Portadores de CSQ irão se beneficiar do visto de trabalho aberto enquanto esperam seu PR em Quebec - Neway for you

Portadores de CSQ irão se beneficiar do visto de trabalho aberto enquanto esperam seu PR em Quebec

785 views

Quebec se torna a primeira província canadense a assinar um acordo com Ottawa para ajudar a resolver a falta de mão de obra. Aps acordo com o governo federal canadense, a Ministra das Relações Internacionais e Imigração, Nadine Girault, assim como o Ministro do Trabalho, Jean Boulet, anunciaram hoje que irão implementar três importantes medidas para atender às necessidades de Quebec e às empresas que lutam contra a escassez de mão de obra.
Luz Helena
Luz Helena
Publicado em: 6 de agosto de 2021

Atualizado em: 6 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (Diretor da Neway) explicando rapidamente sobre CSQ.

Assista abaixo:

Quebec entra na briga para reter seus trabalhadores

As medidas anuncias incluem o relaxamento do Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário (TFWP) para facilitar sua contratação, acesso a uma permissão de trabalho aberta para certos titulares de um Certificado de Seleção de Quebec (CSQ) enquanto aguardam sua residência permanente federal.

As três novas medidas que serão implementadas nas próximas semanas são as seguintes:

  • Flexibilizar o Programa de Trabalho Temporário de Estrangeiro (TFWP) para facilitar a contratação;
  • Fornecer acesso a uma permissão de trabalho em aberto para alguns portadores de Certificado de Seleção de Quebec (CSQ) que aguardam residência permanente em Quebec;
  • Emissão de permissão de trabalho a titulares de CSQ do estrangeiro e que aguardam residência permanente.

Essas medidas acabam com uma das queixas mais recorrentes entre os aplicantes a residência permanente que vivem em Quebec, já que, em alguns casos, os prazos de processamento para o PR ultrapassam a validade dos vistos de residência temporária concedidos a estudantes e trabalhadores estrangeiros.

Como alternativa, empregadores canadenses são obrigados a iniciar um processo de contratação através de visto fechado, algo que além de gerar um custo adicional ao processo, exige mais burocracia para ambos os lados.

Veja a seguir mais detalhes sobre as medias anuncias:

Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário

A fim de atender às necessidades urgentes do mercado de trabalho de Quebec, flexibilizações temporárias serão feitas ao TFWP, em particular para aumentar o limite do número de trabalhadores estrangeiros temporários por local de trabalho em certos setores de atividade e em particular.

”As medidas incluem certas ocupações de baixa qualificação em alta demanda na Lista de ocupações elegíveis para processamento simplificado.”

O governo de Quebec trabalhará com a Commission des Partenaires du marché du travail para identificar os setores de atividade que podem se beneficiar dessas flexibilidades.

Elas estarão em vigor até 31 de dezembro de 2023. Até então, os governos concordaram em continuar suas discussões.

Permissão de trabalho aberta transitória

A pedido de Quebec, o governo federal concordou em implementar, em 31 de agosto, uma medida que permitirá a certos trabalhadores estrangeiros temporários que permanecem em Quebec manter um emprego de sua escolha enquanto aguardam a obtenção de sua residência permanente.

Para poder se beneficiar da autorização de trabalho aberta transitória, esses trabalhadores devem possuir uma CSQ na categoria de trabalhadores qualificados e ter recebido um aviso regular de recebimento de seu pedido de residência permanente do governo federal.

Programa de mobilidade internacional mais

O governo de Quebec e o governo federal também concordaram em implementar em curto prazo um novo caminho dentro da estrutura do Programa de Mobilidade Internacional (PMI) denominado PMI +, que prevê a emissão anual de 7.000 autorizações de trabalho isentas do ‘ ‘Avaliação de impacto no mercado de trabalho (LMIA) para alguns titulares de CSQ que ainda estão no exterior.

LEIA TAMBÉM: “Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

O PMI + permitirá concretamente que essas pessoas acelerem sua chegada a Quebec para encontrar um emprego. Assim, eles serão capazes de atender às necessidades de mão-de-obra em certos setores-chave da economia de Quebec.

LEIA TAMBÉM: “Novo programa de imigração Quebec Tech Workers começou a aceitar inscrições

Ouvimos as demandas dos trabalhadores estrangeiros temporários e das empresas de Quebec. Hoje, com a assinatura desses acordos, demos um passo importante para apoiar o desenvolvimento econômico de Quebec, seus negócios e suas regiões, e para facilitar os trâmites para trabalhadores estrangeiros em seu processo de imigração. Essas são melhorias que fazem parte de nossos esforços para alinhar o sistema de imigração de Quebec com as necessidades do mercado de trabalho. Para esse fim, reiteramos nosso pedido ao governo federal para cumprir as metas de imigração de Quebec em 2021, incluindo recuperação.” afirma Nadine Girault, Ministra das Relações Internacionais e da Francofonia, Ministra da Imigração, Francização e Integração, e Ministra responsável pela região de Laurentides.

Outros de destaques para medidas anunciadas:

Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário (TFWP)

A pedido de Quebec, o Canadá fornecerá os seguintes relaxamentos temporários ao TFWP:

  • Um aumento de 10% a 20% no limite para o número de trabalhadores estrangeiros temporários por local de trabalho, em cargos de baixa remuneração, em determinados setores econômicos.
  • A elegibilidade para processamento simplificado será ampliada para incluir ocupações de baixa qualificação (nível C de acordo com a National Occupational Classification-NOC), identificadas por Quebec.
  • Isenção de certas profissões de baixa ou sem qualificação (nível D) dos requisitos de postagem e demonstração dos esforços de recrutamento.
  • Isenção de aplicação da recusa de tratamento para determinadas microeconomias. O termo “microeconomia” refere-se a um ou mais determinados setores de atividade econômica, dentro de uma determinada região ou sub-região.

Permissão de trabalho aberta transitória (PTOT)

Os trabalhadores estrangeiros temporários em Quebec que enviaram um pedido de residência permanente na categoria de trabalhador qualificado de Quebec poderão obter um PTOT da seguinte forma:

  • Para obter o PTOT, o trabalhador deve apresentar o aviso regular de recebimento do seu pedido de residência permanente.
  • A autorização de trabalho será por um período inicial de 24 meses e pode ser renovada por mais 12 meses. Isso incluirá uma restrição para que o local de trabalho permaneça em Quebec.

O cônjuge poderá obter uma autorização de trabalho em aberto, independentemente do nível de emprego do requerente principal.

Programa de mobilidade internacional mais (PMI +)

Implementação de um novo caminho no âmbito do PMI (denominado PMI +) para candidatos imigrantes de Quebec que atendam às necessidades do mercado de trabalho. Esta medida trará cerca de 7.000 trabalhadores por ano mais rapidamente, emitindo uma autorização de trabalho isenta do LMIA, o que tornará possível preencher vagas em Quebec.

Fonte: Site oficial MIFI

Qual é o próximo passo?

Se ainda não aplicou para seu Certificado de Seleção do Quebec (CSQ), seja como estudante internacional ou trabalhador temporário, o momento é agora. É importante lembrar que as medias anunciadas são transitórias e tem prazo para encerrar a medida que o mercado estabilize sua necessidade de trabalhadores. Os efeitos negativos da pandemia no mercado de trabalho canadense foram grandes, principalmente devido ao fechamento das fronteiras por mais de 17 meses.

Como a reabertura das fronteiras prevista para outono, é esperado um grande volume de novos imigrantes e com isso, um reforço significativo da força de trabalho.

Conte com a experiência de quem tem mais de 10 anos ajudando brasileiros a realizar o sonho de estudar, trabalhar e viver no Canadá, em especial na província do Quebec.

Precisa de ajuda para aplicação de seu CSQ e processo de residência permanente? Entre em contado hoje mesmo, temos um time de especialista no assunto. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.