fbpx
biometria canada - COVID-19: Governo canadense dispensa a coleta da Biometria

COVID-19: Governo canadense dispensa a coleta da Biometria

Ótima notícia para quem estava apreensivo com o tempo de espera em seu processo de visto e está aplicando internamente no Canadá. O governo canadense acaba de anunciar a suspensão temporária da coleta da biometria em razão das dificuldades impostas pelo COVID-19.


Para que serve a biometria no Canadá?

A coleta de identificação biométrica (impressões digitais e uma foto de reconhecimento facial) é considerada uma ferramenta eficiente para identificar corretamente os indivíduos. A coleta da biometria permite ao governo do Canadá facilitar o processamento de aplicações e simplificar a entrada no Canadá para viajantes de baixo risco.

O requisito se tornou obrigatório em 2018 para os brasileiros e, dessa forma o governo canadense passa a exigir a biometria para os interessados ​​em solicitar um visto de visitante, permissão de trabalho, permissão de estudo, visto de residência permanente ou ainda reivindicar o status de refugiado.

Na prática, após aplicar para uma das modalidades de visto já citadas, será necessário agendar a coleta destes dados online em dos postos de atendimento designados pelo governo, além de desembolsar uma taxa de CAD$ 85 a CAD$ 170. O prazo definido pelo governo é de até 90 dias para a coleta sem qualquer penalização em seu processo de visto.

Processo de coleta durante a pandemia do COVID-19

O site oficial do governo informa que, embora um pequeno número de escritórios do Service Canada possa estar aberto com serviços limitados, atualmente os serviços de coleta biométrica não estão disponíveis.

Isso vem causando um certo transtorno e um tempo maior de espera com relação aos processos de vistos, como os processos de extensão de vistos para estudantes elegíveis ao programa PGWP (Permissão de Trabalho Pós-Diploma).

Novo benefício concedido

Reconhecendo a própria dificuldade de gerir a crise nos processos de imigração em razão das limitações de contato fisico impostas pelo coronavírus, o governo decidiu que irá suspender temporariamente a obrigatoriedade da coleta de biometria para os processos que se encontram em andamento e que foram aplicados internamente no Canadá.

Regulamento temporário para biometria

Isenção biométrica para solicitantes de residência temporária no Canadá

Como a medida temporária, você está isento do requisito da biometria se estiver aplicando internamente no Canadá para:

  • prolongar a sua estadia como estudante, trabalhador ou visitante;
  • restaurar o seu status como estudante, trabalhador ou visitante;
  • uma permissão de trabalho ou de estudo;
  • um visto de visitante;
  • uma permissão de residente temporária;

* A nova regra se aplica a todas as novas aplicações e as que já estão em andamento.

Aplica-se inclusive se:

  • o formulário de demanda indica que os aplicantes estão fora do Canadá;
  • o sistema do governo continua solicitando que você pague a taxa da biometria (C$ 85)

Atenção! Esta medida temporária não se aplica se você estiver fora do Canadá.

Taxa de biometria

Você não precisa pagar a taxa biométrica ao enviar sua demanda, mesmo que o sistema do governo solicite o pagamento.

Se você já pagou a taxa da biometria e se enquadra os casos que recebem agora a isenção, o governo irá reembolsar o valor da taxa automaticamente quando o seu processo for finalizado.

Carta de Solicitação da Biometria

O sistema do governo continua enviando automaticamente uma carta informando como fornecer a sua biometria, contudo, você não precisará fornecer a biometria e pode ignorar esta demanda. O seu processo seguirá normalmente pelos trâmites de análise do governo até ser finalizado.

Prorrogação do prazo da biometria para solicitantes de residência permanente

Nenhuma inscrição será recusada ou encerrada se você não puder fornecer sua biometria no período indicado na carta do governo. Isso se aplica, mesmo que nesta carta conste que você tem 30 ou 90 dias.

Você não precisará entrar em contato como o governo para obter essa extensão e não precisará de uma nova carta para fazer um novo agendamento quando os centros que realizam a biometria reabrirem. Neste caso você deverá apresentar a carta original junto ao comprovante de pagamento.

Enquanto a coleta de biometria estiver temporariamente suspensa nos centros do Service Canada, você não deverá procurar outro ponto de coleta de biometria, como as fronteiras canadenses ou outros centros internacionais de coleta biométrica.

Quando o Service Canada retomar a coleta de biometria, será necessário fazer um novo agendamento em um escritório designado do Service Canada. Portanto você não precisa de uma nova Carta de Solicitação da Biometria.

Coleta de biometria fora do Canadá

Se o local de coleta mais próximo de você estiver fechado, o governo prorrogará automaticamente o seu prazo para fornecer a biometria.

Você não precisa fornecer a biometria até que os centros voltem à oferecer os serviços de coleta novamente.

Fonte: Governo canadense

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: