Trudeau convoca eleições federais: O que isso significa para a imigração canadense? - Neway for you

Trudeau convoca eleições federais: O que isso significa para a imigração canadense?

192 views

Os canadenses logo estão indo às urnas em 20 de setembro, no entanto, é improvável que a eleição tenha impacto sobre a imigração canadense, pelo menos nos próximos meses.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 17 de agosto de 2021

Atualizado em: 17 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O que esperar das urnas canadenses

Os canadenses esperam que seu atual primeiro-ministro, Justin Trudeau, convoque uma eleição há algum tempo. Nos últimos meses, o Partido Liberal de Trudeau tem estado à frente nas pesquisas, e o primeiro-ministro tem percorrido o país fazendo anúncios de financiamento. Embora o governo não precise legalmente fazer eleições até 2023, as pesquisas sugerem que o apoio aos liberais é alto e pode ser um momento oportuno para Trudeau tentar um governo majoritário.

Os liberais perderam a maioria em 2019 e lideram um governo minoritário desde então.

Um governo minoritário significa que o partido do governo não tem a maioria das 338 cadeiras do Parlamento canadense e o partido deve trabalhar com outros partidos formando alianças a fim de para criar e aprovar novas leis.

A eleição de 2019 resultou em partidos que conquistaram o seguinte número de assentos:

  • Liberais conquistaram 157 assentos;
  • Conservadores ganharam 121 assentos;
  • Bloco de Québécois ganhou 32 assentos;
  • O Novo Partido Democrático (NDP) ganhou 24 assentos;
  • O Partido Verde conquistou 3 assentos;
  • Um candidato independente ganhou 1 assento;

Os liberais tendem a se sentar no centro-esquerda do espectro político, enquanto os conservadores se sentam no centro-direita.

Diferentemente dos cenários políticos vistos recentemente nos EUA e no Brasil, onde a polarização dividiu estes países como um extremismo de direita e esquerda, aqui no Canadá, debates políticos entre governo e oposição são muito menos acalorados quando comparados ao atual ambiente politico que temos vistos mundo a fora. De fato, canadenses são bem mais polidos no tocante ao debate político.

Efeitos da pandemia na imagem do governo

A situação do COVID-19 do Canadá melhorou significativamente nos últimos meses. O país tem a maior taxa de vacinação entre o G20 e os níveis de casos caíram rapidamente desde o pico em abril. Isso permitiu que províncias em todo o Canadá se reabrissem, resultando em uma recuperação mais forte de empregos.

A perspectiva promissora de uma pandemia também permitiu que o Canadá relaxasse suas restrições de viagens ao coronavírus e, com toda essa maré soprando bons ventos, Trudeau está tentando aproveitar esse impulso para obter outro governo de maioria.

A maioria permite ao partido do governo aprovar as leis de sua escolha sem exigir o apoio dos partidos de oposição. Os governos majoritários são mais estáveis, pois não exigem o apoio da oposição para permanecer no poder.

Os partidos agora seguirão para a campanha em busca de convencer os canadenses a votarem neles. Eles também debaterão entre si em inglês e francês perante uma audiência nacional de televisão. Os canadenses descobrirão os resultados finais na noite da eleição.

Impacto das eleições na imigração

As pesquisas de opinião pública indicam que os liberais estão atualmente na liderança, seguidos pelos conservadores.

As eleições de 2015 e 2019 sugerem que haverá poucas mudanças na política de imigração canadense nos próximos meses. Durante a campanha eleitoral e logo depois, os liberais permanecerão no poder e, portanto, suas políticas de imigração continuarão a ser implementadas pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) e outros departamentos federais.

O IRCC continuará buscando meios de cumprir seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023, além de manter a realização dos sorteios o Express Entry e processar solicitações de imigração.

Após a eleição, o novo partido do governo passará algum tempo formando seu gabinete. O primeiro-ministro então fornecerá aos ministros cartas de mandato delineando as prioridades políticas do governo.

Por enquanto, o governo canadense é guiado pelas cartas de mandato de imigração que Trudeau forneceu ao ministro da Imigração, Marco Mendicino.

LEIA TAMBÉM: Canadá lança seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023

Este processo de estabelecimento do novo governo nos levará às férias de inverno, o que significa que até janeiro de 2022 o novo governo encontrará o seu lugar e comece a colocar sua marca na política de imigração.

Se os liberais vencerem novamente, podemos esperar políticas de imigração semelhantes às que têm seguido desde 2015. Por outro lado, segundo especialistas no assunto vem afirmando, os conservadores também expressam forte apoio à imigração e supervisionaram níveis mais elevados de imigração, um bom exemplo disso foi a criação e o lançamento do sistema de pontos Express Entry, quando eles estavam no poder.

Todos os partidos políticos lançarão suas plataformas eleitorais formais nas próximas semanas, o que deve nos dar mais indicações de quais políticas de imigração eles adotariam se formassem governo. Continuem ligados em nosso blog para mais notícias sobre os bastidores e tendências da imigração canadense.

Quais devem ser os meus próximos passos se estou pensando no Canadá em 2022?

Um dos maiores desafios de imigrar é conseguir manter seu planejamento e execução dentro do espaço de tempo das leis de imigração vigentes de seu país alvo. Posso falar disso com propriedade, pois desde que cheguei ao Canadá, a lei que me beneficiou já foi atualizada 3 vezes, sempre deixando as coisas um pouco mais difíceis do que antes. Esse é sempre um risco que todo imigrante deve estar ciente que pode correr.

Mas o que isso significa na prática? Que entre você decidir o que quer fazer no Canadá, ainda no Brasil, e o que você estará executando no Canadá (um programa de estudos, por exemplo), algumas mudanças e ajustes podem acontecer. Meu conselho é, crie sua estratégia de imigração levando consideração um plano de curto a médio prazo, isso é sempre mais seguro.

O que eu considero curto e médio prazo? Isso vai depender do tipo de caminho para imigração que escolher, do seu perfil e da província que escolher. Cada caso é um caso e não dá para se espelhar no amigo ou parente que está por aqui, eles vierem em outra fase e se beneficiaram de outros programas. A propósito, são mais de 80 deles disponíveis no Canadá, só para começar.

Deixe seus planos e projetos de longo prazo para quando já estiver com sua aplicação de residência permanente em andamento, este é certamente o melhor momento para você relaxar um pouco quanto aos impactos que as decisões governo podem ter sobre seu status no Canadá.

Como muitos amigos costumam dizer por aqui, a vida de imigrante tem emoção o tempo todo até sair seu RP, então, venha de coração e mente aberta para se adaptar quando necessário. Coisa que todo bom brasileiro já conhece bem.

Até o próximo post e boa sorte em seu projeto Canadá.

Pronto para descobrir, com mais detalhes, quais vistos e programas de imigração podem deixar você um passo mais perto do Canadá? Entre em contato com nosso time de especialista hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.