fbpx
Tipos de visto para o Canada - Visto Canadense: Descubra qual você precisa

Visto Canadense: Descubra qual você precisa

Para você que deseja vir ao Canadá, é importante saber que dependendo do propósito da sua viagem, do seu passaporte e da sua nacionalidade, você vai precisar de um visto canadense, ou de uma autorização especial para sua entrada no país. 


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com alguns tópicos rápidos sobre tipos de visto para o Canadá.

Assista abaixo:

Tipos de visto

O visto é o documento que o Canadá concede aos estrangeiros que querem entrar no seu país. Os vistos mais comuns são: 

Visto de Turismo

O visto de turismo é o documento emitido pelo governo canadense para aqueles que têm o objetivo de visitar o país. Um ponto importante é que atualmente os brasileiros podem se beneficiar da autorização eletrônica de viagens (eTA), isentando a necessidade de solicitar um visto de turismo para visitar o país.  

Como posso me beneficiar do eTA?

Caso você já tenha tido uma permissão canadense nos últimos dez anos, ou um visto americano válido, você pode fazer o seu pedido online, realizar o pagamento da taxa, e a resposta vem de forma quase imediata. Com esse visto você só pode entrar no país por vias aéreas e pode ficar no país por um período de até seis meses, podendo estudar idiomas ou fazer turismo para conhecer o país e desfrutar das terras canadenses. 

Caso você queira estudar idiomas no Canadá, seja inglês, ou francês, é preciso ficar atento com relação à duração, para saber exatamente qual o tipo de documento você vai precisar. 

Se você vier estudar menos, ou até seis meses, você pode utilizar o seu visto eletrônico de viagens (eTA) ou seu visto de turismo.

Caso seu plano seja estudar um período maior, você vai precisar de um visto de estudante. O primeiro passo para este visto, é você ser aceito em uma instituição de ensino reconhecida pelo governo canadense. Então, você se matricula, recebe a carta de aceitação da escola, e você pode dar entrada no seu visto de estudante.

Caso você tenha um visto de turismo ou eTA e o objetivo da viagem seja estudar idioma menos de 6 meses, você deve apresentar essa carta de aceitação da escola no momento da entrada no país, para justificar o motivo de sua viagem. Um ponto muito importante é que atualmente quem estuda idiomas no Canadá não tem a permissão para trabalhar.

Portanto, para este programa é importante que você tenha todo o planejamento financeiro, para que você se sustente durante toda a sua estadia no país. Além disso, você precisa manter um seguro saúde para toda a duração do seu período de estudos. Não deixe de fazer o seguro saúde, pois é um item essencial!  

Como obter Visto de Estudo para College ou Universidade no Canadá?

O primeiro passo para se obter uma permissão de estudos para o College, ou para uma Universidade, é a sua admissão na instituição de ensino canadense. Eles analisam o seu dossier e se você for aceito, receberá uma carta de aprovação. Com essa carta você pode começar o seu processo.

Se você estiver vindo para a província do Québec, antes de dar entrada no seu visto, você precisa solicitar o Certificado de Aceitação do Québec (CAQ). Caso você o seu destino seja alguma das demais províncias, que não o Québec, este documento não se faz necessário. Neste último caso, basta entrar diretamente com o pedido da permissão de estudos junto ao consulado canadense.

Se você vem fazer um curso técnico/profissionalizante/universitário, você vai precisar de um visto de estudante e também de uma permissão de estudos. O visto de estudos deve ser solicitado e aprovado antes da sua viagem. Já a permissão de estudos será emitida no momento em que você chegar ao país, seja de avião, ou por via terrestre. Este é um documento importantíssimo e essencial para sua estadia no país. 

Em geral a permissão de estudos para o College, ou para a Universidade, te dará o direito de trabalhar 20 horas por semana durante o seu período de estudos e, se o seu programa tiver férias, você terá o direito de trabalhar ‘full time’ (s 40 horas semanais) durante o período de férias. Caso você seja casado(a), o seu cônjuge terá o direito à uma permissão de trabalho aberta, podendo trabalhar até 40 horas semanais durante o período do seu curso. 

O que é o visto de trabalho fechado?

É uma demanda realizada por um profissional depois de receber autorização do governo canadense, ou seja, uma empresa canadense precisa primeiramente provar que ela não consegue encontrar o profissional, seja um cidadão canadense, ou  um residente permanente, para preencher aquele posto de trabalho. 

Através desse processo, a empresa consegue uma autorização especial do governo: o famoso estudo do impacto do mercado de trabalho (LMIA). Assim ela consegue conectar com o trabalhador estrangeiro. Uma vez conectado, o trabalhador estrangeiro vai adquirir uma permissão de trabalho, onde vai vir escrito o nome da empresa, a região, e algumas outras características que vão indicar aonde aquele trabalhador pode atuar. 

Essa permissão de trabalho pode ser de 12 ou 24 meses, e ela também pode ser renovada conforme a necessidade da empresa e a necessidade do profissional que ali se encontra. Não necessariamente o trabalhador que vem com visto de trabalho fechado fica preso à sua empresa, e não existe tempo mínimo também.

Imaginemos que, você aplicou esse processo, veio, e em seis meses você encontrou uma nova oportunidade. A nova empresa precisará fazer o mesmo processo, provando ao governo canadense que não encontra o profissional naquela área, para que ela possa se conectar ao seu perfil, e aí você pode migrar de uma empresa à outra.  

Quais são as principais características da permissão de trabalho fechada? 

O trabalhador que vem com esse tipo de permissão já tem direito ao sistema de saúde público, aqui na província do Québec. Lembrando sempre, que existe os 3 meses de carência para qualquer pessoa que se inicie nesse processo do sistema de saúde pública na província do Quebec.

Outra característica interessante no Quebec é que quem vem com esse visto pode usufruir também da Francisação. Então trabalhador pode se inscrever em um dos organismos do governo do Québec e participar desse curso de francês, para melhorar o seu idioma.

Filhos têm direito à escola pública de 5 a 17 anos, e o seu acompanhante pode vir com visto de trabalho aberto, podendo trabalhar o full time canadense. E ambos, podem participar do sistema público de saúde juntamente com o trabalhador durante o período do visto de trabalho fechado. 

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em te ajudar à identificar o melhor caminho para você realizar o seu sonho. Conte sempre com a Equipe Neway! 

Quer mais informações sobre os tipos de vistos? 

Conheça um pouco mais sobre imigração entrando em contato conosco ouacessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: