CSQ

O Certificado de Seleção do Quebec (CSQ) é um documento emitido pelo Ministério da Imigração, Francisação e Integração (MIFI) que declara que o titular foi selecionado para se estabelecer no Quebec. Com um CSQ, o solicitante pode enviar um pedido de residência permanente às autoridades federais de imigração do Canadá. 

Assista ao vídeo

Benefícios do CSQ

COMO OBTER MEU CSQ

Programa de experiência do Quebec (PEQ)

O programa de experiência de Quebec (PEQ) é um dos vários programas de imigração operados pela província de Quebec. O PEQ é direcionado a candidatos com proficiência em francês que tenham experiência educacional ou profissional no Quebec. O PEQ é um dos programas prioritários de imigração de Quebec, o que significa que as aplicações são processadas a uma taxa muito mais rápida do que outros programas, como o Quebec Skilled Worker (QSW).

SAIBA MAIS

Programa trabalhador qualificado (QSW) 

O Programa de Trabalhador Qualificado de Quebec (QSW) é um programa de imigração operado pela província de Quebec para candidatos com experiência de trabalho qualificada que possam contribuir de forma duradoura para a economia do Quebec como membros da força de trabalho. 

SAIBA MAIS

dúvidas frequentes

Preciso de um CSQ para estudar ou trabalhar no Quebec?

Obter o CSQ é o primeiro passo no processo de imigração permanente para Quebec. Para aqueles que desejam residir no Quebec como trabalhador estrangeiro temporário ou como estudante internacional, não é necessário um CSQ. Nessas situações, na maioria dos casos o candidato precisa solicitar um Certificado de Aceitação do Quebec (CAQ). 

Saiba mais sobre como obter um CAQ clicando aqui.

Quem pode aplicar para o CSQ?

Os candidatos que desejam imigrar para o Quebec por meio de um dos programas de imigração ativos, como os seguintes programas:

  • Programa de Experiência Québécoise (PEQ)
  • Programa para Trabalhadores Qualificados em Quebec
  • Programa para Investidores de Quebec
  • Programa Empreendedor de Quebec
  • Programa de Autônomos de Quebec

Cada programa possui critérios de elegibilidade específicos que um candidato em potencial deve atender para receber um CSQ. Esses critérios são baseados em fatores que podem incluir o status civil do indivíduo, histórico profissional, histórico educacional, conhecimento de idiomas, informações familiares, experiência em Quebec e capacidade financeira.

Depois que um candidato em potencial acredita que é elegível para um programa específico, o candidato pode enviar uma solicitação de CSQ ao MIFI. No entanto, é importante notar que para alguns desses programas, o Quebec só recebe solicitações durante determinados períodos de admissão. Dependendo do programa, o candidato em potencial pode ter que aguardar a abertura de um período de admissão para enviar uma solicitação.

Quais vantagens o CSQ me concede como trabalhador estrangeiro?

Canditatos em posse de um CSQ válido podem ter acesso ao processo de obtenção da permissão de trabalho de forma simplificada para trabalhar no Quebec, sem precisar obter uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) para o cargo em questão.

Como o CSQ ajuda em meu processo de residência permanente?

Depois de obter um CSQ, o requerente pode então enviar um pedido de residência permanente às autoridades federais de imigração do Canadá.

Nesta fase, como o requerente já foi selecionado para imigração pelo Quebec, as autoridades federais de imigração se concentram apenas nas verificações de antecedentes criminais e médicos. Os certificados de liberação da polícia e os resultados dos exames médicos são necessários nessa fase federal.

As autoridades federais de imigração também revisam o histórico de viagens do solicitante e podem solicitar documentação adicional para validar qualquer uma das informações. Em alguns casos, um candidato pode ser chamado para uma entrevista.