O Canadá ainda precisa de imigrantes?
Sim, continuar de portas abertas para imigração com o intuito de impulsionar o crescimento populacional do Canadá à medida que as taxas de natalidade globais caem é sem dúvida uma das soluções mais viáveis nesse contexto. Porém quais números dão suporte à essa hipótese?
O Canadá precisará manter a imigração como prioridade para permanecer competitivo na economia global, sugere um novo estudo.
Recentemente, um estudo divulgado pelo The Lancet , renomado instituto de pesquisa internacional, prevê um declínio da população global a partir do final do século XXI. Eles sugerem que a população mundial atingirá o pico de 9,73 bilhões em 2064 e diminuirá para 8,79 bilhões até o ano 2100.
Os pesquisadores do estudo esperam que a população do Canadá atinja 45,2 milhões em 2078 e caia para 44,1 milhões em 2100. No entanto, isso é muito mais conservador do que a previsão do Conference Board of Canada divulgada em 2018, que sugeria que a população do Canadá chegaria à 45 milhões até 2040.
O estudo também sugeriu que o crescimento populacional do Canadá dependeria inteiramente da imigração até 2030.
Imigração para o Canadá e seus números
A maior parte do crescimento populacional do Canadá já é impulsionada pela imigração. Em 2019, cerca de 82% do crescimento da população veio da chegada de imigrantes contra apenas 18% provenientes de novos nascimentos, um número que diminui a cada ano, de acordo com o Statistics Canada.
“Para países de alta renda com taxas de fertilidade inferiores ao nível de reposição, a solução mais imediata para esse déficit continua sendo a adoção de políticas de imigração”, afirmaram pesquisadores do Lancet.
O Canadá obteve as maiores taxas líquidas de imigração no estudo, junto com a Turquia e Suécia. Se a abertura do Canadá à imigração continuar no mesmo ritmo, a pesquisa mostra que o crescimento sustentado da população e a expansão da força de trabalho acompanharão o crescimento econômico.
Em 2030, espera-se que o Canadá substitua a Rússia como a décima maior economia do mundo e mantenha esse ranking até o final do século. Como o Canadá deverá manter um forte PIB ao longo do próximo século, também deverá manter o poder geopolítico sustentando de sua população em idade ativa através da imigração.
“A estratégia ideal para o crescimento econômico, estabilidade fiscal e segurança geopolítica é de fato a imigração liberal, com assimilação efetiva à essas sociedades“, diz o estudo.
Conclusão
Os pesquisadores concluíram que, uma vez iniciado o declínio da população, não é provável que pare no final do século. Apesar disso, o Canadá continua sendo um dos países que devem sustentar sua população com políticas de imigração liberais e políticas sociais mais favoráveis.
É provável que isso também faça com que o Canadá tenha um PIB geral maior, com os vários benefícios sociais, econômicos e geopolíticos que advêm de uma população em idade ativa estável.
Nós já trouxemos estes dados de forma menos abrangente em outras matérias do blog, mas a jugar por esse cenário demográfico desenhado para os próximos anos, concluímos que o fechamento da janela da imigração canadense será bem mais tardio do que o esperado.
E você? Ainda tem dúvidas se o Canadá pode ser o seu destino futuro?

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.