Um verão quase normal para os quebequenses
Há quase um ano atrás nesse mesmo dia, dia 18 de maio, as reuniões do lado de fora ou no quintal da casa eram permitidas desde que fosse respeitado o limite de dez pessoas de um máximo de três domicílios diferentes, além do distanciamento físico de dois metros.
Bares, restaurantes e vários outros estabelecimentos, principalmente ligados ao turismo e lazer (considerados como não essenciais) também estavam funcionando com suas devidas adaptações sanitárias.
Esse foi um final de primavera quase normal, não fosse desrespeito de muitas pessoas em insistir com aglomerações em bares e até em festas clandestinas.
Parece que sair de um longo inverno e logo na sequência encarar um regime de confinamento era não estava mesmo nos planos dos canadenses. E mesmo eles, famosos pela educação e respeito as normas, não foram capazes de fazer a coisa certa o tempo todo, afinal, antes de canadenses, eles também são humanos.
Mas os excessos deixaram sua conta. O resultado do desrespeito foi um saldo de hospitalizações graves lotando as UTIs durante os meses que seguiram após o verão de 2020. Foi então que o governou resolveu apertar o cerco, colocando todo mundo de molho em suas casas, com várias restrições como: toque de recolher e quase todos os serviços não essenciais fechados.
Mas isso até hoje!
Novo cronograma para desconfinamento anunciado hoje
Ao vivo, o Primeiro-ministro François Legault anunciou seu cronograma de desconfinamento em uma coletiva de imprensa.
De acordo com as informações obtidas durante a transmissão ao vivo de sua conta no Twitter, já é possível comemorar o fim de um longo período de privações graças a colaboração da população e esforços da saúde pública.
Aujourd’hui, on dévoile notre plan de déconfinement pour les jours, les semaines et les mois à venir.
— François Legault (@francoislegault) May 18, 2021
?Écoutez notre point de presse pour tous les détails ?
https://t.co/BWWomVkG2r
O que muda já a partir da próxima semana
A partir de sexta-feira, 28 de maio, em todas as regiões, o toque de recolher será suspenso, as esplanadas serão abertas, serão permitidos encontros nos quintais, assim como as viagens inter-regionais.
Em 31 de maio, a grande maioria das regiões da zona vermelha se moverá para a zona laranja. Os restaurantes vão poder receber seus clientes.
No dia 11 de junho, podem abrir as terraços dos bares. Esportes e recreação ao ar livre podem ser realizados, com um máximo de 25 pessoas.
Em 14 de junho, a maioria das regiões mudará para a zona amarela. Os bares poderão voltar a funcionar. Reuniões internas entre duas famílias serão permitidas.
Em 28 de junho, a maioria das regiões mudará para zonas verdes. Reuniões internas serão permitidas para 10 pessoas de até três residências. Todos os esportes coletivos praticados dentro de casa serão permitidos.
No dia 25 de junho, as pessoas poderão se reunir em ambientes fechados sem máscara e sem respeitar o distanciamento, caso tenham recebido as duas doses da vacina. Os acampamentos diurnos podem ser abertos.
Até o final de agosto, se 75% das pessoas com 12 anos ou mais tiverem recebido as duas doses da vacina, a máscara não será mais obrigatória na maioria dos locais públicos. Alunos de CEGEPs (Colleges) e universidades poderão retornar às aulas pessoalmente.
LEIA TAMBÉM: “Primeiro-ministro do Canadá afirma que restrições de viagem podem estar mais perto de acabar“
Quer estudar no Canada?
Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.
Vacinação no Quebec
O governo estabeleceu para si mesmo a meta de vacinar 75% da população adulta até o dia 24 de junho. A meta está a caminho de ser atingida antes do esperado, pois 75% da população adulta já recebeu a primeira dose ou marcou consulta para recebê-la.
On s’approche enfin de notre liberté! Merci de faire la différence! pic.twitter.com/mNyh7JcC4F
— François Legault (@francoislegault) May 18, 2021
Um em cada dois quebequenses recebeu a primeira dose da vacina e 3% a segunda. No dia 15 de junho, a meta deve ser alcançada.
O Primeiro-Ministro estava acompanhado pelo Ministro da Saúde, Christian Dubé, e pelo Diretor Nacional de Saúde Pública, Dr. Horacio Arruda, que na ocasião afirmou que não descarta a possibilidade de uma 4ª onda, mas no momento a situação está sob controle. “É improvável”, disse ele.
LEIA TAMBÉM: “Canadá planeja reabrir fronteira com os EUA em breve“
Pensando em estudar no Canadá? Temos um time de especialistas para ajuda-lo em seu projeto de intercâmbio. Nossa consultoria educacional é gratuita, saiba como clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.