quais funções exigem francês e inglês?”

É preciso deixarmos nosso complexo de livra latas do lado, pois o próprio Canadá já fez isso, reconhecendo que os estudantes brasileiros conseguem mostrar que somos uma nação que exporta talentos e futuros profissionais para atender a uma demanda crescente de mão de obra qualificada, seja no Canadá ou em qualquer parte do mundo.

Vistos de estudante vs. permissão de estudo

As informações a seguir foram compiladas do relatório criado por Meti Basiri (Co-Founder & CMO ApplyBoard), uma autoridade no assunto. Em seu trabalho, foram cruzados dados da imigração canadense com instituições de ensino no país cujos alunos matriculados eram de nacionalidade brasileira. Esta análise comparativa foi realizada com base nos pedidos de visto de estudo canadense entre os anos de 2018 e 2019 .

O que é um Visto de estudante?

Um visto de estudante é uma autorização condicional para entrar em um país. Isso significa que mesmo que o aluno tenha visto de estudante, o oficial na fronteira tem autoridade para negar a entrada no país.

O que é uma Autorização (ou permissão) de estudo?

Uma autorização de estudo dá aos alunos autoridade para permanecer no país. Inclui detalhes sobre sua finalidade, incluindo por que estão aqui, o nível do curso que estão estudando, a duração da estadia e se há alguma restrição de trabalho.

Saiba mais sobre Visto de Estudo neste post: “Visto para estudar no Canadá: Seu guia”

Tendências de aplicação: Vistos de estudante

Em 2019, o Canadá recebeu 8.233 pedidos de visto de estudantes brasileiros, uma redução de 5,9% em relação a 2018. Desses 8.233 pedidos, 6.847 novos vistos de estudante foram aprovados, representando uma taxa de aprovação de 83,2%.

A aprovação do visto de estudante do Canadá para todos os países diminuiu 6,4%, mas os dados mostram que os estudantes brasileiros tiveram uma chance 0,01% maior de obter um visto em comparação com o ano anterior, demonstrando uma taxa de aprovação constante de ano para ano.

A taxa de aprovação de visto de estudante do Brasil é 23,1% maior do que a taxa média de aprovação de visto. Isso torna a educação um caminho viável para a residência permanente, comprovando que o Brasil é um mercado-alvo com grande potencial para o setor de educação.

A imagem abaixo para mostrar o número total de solicitações e aprovações de vistos para estudantes brasileiros nos últimos quatro anos.

TAXA IMI ESTUDANTES - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Taxas de aprovação de visto de estudante por instituição educacional

Nas imagens abaixo, exploramos a diferença entre o número de vistos de estudante aprovados em 2018 (esquerda) e 2019.

taxas de aprovacao - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Conforme observado acima, 6.847 vistos de estudantes brasileiros foram aprovados em 2019. Os programas universitários tinham 3.143 vistos aprovados, representando o maior número de vistos aprovados com uma taxa de aprovação de 79,7%.

A educação primária e secundária ficou em segundo lugar, com 1.980 vistos aprovados e uma taxa de aprovação de 90%. Os programas universitários tiveram 852 vistos aprovados com uma taxa de aprovação geral de 92,4%.

Finalmente, os programas ESL / FSL tiveram 680 vistos aprovados, com uma taxa de aprovação geral de 76,2%.

Vamos detalhar cada nível de estudo e taxas de aprovação de visto de estudante para os principais programas de cada um deles.

College

Em 2019, a taxa de aprovação de visto de estudante brasileiro para programas de certificação de college era de 79,6%. Isso significa que de todos os candidatos brasileiros a programas de certificação de faculdade, 79,6% foram aprovados para um visto de estudante.

Este é um pequeno aumento em relação a 2018, que teve uma taxa de aprovação de visto de estudante para programas de certificação de faculdade de 77,1%.

Os programas de diploma universitário tiveram uma taxa de aprovação de visto de 83,8% em 2019, um aumento em relação à taxa de 78,8% em 2018. Os programas de diploma universitário tiveram uma taxa de aprovação de visto de 79,7% em 2018 e 2019.

Os programas de faculdade ESL / FSL tiveram uma taxa de aprovação de visto de 80,5% para estudantes brasileiros, um pequeno aumento em relação à taxa de aprovação de 79,3% em 2018.

