É claro que a economia do Canadá foi afetada durante a pandemia mas, quando olhamos os números oficiais e as medidas que o governo está tomando, não há dúvidas de que o país sai mais forte e mais respeitado na comunidade internacional.
O Canadá disponibilizou, até agora, CAD$27 bilhões de dólares em ajuda para indivíduos e empresas.
E o mais admirável é que o governo incluiu os estudantes internacionais e os trabalhadores estrangeiros. Confesso que, à princípio, eu tinha certeza de que a ajuda seria apenas para os residentes permanentes e cidadãos, mas eu estava redondamente enganada.
Para você visualizar melhor, o Canadá está oferecendo CAD$ 2.000 por mês por até quatro meses para indivíduos elegíveis e até CAD$40.000 de empréstimo sem juros para as pequenas e médias empresas, sendo que CAD$ 10.000 desse valor é dado pelo governo.
Essas iniciativas demonstram que o Canadá tem total interesse em reter os profissionais estrangeiros pois, uma vez que a pandemia do corona vírus passar, a economia irá gradualmente retomar seu ritmo.
E O MERCADO DE TRABALHO APÓS O COVID-19?
O mercado de trabalho por aqui continua contratando. Setores como logística, vendas, tecnologia, saúde, homecare para idosos, manufatura, alimentação e farmácia continuam operando e postando vagas.
Aliás, vi outro dia na porta da pizzaria Domino’s uma placa onde dizia “Estamos contratando”. As empresas estão fazendo os processos seletivos virtualmente e, se prepare, pois esta é uma tendência que irá permanecer.

E qual é o perfil dos candidatos que essas empresas buscam? Profissionais autônomos e que não necessitem de supervisão constante, o chamado micromanagement. Profissionais intraempreendedores e que saibam trabalhar de casa.
Profissionais de confiança e que tenha alta capacidade de adaptação. Profissionais com inteligência emocional, humildade e abertura para mudanças. Esses certamente irão triunfar, porque o mundo está mudando a passos largos sim, mas nós continuamos precisando de vários serviços. Isso nunca vai mudar.
Tenho uma coachee que está fazendo uma pós-graduação em Vancouver e foi contratada em meio à pandemia ao Covid-19 para trabalhar com vendas e um amigo que foi contratado para trabalhar em uma empresa de logística. Estou mencionando apenas dois casos do meu círculo de contatos.
E o que eles fizeram para conseguir um trabalho?
Além do coaching profissional, eles souberam se vender. Fizeram o currículo no modelo canadense, LinkedIn, se prepararam para a entrevista online e tiveram a abordagem correta. Demonstraram autonomia, flexibilidade e aplicaram uma comunicação eficiente. Isso mostra que, apesar das circunstâncias, eles estavam prontos para se integrar no mercado de trabalho canadense e, por isso, conseguiram uma oportunidade profissional.
O Canadá não é perfeito, mas se comparado com outros países desenvolvidos no mundo, ele tem sido um exemplo em termos de cuidado com a população, estabilidade política e econômica. Eu imigrei para o Canadá em 2009 e hoje, mais do que nunca, vejo que foi a melhor decisão da minha vida.




Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.