fbpx
Guia para visto de estudo no canada - Visto para estudar no Canadá: Seu guia

Visto para estudar no Canadá: Seu guia

O Canadá continua sendo um dos destinos mais populares para quem procura uma educação de qualidade com um custo acessível. A prova disso são os mais de 130 mil estudantes internacionais que chegam no país todos os anos. Porém o caminho para estudar no Canadá não é tão fácil assim. Fazer parte destes 130 mil pode exigir um nível considerável de inglês ou francês, ter a capacidade financeira para se manter no país durante os estudos, entre outros desafios. Se você já cumpre estes requisitos e está pronto para iniciar seu plano, vamos ao primeiro passo importante dessa jornada: o visto para estudar no Canadá.


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo breve com André Salles (Diretor da Neway) explicando sobre tópicos importantes do visto de estudo canadense.

Assista abaixo:

Porque estudar no Canadá continua sendo um negócio?

Os estudantes internacionais preferem colleges e universidades canadenses por várias razões. Para iniciantes, eles oferecem um sistema educacional de alta qualidade, oportunidades de trabalho incríveis, exposição à outras culturas e muito mais.

Adicione o fato de que o Canadá possui uma economia forte e em constante crescimento, com grande empregabilidade e demanda de mão de obra qualificada, pois sua população continua envelhecendo.

Além disso, as universidades canadenses são famosas por seu foco em pesquisa, colaboração internacional e publicações científicas – três características das quais chamam a atenção dos estudantes internacionais. Mas como chegar lá? Quais são os passos importantes para estudar no Canadá? Qual a importância do processo de solicitação de visto? E como é possível solicitar um visto de estudante canadense?

Neste post, além de explicar sobre a importância de obter um visto de estudo, também vamos apresentar um mini guia passo a passo para o processo do visto de estudo canadense.

O que é o visto de estudo canadense ou a permissão de estudo?

A permissão de estudo canadense é concedida aos estudantes quando chegam ao Canadá com um visto de estudos aprovado e atendendo aos pré-requisitos da imigração.

Essa permissão é um documento emitido para estrangeiros que desejam estudar nas chamadas Instituições de Ensino Designadas, ou Designated Learning Institutions (DLI), no Canadá. Sem isso, você não poderá entrar no país.

Após a conclusão do curso, uma solicitação de permissão de trabalho pode ser enviada, se você desejar permanecer no Canadá para obter uma experiencia de trabalho, através do programa PGWP (Permissão de trabalho pós-diploma).

Saiba mais sobre o PGWP neste outro post “PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

Passo a passo para o visto de estudo canadense

Agora, vamos dar uma olhada nos requisitos do visto de estudo canadense e o que é necessário para aplicar.

Etapa 1: Requisitos de idioma

Alguns programas de estudo em nível de College não exigem comprovação do idioma através certificações, mas são apenas uma pequena parte. Para universidades, se você não possuir o inglês ou francês nativo, será necessário apresentar uma prova de sua proficiência.

Mas porque estamos falando disso? Simples: você não conseguirá iniciar seu processo para o visto de estudo se não obtiver a carta de aceitação da instituição de ensino.

Etapa 2: receba sua carta de aceitação do College ou Universidade

Antes de se inscrever em uma universidade, verifique se a Instituição de ensino está na lista do governo (DLI) como já dito anteriormente. A primeira etapa do processo para obter um visto de estudo canadense é selecionar as opções de universidades ou colleges que atendam ao seu perfil.

Depois de se inscrever nas universidades pré-selecionadas, você precisará adquirir uma carta de aceitação de uma delas. Afinal, esta carta de aceitação é um requisito primário para o processo de visto. Iremos publicar em breve uma matéria explicando com funciona este processo de aplicação.

Etapa 3: Inicie sua aplicação do CAQ

Caso a sua província destino durante os seus estudos seja o Quebec, você precisará primeiro solicitar um Certificado de Aceitação do Quebec (CAQ) para poder solicitar o visto de estudos para o Canadá. Se esse não for o seu caso, pule para a próxima etapa deste post.

Acesse o site do Ministério da Imigração, Francisação e Integração do Quebec (MIFI) e inicie a sua demanda.

Após preencher os seus dados online e criar a sua conta, você deverá enviar o formulário de demanda assinado e os documentos solicitados. Para a maioria dos casos será solicitado apenas a cópia do seu passaporte e a carta de aceitação, porém em alguns casos (quando o estudante já está no Quebec e precisa prorrogar a sua estadia, por exemplo) pode ser solicitado a comprovação financeira, a comprovação de seguro saúde e comprovação dos estudos anteriores.

Após o envio destes documentos, o governo analisará a demanda e emitirá o CAQ. Você pode consultar neste site o prazo oficial do governo para a aprovação do CAQ após o envio dos documentos.

Quando o CAQ for aprovado, você poderá seguir para a próxima etapa de solicitação do visto.

Etapa 4: Inicie sua aplicação do Visto

Um visto de estudante permite que você estude no Canadá por pelo menos 6 meses. Saiba mais sobre tipos de visto para estudo clicando aqui.

Para iniciar o seu pedido de visto de estudante, acesse o site do Citizenship and Immigration Canada (CIC) e solicite seu visto on-line. Isso poupará as taxas de correio e você não precisará esperar pelo correio físico.

Mas atenção! Para se inscrever on-line, você precisará de um cartão de crédito e a capacidade de escanear seus documentos.

Aqui estão os requisitos para o visto de estudante no Canadá:

  • O formulário de solicitação de permissão de estudo;
  • A carta de aceitação da Universidade ou College selecionado;
  • Um passaporte válido;
  • Uma fotografia recentes em tamanho de passaporte;
  • Comprovação de capacidade em seu nome ou comprovação de suporte financeiro (do chamado sponsor ou patrocinador) para custear o seu programa de estudos (englobando os valores do curso e os valores necessários para o sustento por pelo menos um ano). Saiba mais sobre este tópico clicando aqui.
  • Uma carta de intenção explicação porque você quer estudar no Canadá.
  • Como mencionado no tópico anteior, se você for estudar no Quebec, também precisará de um Certificado de Aceitação do Quebec (CAQ).
  • Caso você já esteja no Canadá e a aplicação seja realizada internamente, será necessário também enviar traduções juramentadas dos documentos que não estiverem em inglês ou francês;
  • Outros documentos podem ser solicitados de acordo com o seu perfil, como documentos comprovando casamento ou união estável, documento de guarda do filho, entre outros.

Etapa 5: Termos e Condições do visto de estudante canadense

Após realizar a demanda online do visto, você deverá aguardar o processamento da demanda. Você pode acompanhar os prazos do governo neste link. Um ponto importante é que esse tempo varia de acordo com o seu país de residência atual.

O visto de estudante canadense pode ser renovado ou estendido para permitir que você continue seus estudos ou caso deseje mudar de universidade.

Depois de concluir seus estudos e receber uma atestação informando que você concluiu o programa, você poderá solicitar o PGWP (Permissão de Trabalho Pós-Diploma) para prorrogar a sua estadia no país e obter uma experiência de trabalho canadense.

Etapa 6: Biometria

Para obter o visto de estudos, coleta da biometria é obrigatória para algumas nacionalidades, incluindo a brasileira. A taxa é de 85 CAD para uma pessoa, o que representa uma despesa adicional.

Quem não precisa de um visto de estudo canadense?

Se você se inscreveu em um programa de estudos que dure menos de 6 meses, é possível estudar no Canadá apenas usando uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). Falaremos deste tópico em breve.

O que fazer depois de receber meu visto?

Depois de seguir estas etapas e adquirir seu visto, tudo que você precisa fazer é fazer as malas! Isso não é tão fácil quanto parece. Portanto, sugerimos que você faça um checklist e siga todos os itens. Neste video você pode ver algumas dicas que preparamos para quem vai estudar no Quebec, para os primeiros dias após a sua chegada.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

2 thoughts on “Visto para estudar no Canadá: Seu guia

  1. Marcelo Campello says:

    Faltou dizer sobre os exames medicos, pelo menos nao vi nenhuma referencia quanto a isso! Os antecedentes criminais…

  2. Marco Vasconcelos says:

    Olá Marcelo! Agradecemos seu por seu comentário e de fato há muito mais informações a respeito do processo que não detalhamos para não deixar o post muito extenso, mas suas observações são muito bem vindas e certamente iremos retifica-lo em breve. Contribuições como a sua são fundamentais para melhorarmos a qualidade de nosso blog. Continue sempre assim, críticas são sempre bem vindas, estamos apenas começando.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: