Como tirar proveito de job fairs e missões de recrutamento no Canadá

112 views

Você já foi a alguma feira de empregos ou missão de recrutamento internacional? Se já participou de alguma delas, provavelmente você pode ter feito o que boa parte dos candidatos a emprego faz. Se nunca foi a uma delas este post trás dicas importantes sobre como causar uma boa impressão nesses eventos. Continue lendo para saber mais.
Atualizado em: 29 de abril de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles e seu convidado especial Rodrigo Luzzio, Analista funcional em Quebec. Nesse bate papo informal Rodrigo fala sobre sua trajetória profissional trazendo sua visão sobre o mercado de trabalho de TI no Canadá e como foi seu processo de contratação através de missões de recrutamento no Brasil. .

Assista abaixo:

O que são feiras de emprego e missões de recrutamento

Basicamente, uma feira de carreiras (também conhecida como feira de empregos ou exposição de carreiras) é um evento de recrutamento em que empregadores e recrutadores se encontram com funcionários em potencial e onde os candidatos a emprego encontram mais informações sobre vagas de emprego em empregadores em potencial.

Elas são mais frequentemente organizados em grandes salões onde potenciais empregadores montam estandes com membros da equipe de RH que estão lá para explicar aos funcionários em potencial tudo sobre as vagas de emprego atuais, o processo de inscrição e tudo o mais relacionado à organização.

Benefícios das feiras de carreiras

  • Palestras para feiras de carreiras são úteis porque fornecem informações gerais sobre como, por exemplo, escrever um currículo ou como se preparar para um centro de avaliação.
  • Eles são um ótimo lugar para fazer pesquisas de informações, já que as empresas nas feiras de carreiras fornecem uma grande quantidade de informações e experiências sobre diferentes setores.
  • Ótimo lugar para se relacionar com as equipe das empresas.

Missões de recrutamento internacionais

Muitos países como o Canadá fomentam esse tipo de evento em vários países onde a mão de obra é bem especializada para alguns setores como TI, por exemplo. Temos bons exemplos destes eventos promovidos em países como México, EUA, França e Brasil.

No Canadá, em especial, essas missões são coordenadas por grupos empresariais geralmente apoiadas por Governo e entidades de fomento a industria e comércio da província. Para entender melhor, vamos tomar como exemplo a província do Quebec. Lá, há de fato uma demanda enorme por profissionais da área de tecnologia da informação, então, tais eventos tem como objetivo importar profissionais que estejam dispostos a fixar residência temporária na província para sanar uma carência deste setor.

LEIA TAMBÉM: “Quer trabalhar em Quebec? Que tal conferir a Feira de Empregos Virtual Edição 2020

Outra vantagem desse processo é o fato de que ele pode encurtar seu caminho até a residência permanente no Canadá. Depois de um ano atuando no país como profissional qualificado você estará apto a aplicar para processos de imigração baseados em entrada expressa como o Express Entry ou Arrima no Quebec.

LEIA TAMBÉM: “Como obter uma oferta de emprego antes de chegar ao Canadá

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

Alguns dados valiosos que você mesmo pode obter

As informações descritas a seguir foram extraídas da página oficial do Quebec na Cabeça (sessão missões de recrutamento). O site é responsável pela promoção da imigração na província do Quebec.

Estes eventos presenciais, quando presenciais, geralmente são realizados em cidades importantes pelo globo como São Paulo, California, Paris entre outras.

Números da missão de recrutamento para o Brasil em abril de 2019

Fonte oficial: Quebec na Cabeça

Os dados relativos a 2020 ainda estão sendo processados devido a dificuldades com a pandemia este ano. Lembrando que este número de contratações em 2019 se refere apenas a província do Quebec, além dela, o Canadá ainda possui mais 10 provincias e 3 territórios.

Da próxima vez que ouvir notícias de que o Canadá esta buscando por trabalhadores no exterior, acredite, eles estão fazendo isso mesmo e há muito tempo. Claro que não estamos endossando qualquer notícia aqui.

Aproveitando o gancho, é sempre bom alertar aos leitores para que tenham muito cuidado com sites ou agentes que estejam vendendo o sonho de vagas no Canadá como um passe de mágica. Trata-se de um processo complexo, feito em várias etapas e com muita gente séria por trás. Sempre verifique as credenciais de quem esta provendo esse tipo de negócio.

Há muitos casos de fraude e golpe relatados em redes sociais e fóruns de emprego por aqui. Tenha em mente que eventos sérios estão sempre acompanhadas da chancela de grandes empresas, universidades de prestigio, além de governos federal e provincial.

Roteirinho básico

Você chega ao evento, caminha ao redor de estande após estande, aperta a mão rapidamente e sorri, entrega um currículo, faz um comentário pertinente a empresa e segue em frente.

Ai então venha resposta padrão “Por favor, inscreva-se em nossos quadros de empregos online”. E você vai para o próximo estande e repete o mesmo processo.

E você pensa consigo mesmo: “Se isso é tudo que eu tenho que fazer, então por que estou aqui?”

E você começa a se perguntar se as feiras de empregos valem mesmo a pena.

É claro que este cenário apresentado serve apenas para ilustram uma situação antes da pandemia. Desde o inicio do COVID-19 em março desse ano no Canadá, todos estes eventos deste tipo migraram para plataformas online, e é provável que eles permanecem assim ainda por um bom tempo. Mas não se preocupe com isso, as dicas que daremos a seguir servem para todo tipo de evento.

Antes, durante e depois

Ok, você fez todo o seu dever de casa indo ao evento, gastando seu idioma em algumas horas de boas atividades repetitivas, mas e ai? Qual seria o próximo passo?

Não é exatamente o que você faz antes e durante a feira de empregos que tem mais peso, mas sim o que vem depois disso. Principalmente se considerarmos a atual conjuntura em que vivemos.

Neste post, vamos dar algumas dicas importantes para sua preparação em uma feira de empregos, mas antes vamos a alguns fatores importantes que deve considerar antes da busca.

Você já tem em mente qual é o seu objetivo nº 1 em uma feira de empregos?

Você quer mesmo se destacar?

Saiba que esses patrocinadores vão saudar centenas de candidatos a emprego em pouco mais de um ou dois dias de evento. Ser lembrado por algum desses caçadores de talento não será nada fácil.

Mas não se preocupe, este post cobrirá o que você precisa saber, para se destacar da concorrência e, mais importante, garantir que as pessoas que estão nos estandes se lembrem de você.

A maior vantagem que as feiras de empregos têm sobre os formulários de emprego online é que você tem a oportunidade de conversar pessoalmente com a contratação de executivos. Eles podem testemunhar em primeira mão sua personalidade, habilidades de comunicação e profissionalismo.

Isso ajuda muito a impulsionar sua candidatura para as vagas em potencial que eles têm. O cara a cara sempre irá supera qualquer aplicativo de comunicação online. Ok, nós já sabemos, não possível com COVID, mas ele não vai durar para sempre, então, as dicas valem para um futuro próximo.

Como tal, mesmo em tempos de teleconferência, você deve potencializar esse valioso tempo face to face.

Preparação

Vamos tirar as coisas óbvias do caminho:

  • Atualize seu currículo e traga pelo menos 20 exemplares.
  • Pegue um bloco de notas para fazer anotações sobre o que for discutido nos estandes.
  • Vista-se como se fosse uma entrevista.
  • Seja pontual e chegue aos estandes no início do dia, antes que os patrocinadores se cansem.

Essas são as coisas fundamentais que a maioria das pessoas fará. Agora vamos nos concentrar no que os outros não farão para que você se destaque. Tudo porque você se deu ao trabalho de ler esta postagem do blog!

O que levar com você

  • Cartões de negócios ou cartões de visita como são conhecidos no Brasil.
  • Carta de apresentação.
  • Currículo no padrão canadense, preferencialmente em duas versões (inglês e francês), e por favor, sem foto. Este tipo de currículo não é mais utilizado no Canadá.

Recomendamos que leia estas duas matérias para ajuda-lo nessa tarefa:

25 lições que aprendi sobre o ambiente de trabalho e conduta profissional no Canadá e

8 coisas que todo profissional precisa saber antes de trabalhar no Canadá.

A feira de empregos não é uma exposição para você navegar e ver qual estande mais atrai seu interesse. A procura de emprego dever ser um projeto planejado com bastante foco e antecedência. Assim, você precisa conhecer muito bem as empresas que participarão e selecionar apenas as que são alvo para sua carreira.

OK, entendi! não preciso bater na porta de todo mundo para aumentar minhas chances.

A tarefa de pesquisar sobre as empresa é uma das atividades mais importantes que você precisará fazer antes chegar até uma feira de empregos. Aqui está o porquê…

A maioria dos candidatos a emprego chegará a um estande com um “Oi. Estou procurando um emprego em … Você tem alguma coisa para mim? “

É como se as pessoas no estande estivessem vendendo empregos. Quando é exatamente o oposto. Você é aquele que deveria vender para eles.

Dentre as empresas que você tem como alvo, pesquise tudo o que puder sobre cada uma delas. Gaste umas boas horas fazendo isso se quiser realmente causar uma boa impressão.

Feito isso, você já pode mudar sua abordagem para algo mais na linha…

“… quero trabalhar em sua empresa porque …”

A simples mudança no tom já irá coloca-lo no radar deles.

Mas o que devo considerar importante em minha pesquisa?

  • Os produtos e serviços da empresa.
  • Seus valores e crenças.
  • As últimas notícias, projetos e clientes importantes, artigos de mídia sobre eles.
  • Redes sociais como LinkedIn.

Mostrar que você conhece bem o perfil da empresa lhe renderá alguns pontos no quesito interesse. Isso vai mostrar que você fez sua tarefa de casa do jeito que eles esperam.

Você também precisará anotar pelo menos 4 ou 5 perguntas que terá de fazer para o executivo de contratação no estande. Falarmos disso em breve.

No evento

Agora que você está preparado, está pronto para impressioná-los, destacando-se da concorrência.

Antes de você se aproximar

Reveja suas notas de pesquisa sobre a empresa no estande específico que você está prestes a abordar.

Prepare-se mentalmente e talvez narre seus argumento mentalmente.

Elevator Pitch

Aqui está a fórmula:

“Olá, sou [seu nome]. Prazer em conhecê-lo. Qual o seu nome?”
“Existem [x] empresas que eu gostaria de conhecer neste evento e a sua era uma delas.”

Explique as razões com base em sua pesquisa usando alguns expiemos de abordagem como:

“Sua indústria é uma combinação perfeita para mim porque …”

“Seus valores e crenças em …”

“Eu li que vocês estão prestes a … e eu adoraria fazer parte disso …”

Essa é uma ótima introdução de 15 segundos para despertar a curiosidade dos ouvintes e convencê-los de que você realmente deseja trabalhar para a organização deles.

Neste ponto, você será solicitado a descrever a si mesmo e o que está procurando. O foco deve ser em seus anos de experiência, habilidades e pontos fortes relevantes que se alinham com a organização e seus objetivos atuais. Esse tom não deve durar mais do que 30-45 segundos, porque a parte mais importante da conversa está chegando.

Faça as perguntas certas

Uma vez que o argumento de venda (seu marketing pessoal) é feito, é hora de ter uma conversa significativa e conectar-se com a pessoa. Use a velha estratégia para uma ótima conversa – ótimas perguntas!

Você pode perguntar sobre a cultura da empresa

“Eu li que sua empresa valoriza [x]. Como isso é praticado na organização?
“Você tem uma posição agora para [x]. Qual é o motivo pelo qual o gerente está contratando para esta posição no momento?
Você pode perguntar sobre o processo de contratação

“Como normalmente funciona o processo de contratação?”
“Que tipo de pessoa se sairia bem na sua organização?”
Você pode perguntar sobre os objetivos da empresa

“O que é importante para a empresa agora?”
“Quais são os principais objetivos desta equipa / departamento para esta abertura?”
“Quais são os maiores desafios que a organização enfrenta neste momento?”
A empatia vai junto. Conclua fazendo perguntas sobre a outra pessoa para mudar a dinâmica.

“Há quanto tempo você trabalha para esta empresa?”
“O que você gostou em trabalhar para a organização?”
Não espere fazer todas essas perguntas. Escolha 4-5 que seja mais significativo para você.

Não faça essas perguntas

Não pergunte nada relacionado a salário e benefícios, esse pode ser um erro grave em sua primeira abordagem.
“O que a sua companhia oferecer em termos de beneficio?” (você já deve saber disso)
“Quais vagas você tem disponíveis para função a ou b?” (você já deve saber disso)
Fuga de assuntos que normalmente são discutidos em etapas seguintes a contratação.

Boa práticas

Um das informações mais importantes a serem obtidas nesse contatos face to face são os detalhes de contato em redes sociais. Pergunte se você pode manter contato no LinkedIn.

Provavelmente, eles vão lembrar de você quando entrar em contato com eles através das redes, e sim, as chances serão bem maiores deles aceitarem sua solicitação de conexão.

Neste ponto, eles também podem mencionar a candidatura a quaisquer vagas disponíveis online.

Claro que eles vão dizer isso. Porque existe um processo de contratação fixo que todos devem seguir. A pessoa que eventualmente conseguiria o emprego também teria se inscrito para o emprego online. É o que você faz após a aplicação que conta.

Depois do evento

É aqui que a verdadeira magia acontece.

A maioria das pessoas sai do evento e nunca acompanha as pessoas com quem se reuniram.

Mas os que procuram empregos de forma inteligente sabem a importância de fazer o acompanhamento. Começando por suas conexões no LinkedIn

Envie um convite personalizado para a pessoa que deu sua permissão para se conectar com ela no LinkedIn. Mencione três coisas:

  • Um lembrete de que vocês se conheceram no evento.
  • A posição na qual você está interessado
  • Um lembrete do motivo pelo qual você deseja trabalhar para esta organização

Alerte-os assim que você se candidatar a um emprego.

Candidate-se ao cargo conforme solicitado e diga a eles que você o fez.

Não deixe que eles se lembrem / vejam seu aplicativo. Um lembrete gentil não apenas garantirá que eles se lembrem de você, mas também demonstrará que você realmente deseja este trabalho. Acredite em mim, é muito importante para eles saberem que você está ansioso para trabalhar para esta organização.

Mas, por quê?

Porque o candidato ansioso é aquele que vai ficar!

Mantendo contato

Nesse estágio, você certamente conseguirá uma entrevista. Se não, não se preocupe.

Fique em contato com essa pessoa a cada 3 semanas ou mais. Só porque eles não tiveram uma oportunidade para você agora, não significa que não terão uma no futuro.

Não fique louco porque você está fora de vista.

E, por falar nisso, “ficar em contato” não significa mensagens repetidas pedindo-lhes empregos. Significa manter contato da mesma forma que faria com um colega de trabalho.

  • Uma nota sobre as atualizações em seu setor que você ouviu.
  • Uma observação sobre algo que você descobriu sobre a empresa (porque você os segue nas redes sociais)

Cada feira de empregos pode trabalhar a seu favor, se …

Você não desperdiça o tempo que teve com essas pessoas. Profissionais de RH valorizam a personalidade do candidato acima de tudo.

Um currículo bem feito juntamente com a apresentação fará o trabalho de destacar suas habilidades e experiência, mas não sua personalidade. Empatia não pode ser medida em palavras, é necessário comunicação ativa, mesmo que através de mensagens.

Então, da próxima vez que você estiver procurando por uma feira de empregos você verá o quanto essas recomendações vão contar a seu favor. , transforme-a em seu favor.

Desejo boa sorte em sua busca deixando um recado importante. Assine nossa newsletter para receber notícias, guias e dicas importantes sobre carreira, estudo e estilo de vida no Canadá.

A outra dica importante é sobre o nossos serviços de consultoria em carreira, estudo e processos de imigração. Já ajudamos milhares de brasileiros a tirar seu projeto Canadá do papel. Essa é a nossa missão, fazer você mudar de vida, mas do jeito certo.

Vem ser feliz no Canadá com a Neway for you.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

webinário

COLLEGE NO CANADÁ COM BOLSA DE ESTUDO

Quer saber como ganhar uma bolsa de C$ 10.000 para cursar um College no Canadá? Nosso evento será no dia 27 de maio. 

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.