fbpx
recuperacao da economia canadense - Canadá mantém recuperação econômica com mais imigrantes empregados em setembro

Canadá mantém recuperação econômica com mais imigrantes empregados em setembro

Um retrato da força de trabalho canadense em setembro revela que as taxas de emprego de imigrantes continuam a aumentar e que o desemprego no Canadá é comparável ao dos EUA.


Mais um mês de alta no Canadá

O emprego cresceu 2,1% em setembro, acelerando em comparação com o salto de 1,4 % em agosto, de acordo com a última Pesquisa da Força de Trabalho do Statistics Canada. Os dados neste relatório foram coletados do mercado de trabalho durante a semana de 13 a 19 de setembro. A taxa de emprego no Canadá está agora em 3,7%, ou 720.000 empregos, de seus níveis pré-coronavírus.

O número de imigrantes empregados na força de trabalho canadense aumentou à medida que setembro viu mais pessoas recuperarem seus empregos em um ritmo acelerado.

Os setores de serviços de hospedagem e alimentação e de comércio varejista permanecem os mais distantes de outros setores da recuperação total.

20201009COVIDemployment 1 - Canadá mantém recuperação econômica com mais imigrantes empregados em setembro
Fonte: Statistics Canada

A taxa de emprego de imigrantes oscila em torno dos níveis pré-COVID

A taxa de emprego de imigrantes muito recentes, que se mudaram para o Canadá há menos de cinco anos, pouco mudou em 63,6%.

O movimento relativamente baixo é em parte devido ao menor número de novos imigrantes que chegam desde que as restrições de viagem foram implementadas.

Os imigrantes que desembarcaram no Canadá há mais de cinco anos tiveram um aumento de 1,7% no emprego, até 57,8%em setembro. Os trabalhadores canadenses viram um aumento de 0,5 pontos percentuais, para 60%.

Os imigrantes que desembarcaram no Canadá há mais de cinco anos têm mais probabilidade de trabalhar em indústrias onde o emprego foi relativamente menos afetado pelo COVID-19 do que os imigrantes recentes”, escreveu o Statistics Canada no relatório, listando os setores comuns onde os imigrantes são empregado, incluindo cuidados de saúde e assistência social; administração pública; bem como finanças, seguros, imóveis, aluguel e leasing.

Um relatório anterior da Statistics Canada descobriu que esses imigrantes recentes tinham maior probabilidade de perder o emprego em março e abril devido à sua super-representação em empregos de baixa remuneração. Eles também eram funcionários mais novos e, portanto, mais suscetíveis a demissões.

EUA e Canadá têm taxas de desemprego semelhantes

Ao ajustar a taxa de desemprego do Canadá aos conceitos dos EUA, ambos os países viram uma taxa de desemprego de 7,9 por cento em setembro.

A taxa de desemprego do Canadá em setembro ainda era 3,3 pontos percentuais maior do que os níveis pré-COVID.

A taxa de desemprego dos EUA foi 4,4 por cento maior.

O Canadá viu uma taxa de emprego mais alta do que os EUA em setembro.

A taxa de emprego considera o número de pessoas empregadas como uma porcentagem da população em idade ativa.

Em 59,7%, a taxa de emprego canadense foi 2,7 pontos percentuais abaixo dos níveis de fevereiro, enquanto os EUA estavam em 56,6%, o que é 2 pontos percentuais abaixo de fevereiro.

A taxa de participação na força de trabalho para os homens está agora em 0,2% dos níveis pré-COVID, enquanto para as mulheres está 1,3% abaixo dos níveis pré-COVID – uma indicação de que muitas mulheres estão envolvidas em atividades não relacionadas ao emprego, como cuidar dos filhos.

Concluindo

As conclusões que podemos tirar com base nos dados apresentas são claras. Mesmo com todas as adversidades causadas pela pandemia, o Canadá tem mantido seu plano de crescimento econômico em franca expansão, não deixando qualquer dúvida de que seus programas de imigração irão manter o mesmo ritmo.

É claro que temos de observar que nem todos os setores terão a mesma velocidade de recuperação nesse momento, como os já mencionado seguimentos econômicos ligados a serviços.

Se sua área de atuação não possui relação direta com estes setores, toda a ajuda através de mão de obra qualificada continua sem muito bem vinda no Canadá, independente do atual quadro de pandemia.

Precisa de ajuda em seu projeto de imigração durante a pandemia? Entre em contato com conosco agora e tire do papel seu plano Canadá! Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: