Quebec investe 130 milhões no reconhecimento de diplomas de imigrantes

743 views

Criticado há alguns anos, o processo de reconhecimento de diplomas e competências dos imigrantes no Quebec deve se tornar mais efetivo com a injeção de CAD$ 130 milhões pelo governo Legault. O ministro do Trabalho, Jean Boulet, anunciou seu plano de ação nesta última terça-feira.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 9 de dezembro de 2021

Atualizado em: 6 de janeiro de 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) explicando rapidamente sobre processo de equivalência de diploma no Canadá.

Assista abaixo:

Quebec lança mais um importante recurso para sanear sua escassez de mão de obra

Já faz algum tempo que os imigrantes portadores de diplomas em algumas categorias profissionais têm encontrado obstáculos no reconhecimento das suas competências e, por consequência não conseguem exercer a sua profissão quando encontram ofertas de emprego em áreas onde as necessidades são particularmente gritantes.” explicou o Ministro do Trabalho, Emprego e Solidariedade Social , e o Ministro da Imigração, Francização e Integração, Jean Boulet, em uma entrevista coletiva nesta última terça-feira.

Leia também: Mercado de trabalho canadense supera as expectativas, adicionando 153.700 novos empregos em novembro“

No pacote: apoio, ajuda financeira e aumento da oferta de treinamentos de atualização

O plano de ação para o reconhecimento das competências dos imigrantes divide-se em seis medidas, incluindo prospecção para encontrar novos pools de recrutamento, apoio dos empregadores do Quebec para a avaliação de estudos realizados fora do Canadá, apoio personalizado para imigrantes e apoio financeiro para imigrantes em busca de reconhecimento de habilidades.

1 – Prospecção para encontrar novos pools de recrutamento

A prospecção permitirá identificar países com trabalhadores cuja formação profissional é semelhante à de Quebec. Este trabalho visa aumentar as possibilidades de recrutamento internacional, diversificando os pools de recrutamento.

2 – Apoio financeiro e suporte aprimorado para órgãos reguladores e ordens profissionais

Este apoio visa, nomeadamente, incentivar as entidades reguladoras e ordens profissionais a desenvolverem novos projectos de melhoria da avaliação de competências, a desenvolver cursos de reciclagem e, quando aplicável, a emitir autorizações temporárias restritivas aos trabalhadores, para o exercício da sua profissão, em determinadas condições.

3 – Apoio personalizado para imigrantes

O serviço de Acompanhamento de Quebec, oferecido no exterior e em todas as regiões de Quebec, será aprimorado para oferecer suporte específico para procedimentos de reconhecimento de habilidades. Ao longo do processo, os imigrantes terão acesso a serviços de apoio que lhes permitam conhecer as vias de acesso e os procedimentos a seguir.

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

4 – Financiamento para o desenvolvimento e fornecimento de treinamento de atualização e estágios

Graças ao aumento do financiamento, os imigrantes terão acesso a uma maior oferta de cursos de atualização e estágios, tanto no exterior quanto em Quebec, para poder acelerar o reconhecimento de suas competências.

5 – Apoio financeiro para imigrantes que buscam reconhecimento de habilidades

Pessoas qualificadas podem se beneficiar do Programa de Assistência Financeira para Atualização em Reconhecimento de Competências (PAFFARC). Além disso, está sendo implementada assistência financeira na forma de isenção de taxas adicionais de ensino para profissionais treinados internacionalmente que devem passar por um treinamento de atualização, a fim de incentivar a participação nesse treinamento o mais rápido possível.

6 – Apoio de empregadores de Quebec para avaliação de estudos realizados no exterior

Os empregadores terão à sua disposição uma ferramenta online e de autoatendimento para comparar um diploma estrangeiro no sistema escolar de Quebec. Este serviço ajudará as empresas a identificar potenciais reservas de mão de obra para atender às suas necessidades de recrutamento.

Fonte: Site oficial Governo do Quebec

Porque este plano de reconhecimento de competências é outro elemento de l’Opération main-d’œuvre anunciada pelo Ministro Jean Boulet em 30 de novembro

O governo assumiu o desafio de requalificar 170.000 trabalhadores em setores-alvo, colaborando com empresas, em particular nos serviços públicos – saúde, educação, creche – bem como nas tecnologias da informação, engenharia e construção.

É um plano exatamente como deveria ser, com somas substanciais de dinheiro. Acho que o Ministro ouviu todos os ângulos sobre os quais ele teve que agir ”, disse em uma entrevista Michel Leblanc, Presidente e CEO da Junta Comercial da Metropolitan Montreal.

Um imigrante que conseguirá um emprego compatível com suas habilidades terá uma integração bem-sucedida“, argumenta Karl Blackburn, presidente e CEO do Conselho de Empregadores de Quebec (CPQ), que espera que outros setores sejam adicionado à lista.

Leia também: Carreiras no Canadá: Educador da primeira infância

Suporte financeiro de CAD$ 500 por semana

Dado que 34% dos imigrantes abandonam a sua formação de reciclagem ou estágio por falta de apoio financeiro, o governo planificou medidas específicas para garantir a sua conclusão, assim, os imigrantes que fazem treinamento em tempo integral receberão CAD$ 500 por semana e os que estão matriculados em treinamento em meio período, CAD$ 250.

Haverá isenção do pagamento de mensalidades adicionais para profissionais treinados internacionalmente, enquanto os custos de transporte e creche serão reembolsados.

Nesse caso, é importante sairmos da busca pelos culpados, que somos nós, corrigindo o que for necessário para receber novos imigrantes da melhor forma possível.“, disse Gyslaine Desrosiers, presidente do Conselho Interprofissional de Quebec, que colaborou no desenvolvimento do plano na entrevista coletiva.

Gostaríamos que o processo fosse mais rápido e simples. Não é tanto o tempo para avaliar habilidades que é longo. Isso é feito em apenas alguns meses. Mas essas pessoas precisam de suporte personalizado desde o momento da seleção”, completa Gyslaine.

Reconhecimento mais fácil para PMEs

Há três anos, a Ordre des ingénieurs du Québec tem conseguido bons resultados, segundo Michel Leblanc, da Câmara de Comércio da Metropolitana de Montreal, pois a maioria dos imigrantes tem conseguido obter seu reconhecimento em um ano. Com o apoio anunciado pelo Ministro Jean Boulet, outras ordens profissionais também terão a oportunidade fazer o mesmo com mais agilidade.

Leia também: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

A Câmara pediu uma plataforma para ajudar as PMEs no reconhecimento de diplomas. Seu serviço de Interconexão, que oferecia uma geminação virtual entre talentos profissionais da diversidade e empresas de Montreal, havia se tornado de certa forma uma plataforma de validação de diplomas estrangeiros.

Alguém que tem um diploma com um nome que não equivale aos nossos nomes aqui, em uma escola técnica onde não temos certeza se é uma universidade ou um colégio, seja na Turquia, seja no Brasil ou em outro lugar, é muito difícil de avaliar para uma PME, principalmente quando é a primeira contratação”, observa Michel Leblanc, que acredita que o plano tornará essa etapa do processo muito mais fluida.

Leia também: NOC: Você sabe porque essa sigla é tão importante para imigrar e trabalhar no Canadá?

Concluindo

As medidas permitirão atuar tanto na avaliação de competências dos órgãos reguladores como na disponibilização e oferta de cursos de atualização e estágios para o acesso à profissão ou comércio regulado. Assim, serão realizadas ações em todo o processo de integração dos imigrantes, desde a seleção no exterior até sua inserção no mercado de trabalho de Quebec.

O plano de ação foi executado em colaboração com os ministérios da Educação, Ensino Superior, Relações Internacionais e La Francofonia, Saúde e Serviços Sociais, Trabalho, Emprego e Solidariedade Social, em estreita colaboração com o Office des professions du Québec, o Conselho Interprofissional de Quebec e a Commission de la construction du Québec.

Recebeu uma oferta de emprego em Quebec ou está em busca de vagas na sua aérea de formação? Entra em contato com a gente hoje mesmo, temos um time de especialistas para te ajudar nesse processo. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
CANADÁ EM PRIMEIRA MÃO

Inscreva-se em nossa Newsletter semanal

Notícias importantes sobre imigração, mercado de trabalho e estudo no Canadá.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.