Empregadores de Quebec poderão contratar mais trabalhadores estrangeiros - Neway for you

Empregadores de Quebec poderão contratar mais trabalhadores estrangeiros

148 views

Os empregadores estabelecidos na província do Quebec agora podem ter até 20% de seu quadro de funcionários composto por trabalhadores estrangeiros em regime de residência temporária. A novidade cria ainda mais oportunidades para quem deseja imigrar para o Canadá e obter a residência permanente como trabalhando em Quebec. As associações que acolheram esta decisão tem feito uma pressão enorme junto ao governo exigindo uma revisão nos limites de imigração da província, ainda insuficientes para atender a demanda do mercado.
André Salles
André Salles
Publicado em: 13 de agosto de 2021

Atualizado em: 13 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (Diretor da Neway) explicando rapidamente sobre imigração através da província do Quebec.

Assista abaixo:

Mais oportunidades para quem procura uma carreira no Quebec

O anúncio foi feito pelo governo de Quebec na semana passada após a assinatura de um novo acordo com Ottawa para atender às necessidades de trabalho na província.

Este acordo permitirá que os empregadores dobrem o número de trabalhadores estrangeiros por local de trabalho. O limite sobe de 10% para 20% para cargos de baixa remuneração em determinados setores econômicos. Além disso, certas profissões pouco qualificadas passarão a ser elegíveis para tratamento simplificado.

Os empregadores também estarão isentos dos requisitos de postagem e demonstração de esforços de recrutamento anteriores em Quebec, no caso de certas ocupações de baixo nível ou não especializadas.

Facilitando o caminho para a imigração

Outra medida anunciada diz respeito à autorização transitória de trabalho aberto, que será oferecida a trabalhadores estrangeiros temporários que tenham requerido residência permanente na categoria de trabalhador qualificado. Eles obterão uma licença por um período inicial de 24 meses, renovável sob certas condições.

LEIA TAMBÉM: Portadores de CSQ irão se beneficiar do visto de trabalho aberto enquanto esperam seu PR em Quebec

Essas são melhorias que fazem parte de nossos esforços para alinhar o sistema de imigração de Quebec com as necessidades do mercado de trabalho.” Como afirmar Nadine Girault, Ministra da Imigração, Francização e Integração.

Esta licença já existe em outras províncias, mas nada parecido foi implementado em Quebec, apesar dos pedidos de trabalhadores e organizações que os ajudam.

As duas ordens de governo concordaram em implementar uma nova abordagem no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional (PMI) para candidatos imigrantes que atendam às necessidades do mercado de trabalho de Quebec.

Quebec é uma província única, com um contexto de imigração igualmente único“, explica o Ministro Federal de Imigração, Refugiados e Cidadania, Marco Mendicino. “O novo acordo sobre o Programa Mobilidade Plus Internacional ajudará a atender às necessidades de mão de obra de Quebec, ao mesmo tempo que permitirá que os recém-chegados venham, se fixem e prosperem na província de La Belle“.

Cerca de 7.000 trabalhadores estrangeiros poderão se beneficiar anualmente deste programa, que lhes permitirá acelerar sua chegada a Quebec para preencher um emprego vago.

Detalhes do novo acordo com o governo federal

Dentre as medidas aprovados no acordo com Ottawa podemos destacar as seguintes:

  • Flexibilidade no Programa de Trabalho Temporário de Trabalho Estrangeiro (TFWP);
  • Acesso a uma autorização de trabalho em aberto para determinados portadores de Certificado de Seleção de Quebec (CSQ) que aguardam a residência permanente em Quebec;
  • A emissão de uma autorização de trabalho para os titulares de um CSQ (Certificat de selection du Québec) no exterior enquanto aguardam sua residência permanente;

Essas relaxações fazem parte de um projeto piloto que durará até 31 de dezembro de 2023.

Fornecer às empresas mais flexibilidade e recursos para contratação de estrangeiros

Os empregadores de Quebec há muito pedem a reforma do Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário. As mudanças que serão feitas vão dar mais agilidade às empresas envolvidas”, saudou o Quebec Employers Council (CPQ) em um comunicado à imprensa.

O anúncio de hoje é uma ótima notícia! Os fabricantes de Quebec agora devem ser capazes de se beneficiar rapidamente dessas novas medidas“, afirmou Véronique Proulx, CEO da Manufacturiers et Exportateurs du Québec (MEQ), também em um comunicado à imprensa.

Em comunicado a impressa, a Federação Canadense de Negócios Independentes (CFIB) também fala de uma boa notícia, pois essas medidas darão mais meios aos dirigentes de pequenas e médias empresas para enfrentar o desafio colossal da falta de pessoal que amputa sua recuperação econômica.

O governo de Quebec e a Comissão de Parceiros do Mercado de Trabalho determinarão os setores de atividade que se beneficiarão dessas flexibilidades.

Uma revisão dos limites de imigração exigida pelo Quebec

Devemos agora corrigir o problema dos limites de imigração, que foram reduzidos quando nunca houve tantos empregos disponíveis“, argumenta Karl Blackburn, presidente e CEO do CPQConseil du patronat du Québec., Citado no comunicado de imprensa.

Dados do Statistics Canada mostram que mais de 188.000 empregos estavam vagos em Quebec em maio desse ano.

“Essas necessidades de mão de obra não vão se resolver sozinhas”, insiste o Sr. Blackburn.

Para os fabricantes e exportadores de Quebec, a chegada de trabalhadores estrangeiros temporários não é uma solução de longo prazo. O grupo também está pedindo um aumento nos limites de imigração, assim como a Federação Canadense de Negócios Independentes.

Diante dessas demandas, o ministro do Trabalho, Jean Boulet, havia convidado, em junho, as empresas a assumirem o comando, em particular investindo em automação e procurando trabalhadores que ainda estão disponíveis.

Concluindo

Quando costumo escrever ou discutir em nossas lives sobre o assunto de empregabilidade no Canadá é comum que muita gente no Brasil pense que estamos apenas fazendo marketing para vender o sonho de imigrar.

Entretanto, devo salientar que todas as citações sobre mercado de trabalho que mencionei neste post podem ser encontras facilmente em respeitados veículos de comunicação no Canadá.

É importante destacar que, nesse momento, quem está colocando as cartas na mesa são grandes organizações empresariais, juntamente com associações de indústria e comércio, traduzindo, os responsáveis por encherem os cofres do governo canadense com tributos.

Por mais que alguns congressistas mais conservadores governo ou opinião pública (leia-se, canadenses com medo de perder seu emprego para imigrantes), tentem impor barreiras nesse processo, fica clara que o Canadá não irá resolver a questão da escassez de mão de obra tão cedo. Principalmente após os efeitos desastrosos causados pela pandemia, deixando as fronteiras fechadas por quase 17 meses e milhares de postos de trabalho em aberto a espera de trabalhadores.

Muitos setores estão precisando de trabalhadores, e não apenas os queridinhos da saúde e TI, como estamos habituados a mencionar em nossos posts.

LEIA TAMBÉM: Canadá: a dura realidade de um país onde faltam trabalhadores qualificados

Se você não faz parte desses perfis de alto nível e deseja uma porta de entrada em outras posições do mercado, a província do Quebec pode oferecer um caminho bastante promissor para a residência permanente no Canadá.

Conte com a experiência de quem tem mais de 10 anos ajudando brasileiros a realizar o sonho de estudar, trabalhar e viver no Canadá, em especial na província do Quebec.

Precisa de ajuda para conseguir um emprego na província do Quebec com a possibilidade de se tornar um residente permanente? Entre em contado hoje mesmo, temos um time de especialista no assunto. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.