fbpx
restricoes de viagens - COVID-19: últimas atualizações do mês sobre restrições de viagens para o Canadá

COVID-19: últimas atualizações do mês sobre restrições de viagens para o Canadá

A fronteira canadense continuam fechada até 31 de agosto de 2020 para a maioria dos viajantes estrangeiros no início da pandemia de coronavírus. Confira agora as últimas atualizações sobre restrições neste post.


Quando tudo começou

Em meados de março deste ano, o Canadá anunciou que estava introduzindo restrições de viagem a partir de 18 de março. Originalmente, as restrições estavam em vigor até 30 de junho, mas devido aos números do COVID-19, a primeira tentativa de abertura das fronteiras logo passou de 31 de julho para o atual 31 de agosto.

Quem pode vir para o Canadá?

De acordo com a Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC), entre os que podem viajar para o Canadá no momento estão:

  • Cidadãos canadenses;
  • Residentes permanentes;
  • Algumas pessoas que foram aprovadas para residência permanente no Canadá;
  • Alguns trabalhadores estrangeiros temporários;
  • Alguns estudantes internacionais;
  • Membros imediatos da família de cidadãos canadenses e residentes permanentes (cônjuges ou parceiros da lei, filhos dependentes, filho dependente de um filho dependente, pai ou mãe adotiva, tutor ou tutor)

A lista completa de indivíduos isentos pode ser consulta clicando aqui

A curva de coronavírus do Canadá experimenta uma tendência de queda

A decisão de estender restrições é em grande parte uma função dos altos níveis de casos COVID-19 no exterior, que contrasta fortemente com a situação do Canadá. Conforme mostrado nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos diários de COVID-19 infelizmente continuam a aumentar em todo o mundo.

WHO 1png 1024x644 1 - COVID-19: últimas atualizações do mês sobre restrições de viagens para o Canadá

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde o pico de casos em abril, o Canadá viu sua curva COVID-19 inclinar-se para baixo.

Na maior parte, os novos casos de COVID-19 estão abaixo de 400 por dia desde o início de junho. Houve um aumento nos casos em meados de julho, mas os casos diários caíram novamente para menos de 400 nas últimas semanas.

No início da pandemia, o Canadá impôs bloqueios que, desde então, foram diminuídos significativamente. No entanto, o distanciamento social e outras medidas de segurança pública (por exemplo, uso obrigatório de máscara em algumas jurisdições) permanecem em vigor. Essas medidas, que incluem a restrição de viagens ao exterior, ajudaram a diminuir a contagem de coronavírus do Canadá.

covid graficos 1400x767 - COVID-19: últimas atualizações do mês sobre restrições de viagens para o Canadá

Fonte: Governo do Canadá.

O sistema de imigração do Canadá continua trabalhando

Durante o surto de coronavírus, o Canadá continuou a realizar sorteios de entrada expressa, convidando candidatos a imigração a se candidatarem a residência permanente. No entanto, o sorteio quinzenal atrai apenas candidatos selecionados da Canadian Experience Class e pessoas que receberam indicações provinciais.

O Canadá realizou um sorteio de todos os programas no início de julho, que incluía candidatos ao Programa de Trabalhadores Qualificados Estrangeiros. Espera-se que pelo menos um sorteio de entrada expressa seja realizado na próxima semana, dadas as atividades anteriores do governo.

O Programa Provincial de Nomeados (PNP) também esteve operacional durante a pandemia, embora a maioria das províncias tenha implementado medidas especiais. Saskatchewan, por exemplo, adotou medidas para ajudar os candidatos a não perder sua chance de residência permanente, e Alberta está apenas convidando imigrantes que estão na província.

Os imigrantes esperançosos foram convidados de B.C., Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Ontário, Nova Escócia e Ilha do Príncipe Eduardo. Quebec também convidou candidatos à imigração.

Trabalhadores estrangeiros temporários são amplamente isentos das restrições de viagem e foram menos afetados do que outros grupos de imigrantes e residentes temporários.

Eles podem vir para o Canadá desde que o objetivo de sua viagem seja não discricionário e não opcional (por exemplo, eles estão vindo para trabalhar em um trabalho que foi previamente combinado antes da chegada).

O Canadá também está tentando apoiar estudantes internacionais, permitindo que o estudo on-line seja elegível para Permissões de Trabalho de Pós-Graduação.

Alguns estudantes internacionais estão atualmente isentos de restrições de viagem. O Canadá também possui um processo temporário de permissão de estudo em duas etapas.

Saiba mais sobre essa possibilidade neste outro post “COVID-19: Canadá anuncia facilidades no ensino on-line para Estudantes Internacionais

Fonte: Governo canadense

Até o fechamento deste post não houve qualquer pronunciamento oficial do Governo sobre o abertura ou não das fronteiras para as demais categorias de viajantes, como turistas por exemplo. Esperamos que essa situação mude logo e todos possam seguir com suas vidas normais dentro em breve.

Precisa de ajuda em seu processo de imigração durante a pandemia? Entre em contato no conosco restaurar o seu status? Entre em contato conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: