Carreiras no Canadá: Educador da primeira infância

271 views

Dando continuidade a nossa série de matérias falando sobre carreiras em alta no Canadá, hoje iremos falar sobre como é o mercado de trabalho para educadores da primeira infância. Você saber quem são esses profissionais, como atuam, quais são os benefícios e respectivas da carreira e como você pode se tornar um deles. Ficou curioso? Então continue lendo!
André Salles
André Salles
Publicado em: 2 de dezembro de 2021

Atualizado em: 22 de dezembro de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) explicando em detalhes como obter uma formação ligada a áreas de formação em grande demanda no Canadá.

Assista abaixo

Educadores da primeira infância no Canadá: Quem são e o que eles fazem?

Pessoas pretendam trabalhar como educadores infantis ou Early Childhood Educators (E.C.E.) como são conhecidos no mercado de trabalho canadense, têm diferentes perspectivas de emprego, dependendo da província, da cidade de onde trabalham e da época do ano, pois estão sujeitos as sazonalidades inerentes ao calendário escolar no Canadá.

É importante frisar que os dados a seguir tem como fonte o Job Bank Canada, site oficial do governo responsável por todas as estatísticas aplicadas a políticas públicas da administração federal. Na prática, é com base nesses dados que o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) define, inclusive, suas demandas de imigração econômica como Express Entry por exemplo.

Perfil profissional do Educador infantil no Canadá

Ocupações neste grupo: Educadores e assistentes da primeira infância (NOC 4214)

Tipo de habilidade: Ocupações na educação, direito e serviços sociais, comunitários e governamentais

Nível de habilidade: As ocupações geralmente exigem educação universitária ou profissional ou treinamento de aprendizagem.

Força de trabalho empregada em 2018: 244.500

Idade média dos trabalhadores em 2018: 39,9 anos

Idade média estimada de aposentadoria em 2018: 63 anos

Leia também: NOC: Você sabe porque essa sigla é tão importante para imigrar e trabalhar no Canadá?

Fatores culturais desta profissão no Canadá

Sazonalidade: O ano letivo no Canadá é de setembro a junho, incluindo um pequeno rescesso de 15 dias em dezembro.

Gênero: Apesar da equidade de gênero estar presente no ambiente de trabalho canadense, vagas para profissionais de educação na primeira infância, com algumas poucas exceções para quem for atuar como recreador, são majoritariamente destinadas a mulheres.

Onde eles podem atuar?

Os educadores da primeira infância trabalham em uma variedade de ambientes, incluindo:

  • Creches licenciadas
  • Centros infantis
  • Programas antes e depois da escola
  • Pré-escolas
  • Centros comunitários
  • Instalações recreativas

Atribuições dos Educadores Infantis no Canadá

Os educadores da primeira infância planejam e ministram programas para crianças de 1 a 12 anos. Eles cuidam de bebês e crianças em idade pré-escolar garantindo sua segurança e bem-estar. Eles também lideram atividades que desenvolvem seu crescimento intelectual, físico e emocional das crianças.

Há também os Assistentes de educadores infantis que cuidam de crianças, com orientação de educadores infantis.

As atribuições mais comuns dos educadores da primeira infância incluem:

  • Liderar atividades contando ou lendo histórias, ensinando canções, levando as crianças a pontos de interesse locais e proporcionando oportunidades de expressar a criatividade por meio da arte, teatro, música e atividade física;
  • Planejar e manter um ambiente que proteja a saúde, segurança e bem-estar das crianças;
  • Avaliar as habilidades, interesses e necessidades das crianças e discutir o progresso ou problemas com os pais e outros membros da equipe;
  • Observar as crianças quanto há sinais de potenciais problemas de aprendizagem ou de comportamento e prepare relatórios para os pais, tutores ou supervisor;
  • Orientar e auxiliar as crianças no desenvolvimento de hábitos adequados de alimentação, vestimenta e toalete.

Funções delegadas aos assistentes de educadores de primeira infância incluem:

  • Apoiar os educadores da primeira infância na realização de programas que promovam o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças;
  • Envolver as crianças em atividades contando histórias, ensinando canções e preparando artesanato;
  • Preparar lanches e organizar quartos ou móveis para os períodos de almoço e descanso;
  • Ajudar com hábitos alimentares, vestimentas e de toalete adequados;
  • Enviar observações escritas sobre crianças para educadores ou supervisores da primeira infância;
  • Manter o equipamento da creche e auxiliar nas tarefas de limpeza e cozinha;

Como saber se você tem o perfil para atuar como educadores infantil no Canadá?

Os educadores da primeira infância devem:

  • Gostar de trabalhar com crianças;
  • Possuir fortes habilidades de comunicação;
  • Ser pacientes e compreensivos;
  • Estar fisicamente aptos, pois é necessário ficar de pé, andar, dobrar e levantar itens ao longo da jornada de trabalho.

Como educador da primeira infância, você pode trabalhar em horários variados. Os programas pré-escolares e escolares no Canadá normalmente funcionam apenas durante o ano letivo, oferecendo aproximadamente nove meses de trabalho para trabalhadores de meio período e período integral.

As creches geralmente estão abertas durante todo o ano e podem ter horários estendidos para acomodar as necessidades dos pais que trabalham.

Embora trabalhar com crianças pequenas possa ser muito gratificante, também pode ser física e emocionalmente cansativo, pois trabalhar com crianças requer muita paciência.

Quanto ganha um educador infantil no Canadá?

Seus ganhos podem variar amplamente, dependendo da experiência, nível de educação, tipo de empregador e localização geográfica. Alguns educadores da primeira infância em tempo integral recebem benefícios, como licença médica e cobertura de saúde estendida.

Dependendo de onde você trabalha, você pode pertencer a um sindicato. Isso significa que seus salários e benefícios são negociados em seu nome por representantes sindicais.

O salário médio nacional é de CAD$ 37.050 por ano, podendo chegar a CAD$ 44.850 para profissionais com maior experiência.

Para saber se salário atendente a sua expectativa de custo de vida no Canadá recomendo que leia este artigo: 5 dúvidas mais frequentes sobre o custo de vida no Canadá em 2021

Províncias canadenses com maior demanda para este profissional

Apesar de haver a necessidade de educadores infantis em todo o Canadá, províncias onde a taxa de natalidade vem registrando aumento são as que mais demandam este tipo de mão de obra.

  • Quebec
  • Manitoba
  • Nova Scotia
  • Yukon Territory
  • Prince Edward Island

Outro fator a ser levando em consideração é que geralmente os salários tendem a ser maiores devido a falta deles no mercado.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Perspectivas de mercado

Segundo estudo realizado pelo Job Bank Canadá, prevê-se que o crescimento do emprego neste setor seja ligeiramente superior à média para todas as ocupações.

Além disso, há outros fatores a considerar como por exemplo:

Imigração: Apesar das baixas taxas de fertilidade entre os canadenses nativos, as taxas de natalidade geral do Canadá vem crescendo significativamente nos últimos anos graças ao aumento progressivo de imigrantes se estabelecendo no país. Espera que mais de 1.3 milhões de novos imigrantes cheguem ao Canadá até 2023 como residentes permanentes conforme projeção do governo federal.

População em trânsito: Há um enorme contigente de pessoas em trânsito no Canadá composto por trabalhadores e estudantes internacionais acompanhados de filhos menores de 12 anos. Estes residentes temporários também são potenciais candidatos a residência permanente que normalmente vivem de 2 a 3 anos no Canadá, dependendo de seus contratos de trabalho ou programa de estudo.

Subsídios: O governo canadense faz um grande investimento para incentivar o aumento das taxas de natalidade do país através de subsídios pagos aos pais com filhos menores de 18 anos. O valores podem chegar a CAD$ 6.833 por ano para quem tem filhos menores de 6 anos.

Formação: Algumas províncias canadenses, incluindo Quebec, já anunciaram uma revisão na regulamentação da profissão para educadores infantis, adotando medidas restritivas de contratação para quem não possuir uma formação técnica, assim, haverá uma grande lacuna a ser explorada por quem já está se antecipando.

Bolsas de estudo: Destinadas a residentes permanentes, estas medidas são um claro sinal da necessidade desse profissional pelos próximos, uma vez que o governo tem cada vez criado programas de incentivo para formação deste profissionais.

Formação necessária para atuar como educador da primeira infância no Canadá

Atuar com assistente de educador infantil em creches no Canadá costuma ser a porta de entrada para muitos imigrantes recém chegados que ainda enfrentam barreiras como idioma e falta de experiência profissional, uma vez que não há a exigência de formação especializada para a função em algumas províncias. Todavia, como dito no paragrafo anterior, está é uma realidade que vem mudando com novas regras já anunciadas para 2023.

Além disso, estes profissionais sem qualificação tendem a receber apenas o salário mínimo com poucos ou nenhum benefício.

Alguns pré-requisitos como, verificação clara do registro criminal e certificações atuais de primeiros socorros e RCP podem ser exigidas pelo empregador.

Entre os diplomas necessários para atuar como educador infantil estão:

Diploma de College/Cegep (equivalente a faculdade)

Diplomas em nível de college já foram muito comuns no Brasil antes dos anos 80. Os chamados cursos de formação técnica de curta duração pós-secundário eram muito bem recebidos no mercado de trabalho, haja visto que administradores, contadores, mecânicos, enfermeiros e muitas outras profissões tinham seu espaço garantido no mercado antes da mudança no sistema educacional brasileiro.

Como a substituição desses diplomas por seus equivalentes em nível graduação universitária, muitos profissionais tiveram de se requalificar para se manter no mercado.

Ao contrário do Brasil, a cultura dos cursos de formação técnica e profissionalizante no Canadá nunca esteve tão em alta como agora. Como a falta de mão de obra em muitas aéreas operacionais, cada vez mais técnicos são necessários para preencher essas vagas.

Programas de formação de curta duração levam de 2 a 3 anos em diplomas como AEC e DEP, na província do Quebec.

Leia também: Tipos de diplomas na província do Quebec

Diploma de gradução universitária

Um segundo passo para a carreira de educador infantil no Canadá é atuar como professor de escola primária (Elementary school), função que vem sofrendo grandes perdas de mão de obra em razão do COVID, pois grande parte do quatro de trabalhadores no Canadá possui idade avançada (acima dos 60 anos).

Com a pandemia, o número de pedidos de aposentadoria aumentou exponencialmente devido a dificuldades em lidar com novas tecnologias usadas para aulas remotas, assim como o maior risco a saúde para essa faixa etária devido a maior exposição nas escolas.

O diploma de graduação necessário será obtido através título de Bacharel Certificado ECE, com duração de 5 anos com mais de 500 horas sob a supervisão de um educador da primeira infância certificado canadense.

Para fechar

É importante lembrar que para cada um desses níveis de diploma no Canadá há um investimento proporcional, então diplomas em nível de college geralmente são ótima oportunidade se colocar rapidamente no mercado de trabalho, uma que existem cursos com duração de até 2 anos.

Depois de formado e já atuando no mercado é possível aplicar para os vários processo de residência permanente e usufruir de seus benefícios, começando por enorme subsídio do governo para cursos de graduação, incluindo bolsas de estudo.

Próximos passos

Verificar como está seu idioma, começar um planejamento financeiro e marcar a data em seu calendário para chegar ao Canadá e começar uma nova etapa de sua vida.

Leia também:

Como fazer uma faculdade no Canadá sem ainda falar o idioma?

Como planejar um orçamento para estudar no Canadá em 2022

Nos vemos no próximo post falando sobre as 6 profissões em alta se você considera estudar no Canadá.

  1. Business Administration and Commerce
  2. Business Intelligence
  3. Data Base Administration
  4. Digital Marketing
  5. Early Childhood Education 
  6. Digital Content Creation

O próximo texto vai falar sobre a profissão de Business Intelligence no Canadá. Até breve!

Comece já a planejar seu como futuro estudante internacional no Canadá, esse é o primeiro e mais importante passo rumo a um projeto de sucesso. Clique aqui e descubra como iniciar sua emocionante jornada para o Canadá, nossa consultoria educacional é gratuita. Fale com a gente hoje mesmo!

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como fazer seu intercâmbio no Canadá de um jeito seguro.

Quer estudar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

GUIA COMPLETO DE INTERCÂMBIO – INSCREVA-SE!
Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

CANADÁ EM PRIMEIRA MÃO

Inscreva-se em nossa Newsletter semanal

Notícias importantes sobre imigração, mercado de trabalho e estudo no Canadá.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.