fbpx
imigracao canada - Canadá: quais as tendências da Imigração nos próximos anos?

Canadá: quais as tendências da Imigração nos próximos anos?

Um novo estudo sobre o crescimento populacional mundial foi divulgado esta semana trazendo grandes controvérsias em seus resultados. Entre elas, está uma provável retração de população mundial. Nesse contexto, muitas economias esperam perdas significativas de sua força de trabalho, incluindo o Canadá.


O Canadá ainda precisa de imigrantes?

Sim, continuar de portas abertas para imigração com o intuito de impulsionar o crescimento populacional do Canadá à medida que as taxas de natalidade globais caem é sem dúvida uma das soluções mais viáveis nesse contexto. Porém quais números dão suporte à essa hipótese?

O Canadá precisará manter a imigração como prioridade para permanecer competitivo na economia global, sugere um novo estudo.

Recentemente, um estudo divulgado pelo The Lancet , renomado instituto de pesquisa internacional, prevê um declínio da população global a partir do final do século XXI. Eles sugerem que a população mundial atingirá o pico de 9,73 bilhões em 2064 e diminuirá para 8,79 bilhões até o ano 2100.

Os pesquisadores do estudo esperam que a população do Canadá atinja 45,2 milhões em 2078 e caia para 44,1 milhões em 2100. No entanto, isso é muito mais conservador do que a previsão do Conference Board of Canada divulgada em 2018, que sugeria que a população do Canadá chegaria à 45 milhões até 2040.

O estudo também sugeriu que o crescimento populacional do Canadá dependeria inteiramente da imigração até 2030.

Imigração para o Canadá e seus números

A maior parte do crescimento populacional do Canadá já é impulsionada pela imigração. Em 2019, cerca de 82% do crescimento da população veio da chegada de imigrantes contra apenas 18% provenientes de novos nascimentos, um número que diminui a cada ano, de acordo com o Statistics Canada.

“Para países de alta renda com taxas de fertilidade inferiores ao nível de reposição, a solução mais imediata para esse déficit continua sendo a adoção de políticas de imigração”, afirmaram pesquisadores do Lancet.

O Canadá obteve as maiores taxas líquidas de imigração no estudo, junto com a Turquia e Suécia. Se a abertura do Canadá à imigração continuar no mesmo ritmo, a pesquisa mostra que o crescimento sustentado da população e a expansão da força de trabalho acompanharão o crescimento econômico.

Em 2030, espera-se que o Canadá substitua a Rússia como a décima maior economia do mundo e mantenha esse ranking até o final do século. Como o Canadá deverá manter um forte PIB ao longo do próximo século, também deverá manter o poder geopolítico sustentando de sua população em idade ativa através da imigração.

A estratégia ideal para o crescimento econômico, estabilidade fiscal e segurança geopolítica é de fato a imigração liberal, com assimilação efetiva à essas sociedades“, diz o estudo.

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que, uma vez iniciado o declínio da população, não é provável que pare no final do século. Apesar disso, o Canadá continua sendo um dos países que devem sustentar sua população com políticas de imigração liberais e políticas sociais mais favoráveis.

É provável que isso também faça com que o Canadá tenha um PIB geral maior, com os vários benefícios sociais, econômicos e geopolíticos que advêm de uma população em idade ativa estável.

Nós já trouxemos estes dados de forma menos abrangente em outras matérias do blog, mas a jugar por esse cenário demográfico desenhado para os próximos anos, concluímos que o fechamento da janela da imigração canadense será bem mais tardio do que o esperado.

E você? Ainda tem dúvidas se o Canadá pode ser o seu destino futuro?

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

4 thoughts on “Canadá: quais as tendências da Imigração nos próximos anos?

  1. Marco Vasconcelos says:

    Olá Nelson, muito obrigado pela gentileza de comentar. Contribuições como a sua são fundamentais para melhorarmos a qualidade de nosso blog. Continue sempre assim, críticas, elogios e sugestões são sempre bem vindos.

  2. akvtorres says:

    Muito bom saber que o Canadá precisa de imigrantes. Vc saberia me dizer dizer se essa oportunidade se entenderia para um casal como uma média de idade de 53 anos?

  3. Marco Vasconcelos says:

    Olá akvtorres! Oportunidades de trabalho no Canadá sempre estão abertas a todos que tenham força de vontade para se adaptar a uma nova cultura, clima e não tenham medo de começar do zero independente da idade. Eu mesmo cheguei aqui aqui faz dois anos, aos 44 anos, com esposa e duas filhas adolescentes e ainda estou me adaptando. Também pude ver com meus próprios olhos que a demanda por trabalho é grande mesmo, mas precisa vir dentro das regras e ciente que bons empregos demandam domínio do idioma. Gosto muito daqui e lado da balança com segurança, educação e qualidade de vida continua pesando mais para Canadá do que o lado Brasil, com meu conforto em cárcere privado, vendo toda a desigualdade social ao meu redor. Costumo dizer que temos de viver pelo menos 3 anos aqui para ter a certeza de que as coisas aconteceram, pois imigrar não nenhum conto de fadas, uma vez que abrimos mão de muitas coisas em razão de outras. Com relação a idade para imigrar, temos alguns casos de clientes que imigram nessa faixa e passaram pelo processo, mas certamente esse não é o tipo de resposta que você espera, então, sugiro que entre em contato com a equipe de consultores para bater um papo sobre o seu perfil e ver as possibilidades de imigração para o seu caso. Desejo sorte e um forte abraço!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: