fbpx
Certificacao liguistica para o canada - Admissões em universidades canadenses: Exame IELTS

Admissões em universidades canadenses: Exame IELTS

Descubra o que você precisa saber sobre o IELTS, um dos testes de proficiência em inglês mais comumente exigidos pelas universidades canadenses.


Sobre o IELTS

O IELTS é o teste de proficiência em inglês mais popular do mundo para O ensino superior e sistemas de imigração global. Estabelecido em 1989, o exame IELTS é desenvolvido por alguns dos principais especialistas do mundo em avaliação de idiomas e mais três milhões de exames IELTS foram realizados desde 2016.

O Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa (IELTS) foi desenvolvido para avaliar as habilidades gerais do idioma inglês dos candidatos que precisam estudar ou trabalhar onde o inglês é o idioma da comunicação.

As pontuações no IELTS são aceitas como prova de proficiência na língua inglesa de estudantes cuja língua nativa não é o inglês por mais de 2.000 instituições de ensino em todo o mundo.

O teste mede a capacidade de comunicação de um candidato usando todas as quatro habilidades linguísticas – expressão oral, escrita, compreensão oral e leitura. É oferecido em dois formatos de teste: Treinamento Acadêmico e Geral.

Acadêmico ou Geral, qual escolher?

O formato Acadêmico deve ser a sua escolha se você planeja realizar estudos de graduação ou pós-graduação ou se estiver buscando registro profissional. Enquanto isso, o treinamento geral é a melhor opção para aqueles que realizam experiência profissional ou programas de treinamento que não estão no nível de graduação ou para imigração para países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

O teste está disponível para ser realizado até quatro vezes por mês em 304 locais em 150 países, tornando-o um dos testes mais amplamente e frequentemente disponíveis no mundo.

Os resultados do teste IELTS são relatados em uma escala de banda de 1 a 9, em que 1 é um não usuário e 9 é um usuário especialista. A maioria das instituições educacionais estabelece requisitos de pontuação no IELTS entre 5,5 e 7.

Os resultados do IELTS estão disponíveis dentro de 13 dias úteis após a realização do teste. O centro de testes pode enviar até cinco cópias originais dos seus resultados diretamente para as instituições receptoras, sem custo adicional.

Saiba mais sobre preparatórios e cursos de certificação lingüística clicando aqui.

Além das instituições de ensino, sua pontuação no IELTS também será aceita por empregadores, órgãos profissionais, departamentos governamentais e autoridades de imigração em muitos países, incluindo Austrália, Canadá, Europa, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e EUA.

Qual é o formato do IELTS?

O exame IELTS é realizado com lápis e papel e leva duas horas e 45 minutos para ser concluído. É dividido em quatro seções:

Compreensão oral (30 minutos):

Você ouvirá gravações de voz de quatro textos, monólogos e conversas, sobre diferentes tópicos e diversos sotaques de falantes nativos. Essas gravações ficam mais difíceis à medida que o teste avança. Você terá tempo para responder perguntas sobre as gravações para demonstrar o quão bem você as entendeu.

Leitura (60 minutos):

Você receberá três textos longos, que vão do descritivo e factual ao discursivo e analítico. Os textos são autênticos e são retirados de livros, periódicos, revistas e jornais. Você responderá a 40 perguntas testando sua compreensão de cada passagem.

Escrita (60 minutos):

Esta seção consiste em duas tarefas. Primeiro, você receberá dados na forma de um gráfico, gráfico, diagrama ou tabela e será solicitado a escrever um resumo de 150 palavras, demonstrando sua capacidade de entender as informações e descrever os principais recursos.

Você pode ser solicitado a descrever e explicar dados, descrever os estágios de um processo ou como algo funciona, ou descrever um objeto ou evento. Na segunda seção, você escreverá um pequeno ensaio com cerca de 250 palavras, em resposta a uma afirmação ou pergunta, demonstrando sua capacidade de construir e articular um breve argumento. As respostas para ambas as tarefas devem estar em um estilo formal.

Expressão oral (11 a 14 minutos):

Você terá uma entrevista pessoal com um examinador, durante a qual será avaliado quanto à sua capacidade de responder perguntas, interagir com o examinador e conversar longamente sobre tópicos familiares. Na primeira tarefa, o examinador fará perguntas gerais sobre você e diversos tópicos, como lar, família, trabalho, estudos e interesses.

Na segunda tarefa, você receberá um cartão que solicita que você fale sobre um tópico específico. Você terá um minuto para se preparar antes de falar por até dois minutos. O examinador fará uma ou duas perguntas sobre o mesmo tópico para concluir esta parte do teste. Na parte final, você receberá mais perguntas relacionadas ao tópico na Parte 2, com uma abordagem mais abstrata desta vez. Cada parte dura entre quatro e cinco minutos.

Seu teste de conversação será após um intervalo no mesmo dia dos outros três testes ou até sete dias antes ou depois. Isso vai depender do seu centro de testes.

Todos os candidatos fazem os mesmos testes de Audição e Conversação, mas existem seções diferentes de Leitura e Escrita para as versões do IELTS Academic e General Training. Se você estiver fazendo o teste como parte de uma inscrição na universidade, precisará fazer o IELTS Academic. Você deve ter isso em mente ao se registrar para fazer o exame IELTS e também informar o administrador antes do início do teste.

Como o teste é classificado?

O exame IELTS é classificado em uma escala móvel de um a nove, com cada número correspondendo a uma categoria de classificação (‘não usuário’ [1] a ‘usuário experiente’ [9]). Não há aprovação ou reprovação específica. Cada universidade que reconhece o teste define seu próprio requisito de nota.

A nota que você precisa pode variar dependendo do curso que você está aplicando para estudar. Muitas universidades exigem uma nota entre seis (‘usuário competente’) e sete (‘bom usuário’), embora este seja apenas um guia aproximado. Entre em contato com as instituições às quais você pretende se inscrever para verificar seus requisitos exatos.

O que devo levar comigo no dia?

Você precisará de um conjunto de canetas, lápis e borrachas e lembre-se de levar seu passaporte ou bilhete de identidade nacional para identificação.

Bonus

Nosso foco neste post não é falar de imigração, mas não podemos deixar esse assunto de lado, se considerarmos que fazer uma universidade no Canadá abre portas para uma futura imigração através de processos econômicos como Express Entry, onde notas altas no IELTS conferem pontos extras ao candidato a imigração canadense.

O IELTS é um dos quatro testes de idioma reconhecidos pelo governo do Canadá para fins de imigração. Os outros são o Programa de Índice de Proficiência em Língua Inglesa do Canadá (CELPIP), Teste de francês para o Canadá (TCF Canadá) e Teste de avaliação de francês (TEF). Os exames CELPIP são administrados principalmente no Canadá (com centros de testes internacionais adicionais em Dubai e Nova York), e o TCF e o TEF são usados apenas para avaliar a capacidade do francês.

Leia também: “5 razões pelas quais o aprendizado do Francês ajudará sua Carreira”

Tendo em mente que existem quatro testes de idiomas reconhecidos pelo Canadá para fins de imigração e que cada teste possui diferentes resultados / métodos de marcação, o Canadá desenvolveu um sistema de pontuação por equivalência para os diferentes testes. Os resultados de cada teste recebem um equivalente do Canadian Language Benchmark (CLB), de 1 a 10. Dessa forma, pessoas que fazem testes diferentes, às vezes em idiomas diferentes, podem ser comparadas e classificadas de maneira justa.

Conclusão

Seja para ingressar em algum programa de estudo internacional, seja para se candidatar a uma oportunidade de emprego no exterior ou mesmo dar um UP em seu Curriculum, uma certificação de proficiência no idioma certamente fará toda a diferença em sua vida.

Tenha em mente que não basta apenas falar um segundo idioma, é necessário atestar isso através de um certificado. Entrevistas em inglês são apenas parte do processo numa instituição de ensino ou em seu empregador. A certificação lingüística é cada vez mais uma tendência mundial quando falamos de estudo, emprego e imigração.

E agora? vamos dar os primeiros passos para a escolha do programa preparatório e assim avançar sua proficiência no inglês?

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: