fbpx
RetornoDasMudançasCapa 1 - PEQ - Retorno da Regras em Vigor Antes da Mudança de 01 de Novembro de 2019

PEQ – Retorno da Regras em Vigor Antes da Mudança de 01 de Novembro de 2019

Finalmente saiu publicado no Diário Oficial do Québec – Gazette Officielle o retorno das regras do Programa de Experiência do Québec (PEQ) em vigor antes da mudança de 01 de novembro de 2019.


Depois de vários protestos dos estudantes, críticas dos setores de edução e produtivo e engajamento de políticos contra as mudanças do programa publicadas no primeiro dia deste mês (vídeo), o governo tornou oficial, o que havia prometido nos últimos dias, a revisão do projeto que visava exclusivamente atender ao mercado de trabalho, mas não levou em consideração outros atores da economia local ou as pessoas que já estavam no Quebéc. Até lá, as regras anteriores a mudança voltam a vigorar.

O Primeiro Ministro Legault e o Ministro da Imigração e Francisação Sr. Simon Jolin-Barrette, primeiramente tentaram refutar todas as críticas as mudanças ao programa de imigração mais procurado do Quebéc.

O entendimento de que o governo usa o Certificado de Seleção do Quebéc – CSQ como chamariz de estudantes e trabalhadores temporários  interessados em se estabelecer definitivamente no Canadá, e o forte clamor das famílias já estabelecidas na região, fez com que o governo cedesse e declarasse que haveria direito adquirido, e que as mudanças seriam aplicadas somente aos que entrassem após a data publicação oficial.

A pressão da mídia e dos setores econômicos por mão de obra e educacional foi implacável mostrando o descontentamento pelo impacto que já estava sendo gerado. Famílias falavam em mudar de província,  falta de confiança no governo, e do sentimento de serem somente estatística para um governo considerado insensível a causa humana.

Vieram a tona incoerências nas listas de cursos e profissões admissíveis aos programas de estudo e trabalho e que tiveram com base um estudo de 2 anos atrás.

O caos gerado e a exposição da fragilidade da sustenção das propostas fez com que o governo recuasse e admitisse que havia errado. O projeto será revisto e dessa vez envolverá os setores impactados para que haja um engajamento social maior na próxima proposta.

Uma das mudanças que não foi retirada é a Prova de Valores do Quebéc. Esta será efetiva a partir de 01 de janeiro de 2020 e exigida do aplicante principal, cônjuge e dos filhos maiores de 18 anos.

A aprendizagem poderá ser comprovada a partir de uma das opções:

  • Certificado de participação da formação “Objectif Intégration” com duração de 24h oferecida pelo governo do Québec (Curso presencial)
  • Certificado de uma avaliação online que será disponibilizada pelo governo (lista de questões de exemplo publicada pela CBC News).

A prova de valores do Québec terá como matéria a Carta de Direitos Humanos e Liberdade (que pode ser obtida nos links EN / FR )

Mais detalhes de como será o exame será divugado pelo governo e publicaremos aqui no Blog.

GazetteOfficielleDuQuebec - PEQ - Retorno da Regras em Vigor Antes da Mudança de 01 de Novembro de 2019
Publicação no Diário Oficial do Québec – Gazette Officielle de 14/11/2019

Quer mais informações sobre como imigrar através deste programa?

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: