fbpx
atendimento - 5 razões pelas quais o aprendizado do Francês ajudará sua Carreira

5 razões pelas quais o aprendizado do Francês ajudará sua Carreira

Algumas pessoas gostam de aprender diferentes idiomas para que possam se comunicar quando viajam. No entanto, com a crescente demanda por empregos bilíngues, aprender a falar francês pode realmente ajudá-lo a avançar em sua carreira, principalmente se estivermos falando sobre o Canadá.


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo no modo live com dicas para o aprendizado do francês e também alguns tópicos sobre a importância deste idioma.

Assista abaixo:

Nem sempre o Inglês é rei

Neste post, veremos como o aprendizado da língua francesa o ajudará a conseguir um emprego e quais os setores e países são os melhores para os amantes deste idioma. Como o francês é uma língua global, falar o idioma pode abrir as portas para inúmeras oportunidades profissionais.

Você sabia que, além do inglês, o francês é o único idioma falado nos 5 continentes e que, somente no Canadá, mais de 25% da população fala francês? Estamos falando em mais 9 milhões de falantes do francês onde empresas e clientes estão inseridos e precisam do idioma para fazer negócios todos os dias.

Agora vamos aos cinco motivos pelos quais você deve considerar o aprendizado da língua francesa.

1 – O Canadá também fala francês

Não importa em que setor você esteja, o Canadá oferece uma enorme quantidade de oportunidades para trabalhar usando a língua francesa e aqui vão vão alguns fatos importantes.

danone - 5 razões pelas quais o aprendizado do Francês ajudará sua Carreira
Equipe Danone Montreal comemorando o premio top 100 melhores empregadores de 2020

O francês é um dos idiomas oficiais

Os laços do Canadá com a França remontam à séculos. Desde os anos 1600, os franceses desembarcaram no Canadá e criaram o que era conhecido como “Nova França“. É claro que isso faz parte do passado, pois o Canadá é um país independente da França desde 1763, mas o legado desse relacionamento deixou fortes marcas da presença francesa.

Agora, cerca de 7.5 milhões de canadenses falam francês. Em nível nacional, o francês é o segundo idioma oficial após o inglês. Porém, na província de Quebec, o francês é a única língua oficial reconhecida!

O Canadá é um importante parceiro comercial dos EUA

O Canadá é um dos parceiros comerciais mais importantes dos Estados Unidos. De fato, é o segundo maior depois da China. As importações e exportações trocadas entre os EUA e o Canadá excedem 500 bilhões de dólares!

Existem milhares de posições bilíngues

E o que tudo isso significa para os alunos de francês? Significa que há muitos empregos bilíngues para pessoas que falam francês, dentro e fora do Canadá! No mundo dos negócios, falar francês pode ser uma grande vantagem para quem pode trabalhar em um campo de exportação como Comércio Exterior, por exemplo.

PORTO - 5 razões pelas quais o aprendizado do Francês ajudará sua Carreira
Importância do idioma no Comercio Exterior.

E aqui vão notícias ainda melhores para os que possuem francês além do inglês: vários estudos sobre o mercado de trabalho apontam que as pessoas que conseguem empregos bilíngues são estatisticamente mais propensas a salários maiores. No Canadá em especial, essa regra vale para quase todos os setores, seja como gerente de projeto ou atendente de MCdonalds, o bilinguismo é muito demandado em postos de trabalho por aqui.

2 – Você pode encontrar um emprego no governo que exija francês

Interessado em ciência política ou assuntos internacionais? Então o francês é a sua língua! Você pode pensar na França quando pensa em francês, mas 50% dos falantes de francês realmente vivem na África.

Empregos humanitários exigem que as pessoas aprendam idiomas diferentes

O francês é a língua oficial de mais de 20 países africanos diferentes. Em alguns desses países, como Senegal, Mali e República Democrática do Congo, a ajuda humanitária tem sido fundamental para o estabelecimento da paz.

Como muitos desses países são francófonos (ou de língua francesa), os falantes de francês têm uma vantagem quando se trata de conseguir empregos em organizações humanitárias. Embora parte da pronúncia possa diferir do francês tradicional, os aplicativos de aprendizado de francês como o Speechling podem ajudar você a entender os sotaques africanos.

Os militares pagam para você ser bilíngue

É preciso muita habilidade para subir na hierarquia militar. Você sabia que uma das formas mais comuns de avançar na carreira militar é o domínio de vários idiomas?

3 – O trabalho jurídico em francês está crescendo

O campo jurídico está repleto de empregos bilíngues, e o francês é um que está crescendo rapidamente!

Torne-se um tradutor

Qualquer advogado pode comprovar que os trabalhos legais envolvem muita papelada. De contratos à ordens judiciais e interrogatórios, documentos legais geralmente exigem tradutores. O número de tradutores com a fluência do francês é menor do que em outros idiomas, como o espanhol, o que significa que existem mais oportunidades vagas para os falantes de francês!

tradutor - 5 razões pelas quais o aprendizado do Francês ajudará sua Carreira
Importância de tradutores no meio Jurídico e em Relações Internacionais.

Especialize-se em Relações Internacionais ou Direito

Está provado que os advogados que falam outras línguas ganham mais dinheiro e têm mais oportunidades do que aqueles que não o fazem!
Isso ocorre, em parte, por todo o comércio internacional que requer advogados especializados em idiomas, que também se especializam em negócios.

Fornecer ajuda à imigração

Há uma tonelada de refugiados de países de língua francesa nos EUA e no Canadá. Esses refugiados geralmente precisam de ajuda com vistos, testes de cidadania e programas que os ajudem à se adaptar ao novo país. Como a redação jurídica é tão técnica, advogados, paralegais, tradutores e outros profissionais jurídicos que falam francês podem encontrar muito trabalho com uma concorrência bem menor.

4 – Trabalho no setor médico

Os profissionais médicos também podem ganhar muito falando francês! De médicos à técnicos e enfermeiros, existem oportunidades bilíngues em todos os níveis da área médica, especialmente para aqueles que desejam viajar.

Países francófonos precisam de auxílio

Dado o número de países francófonos, há sempre uma necessidade de profissionais médicos de língua francesa. Imagine estar em uma clínica médica e não conseguir se comunicar com o seu médico!

Ajude uma organização médica

Uma das organizações médicas mais conhecidas que viaja ao redor do mundo para atender os necessitados é a Médicos Sem Fronteiras. Essa organização de renome sempre precisa de médicos, enfermeiros, profissionais médicos treinados que possam falar francês para ajudar em áreas devastadas pela guerra e cheias de doenças.

O francês também é uma das línguas oficiais da Cruz Vermelha, que também responde frequentemente à emergências médicas nos países francófonos.

5 – Atue em setores da indústria dominada pelo francês

Certos setores são enormes em certos países francófonos, como França e Suíça. Trabalhar nessas áreas significa que existem muitas oportunidades para candidatos que falam francês!

Trabalho para uma empresa farmacêutica

A França e a Suíça ocupam um grande lugar nos produtos farmacêuticos há muitos anos. De fato, a empresa francesa Sanofi e a suíça Roche não estão apenas entre as vinte principais empresas farmacêuticas do mundo: elas estão no top 3!

Estrela nas indústrias de beleza e moda

De L´Oreal à Yves Rocher e Chanel, a França está no centro do mundo da beleza e da moda há décadas.

Falar francês é uma obrigação para qualquer pessoa nessas áreas, especialmente se você quiser viajar para Paris para ter um vislumbre das futuras tendências da moda e experimentar produtos de beleza.

Servir à indústria de alimentos e vinho

Qualquer pessoa no setor de alimentos e bebidas faria bem em falar francês! Você não precisa ser um sommelier ou produtor de vinho para conseguir um emprego neste setor.

vinho - 5 razões pelas quais o aprendizado do Francês ajudará sua Carreira
Indústria do vinho francesa continua sendo sinômino de excelência.

Os profissionais de vendas podem viajar e falar francês apenas com uma das mais de 400 empresas de vinho da França.

Isso sem mencionar o número de empresas de alimentos que precisam de representantes de vendas em língua francesa, como o Groupe Danone, que foi classificado como uma das principais empresas dos setores de alimentos e bebidas.

Conclusão

Conseguir um bom emprego continua sendo um dos maiores desafios para profissionais em todo o mundo, mas com algum investimento em idiomas como o francês, essa tarefa pode se tornar bem mais fácil, uma vez que países como o Canadá continuam em expansão industrial e tecnológica, precisando cada vez mais de falantes bilingues para atender ao seu mercado interno e externo.

Seja em vendas, no governo, na advocacia ou na área médica, você pode ser um candidato incrível com um determinado nível de francês.

Precisa de mais informações sobre como preparar sua carreira para um nível mais elevado? Entre em contato com nossa equipe e agende agora mesmo um Coachinhg de Carreira. Entre já em contato clicando aqui.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: