Top 7 melhores cidades do Canadá em oportunidades de emprego - Neway for you

Top 7 melhores cidades do Canadá em oportunidades de emprego

453 views

Quando as pessoas pensam em crescimento na carreira, oportunidades de emprego e um ótimo equilíbrio entre vida pessoal e profissional é comum que alguém mencione o Canadá como um dos destinos mais procurados. Até mesmo o fato que temos invernos congelantes já deixou de ser um problema dada a quantidade de oportunidades profissionais, seja por uma experiência temporária ou mesmo para chamar esse país de lar. Neste post vamos listar algumas das cidades canadenses que conseguem equilibrar bem a vida profissional e ao mesmo tempo proporcionar um estilo de vida que muitos tem buscado.
André Salles
André Salles
Publicado em: 8 de setembro de 2021

Atualizado em: 8 de setembro de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Economia com sede de crescimento

Mesmo quando a pandemia atingiu seu ápice em 2020, o Canadá mostrou que sua economia tem fôlego suficiente para manter a demanda por emprego em muitos setores. Novos comportamentos do consumidor desencadearam uma demanda enorme por profissionais técnicos, de saúde e serviços. Até mesmo em setores que sofreram grandes perdas como o turismo e comércio não essencial estão vendo uma recuperação além do esperado.

Com o retorno da vida quase ao normal e reabertura das fronteiras, o país vive um momento onde a busca por trabalhadores está ainda maior, principalmente porque ao fechar suas portas para imigrantes por mais de ano, muitos destes postos de trabalho com alta demanda não puderem ser preenchidos.

Sei que isso não deve ser novidade para muitos, mas não custa lembrar que o Canadá passa por uma crise de empregabilidade já há alguns anos, com boa parte de sua população se aposentando, somada a uma baixíssima taxa de natalidade registrada no país, assim, o Canadá não será capaz de fazer sua economia continuar a crescer sem importar trabalhadores.

Para encurtar a história, o governo tem hoje uma conta que não fecha, com mais gente para sustentar na previdência do que trabalhadores para contribuir.

Além disso, empresas não conseguem tocar seus processos e expansão sem mão de obra, então, é ai que você imigrante entra. Mas será que arrumo emprego em qualquer lugar no Canadá? Provavelmente sim, mas há aquelas cidades onde isso acontece num ritmo bem mais alucinante.

Neste artigo, discutiremos exatamente isso e como trabalhar no Canadá. Veja a seguir a lista das cidades canadenses onde a expressão “We are hiring” é assunto do dia, todos os dias.

Também coloquei a média salarial de cada cidade baseada em funções técnicas cujos profissionais tem de 1 a 3 anos de experiência e ainda estão em começo de carreira. Os dados foram extraídos de fontes como Indeed, Glassdoor, Payscale entre outros sites de recrutamento no Canadá. Estes números podem variar muito a depender do perfil e função, então, tenha cuidado ao usa-los como referência para sua pesquisa.

1. Vancouver, província da Columbia Britânica

beautiful stanley park in vancouver
Stanley park, Vancouver – Fonte: Banco de imagens

Vancouver é uma das cidades mais ricas, cultas e diversificadas do mundo. A cidade tem uma economia em expansão, o que significa muitos empregos. Conhecida por tudo que é tecnologia, Vancouver pode ser o lugar perfeito para você se você está procurando uma carreira na indústria de alta tecnologia.

Outros setores econômicos importantes incluem:

  • Trade;
  • Cinema e TV;
  • Recursos naturais; e
  • Construção.

O salário médio recebido em Vancouver é CAD$ 65.616 por ano.

LEIA TAMBÉM: 10 empregos em maior demanda na Columbia Britânica depois da pandemia

2. Hamilton, província de Ontário

Hamilton International Village
Hamilton International Village, Hamilton – Fonte: Banco de imagens

Hamilton é agora um dos principais centros industriais do Canadá. Sua indústria de ferro e aço, que começou em meados do século 19, cresceu e se tornou a maior do Canadá. Como recém-chegado ao Canadá, você ficaria satisfeito em saber que quase um quarto da população de Hamilton é composta de residentes permanentes canadenses e cidadãos naturalizados. Isso significa que você terá muita ajuda quando precisar se integrar a comunidade com sua família.

Os três principais locais de empregos em Hamilton são na parte central da cidade baixa, Mountain e na área industrial da orla marítima. Os maiores setores da indústria de Hamilton são:

  • Fabricação Avançada;
  • Agronegócio e Processamento de Alimentos;
  • Indústrias criativas; e
  • Finanças.


O salário médio de Hamilton no Canadá é de CAD$ 36.075 por ano.

Hamilton também está na lista das cidades com menor custo de vida no Canadá, razão pela qual a média salarial também é mais baixa. Esse fator de ajuste econômico é muito importante para manter a distribuição de renda entre as províncias e sua população.

LEIA TAMBÉM: 5 dúvidas mais frequentes sobre o custo de vida no Canadá em 2021

Canadenses usam de uma boa lógica nesse sentido, pois ao evitar disparidades de salário entre empregados do mesmo setor, numa mesma cidade, é a melhor formar de não elevar o custo de produção e serviços. Ao criar faixas salariais muito distantes entre um gerente de produção e um técnico operacional você estará limitando o acesso aos mesmos recursos econômicos por quem ganha menos. Esta é, sem dúvida, uma das coisas mais legais de se viver no Canadá.

3. Edmonton, província de Alberta

moraine lake WCM5HQ8
Moraine lake, Edmonton – Fonte: Banco de imagens

Edmonton é famosa por ser o “Portal para o Norte”, a cidade é uma área de concentração para projetos de areias betuminosas em grande escala que ocorrem no norte de Alberta e operações de mineração de diamantes em grande escala nos Territórios do Noroeste. As principais indústrias em Edmonton incluem:

  • Energia – Petróleo e Gás;
  • Agricultura;
  • Tecnologia avançada; e
  • Serviços financeiros.


O salário médio recebido em Edmonton é CAD$ 55.253 por ano.

4. Victoria, província da Columbia Britânica

victoria harbor of hong kong ED245ZJ
Victoria harbor, Victoria – Fonte: Banco de imagens

Victoria é um ótimo lugar para viver com sua família, pois é conhecida por seu ambiente limpo e altas classificações em liberdade empresarial, segurança e saúde. Para quem não é fã de neve, Victoria é ideal, pois é muito raro sentir neve na cidade. A economia de Victoria inclui atividades em:

  • Educação;
  • Construção;
  • Saúde; e
  • Vendas no Varejo.

O salário médio ganho em Victoria é de CAD$ 39.000 por ano.

LEIA TAMBÉM: 10 empregos em maior demanda na Columbia Britânica depois da pandemia

5. Calgary, província de Alberta

the big sidewalk in the downtown of calgary 4QB75ZL
The big sidewalk in the downtown, Calgary – Fonte: Banco de imagens

Calgary é uma das cidades mais ricas, limpas e habitáveis ​​do Canadá. Os residentes podem desfrutar de um custo de vida mais baixo e de um bom mercado de trabalho. Se você se mudar para Calgary, também terá a menor taxa de imposto de renda pessoal provincial do Canadá, de apenas 10%. As principais indústrias em Calgary incluem:

  • Energia;
  • Tecnologia;
  • Manufatura; e
  • Aeroespacial.


O salário médio recebido em Calgary é de CAD$ 50.200 por ano.

6. Montreal, província de Quebec

montreal city skyline during sunset with waterfron 25VU9VP
Old Port Montreal, Montreal – Fonte: Banco de imagens

Montreal é considerada um dos maiores centros culturais do Canadá, com uma forte influência européia e um bilinguismo bem consolidado, a cidade é listada como um grande centro gastronômico na America do norte.

Montreal vem se destacando no campo tecnológico com uma incrível demanda nos setores de desenvolvimento de software, em especial para AI e Games, além de oferecer ótimos oportunidades de carreira para engenheiros elétricos e aeroespaciais dado ao potencial de P&D desta metrópole.

Ao contrário de cidade como Toronto e Vancouver, ainda é possível ter um custo de vida acessível em relação a moradia. As principais indústrias em Montreal incluem:

  • Energia;
  • Tecnologia;
  • Serviços; e
  • Aeroespacial.

O salário médio recebido em Montreal é de CAD$ 37.000 por ano.

LEIA TAMBÉM: 10 empregos com maior demanda em Quebec em 2021

LEIA TAMBÉM: Guia de cidades Canadá: Vivendo em Montreal

7. Toronto, província de Ontário

toronto city skyline at night ontario canada
Toronto Island, Toronto – Fonte: Banco de imagens

Centro financeiro do Canadá, Toronto abriga a maior e mais multicultural população do país. Como não poderia ser diferente, também faz parte da lista de cidades onde as oportunidades de começar uma carreira são bem realistas. São muitos setores da economia para explorar e uma gama enorme de postos de trabalho, afinal, está é a maior cidade do Canadá.

O único senão para Toronto, assim como Vancouver, fica por conta do alto custo de moradia. Dessa forma, morar dentro de Toronto pode ser um desafio nos primeiros anos de carreira. As principais indústrias em Toronto incluem:

  • Musical e Eventos;
  • Tecnologia;
  • Vendas no Varejo;
  • Cinema e TV; e
  • Serviços financeiros.

O salário médio recebido em Toronto é de CAD$ 49.000 por ano.

Quais são as ocupações mais rentáveis no Canadá em 2021?

As carreiras listadas a seguir são consideradas o topo no mercado de trabalho canadense, sendo, em sua maioria, reservadas a profissionais com um alto nível de formação (mestrado e doutorado) e que acumulam uma larga experiência de mercado (pelo menos 10 anos na função).

Melhores salários pagos no Canadá

OcupaçãoMédia de salário anual
Cirurgião$354.000
Dentista$293.000
Engenheiro de Petróleo$208.000
Psiquiatra$290.000
Gerente de IT$203.000
Gerente de Marketing$195.000
Piloto$195.000
Advogado$192.000
Gerente de vendas$187.000
Business Operations Manager$170.000
* Salário anual em dólares canadenses. Fonte: Site Glassdoor

Trabalhando no Canadá como estrangeiro

Qualquer cidadão estrangeiro que queira trabalhar nas principais cidades do Canadá em busca de oportunidades de emprego precisa de uma autorização de trabalho para fazê-lo legalmente. As principais licenças canadenses são a permissão de trabalho aberta e a permissão específica do empregador (ou visto de trabalho fechado).

O tipo de licença (ou permissão) de que você precisará dependerá do emprego para o qual está se candidatando ou do programa por meio do qual se candidata. Em última análise, as diferenças são:

Um visto de trabalho aberto permite que você trabalhe para qualquer empregador, em qualquer lugar do Canadá. A obtenção desse tipo de visto pode ser feita por meio do Programa de Mobilidade Internacional, que inclui diversos programas.


Um visto de trabalho específico do empregador tem certas condições que você deve seguir, incluindo estar limitado a um empregador e cargo. Este visto pode ser obtido por meio do Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário (TFWP).

LEIA TAMBÉM: Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

Abaixo está uma tabela de programas em que você pode obter um visto aberto e específico do empregador por meio de:

Programas que concedem permissão de trabalho para estrangeiros no Canada

Open Work PermitEmployer-Specific Work Permit
Post-Graduate Work Permit – Para estudantes internacionais que se formaram em uma Designated Learning Institution (DLI)Global Talent Stream – Projetado para ajudar os empregadores canadenses a obter acesso a talentos globais altamente qualificados.
Reciprocal Youth Change Agreements – International Experience Class (IEC) para pessoas de 18 a 35 anos que desejam viajar e trabalhar no CanadáAgriculture Stream – Os empregadores canadenses podem contratar um trabalhador agrícola estrangeiro temporário em ocupações e atividades relacionadas à agricultura primária.
Intra-Company Transfer Program – Permite que estrangeiros se transfiram para filial canadense da empresa em que trabalham atualmente no exterior.High and Low Wage Stream – Os empregadores canadenses podem contratar trabalhadores estrangeiros temporários para uma série de cargos com salários altos e baixos.

Quais são os requisitos de visto de trabalho canadense?

Existem requisitos específicos que você precisará atender para cada tipo de visto e, dependendo do seu país de origem, no entanto, existem requisitos gerais que devem ser atendidos por todos os candidatos. Eles são:

  • Provar a um oficial que você deixará o Canadá quando sua autorização de trabalho expirar;
  • Mostrar que você tem dinheiro suficiente para cuidar de si mesmo e de seus familiares durante sua estada no Canadá e para voltar para casa;
  • Obedecer à lei e não possuir registro de atividade criminosa;
  • Não ser um perigo para a segurança do Canadá;
  • Ter boa saúde e fazer exame médico, se necessário;
  • Não planejar trabalhar para um empregador listado com o status “inelegível” na lista de empregadores que não cumpriram as condições;
  • Não planejar trabalhar para um empregador que, regularmente, oferece striptease, dança erótica, serviços de acompanhantes ou massagens eróticas; e
  • Dar ao oficial quaisquer outros documentos que eles peçam para provar que você pode entrar no país.

Benefícios de trabalhar no Canadá

Como uma pessoa que trabalha no Canadá, você terá muitos benefícios, incluindo:

  • Licença parental – os pais que esperam um filho (incluindo adoção), recém-nascidos ou que cuidam de um recém-nascido, têm 40 semanas de licença parental, dais quais 5 são especificamente destinados a pais para tirar licença do trabalho para cuidar de seus recém-nascidos.
  • Horário de trabalho – no Canadá, a jornada de trabalho é de 8 horas por dia e 40 horas por semana. Qualquer hora excedente gasta no trabalho deve ser paga.
  • Oportunidades de treinamento – incluem licença educacional remunerada, estágios e treinamento profissional e compensação de mensalidades.

LEIA TAMBÉM: 5 dúvidas mais frequentes sobre o mercado de trabalho canadense

Bom, esperado que tenha ajudado em sua busca por carreira no Canadá. Se tiver qualquer dúvida ou crítica, deixe seu comentário. Nos vemos no próximo post. Aquele abraço!

Pronto para descobrir, com mais detalhes, quais vistos e programas de imigração podem trazer você um passo mais perto do Canadá? Entre em contato com nosso time de especialista hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como aumentar suas chances de trabalhar no Canadá de um jeito seguro.

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense?

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.