Canadá planeja reabrir fronteira com os EUA em breve | Neway for you

Canadá planeja reabrir fronteira com os EUA em breve

373 views

Você deve estar se perguntando, e o que essa notícia tem haver com os brasileiros? Eu explico já. Continue lendo para entender as consequências desse anúncio.
Atualizado em: 18 de maio de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Efeito cascata

A fronteira internacional mais longa do mundo está fechada há mais de um ano e o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau saiu do campo das hipóteses e começou de fato a discutir sobre a reabertura da fronteira Canadá-EUA. Pelo menos foi essa a informação que obtive no site de notícias Bloomberg, esta semana.

No entanto, as discussões estão apenas começando, e a reabertura da fronteira pode não ser tão iminente assim. Uma abordagem seria adotar um novo sistema que permitisse às pessoas vacinadas viajar entre os dois países sem a necessidade de teste COVID-19 ou da quarentena obrigatória de 14 dias. Isso está sendo considerado, de acordo com uma fonte não identificada falando à Bloomberg.

LEIA TAMBÉM: COVID-19: Últimas atualizações sobre restrições de viagens para o Canadá

Isso estaria de acordo com o que a Ministra da Saúde, Patty Hajdu, disse a respeito do Canadá estar considerando o uso de “passaportes de vacinação”, que permitiriam às pessoas vacinadas viajar com mais agilidade.

O problema é que existem alguns obstáculos que precisam ser considerados primeiro, como as medidas que são apropriadas para aqueles que são vacinados por vacinas que não são aprovadas pela Health Canada.

Consulte a lista de vacinas aprovadas pelo Health Canada clicando aqui.

Falamos em sobre essa possibilidade no mês passado neste post: Quando o Canadá abrirá suas fronteiras?

Trudeau mencionou que o Canadá está trabalhando com a União Europeia para alinhar suas abordagens. A própria U.E. já está trabalhando para acabar com suas restrições de viagens internas.

Fronteira e efeitos das restrições

A fronteira Canadá-EUA foi fechada em março de 2020 e limitada a viagens essenciais, em um esforço para conter a disseminação do COVID-19. Como esperado, o fechamento da fronteira afetou economicamente o Canadá. Os setores de turismo e aviação foram os mais afetados.

Ao que tudo indica. a reabertura da fronteira deverá ser gradativa e dependerá do número de casos COVID-19 nos dois países.

E o Brasil, onde fica nesse contexto?

Bem, se você já consultou a lista de vacinas aprovadas pelo Health Canada deve ter visto que a CoronaVac não faz parte dela, mas isso quer dizer necessariamente que o Canadá adote as mesmas medidas dos EUA, que passou a filtrar a entrada de visitantes com base nas vacinas que ele aprova. O próprio Canadá, inclusive, sofreu uma represália nesse sentido quando seu vizinho, os EUA, quando ele resolveu não incluir a Astrazeneca em sua lista de vacinas aprovadas.

A AstraZeneca é uma das vacinas com grande cobertura no Canadá e é possível que a CoronaVac, mesmo não inclusa na lista, seja uma candidata ao passaporte vacinação canadense. Sei que são apenas conjecturas, mas é possível os brasileiros, com o tal “passaporte de vacinação”, sejam beneficiados em breve nessa lista de viajantes com permissão de entrada no país para fins de turismo.

Por outro lado, o Brasil leva uma grande vantagem considerando que sua campanha de vacinação, mesmo que tardia, ainda esteja sendo bem mais eficiente que a do Canadá devido a sua capacidade de produzir a vacina internamente, e isso pode influenciar nas decisões do governo canadense de alguma forma.

Sua larga experiência em campanhas de vacinação de grande extensão é um dos grandes diferenciais. Fato que o coloca o Brasil em uma posição privilegiada em relação a países como com Canadá, haja vista que ele já atingiu 8.2% de cobertura numa população de aproximadamente 215 milhões de habilitares.

Dados da vacinacao mundial
Dados da vacinação mundial 18.05.2021 – Fonte: Google by Our Word in Data

Somente a título de referência, o Brasil já vacinou mais que a população inteira do Canadá, que é de aproximadamente 38 milhões de pessoas, enquanto o Canadá não passou de 1,5 milhões de habitantes com a vacinação completa.

Turismo e estudo no Canadá

Para quem não sabe, com um visto de turismo canadense ou mesmo um eTA, é permitido cursar idiomas, fazer um um High school ou mesmo curso técnico ou de pós-graduação com duração inferior a 6 meses.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

No ano passado, o governo canadense otimizou vários de seus processo para troca de status de pessoas que estivessem como visitante no Canadá, dispensando a necessidade de ter de deixar país para renovar seu status legal.

LEIA TAMBÉM: Visitantes agora podem solicitar uma permissão de trabalho estando no Canadá

COVID-19 e vacinação no Canadá

O Canadá ainda está sendo duramente atingido pela terceira onda da pandemia COVID-19, mais do que os EUA. E isso está ocorrendo porque a campanha de vacinação no Canadá teve seus planos frustados devido a problemas de abastecimento, principalmente pela falta de compromisso de seu vizinho na entrega de doses da Pfizer.

Apesar de se um país desenvolvido economicamente, o Canadá não possui industria ou centros de produção para vacinas, algo que provavelmente deve mudar nos próximos anos, pois a pandemia deixou suas lições.

Trudeau disse que os canadenses provavelmente estarão totalmente vacinados em setembro. A campanha de vacinação do Canadá, no entanto, ganhou força nas últimas semanas e o país agora está entre as maiores taxas de vacinação per capita entre os países da OCDE.

Acompanhe em tempo real como está o avanço da vacinação no Canadá neste link: COVID-19 Vaccination Tracker.

O que os viajantes precisam fazer?

As restrições para viajantes de todos os países, incluindo os EUA, ainda devem ser estendidas no final desta semana, pelo menos até a reabertura ser finalizada.

Os voos internacionais continuarão a ser aceitos em apenas quatro aeroportos do Canadá: Toronto, Montreal, Vancouver e Calgary.

Os viajantes para o Canadá isentos das restrições de viagem deverão apresentar um teste COVID-19, que é feito 72 horas antes de chegar ao Canadá. Eles também precisarão fazer outro teste na chegada e ficar em quarentena em um hotel aprovado pelo governo por três dias, enquanto esperam pelos resultados.

Além disso, os viajantes terão que cumprir a exigência de quarentena de 14 dias. A estadia de três dias no hotel pode contar para o período de quarentena. No oitavo dia, os viajantes devem fazer um terceiro e último teste COVID-19.

LEIA TAMBÉM: Canadá divulga lista de 11 hotéis autorizados pelo governo para quarentena

Os viajantes essenciais não precisarão ficar em quarentena. Isso inclui prestadores de serviços de emergência, motoristas de caminhão, alguns técnicos ou especialistas, aqueles que vivem em uma comunidade transfronteiriça e aqueles que atravessam regularmente a fronteira para trabalhar.

Atualmente, quem pode viajar para o Canadá?

Até que a reabertura da fronteira se materialize, apenas algumas pessoas estão autorizadas a vir para o Canadá. Isso inclui cidadãos canadenses e residentes permanentes, bem como seus familiares.

Alguns trabalhadores estrangeiros temporários, bem como estudantes internacionais que estejam frequentando uma instituição de ensino que tenha um plano de preparação COVID-19, também estão isentos das restrições de viagem.

Pessoas protegidas e pessoas que vêm ao Canadá por motivos de compaixão também estão isentas. Para obter uma lista completa de quem pode viajar para o Canadá, visite a página do governo na Web.

E é bom frisar que, em todos os casos, os oficiais dos serviços de fronteira canadenses têm a palavra final sobre quem tem permissão para entrar no país.

E você? já tem data para chegar ao Canadá? Já tomou sua vacina? Deixei seus comentário aqui.

Nos vemos no próximo post.

Modelo de Banner Blog Consultoria Educacional
Modelo de Banner Blog Consultoria Educacional

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.