No dia a dia você encontrará os dois idiomas em vários meios de comunicação como: placas de trânsito, cardápios, rótulo de produtos, sites, atendimento eletrônico, call center, material publicitário e no cotidiano com o uso do code-switching.
O bilinguismo torna Montreal uma cidade bem atraente e confortável, uma vez que você poderá se expressar nos dois idiomas, além de contar com uma comunidade que faz questão que você esteja confortável em qual idioma escolher, o francês ou o inglês.
Dados oficiais sobre os idiomas
Montreal é a maior cidade da província do Québec e a maior cidade bilíngue do Canadá, ou seja, onde a população fala tranquilamente as duas línguas oficiais do país.
Você pensa em fazer intercâmbio para aprimorar o seu idioma? Perceba como Montreal pode proporcionar a você uma vivência rica em conhecimento e pluralismo cultural. Como a cidade é conhecida como capital cultural e educacional, recebendo pessoas de várias partes do mundo diariamente com o objetivo de estudo, imigração ou turismo, você ainda tem dúvida que essa é a cidade ideal para o seu intercâmbio?
Os números mostram que crianças e adolescentes têm maior facilidade de aprendizado e que ser bilíngue é bom para a saúde mental e para vida.A seguir, cinco razões científicas para aprender outro idioma:
Separamos informações valiosas que irão ajudar você a entender as opções de estudos disponíveis e que se encaixam no seu perfil ou dos seus filhos.
Todas as escolas de Montreal ensinam francês e inglês no período colegial?
Sim. Caso a instituição seja francófona, terá o inglês como língua estrangeira e os demais conteúdos na língua francesa e vice-versa.
Curiosidade! Em algumas escolas de Montreal a comunicação dos alunos fora da sala de aula é em inglês para facilitar a interação com os alunos estrangeiros.
Veja quais são as melhores escolas secundária de cada região.
Leia atentamente algumas opções de estudo que você pode encontrar em Montreal.
Cursos de idiomas
Já pensou em dominar os dois idiomas oficiais do Canadá? Dependendo de sua intenção no país, esse domínio será necessário mais cedo ou mais tarde.
O estudo em tempo integral lhe garante fluência em menos tempo, pois você terá contato intensivo com o idioma e as suas regras gramaticais.
O visto de turismo proporcionará a você a oportunidade de permanecer no país por até 6 meses. O que te dá a oportunidade de fazer cursos de Inglês e/ou Francês, por exemplo.
Uma curiosidade é que até os próprios canadenses de outras províncias anglófonas costumam escolher Montreal para estudar francês. Eles se sentem confortáveis em poder se expressar em Inglês e ainda conseguir a imersão no idioma francês. Além do que a Qs Best Students Cities elegeu a cidade de Montreal como o melhor destino para estudantes.
Escolas Primárias e Secundárias (High School)
Em Montreal existem tanto escolas primárias como secundárias anglófonas e francófonas. De acordo com o idioma da instituição, a maior parte das disciplinas é dado na língua oficial da escola, contudo parte do programa escolar também pode ser ministrado ou em inglês ou em francês.
Um exemplo interessante é o da escola anglófona, Royal Vale School, pois os pais têm a opção de escolher programas com 70% em inglês e 30% em francês, ou mesmo metade em Inglês e metade em Francês.
Nas escolas francófonas, não é diferente, você também possui conteúdos lecionados nas duas línguas, porém com proporções diferentes.
É importante verificar quais são as possibilidades, junto a escola, antes de fazer a matrícula do seu filho.
College (Cegep) em Montreal
Tanto para um curso pré-universitário como para um curso técnico profissionalizante, os colleges e cegeps oferecem algumas opções de diplomas ou certificados, mas tudo vai depender de qual é o seu objetivo. E o mais interessante é que você pode escolher em qual idioma que estudar.
Os estudantes internacionais costuma escolher os cursos profissionalizantes por conta da duração,que os tornam elegíveis a imigração. Um fator importante para a escolha destes cursos é que em muitos deles, o estágio é obrigatório e faz parte da formação, o que facilita a entrada no mercado de trabalho, e o Canadá valoriza os profissionais qualificados.
Sobre a comprovação da proficiência do idioma, alguns cursos exigem um teste antes de iniciar as aulas, ou até para a realização da matrícula, outros solicitam uma prova avaliativa de conhecimentos linguísticos no decorrer ou final do curso para obtenção do diploma. Tudo isso vai depender da instituição, tipo de programa e exigência do ministério da educação.
Faculdades e Universidades de Montreal
Você sabia que estudantes dos Estados Unidos e outros países costumam concluir ou aperfeiçoar sua formação, aqui, no Canadá? Pois bem, o diploma canadense é bastante reconhecido e valorizado no mundo inteiro.
Quem deseja seguir a carreira acadêmica ou seguir na área de pesquisa científica a melhor opção é escolher um curso em uma universidade canadense.
Dentre os diplomas que podem ser adquiridos, podemos citar:
- Bacharelado;
- MBA;
- Certificados (cursos de 1 ano. Equivalem a pós graduação no Brasil);
- DESS (Diploma de Estudos Superiores Especiais, duram em média 2 anos);
- Mestrado;
- Doutorado;
- Pós-Doutorado.
Assim como em todo nível de estudo em Montreal, as universidades também são divididas em anglófonas e francófonas e você pode escolher seguir sua carreira em Inglês ou em Francês.
Caso o seu objetivo seja a imigração após o término do curso, é importante verificar se o curso escolhido é elegível ao PEQ Estudo.
Um dos pré-requisitos para ser aceito em uma das Universidades de Montreal, será o resultado do teste de proficiência.
Conheça um pouco mais sobre o processo de imigração entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.