PEQ: Por que esse programa atrai tantos imigrantes para o Canadá?

181 views

Você dispõe de tempo para esperar seu processo de imigração para o Canadá estando em seu país? Se a resposta for não, programas de imigração como PEQ podem ajudá-lo à encurtar esse caminho.
André Salles
André Salles
Publicado em: 28 de maio de 2020

Atualizado em: 10 de junho de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Devido a mudanças recentes no PEQ (Julho de 2020), recomendamos que leia o seguinte post: “PEQ: Agora é oficial, o que muda com as novas regras” para obter informações atualizadas sobre as regras de imigração vigentes no PEQ.

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com alguns tópicos rápidos sobre o programa de experiencia do Quebec (PEQ).

Assista abaixo:

Você tem tempo para esperar?

Imigrar para o Canadá através de sistemas de pontos como Express Entry ou ARRIMA, tem sido um dos caminhos mais acessados por quem deseja mudar-se para o Canadá com a sua residência permanente já garantida, mas há também outros caminhos a explorar.

Devido à crescente demanda das aplicações, as pontuações foram mudando, os prazos aumentando e o sonho de viver no novo continente foi ficando um pouco mais distante a medida em que você não possui tantas qualificações em sua formação, proficiência no idioma e idade já fora da faixa exigida por estes programas.

A grande vantagem em optar pela imigração através da província do Quebec (que fala francês, além do inglês) e que, sua demanda por trabalhadores qualificados continua em plena expansão. Alem disso, ela é a única província no Canadá que possui autonomia para selecionar seus próprios candidatos à imigrar segundo as necessidades do mercado de trabalho local, ou seja, ela pode selecionar quem tem o perfil ideal para se integrar na sociedade Québécois.

Não importa se você será um soldador, carpinteiro ou programador Java, o governo do Quebec está em busca de trabalhadores dispostos à se integrar em sua sociedade aumentando sua força de trabalho e riqueza para a província. 

A província do Quebec possui características bastante atraentes para o imigrante quando falamos em custo de vida e investimento necessário para cursar um College ou mesmo uma Universidade, se comparado à outras províncias do Canadá. Sua demanda por mão de obra qualificada é tão grande em alguns setores, que muitas empresas operam em feiras de recrutamento providas pelo governo no Quebec no exterior (as chamadas missões de recrutamento).

LEIA TAMÉM: Quebec investe mais de C$ 18 milhões para impulsionar os empregos em TI extremamente necessários

Estes profissionais imigram para o Canadá com o status de trabalhador temporário concedido pela província do Quebec e muitos deles acabam optando por uma residência permanente ao se candidatar ao Programa de Experiência Québécois após preencher os requisitos do programa. Frisamos que a regra é semelhando para estudantes internacionais.

Mas afinal, o que é o PEQ?

Após alguns estudos sobre o comportamento do mercado de trabalho e a alta necessidade de mão-de-obra qualificada, em 2010 o Quebec lança um programa de imigração chamado PEQ – Programme de l’Expérience Québécoise, que visa facilitar o acesso destes estudantes internacionais e trabalhadores temporários à aquisição da residência permanente via o programa provincial e assim se tornarem parte integrante desta sociedade de forma permanente. 

Essa “experiência” pode ser considerada de duas formas: estudo ou trabalho.

Importante: Você pode fazer uma demanda de seleção para a residência permanente via Québec através do programa regular de trabalhador qualificado do Quebec via ARRIMA.

Se você não tem certeza de qual programa se encaixa melhor em seu perfil, procurar aconselhamento profissional via consultoria de imigração pode evitar muitos problemas e frustrações durante seu processo. Para tirar todas as suas dúvidas sobre perfil adequado para imigrar Clique aqui.  

Requisitos para imigrar pelo PEQ Estudo

Devido a mudanças recentes no PEQ (Julho de 2020), recomendamos que leia o seguinte post: “PEQ: Agora é oficial, o que muda com as novas regras”

Para ser elegível à este programa, o candidato precisa cumprir dois principais critérios:

1 – Ter concluído um diploma elegível na província do Quebec;

2 – E possuir o idioma francês à nível intermediário/avançado em sua expressão e compreensão oral, ou seja, na fala e na escuta.

Importante ressaltar que não são todos os programas de estudo que são elegíveis diretamente ao PEQ Estudo.

Mesmo que esse tipo de programa exija um investimento financeiro mais alto, a procura pela imigração através do PEQ Estudo tem aumentado bastante, uma vez que as chances de ser elegível para o Residência Permanente  são maiores e dependem somente do esforço e dedicação do candidato, não levando consideração idade, idiomas que seu cônjuge fale, entre outros critérios que tiram o sono dos futuros imigrantes.

Além de possuir um diploma elegível ao PEQ Estudo, o candidato deverá apresentar nível intermediário/avançado de conhecimento no idioma francês, sendo apenas em duas competências, na fala e na escuta. Saiba mais sobre o PEQ Estudo clicando aqui.

Requisitos para imigrar pelo PEQ Trabalho

Nesta vertical do programa, o candidato deverá estar trabalhando na província do Quebec com um status legal e ter completado no mínimo 12 meses de trabalho em tempo integral, ou seja, 30 horas por semana ou então completar 24 meses de trabalho de forma tempo parcial.

Atualmente o governo não tem nenhuma exigência quanto ao tipo de profissão, portanto pouco importa se sua experiência de trabalho será comprovada trabalhando na construção, limpeza ou gerência ou diretoria de uma empresa, o importante é que sua experiencia seja como funcionário contratado e possua a carga horária mínima exigida pelo PEQ Trabalho.

Além da experiência de trabalho, o candidato deverá apresentar o teste de proficiência no idioma francês em nível intermediário avançado nos dois requisitos, na fala e na escuta. Saiba mais sobre o PEQ Trabalho clicando aqui.

Em resumo, o PEQ – Programme de l’Expérience Québécoise, é um processo de imigração provincial e garante ao participante que seguir os critérios exigidos pelo governo canadense, o recebimento mais rápido do CSQ – Certificat de Sélection du Québec. Após o recebimento do CSQ, é necessário dar entrada no processo federal para então receber o cartão de Residente Permanente.

Como esse programa é oferecido pela província do Quebec, a comprovação da proficiência do idioma francês é fundamental e será exigida em algum momento do processo.

Conclusão

Uma grande vantagem do PEQ é que o aplicante tem a oportunidade de esperar pelo processo de imigração vivenciando a cultura que escolheu como sua. O investimento que será feito em educação, por exemplo, retornará como benefícios imediatos, já que durante esse tempo será possível praticar o idioma, filhos frequentarem a escola pública canadense,  se inserir na nova cultura e ver na prática se a escolha do seu novo lar foi correta.

Entre em contato com nossa equipe e agende agora mesmo uma Avaliação Inicial. Tire seu projeto Canadá do papel conversando com nossos consultores especializados em imigração via Quebec, eles indicarão uma direção segura e transparente focada em seu perfil. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.