Na imagem abaixo, vemos o número total de aprovações de visto de estudante brasileiro em 2019 para cada nível de estudo universitário, em comparação com 2018.

diploma brasil - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Para os estudantes brasileiros, o college deve ser uma opção atrativa, já que os programas universitários constituem o número mais significativo de vistos aprovados para o país. Embora as taxas de aprovação de vistos para outras instituições estejam diminuindo, as taxas de aprovação de todos os programas universitários estão aumentando.

Universidade

Em 2019, a taxa de aprovação de visto de estudante para programas de doutorado era de 98,7%. Em 2018, a taxa de aprovação de visto de estudante para programas de doutorado era de 100%. Os programas de mestrado tiveram uma taxa de aprovação de visto de 94% em 2019, um aumento em relação à taxa de 2018 de 89,1%.

Outros estudos tiveram uma taxa de aprovação de visto de 91,8% em 2019, uma redução em relação a 2018. Em 2018, outros estudos tiveram uma taxa de aprovação de 94,3% entre os estudantes brasileiros para estudar um diploma de 2 anos, grau de associado ou certificado de 1 ano.

Os programas de bacharelado universitário tiveram uma taxa de aprovação de visto de 87,9% para estudantes brasileiros, uma redução em relação à taxa de aprovação de 2018 de 91,7%.

Leia também: “College ou Universidade no Canadá: Qual caminho seguir?”

ESL / FSL viu a redução mais significativa em 2019, com uma taxa de aprovação de visto de 65,4%, em comparação com 80% em 2018.

Na imagem abaixo, vemos o número total de vistos de estudante brasileiros aprovados em 2019 para cada nível de estudo universitário, em comparação com 2018.

aprovacao brasil - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Programas específicos de ESL / FSL

Os programas ESL (Escola de Língua Inglesa) / FSL (Escolha de Língua Francesa) específicos tiveram um aumento de 1,5% na taxa de aprovação de visto, de 74,7% em 2018 para 76,2% em 2019, embora o número total de inscrições para programas ESL / FSL tenha caído de 1.164 em 2018 para 892 em 2019.

Esses programas diferem dos programas ESL / FSL de faculdades e universidades incluídos nas seções acima porque são independentes e não são um requisito vinculado ao credenciamento, como um diploma ou diploma.

Na imagem abaixo, vemos o número de aprovações de visto de estudante brasileiro para programas específicos de ESL / FSL em 2019 em comparação com 2018.

esl fsl - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

As taxas de aprovação do programa ESL / FSL do Brasil são dramaticamente mais altas do que muitos outros países, provando que há um potencial inexplorado neste mercado subsaturado. Por exemplo, a taxa de aprovação de visto do Brasil para programas específicos de ESL / FSL foi de 76,2% em 2019 em comparação com apenas 2,1% para a Índia, o país de origem mais significativo do Canadá para estudantes internacionais.

Escolas primárias e secundárias

As escolas primárias continuam sendo uma indústria em crescimento para os alunos brasileiros. Em 2019, as escolas primárias tinham 823 vistos de estudante aprovados, um aumento substancial em relação aos 716 aprovados em 2018.

As escolas secundárias tiveram uma diminuição em 2019, com 1.154 vistos de estudante aprovados em comparação com 1.528 em 2018.

Os programas do ensino fundamental tiveram uma taxa de aprovação de visto de 83,4% em 2019, uma pequena queda de 0,3% em relação a 2018. Os programas do ensino médio permaneceram estáveis, com uma taxa de aprovação de visto de 95,4% em 2019 e 2018.

Na imagem abaixo, observamos as taxas de aprovação de visto para escolas de ensino fundamental e médio para o Brasil em 2019 em comparação com 2018.

secondary school visa approval - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Crescimento do mercado estudantil brasileiro

Em 2019, 6.847 estudantes brasileiros receberam seu visto de estudante canadense, o que significa que os estudantes brasileiros representavam 2,6% de todos os estudantes internacionais no Canadá.

Quando olhamos para a porcentagem de estudantes brasileiros no Canadá em 2018 – 1,1% – você pode ver que o mercado estudantil do Brasil está crescendo continuamente, mais do que dobrando.

Com base nessas percepções e muito mais, vejo oportunidades significativas para faculdades e programas de ESL / FSL, em particular, para aumentar seus números internacionais visando este mercado.

Tendências de aplicação: permissão de estudo

Novas autorizações de estudo emitidas por nível de instituição educacional
Em 2019, os programas universitários tiveram a maior participação de mercado, com 48,8%. Os programas primários e secundários ficaram em um distante segundo lugar, com 27,9%.

Os estudos universitários ficaram em terceiro com 13,4% e os programas específicos de ESL / FSL em quarto com 6,8%. Por fim, outros estudos tiveram taxa de aprovação de 3,1%.

Nas imagens abaixo, exploraremos a diferença entre os titulares de permissão de estudo em 2018 (esquerda) e 2019.

difference between study permit holders - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

College

Em 2019, os programas de diploma universitário continuaram a subir para o mercado brasileiro, com 3.580 autorizações de estudo emitidas em comparação com 3.285 em 2018.

Todos os outros níveis de estudos universitários também viram melhorias, com autorizações de certificado crescendo de 1.115 para 1.125, graus aplicados crescendo de 95 para 100, CEGEP crescendo de 25 para 40, e programas ESL / FSL crescendo de 380 para 405.

college diploma programs continued - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Universidade

Quando olhamos para novas autorizações de estudo emitidas para universidades, os programas de bacharelado, mestrado e doutorado ocuparam o primeiro lugar em 2019 com 445, 430 e 400 emitidos, respectivamente.

Menos autorizações foram emitidas para outros estudos, com 150, e ESL / FSL, com 20. Na imagem abaixo, vemos o número total de novas autorizações de estudo emitidas em 2019 para cada nível universitário, em comparação com 2018.

issued for universities bachelor master - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Escolas primárias e secundárias

As escolas primárias ainda provam ser uma indústria em crescimento para os alunos brasileiros. Em 2019, as escolas primárias tiveram 1.410 autorizações de estudo emitidas, um aumento considerável em relação aos 1.145 emitidos em 2018.

Enquanto isso, as escolas secundárias viram uma diminuição nas autorizações de estudo, com 1.555 em 2019 em comparação com 1.855 em 2018

growing industry for Brazilian students - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

As escolas primárias têm um grande número de licenças emitidas para alunos brasileiros e são um setor de educação em crescimento para o país. Essas licenças de estudo aumentaram drasticamente em 23,2% de 2018 a 2019.

Outros Estudos

Outros estudos diminuíram em 2019, com 330 autorizações de estudo emitidas em comparação com 535 em 2018.

330 study permits issued compared to 535 - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Novas autorizações de estudo emitidas por província

A imagem abaixo mostra o número de novas licenças de estudo emitidas por província em 2019 e a percentagem de crescimento que cada província viu em comparação com 2018.

Ontário foi responsável por 43,4% das novas autorizações de estudo emitidas em 2019, seguido pela Colômbia Britânica com 31,6% e Quebec com 11,2%, com as províncias restantes compartilhando 13,8% do mercado.

British Colombia - Estudo: Imigração canadense e sua relação com estudantes brasileiros

Por que o número de novas autorizações de estudo emitidas é maior do que o número de vistos de estudante emitidos? Existem várias razões. Por exemplo, se um aluno muda de escola, ele exige uma nova autorização de estudo. Se um estudante que está atualmente no país deseja estender sua permissão de estudo, isso também conta como uma nova permissão de estudante emitida.

O Futuro dos Estudantes Brasileiros

O Brasil provou ser uma fonte crescente e viável de estudantes internacionais para o Canadá. As recentes atualizações do governo do Canadá para requisitos de autorização de trabalho de pós-graduação (PGWP) criam uma oportunidade significativa para este mercado.

Leia também: “PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá”

Essas atualizações permitem que os alunos internacionais concluam até 50% de seus trabalhos de curso on-line em seu país de origem e continuem qualificados para um PGWP. Isso é um benefício significativo para os alunos do Brasil, que são mais propensos a ter empregos e famílias do que os alunos de outros países devido à sua idade demográfica.

Leia também: “PGWP: Governo canadense anuncia medidas importantes para cursos online”

Como a educação é um caminho comum para a residência permanente, esta pode ser a oportunidade perfeita para faculdades elegíveis e escolas específicas para ESL / FSL alcançarem o mercado brasileiro em expansão.

Concluindo

Este relatório mostra claramente que estudantes brasileiros estão abrindo caminho mundo a fora deixando sua marca e mudando a imagem de que não somos apenas o país do samba e futebol. Temos sim, muitas mentes brilhantes que poderão contribuir para o crescimento de ambos os países.

Precisa de ajuda para definir seu plano de como estudar no Canadá? Quer tirar seu projeto Canadá do papel? Não sabe para qual província imigrar? Precisa de orientação para escolher o curso que mais se encaixa eu seu perfil? Se você ainda não tem essas repostas, entre em contato conosco e descubra como.

 

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: