fbpx
visto espirado - COVID-19: Residentes temporários terão mais tempo para restaurar seu status no Canadá

COVID-19: Residentes temporários terão mais tempo para restaurar seu status no Canadá

Devido aos desafios causados ​​pela pandemia do coronavírus, a Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) anunciou uma nova política que fornece aos residentes temporários no Canadá mais tempo para restaurar seu status e assim prolongar sua estadia no país.


Afinal, para que serve a restauração de status?

Se você é um visitante ou portador de uma permissão para estudo ou trabalho no Canadá e por alguma razão teve seu visto expirado estando no Canadá, o IRCC concede um prazo de até 90 dias após a expiração de status para que você possa enviar a demanda para restaurar seu status e voltar à regularidade junto à imigração canadense.

Durante estes 90 dias, comumente chamado de limbo de imigração, não há situação de ilegalidade, porém devido ao tempo de processamento do seu pedido de restauração, pode haver um risco de ter de sair do país caso não haja a aprovação em tempo hábil. O governo usa esses 90 dias como uma margem de segurança, mas é recomendado fortemente evitá-lo.

Saiba mais sobre tipos de visto neste outro post “Visto Canadense: Descubra qual você precisa

O que muda com o COVID-19?

Agora, residentes temporários no Canadá têm até 31 de dezembro de 2020 para se inscreverem para restaurar o seu status, desde que atendam aos requisitos do status que estão aplicando para restaurar, mesmo que já tenham ultrapassado os 90 dias.

Deseja ajuda para solicitar a restauração do seu status? Entre em contato conosco clicando aqui.

A quem se aplica?

Esta política se aplica à ex-titulares de permissão de trabalho, permissão de estudo e visto de residente temporário (TRV) que estão atualmente no Canadá e cujo status expirou após 30 de janeiro de 2020.

Essa alteração também permite que ex-titulares de permissão de trabalho que estão solicitando uma permissão de trabalho específica para o empregador trabalhem no Canadá enquanto o governo federal toma uma decisão sobre a restauração do seu status.

Pessoas que se encontrem nesta situação precisam ter uma oferta de emprego e devem enviar uma solicitação de permissão de trabalho suportada por uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) ou possuir uma oferta de trabalho isenta de LMIA e, em terceiro lugar, devem notificar o IRCC sobre a sua situação atual.

Durante a pandemia, o IRCC incentivou os residentes temporários que permaneceram no país à renovar seu trabalho, estudo ou status de residente temporário, a fim de manter a sua legalidade no Canadá.

Ao mesmo tempo, o IRCC reconhece que a pandemia de coronavírus interferiu na capacidade dos residentes temporários de enviar solicitações concluídas e na capacidade do IRCC de processá-las. Além disso, o IRCC entende que esses indivíduos tiveram dificuldades em voltar para casa devido a voos limitados e bloqueios em todo o mundo.

Fonte: Governo canadense

Precisa de ajuda para restaurar o seu status? Entre em contato conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: