fbpx
fronteira canada US - COVID-19: Fronteira Canadá-EUA continua fechada até 21 de setembro

COVID-19: Fronteira Canadá-EUA continua fechada até 21 de setembro

O Canadá está estendendo o fechamento da fronteira com os EUA por mais um mês, em um esforço contínuo para impedir a disseminação do COVID-19.


Quando tudo começou

Em meados de março deste ano, o Canadá anunciou que estava introduzindo restrições de viagem a partir de 18 de março. Originalmente, as restrições estavam em vigor até 30 de junho, mas devido aos números do COVID-19, a primeira tentativa de abertura das fronteiras logo passou de 31 de julho para o atual 31 de agosto.

Prorrogação do prazo

O ministro da Segurança Pública, Bill Blair, anunciou que a fronteira permaneceria fechada para viagens não essenciais na semana passada. O fechamento está sendo estendido de 21 de agosto a 21 de setembro.

Esta é agora a quinta prorrogação da proibição de viagens entre os dois países vizinhos. Em julho, o Canadá também impôs regras mais rígidas para viajantes dos EUA em trânsito entre o Alasca e os estados contíguos.

Os viajantes dos EUA só podem vir ao Canadá por um motivo essencial. Existem algumas isenções, como canadenses vindos dos EUA, parentes próximos de canadenses e estudantes norte-americanos em alguns casos.

Os trabalhadores temporários podem passar para trabalhar em infraestrutura crítica e apoiar cadeias de abastecimento. Também ainda é possível viajar para o Canadá dos EUA para fins de imigração.

No entanto, viagens para turismo, recreação ou entretenimento ainda são proibidas. Blair tuitou na sexta-feira, 14 de agosto, que “Continuaremos a fazer o que for necessário para manter nossas comunidades seguras”.

“Estamos dando esse passo para manter a segurança das pessoas em ambos os nossos países”, tuitou o primeiro-ministro Justin Trudeau.

Impactos da pandemia nas relações Canadá-EUA

Uma pesquisa da Nanos de julho sugere que a maioria dos canadenses apóia a manutenção da fronteira fechada. Cerca de 81% disseram que a fronteira deveria permanecer fechada, relata o Globe and Mail, enquanto 14% disseram que deveria ser aberta para áreas onde as taxas de infecção são baixas. Três por cento disseram que a fronteira deveria ser aberta imediatamente e dois por cento disseram não ter certeza.

Em 17 de agosto, os EUA tinham 5.258.565 casos confirmados de COVID-19, o máximo de qualquer país do mundo, de acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde. O Canadá, por outro lado, relatou 121.652 casos confirmados no total.

A Diretora de Saúde Pública do Canadá, Dra. Theresa Tam, disse aos repórteres que o Canadá está em “uma posição muito boa agora”. O CBC relatou que Tam disse que o Canadá foi capaz de nivelar a curva com “medidas agressivas de saúde pública“.

Mesmo assim, uma pesquisa recente da Leger descobriu que 61 por cento dos canadenses têm medo de contrair COVID-19, o que representa 6 por cento a mais do que na semana anterior.

Como ficam os brasileiros?

O Canadá também estendeu recentemente o fechamento de sua fronteira para a maioria dos estrangeiros fora dos EUA até 31 de agosto, e isso inclui o Brasil.

Saiba mais sobre restrições de viagens internacionais para o Canadá neste post “COVID-19: últimas atualizações do mês sobre restrições de viagens para o Canadá

Várias companhias aéreas internacionais estão pedindo através de um carta aberta que o governo canadense diminua as restrições aos viajantes, pedido encabeçado pelos europeus.

As restrições de viagem são revisadas a cada 30 dias. As restrições de viagem atualizadas entre o Canadá e os EUA estarão disponíveis no próximo mês, e o pedido para viajantes estrangeiros fora dos EUA deve estar disponível antes do final de agosto.

Fonte: Governo canadense

Até o fechamento deste post não houve qualquer pronunciamento oficial do Governo sobre o abertura ou não das fronteiras para as demais categorias de viajantes, como turistas por exemplo. Esperamos que essa situação mude logo e todos possam seguir com suas vidas normais dentro em breve.

Precisa de ajuda em seu processo de imigração durante a pandemia? Entre em contato no conosco restaurar o seu status? Entre em contato conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: