fbpx
8 passos importantes na carreira profissional canadense - 8 coisas que todo profissional precisa saber antes de trabalhar no Canadá.

8 coisas que todo profissional precisa saber antes de trabalhar no Canadá.

Imigrar para trabalhar em um novo país é um grande empreendimento, mesmo em uma cultura que acolhe imigrantes como o Canadá. Você está desenraizando sua vida inteira e construindo uma nova casa em um lugar que tem costumes diferentes e possivelmente até um idioma diferente do que você costumava usar em seu dia-a-dia profissional (inglês) se estivermos falando do Quebec como alvo de seu projeto, onde além do inglês, o francês passa a ser um forte coadjuvante em sua rotina profissional.


Quanto mais suporte você tiver durante essa transição, mais fácil e suave será o processo. Neste texto iremos abordar algumas tópicos de peso em sua jornada para uma carreira internacional, frisando  que este conteúdo é valido para aqueles que já estão aqui e ainda não se encontraram profissionalmente.

1. Um quinto da população do Canadá é nascido no exterior.

Primeiro, é importante saber que você não está sozinho como um novo imigrante no Canadá, pois estamos falando de um dos países que mais tem abrigado novos imigrantes. 21.9% das pessoas que vivem e trabalham no Canadá não nasceram no país e 22.3% da população se identifica como uma minoria visível.

Esses números são ainda maiores nos centros urbanos. No geral, o Canadá é uma cultura muito aberta que acolhe novos imigrantes e celebra o multiculturalismo.

” 21.9% das pessoas que vivem e trabalham no Canadá não nasceram no país”

As principais cidades do Canadá são especialmente multiculturais e atraem um número muito alto de imigrantes. Mais de 50% dos residentes de Toronto, Vancouver e Montreal, por exemplo, identificam-se como minorias visíveis. Toronto foi chamada de “a cidade mais multicultural do mundo” e mais de 200 grupos culturais únicos residem na cidade.

2. Você não precisa de um emprego para imigrar para o Canadá.

Você não precisa necessariamente ter um emprego alinhado para vir para o Canadá, mas isso facilita muito. O sistema de imigração Express Entry do Canadá é baseado em pontos, e ter uma oferta de trabalho esperando por você concederá uma boa quantidade de pontos. Quanto mais pontos você ganhar, maior a probabilidade de ser convidado a imigrar para o Canadá.

Você ganha pontos por idade, educação, experiência profissional e conhecimento de inglês ou francês, entre outras coisas. 57% de todos os imigrantes canadenses obtêm entrada como trabalhadores qualificados ou imigrantes de classe empresarial sob esse sistema de pontos.

A grande maioria dos imigrantes restantes chega ao Canadá como refugiados ou se junta a uma família que já vive no Canadá. No total, o Canadá recebe mais imigrantes per capita do que qualquer outro país desenvolvido, totalizando cerca de 300.000 por ano.

3. Você pode acelerar a imigração se for um trabalhador qualificado.

O Express Entry é o programa de imigração do Canadá para trabalhadores qualificados. O programa visa processar novos imigrantes em 6 meses ou menos. Antes de preencher um perfil de entrada expressa, determine se você se qualifica em um dos programas federais para trabalhadores qualificados. Se você se qualificar, vá em frente, preencha seu perfil e pague as taxas relevantes.

Este é o primeiro passo para imigrar para o Canadá! Lembre-se de que para concluir sua inscrição expressa, você também precisa estar preparado para fazer um teste de idioma e ter suas credenciais e experiência em educação avaliadas.

Depois de concluir essas etapas, seu perfil será avaliado e você será colocado no pool de candidatos do Express Entry. Estar na pool não significa necessariamente que você será convidado a se tornar um residente permanente.

Quanto maior sua pontuação no Express Entry, maiores serão suas chances de ganhar um convite. É nesse momento que é recomendável começar a procurar empregos por meio do Job Bank, a plataforma oficial de correspondência de empregos do Canadá.

4. Trabalhador qualificado pode se tornar um cidadão canadense.

O primeiro estágio da cidadania canadense para a maioria dos novos imigrantes é a obtenção de residência permanente. Os residentes permanentes têm direito a muitos dos mesmos benefícios sociais que os canadenses, incluindo cobertura e proteção de assistência médica provincial de acordo com a Carta de Direitos e Liberdades do Canadá.

Se você foi admitido no Canadá sob o programa de trabalhadores qualificados da Express Express, sua residência permanente é concedida automaticamente.

Refugiados, estudantes e outros trabalhadores temporários ou estrangeiros que não entraram no país como trabalhadores qualificados no programa Express Entry devem solicitar residência permanente antes de poderem avançar para a cidadania.

Você pode ser um residente permanente durante toda a sua estadia no Canadá, se quiser, no entanto, muitos imigrantes optam pela etapa mais permanente de se tornar um cidadão canadense de pleno direito.

Para se tornar um cidadão canadense, você deve ter vivido no Canadá por pelo menos 1.095 dias dos últimos 5 anos e passado em um teste de idioma e cidadania. Os cidadãos canadenses ganham direitos adicionais que os residentes permanentes não têm, como o direito de votar e concorrer a um cargo, viajar com um passaporte canadense, manter empregos no governo que exigem cidadania e garantir que não perderão seu status no Canadá.

Você tem dúvidas a respeito de seu perfil profissional? Será que ele é adequado para o mercado de trabalho canadense? Acesse agora nossa sessão Coaching Profissional e obtenha essas respostas.

5. O governo canadense tem muitos recursos para novos imigrantes.

O site do governo canadense é um excelente recurso para estrangeiros que desejam imigrar para o Canadá, bem como para novos imigrantes que desejam se estabelecer ou encontrar trabalho no Canadá.

Você encontrará informações abrangentes sobre o Express Entry e outros programas de imigração, como obter residência permanente ou cidadania canadense, links para organizações que podem fornecer suporte e qualquer outra coisa que você possa querer saber sobre como imigrar para o Canadá e se estabelecer assim que você ‘ cheguei.

O Departamento de Emprego e Serviços Sociais do governo canadense também opera o Job Bank, um conselho de administração do governo, para ajudar canadenses novos e estabelecidos a encontrar trabalho.

6. Seu currículo no estilo canadense deve ser uma prioridade.

Se você planeja procurar trabalho no Canadá, é importante atualizar seu currículo para que ele corresponda ao estilo regional. Isso ajudará você a ter a melhor chance de encontrar o emprego dos seus sonhos. Os currículos no estilo canadense (às vezes chamados de CVs em Quebec) possuem um layout e sessões distintas dos utilizados no Brasil por exemplo.

Coaching profissional no canada - 8 coisas que todo profissional precisa saber antes de trabalhar no Canadá.
Importância da apresentação de um Curriculum no modelo canadense.

As seções principais que você deve incluir são seu nome e informações de contato, um resumo profissional, seu histórico de trabalho e educação e treinamento profissional.

Você também pode incluir ouras seções como de habilidades, no entanto, isso varia muito de acordo com a posição que esta procurando. Por se tratar de mercado de trabalho muito dinâmico, recomendamos que tem algumas modelos diferentes de perfil para serem usados como cartas na manga.

Outro ponto imprescindível a ser revisto é sua conta no LinkedIn, que deve estar bem estruturada nos moldes do Canadá, com versões em inglês e francês, já que a província do Quebec representa 30% da polução canadense e esta repleta de grandes empresas e por consequência, muitas oportunidades profissionais, mesmo para aqueles que não possuem o idioma Franco fônico.

Precisa de ajuda para criar um currículo de alto nível para trabalhar no Canadá? Acesse agora nossa sessão Coaching Profissional e e agende uma consulta.

” a província do Quebec representa 30% da polução canadense e esta repleta de grandes empresas “

7. Prepare-se para responder a perguntas comuns da entrevista.

Se você é novo no mercado de trabalho canadense, pode não estar familiarizado com algumas das expectativas da entrevista de emprego ou com perguntas comuns feitas aos candidatos a emprego no Canadá.

Para garantir que você seja aprovado nas entrevistas de emprego no Canadá, é essencial que aprimore suas habilidades de entrevista em inglês ou francês. Treine para responder a perguntas práticas e para se familiarizar com o processo de entrevista de emprego.

Precisa de ajuda com a preparação da entrevista?

8. Saiba como negociar seu salário no Canadá.

É importante conhecer suas expectativas salariais quando você é novo no Canadá. Pesquise com antecedência sobre a taxa de pagamento de alguém em seu trabalho, com seu nível de experiência. Se você chegar ao Canadá como trabalhador qualificado, sua experiência e educação serão avaliadas para determinar o equivalente no Canadá.

Use essas informações como base para o que você deve receber. Se você trabalha em um setor com base em salários, esteja sempre atento aos requisitos de salário mínimo em sua província e garanta que você está sendo pago de forma justa.

Quer saber mais? Assista agora uma de nossas lives com a consultora Lina Donnard explicando como funciona o mercado de trabalho canadense.

Quer mais informações sobre como dar um salto em sua carreira?

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: