Confirmado! Quebec vai aumentar sim suas as cotas de imigração devido aos efeitos da pandemia

238 views

Quebec não terá outra escolha a não ser aumentar significativamente suas cotas de imigração, afirma a ministra da imigração provincial, Nadine Girault.
Atualizado em: 3 de maio de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

COVID-19 e seus efeitos sobre imigração no Quebec

A ministra Girault disse nesta quinta-feira (22/04) que a pandemia repentinamente desacelerou a entrada de recém-chegados ao Quebec, enquanto o país continua lutando contra a severa escassez de mão de obra em vários setores.

Embora ela se recuse a fornecer números precisos no momento, Girault relatou um “déficit de quase 17.000 ou 18.000 pessoas” imigrando para a província em seu planejamento.

LEIA TAMBÉM: “Quebec: Escassez de mão de obra continua sendo um grave problema para província

Quebec recebeu apenas 25.000 imigrantes em 2020, enquanto o governo Legault esperava receber entre 43.000 e 44.000.

O governo CAQ reduziu significativamente as cotas de imigração quando chegou ao poder, reduzindo a meta de recém-chegados para cerca de 40.000 em 2019, em comparação com cerca de 50.000 anualmente sob o governo liberal anterior.

LEIA TAMBÉM: Quebec: Metas de imigração serão estendidas até 2021

O objetivo dessa redução era, de acordo com o slogan da época, “En prendre moins, mais en prendre soin“, que significa “pegue menos, mas cuide melhor“.

Quebec então previu um crescimento anual que deveria ter trazido esse limite para cerca de 50.000 em 2022, no entanto, a pandemia foi e continua sendo um balde de agua fria nestes planos.

Ainda segundo Girault, “Dois anos atrás, a situação era muito, muito diferente da que vivemos hoje”, dito durante um anúncio conjunto com a prefeita de Montreal, Valerie Plante, sobre o financiamento da integração dos recém-chegados à cidade.

24 Milhões de dólares para atender aos novos programas de imigraçao

O acordo com Montreal a previsão de investimentos será cada de CAD$ 24 milhões ao longo de três anos, financiados igualmente entre Quebec e a cidade, para facilitar a integração de novos imigrantes.

Aproximadamente 70% dos imigrantes que chegam a Quebec se estabelecem em Montreal. Um dos objetivos da assistência financeira será o programa de francização (ou integração social da língua francesa), dizem as autoridades.

A realidade da metrópole apresenta desafios em termos de francização e integração”, disse Girault. “Se quisermos garantir a sobrevivência desse personagem francófono de Montreal, devemos dar grandes passos para que os imigrantes possam ser parte da solução”.

Girault também destacou de passagem que seu governo havia acrescentado CAD$ 70 milhões ao esforço de francização no último orçamento, elevando o total para US $ 170 milhões.

A prefeita de Montreal Valerie Plante disse que o acordo “nos dará os meios para prosseguir com nossas ações para promover a integração (dos recém-chegados), sua inclusão e sua plena participação na sociedade de Montreal

Não é de hoje que o governo do Quebec luta para promover a integração de novos imigrantes ao seu cotidiano em francês, seja no trabalho, nas escolas ou universidades e, embora o bilinguismo de Montreal (cerca de 60% se declaram bilingues) seja algo que agrade muito aos empregadores, esse tem sido um fator de bastante complicado para preservação da cultura francesa nesta província.

Iniciativas como os recentes programas piloto de tecnologia, saúde e produção de alimentos provam que mesmo sem o domínio do francês, o governo está disposto receber estudantes e profissionais e investir na integração desses nos imigrantes ao longo de seu processo.

LEIA TAMBÉM: Novo programa de imigração Quebec Tech Workers começou a aceitar inscrições

Concluindo

É fato o Quebec desacelerou um pouco em seu processo de imigração, mas ainda não é hora de desistir dessa província que já atraiu tantas pessoas. Com a corrida por programas de entrada acelerada acontecendo em todo o Canadá, é provável que o Quebec comece a entrar na briga novamente, mas dessa vez, oferencendo processos e prazos mais convidativos que outrora foram a porta de entrada para milhares de imigrantes.

O governo já anunciou que irá rever vários programas no final deste ano com o objetivo de mexer nos números, assim como numa possível flexibilização das regras. Ainda não sabemos ao certo o que ele quiz dizer como isso, mas há grandes chances de vermos novos panoramas de imigração para 2022, já que este ano ainda está dependendo das muitas ações da saúde publica canadense para nortear, não só a economia, como a imigração.

LEIA TAMBÉM: Quando o Canadá abrirá suas fronteiras?

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações constantes sobre o imigração, estudo e carreira no Canadá.

Conte com a consultoria número um em processos de imigração pela província do Quebec. Fale conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

webinário

COLLEGE NO CANADÁ COM BOLSA DE ESTUDO

Quer saber como ganhar uma bolsa de C$ 10.000 para cursar um College no Canadá? Nosso evento será no dia 27 de maio. 

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.