fbpx
Contratacao urgente bilingue no canda - Empregos bilíngues no Canadá: quais funções exigem francês e inglês?

Empregos bilíngues no Canadá: quais funções exigem francês e inglês?

Após grandes ondas de imigração ano após ano, é compreensível que a diversidade de idiomas seja parte integrante na vida do canadense. Nesse contexto, como empregos bilíngues funcionam no Canadá?


Mitos e verdades sobre o bilinguismo no Canadá

Para entender como empregos bilíngues funcionam em empresas no Canadá, precisamos antes esclarecer alguns fatos importantes e desmitificar outros sobre a dinâmica de idiomas no Canadá. Muitas pessoas sabem que o Canadá é um país bilíngue, mas não sabem que existem muitas particularidades que precisam ser levadas em consideração antes de afirmar que sua população também é bilíngue.

Um fato por exemplo é de que o inglês e o francês são as duas línguas oficiais do país, porém não necessariamente são faladas em todo o país e ao mesmo tempo. Na verdade, o que há é um regionalismo lingüístico em razão das províncias.

Saiba mais sobre as províncias do Canadá neste post “Canadá: Qual província devo imigrar?

Segundo dados oficiais do governo, pouco menos de três quartos falam inglês como primeira língua, enquanto um pouco mais de um quarto fala francês.

As empresas canadenses costumam existir em um mundo em que partes significativas de seus clientes ou de sua força de trabalho falam inglês ou francês, mas não os dois. Como resultado, as habilidades bilíngues às vezes são uma exigência de emprego e uma vantagem potencial no mercado de trabalho para aproximadamente 18% dos canadenses fluentes nos dois idiomas, o mais alto de todos os tempos.

Metodologia e referências

As informações e análises descritas neste post fazem parte de um estudo realizado pelo site de recrutamento Indeed, as quais compilamos em alguns pontos de maior destaque ligados especificamente à profissionais bilíngues com interesse no mercado de trabalho canadense.

Aliás, recomendamos fortemente que utilize o site Indeed com ferramenta de busca por vaga de trabalho no Canadá, além de adotar outras estratégias como criar um perfil, também bilíngue, em redes sociais como o Linkedin. Saiba mais sobre LinkedIn neste vídeo “Dicas Práticas Para um LinkedIn Campeão” da nossa série de lives sobre o Mercado de Trabalho no Canadá.

Para este estudo, o Indeed usou o termo “bilíngue” e suas variantes relacionados na descrição ou no cargo. Como isso, foi possível medir a parcela de ofertas de emprego que procuram candidatos bilíngues, nacional e por província, e identificar os tipos de papéis que mais frequentemente exigem vários idiomas.

No geral, os requisitos bilíngues são particularmente comuns para posições que envolvem interação com clientes e colegas de trabalho linguisticamente diversos, especialmente em Quebec e New Brunswick.

Empregos bilíngues são comuns onde o francês é falado, mas são raros no oeste do Canadá

No geral, 8% das vagas de emprego em todo o Canadá são “empregos bilíngues” – funções para as quais os candidatos precisam falar mais de um idioma ou o empregador indica uma preferência por candidatos bilíngues. A grande maioria desses papéis envolve fluência em inglês e francês.

Empregos bilíngues são de longe os mais comuns nas províncias de língua francesa. Cerca de 26% das ofertas de emprego em Quebec exigem ou indicam uma preferência pelo bilinguismo, 6,5 vezes a participação em outros lugares.

Em outras palavras, quase 65% de todos os empregos bilíngues do Canadá estão localizados na província de Quebec. Os empregos bilíngues também prevalecem em New Brunswick – a única província oficialmente bilíngue do Canadá – onde 16% das vagas buscam fluência em dois idiomas.

percentual do idioma frances nas provincias do canada - Empregos bilíngues no Canadá: quais funções exigem francês e inglês?
Fonte: Site de recrutamento Indeed

Saiba mais sobre a província do Quebec neste post “Quebec: Por que escolher esta província para imigrar?

Em Ontário, 5% das ofertas de emprego mencionam o bilinguismo. No entanto, dado o grande tamanho de Ontário, ainda é o responsável por 26% das vagas bilíngues do Canadá, a partir parcela após o Quebec.

O bilinguismo não é muito procurado nas demais regiões, com apenas 2% ou menos vagas em Saskatchewan, Alberta e B.C. exigindo que os candidatos falem francês ou outros idiomas além do inglês.

Falar duas línguas é fundamental para determinados empregos bilíngues

Para quais trabalhos você provavelmente precisará de dois idiomas? Não é de surpreender que intérpretes e tradutores tenham a maior participação nas vagas com requisitos bilíngues. Essa participação seria ainda maior se não fosse um subconjunto de funções de intérprete associado à “tradução” de tópicos complexos para o público em geral, como “intérprete de ciências”.

Diferentemente da maioria das outras ocupações, uma parcela significativa de vagas bilíngues para intérpretes e tradutores são para trabalhos que envolvem idiomas além do inglês e francês, como italiano, inuktitut e língua de sinais americana.

Cerca de 16% das ofertas de emprego para representantes de atendimento ao cliente estão procurando candidatos bilíngues, a segunda maior parcela entre os cargos com pelo menos 100 vagas bilíngues ativas. O representante de atendimento ao cliente é um trabalho comum em geral e, por esse motivo, é responsável pelas ofertas de emprego mais bilíngues de todas as profissões no Canadá.

Gerentes de vendas, agentes de vendas de seguros e certos representantes de vendas especializados – outros cargos que envolvam contato com diversos clientes – também exigem habilidades bilíngues.

dados de emprego para o bilinguismo no canada - Empregos bilíngues no Canadá: quais funções exigem francês e inglês?
Fonte: Site de recrutamento Indeed

Outras ocupações que geralmente procuram candidatos bilíngues são posições cruciais para o bom funcionamento dos escritórios, principalmente em grandes organizações. Do lado técnico, 15% das ofertas de emprego para especialistas em suporte em informática e analistas de pesquisa operacional e 12% das ofertas para administradores de redes e sistemas de computador exigem vários idiomas.

Os cargos relacionados à pessoal, como especialistas em emprego, recrutamento e colocação, bem como gerentes de recursos humanos (em 11º lugar, com pouco menos de 12%) também estão entre os com maior demanda de requisitos bilíngues, assim como secretários executivos e assistentes administrativos.

No geral, o bilinguismo possui uma demanda mais alta em funções que exijam interação social com clientes e colegas de trabalho linguisticamente diversos. Por exemplo, os representantes de atendimento ao cliente normalmente trabalham nos telefones para atender clientes e, em alguns casos, a clientela é de todo o país. Não surpreende que falar mais de um idioma seja um requisito de trabalho comum para eles.

Requisitos bilíngues mais inesperados também são comuns para determinadas funções de escritório, provavelmente devido à interação frequente com colegas que falam idiomas diferentes. Isso inclui posições técnicas, como suporte em informática, mas também funções de recrutamento e recursos humanos.

Esses trabalhos podem não representar uma grande parte do total de empregos canadenses, mas em um país com uma mistura linguística como o Canadá, esses trabalhadores bilíngues ajudam à fornecer a harmonia que mantém seus locais de trabalho funcionando sem problemas.

BONUS

Além da clara vantagem no mercado de trabalho canadense, fizemos um pequeno infográfico para lhe oferecer uma visão rápida e ampla sobre os muitos benefícios em se tornar bilíngue. Veja a seguir o caminho para o sucesso que você mesmo pode trilhar.

beneficios de ser bilingue no canada - Empregos bilíngues no Canadá: quais funções exigem francês e inglês?

Buscando maneiras de elevar o nível de sua carreira, seja como profissional bilíngue ou mesmo apenas com um idioma? A Neway pode ajudá-lo a encontrar esse caminho. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: