Residência Permanente no Canadá

Um residente permanente canadense é alguém que recebeu o status de residente através de um dos mais de 80 programas de imigração disponíveis no Canadá. Um residente permanente pode se tornar um cidadão canadense após atender à certos requisitos, como após um tempo mínimo de residência no país.

Assista ao vídeo

Benefícios da Residência Permanente

Como obter a residência permanente no Canadá?

Existem muitos caminhos de imigração que permitem que uma pessoa se torne residente permanente no Canadá. Programas de imigração econômica, negócios, patrocínio e refugiados oferecem opções diferentes para se tornar um residente permanente no Canadá.

SAIBA MAIS

Direitos e obrigações dos residentes permanentes no Canadá

01

Cartão de residência permanente

Depois que uma pessoa recebe a aprovação para a residência permanente no Canadá, ela se torna elegível para solicitar um cartão de residente permanente no Canadá (cartão PR). Este cartão indica o status de relações públicas de uma pessoa no Canadá e pode ser usado para viajar dentro e fora do país. As solicitações de cartões de residentes permanentes são enviadas ao Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC).

02

Renovação do Cartão de Residência Permanente

A maioria dos cartões de residentes permanentes é válida por cinco anos, embora ocasionalmente alguns cartões PR sejam válidos apenas por um ano. Os residentes permanentes são incentivados à acompanhar sua data de validade e solicitar a renovação de seu cartão de residente permanente canadense dentro de seis meses após a expiração do cartão.

03

Documento de viagem para residente permanente

Se um residente permanente estiver fora do Canadá e desejar entrar no Canadá, poderá solicitar um documento de viagem para residentes permanentes (PRTD) se não tiver um cartão de RP válido. O PRTD é geralmente válido para uma única entrada no Canadá, permitindo que o residente permanente entre no país antes de solicitar um cartão PR ou a renovação de cartão PR.

04

Requisitos de residência

Para manter o status de residente permanente no Canadá, uma pessoa deve cumprir uma tempo de residência mínimo no país. Essa obrigação de residência do Canadá para residentes permanentes exige que uma pessoa esteja fisicamente presente dentro do Canadá por pelo menos 730 dias em um período de cinco anos, salvo algumas exceções.

05

Cidadania canadense

Os estrangeiros que desejam se tornar cidadãos canadenses devem atender à alguns requisitos, incluindo o status de residente permanente válido no Canadá. Além disso, os residentes permanentes que desejam se tornar cidadãos têm obrigações de residência diferentes das exigidas para a renovação do status de residente permanente. Saiba mais clicando aqui.

CAMINHOS PARA RESIDÊNCIA PERMANENTE

Como estudante internacional

O Canadá concede a possiblidade de estudantes estrangeiros se tornarem residentes permanentes, se quiserem permanecer no país. A Permissão de Trabalho Pós-Diploma permite que estudantes internacionais fiquem no Canadá e trabalhem por até três anos após a graduação. Depois de trabalhar no Canadá por um ano, os graduados internacionais podem se qualificar para solicitar a residência permanente através de programas como o Express Entry, entre outros.

SAIBA MAIS

Como trabalhador qualificado 

A grande maioria dos recém-chegados ao Canadá se torna residente através de programas de imigração econômica. As metas de imigração do Canadá para 2018-2020 indicam que quase 200.000 novos imigrantes econômicos serão bem-vindos ao país a cada ano. Isso significa que existem muitas oportunidades para os estrangeiros com as habilidades necessárias para preencher as lacunas de trabalho na economia canadense.

SAIBA MAIS

Como patrocinado

O governo canadense reconhece que a separação de famílias é um processo desafiador. Por esse motivo, o Canadá instituiu vários programas de imigração destinados a reunir membros da família. De acordo com as metas de imigração do Canadá para o reagrupamento familiar, cidadãos canadenses e residentes permanentes podem tornar os seus cônjuges, parceiros legais, pais, avós, filhos e outros dependentes elegíveis para a imigração.

SAIBA MAIS