O Canadá recebe o maior número de imigrantes em um único ano de sua história

63 views

Mesmo com todos os percalços da pandemia no ano passado, o governo canadense conseguiu atingir sua meta de 401.000 novos residentes permanentes em 2021 cravando a marca histórica de maior volume de imigrantes em apenas um ano. Entenda como o Canadá realizou isso no post a seguir.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 6 de janeiro de 2022

Atualizado em: 14 de janeiro de 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

2021, um ano que entrou para a história do Canadá

Com exceção significativa dos povos indígenas, todos os canadenses vêm originalmente de outro lugar. A história da imigração ocupa muitos capítulos da história do Canadá – incluindo a a mais recente marca atingida. Para apoiar a recuperação pós-pandemia do Canadá e traçar um futuro mais próspero, o Governo canadense estabeleceu a meta de receber 401.000 novos residentes permanentes em 2021, como parte do Plano de Níveis de Imigração de 2021–2023.

Leia também: Canadá lança seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023

O Honorável Sean Fraser, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania, anunciou na semana passada que o Canadá atingiu sua meta e recebeu mais de 401.000 novos residentes permanentes em 2021. Ultrapassando o recorde anterior de 1913, este é o maior número de recém-chegados em um ano na história canadense.

A seguir citações de Sean Fraser:

Essa conquista histórica é particularmente significativa em face dos muitos desafios da pandemia. De fronteiras fechadas a bloqueios domésticos, a migração global foi interrompida pelo COVID-19. Todavia, graças ao empenho dos funcionários da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) em 2021, meio milhão de solicitações foram processadas atingindo uma marca recorde esse ano. Para conseguir isso, o IRCC acrescentou recursos, adotou novas tecnologias e colocou mais processos online. Todas essas mudanças são melhorias permanentes no sistema de imigração do Canadá.

Enquanto continuamos a lutar contra a pandemia, aproveitamos ao máximo os talentos que já estavam dentro de nossas fronteiras (residentes temporários como trabalhadores e ex-estudantes estrangeiros). A maioria desses novos residentes permanentes já estava no Canadá em status temporário.

Mais notavelmente, lançamos novos programas para envolver trabalhadores essenciais, profissionais de saúde, graduados internacionais e recém-chegados de língua francesa.

Leia também: Express Entry: IRCC divulga seu relatório anual com dados da imigração canadense em 2020

A reunificação da família é outro pilar de nosso sistema, e reunimos cônjuges e filhos, permitindo que mais famílias patrocinassem pais e avós. Finalmente, com muitos países fechando suas portas para refugiados, continuamos a oferecer o abrigo mais vulnerável do mundo no Canadá.

“O Canadá precisa da imigração para impulsionar nossa economia, enriquecer nossa sociedade e sustentar nossa população idosa. Uma em cada 3 empresas canadenses pertence a um imigrante e 1 em cada 4 profissionais de saúde é recém-chegado.”

“Empresas, especialistas do mercado de trabalho e economistas concordam que a imigração cria empregos, estimula a inovação e ajuda a resolver a escassez de mão de obra. Novos canadenses contribuem com as comunidades em todo o nosso país todos os dias, e continuaremos recebendo mais deles à medida que construímos o Canadá de amanhã.”

Fatores importantes sobre a imigração canadense

  • O número de residentes permanentes que o Canadá recebe a cada ano é baseado no Plano de Níveis de Imigração anual, que foi apresentado ao Parlamento em 30 de outubro de 2020.
  • Em 2019, o Canadá recebeu mais de 341.000 residentes permanentes. Apesar dos desafios resultantes da pandemia COVID-19, o Canadá também admitiu mais de 184.500 novos residentes permanentes ao longo de 2020.
  • A imigração é responsável por quase 100% do crescimento da força de trabalho do Canadá. Aproximadamente 75% do crescimento populacional do Canadá vem da imigração, principalmente na categoria econômica. Em 2036, os imigrantes representarão até 30% da população do Canadá, em comparação com 20,7% em 2011.
  • A imigração trata da escassez de mão de obra em setores-chave, como saúde. Os imigrantes representam 37% dos farmacêuticos, 36% dos médicos, 39% dos dentistas, 23% dos enfermeiros registrados e 35% dos auxiliares de enfermagem e ocupações relacionadas.
  • A Atualização Econômica e Fiscal propõe novas medidas para apoiar uma recuperação robusta e resiliente, incluindo um investimento de CAD$ 85 milhões para reduzir atrasos no sistema de imigração do Canadá, acelerar o processo de cidadania, reunir famílias e receber pessoas que podem ajudar a resolver a escassez de mão de obra do Canadá.

Leia também: Express Entry não funciona para você? Conheça outros caminhos para imigração canadense

Próximos passos

Se 2021 já deu sinais de que mesmo com a pandemia a imigração canadense não teve a intenção de parar, para 2022 espera-se ainda mais força nesse processo, fundamental para manter o crescimento econômico e social no Canadá.

Leia também: O que esperar da imigração canadense em 2022

Para 2022 e 2023 espera-se que esse incremento seja ainda maior. Se sua meta é o imigrar para Canadá nos próximos anos, agora é mais do que nunca o melhor momento para realizar esse projeto. Pesquise sobre o assunto, entre em contato com pessoas que já fizeram essa travessia ou busque por ajuda profissional.

Se chegou até esse texto, é provável que você já esteja um passo a frente nesse processo.

Querendo falar com alguém sobre seus planos de imigração, não hesite em nos contar sua história.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

CANADÁ EM PRIMEIRA MÃO

Inscreva-se em nossa Newsletter semanal

Notícias importantes sobre imigração, mercado de trabalho e estudo no Canadá.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.