6ª posição entre 37, será mesmo?
O quarto índice anual Time Out acaba de nomear as melhores cidades do mundo hoje, e Montreal está em 6º lugar, depois de um dos cinco primeiros lugares de São Francisco, Amsterdã, Manchester, Copenhague e Nova York.
Como moradores da cidade que nos acolheu como imigrantes gostamos de pensar que Montreal está entre as melhores cidades do mundo, mas já que temos como provar isso em números, ficou ainda melhor.
E quais foram os critérios usados para formar esse ranking?
A classificação deste ano vem de mais de 27.000 pessoas de todo o mundo contando à Time Out sobre a vida e a vida social em suas cidades neste momento. Com esses dados, foi possível determinar a posição no ranking geral de cada cidade.
Para 2021, as cidades não foram classificadas apenas seus atrativos gastronômicos com a diversidade de bares e restaurante, festivais, cultura e vida noturna, mas também por seu espírito comunitário e iniciativas ambientais.
Esses novos caminhos deram à Time Out uma visão única de como as cidades estão pensando sobre seu futuro, bem como sobre o presente.
LEIA TAMBÉM: “Guia de cidades Canadá: Vivendo em Montreal“
Então, como Montreal conseguiu uma classificação tão alta?

“Quando a pandemia nos atingiu no ano passado, moradores de Montreal se reuniram. Esta cidade é famosa por seu espírito comunitário e, enfrentando a maior crise em uma geração, mostramos o suficiente para deixar qualquer cidade orgulhosa“, escreveu o editor da Time Out Montreal, JP Karwacki.
61% dos entrevistados do Time Out Index disseram que Montreal tem espírito de comunidade, e esse índice foi alto em comparação com outras cidades.
“Assim como nossa música e política deixam bem claro, conformidade nunca esteve na moda aqui, e são essas diferenças que nos unem: 73% dos habitantes locais descreveriam Montreal como ‘diversa’ e ainda mais (82%) dizem que é fácil para – expressar quem você realmente é.”
“Nossa cidade pode estar em um estado perpétuo de construção, com protestos aparentemente intermináveis, invernos frios e verões ferventes também – mas pelo menos nós temos um ao outro.”
“Se todas as cidades tivessem … a ambição de seguir em frente com a riqueza (de Montreal) de projetos verdes inovadores”, continuou ele, “como planos para banir o plástico de uso único e transformar os bulevares do centro em florestas urbanas.“
Citações deixadas pelos inscritos na pesquisa.
Aqui vale um comentário pessoal. Para mim, estas três últimas citações são a mais pura verdade sobre a cidade e, muito provavelmente a razão de eu tê-la escolhido entre várias outras que visitei no Canadá antes de decidir imigrar.
LEIA TAMBÉM: “Guia de bairros: Onde morar em Montreal“
Convencido?

Imagino que alguns moradores de Montreal, ao ouvirem esta notícia, possam ficar apreensivos; pois morando aqui, é normal desenvolver uma relação de amor e ódio com sua própria cidade. Como costumo dizer, não existe cidade perfeita, sempre desconfie de quem vende esse sonho.
Recentemente tive a oportunidade de conhecer um brasileiro que já mora há 10 anos em Montreal, mas que antes morou por 10 anos em Berna, capital da Suíça. Segundo ele, morar num país onde tudo é tão perfeito chega ser um desafio, pois muito do lado ruim da sociedade fica disfarçado sob uma cortina de artificialidade.
Ele me relatou que sofreu muito preconceito no trabalho e com os próprios suíços por ser estrangeiro, motivo de sobra para escolher outro destino como o Canadá, por exemplo.
Ai você deve estar pensando, esse cara estava lavando pratos por lá, certo? Não, ele trabalhou no sistema financeiro, fala muito bem 4 idiomas, mas nunca conseguiu se sentir em casa. Para ele, este sentimento de pertencer a lugar nunca aconteceu em Berna, mas aqui sim.
Viver numa cidade que que já esta habituada com imigrantes (ou melhor, precisa de imigrantes) não vai livra-lo do preconceito, mas essa não é a regra geral em Montreal. Tive boas e más experiências como imigrante por aqui, mas quer saber, isso acaba ensinado muito a gente.
Parafraseando esse meu novo amigo, Montreal está longe de ser uma perfeição, mas talvez seja essa a magia da cidade.
De um lado, você tem mares de buracos nas ruas (sim, nos temos buracos aqui), cones laranja dos canteiros de obras espalhados por quase toda cidade durante o verão, tensões entre motoristas e ciclistas e, crescentes questões sociais vão de especulação imobiliária a racismo sistêmico.
No entanto, você tem amplos espaços verdes com parques maravilhosos, impressionantes cenas culturais, bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos, atitudes francas e apaixonadas dos montrealeses e muitas outras peculiaridades de caráter irreplicáveis, de fato, coisas que você só vê morando aqui.
LEIA TAMBÉM: “Vivendo em Montreal: Falando o francês“
Com quem Montreal concorreu nesse ranking?

Aqui está a classificação completa das 37 melhores cidades do mundo em 2021:
- São Francisco
- Amsterdam
- Manchester
- Copenhague
- Nova york
- Montreal
- Praga
- Tel Aviv
- Porto
- Tóquio
- Los Angeles
- Chicago
- Londres
- Barcelona
- Melbourne
- Sydney
- Xangai
- Madrid
- Cidade do México
- Hong Kong
- Lisboa
- Boston
- Milão
- Cingapura
- Miami
- Dubai
- Pequim
- Paris
- Budapeste
- Abu Dhabi
- São paulo
- Joanesburgo
- Roma
- Moscou
- Buenos Aires
- Istambul
- Bangkok
Você pode acessar o ranking oficial neste clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: “Top 7 melhores cidades do Canadá em oportunidades de emprego“
Bom, é isso ai caro leitor, espero que tenha gostado. Deixe seu contrário sobre o que você pensa dessa cidade e se você concorda com esse ranking?
Pronto para descobrir, com mais detalhes, quais vistos e programas de imigração podem deixar você um passo mais perto do Canadá? Entre em contato com nosso time de especialista hoje mesmo clicando aqui.
Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.