Liberais vencem as eleições de 2021 no Canadá: O que muda na imigração?

367 views

O Partido Liberal do Canadá vence sua terceira eleição consecutiva desde 2015. Isso deve resultar em poucas surpresas em termos de como a imigração canadense será administrada. Veja a seguir detalhes de seu plano de governo em relação ao sistema de imigração do país.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 21 de setembro de 2021

Atualizado em: 24 de novembro de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Todos os partidos políticos pensam o mesmo sobre a imigração?

O Partido Liberal de Justin Trudeau venceu sua terceira eleição consecutiva no Canadá, de acordo com redes de notícias como CTV e CBC.

Um aviso! Esta ainda é uma história em desenvolvimento. O blog Neway continuará a atualizá-lo à medida que os resultados das eleições forem finalizados.

Após uma campanha de 36 dias, as redes de notícias preveem que os liberais formarão outro governo minoritário.

Espera-se que os resultados finais das eleições sejam atrasados ​​devido a questões relacionadas à pandemia, como esperas mais longas nas seções eleitorais e mais canadenses decidindo enviar seus votos pelo correio.

Normalmente, os resultados finais das eleições federais são conhecidos na mesma noite das eleições, mas, neste caso, os resultados finais provavelmente devem ser confirmados ainda hoje, pelo menos é isso que o governo garante.

Pelo menos 170 das 338 cadeiras do Parlamento canadense são necessárias para a maioria. Um governo majoritário permite que o partido no poder implemente todas as mudanças legislativas que desejar, sem precisar do apoio dos partidos de oposição. Para os governos minoritários, será necessário que o partido no poder trabalhe com a oposição para aprovar leis e manter o poder. Via de regra, quase a mesma coisa em todos os países democráticos.

O Partido Liberal do Canadá ganhou a maioria nas eleições de 2015, mas foi relegado a um governo de minoria após as eleições de 2019. No mês passado, Trudeau forçou uma eleição dois anos antes do término do mandato de quatro anos de seu governo, enquanto ele buscava obter outra maioria.

LEIA TAMBÉM: Trudeau convoca eleições federais: O que isso significa para a imigração canadense?

Na eleição de 2019, os liberais venceram com 157 assentos e 33,1% do voto popular, enquanto os conservadores venceram o voto popular com 34,3%, mas garantiram apenas 121 assentos.

Os resultados das eleições do início de 2021 indicam que os conservadores terminarão em segundo lugar, como esperado, com o Bloco Quebecois e o Novo Partido Democrático (NDP) disputando o terceiro lugar.

Os liberais e conservadores trocaram de lugar nas pesquisas nacionais durante a campanha, o que tem sido uma disputa acirrada. Eles são os únicos dois partidos a governar o Canadá desde que o país foi fundado em 1867, indo na mesma linha dos Democratas e Republicanos nos EUA.

Ao longo da campanha, a imigração ficou em segundo plano em relação a questões como mudança climática, moradia acessível e recuperação econômica. No entanto, tanto os liberais quanto os conservadores prometeram aumentar a imigração, resolver o acúmulo de inscrições e melhorar o reconhecimento de credenciais.

O que o resultado da eleição significa para a imigração canadense?

O resultado da eleição deve resultar em poucas mudanças importantes nas políticas e surpresas para a imigração canadense nos próximos anos. Outra minoria liberal também deve ter pouco impacto direto no sistema de imigração.

Desde 2019, os liberais têm sido capazes de promulgar sua agenda de imigração sem muita controvérsia ou oposição. Em vez disso, os partidos da oposição têm se concentrado em responsabilizar o governo por outras questões, como sua resposta à pandemia, políticas econômicas e fiscais e questões de relações exteriores, como a resposta do Canadá à crise no Afeganistão.

Como tal, devemos esperar uma continuação da agenda de imigração do Liberal que foi implementada desde 2015. Isso significa um compromisso contínuo de acolher altos níveis de imigração para apoiar a recuperação econômica pós-pandemia do Canadá, bem como um compromisso de reunir famílias, ajudando refugiados e acolhendo outros talentos globais, como trabalhadores estrangeiros temporários e estudantes internacionais.

A plataforma do Partido Liberal contém uma série de promessas relevantes para os recém-chegados e futuros cidadãos. Por exemplo, eles reiteram sua promessa de campanha eleitoral de 2019 de acabar com as taxas de cidadania.

Eles também prometem apoiar a imigração francófona em Quebec e além. No entanto, eles não fornecem muitos detalhes sobre sua “estratégia nacional ambiciosa”.

Eles dizem que vão reduzir os tempos de processamento que foram afetados pelo COVID-19 para menos de 12 meses, embora sua plataforma não diga como. Para melhorar as aplicações para reunificação familiar, eles dizem que vão introduzir aplicativos eletrônicos.

Os liberais querem expandir os caminhos para a residência permanente para trabalhadores estrangeiros temporários e ex-estudantes internacionais por meio do sistema de pontos Express Entry (conhecido como Comprehensive Ranking System).

Partido Liberal

Para os refugiados, os liberais prometem trabalhar com empregadores em todo o país para receber 2.000 refugiados qualificados para preencher a escassez de mão de obra em setores com demanda, como saúde. Além disso, eles querem dobrar seu compromisso com os refugiados afegãos e aumentar a meta de reassentamento de 20.000 para 40.000.

Os liberais dizem que apoiarão os trabalhadores estrangeiros temporários e os empregadores canadenses, estabelecendo um fluxo de Empregador de Confiança que agilizará o processo de inscrição.

Eles também prometem melhorar o Global Talent Stream simplificando as renovações de licenças, mantendo o padrão de processamento de duas semanas e estabelecendo uma linha direta do empregador para permitir que as empresas atraiam e contratem trabalhadores.

Quais são os próximos passos para a imigração canadense?

Os acontecimentos após as eleições de 2015 e 2019 nos fornecem uma noção do que podemos esperar na frente da imigração canadense nos próximos seis meses ou mais.

Dentro de 1 a 2 meses, devemos conhecer os membros do novo gabinete de Trudeau. É possível que o atual ministro da Imigração, Marco Mendicino, permaneça em suas funções. O primeiro-ministro atribuirá a cada ministro uma carta de mandato. As cartas de mandato conterão as principais prioridades políticas que cada ministro deve buscar.

O ministro da imigração, por exemplo, receberá uma carta de mandato que moldará a trajetória das prioridades de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá e essas prioridades terão um impacto direto nas províncias, territórios e em todo o sistema de imigração.

O próximo grande evento a ser observado é o anúncio do Plano de Níveis de Imigração 2022-2024. O plano de níveis orienta as metas de admissão de imigrantes do IRCC, o número de imigrantes que serão almejados em cada classe de admissão (econômica, familiar, refugiada e humanitária) e as alocações para cada província e território.

LEIA TAMBÉM: Canadá lança seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023

Este anúncio deve ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano, e até março de 2022, o mais tardar. O anúncio do próximo ano deve ser padrão, com os liberais muito provavelmente continuando comprometidos com seu plano de aumentar a imigração para mais de 400.000 recém-chegados a cada ano.

Por volta dessa época, também devemos ver a definição do governo quanto ao orçamento de 2022. Isso irá delinear as perspectivas econômicas e fiscais do governo canadense. O anúncio do orçamento às vezes contém novas políticas, programas e projetos de imigração que o governo pretende seguir.

Por exemplo, o Orçamento 2021 declarou que o governo pretende investir quase CAD $430 milhões para atualizar sua infraestrutura de TI a fim de melhorar a forma como são processadas as aplicações no sistema de imigração.

Gradualmente, ao longo de 2022, devemos ver o novo governo liberal começar a se estabelecer e implementar novas políticas e programas de imigração, mas essas são cenas dos próximos capítulos.

Continue seguindo nosso blog em suas redes sociais. Se ainda não é inscrito em nossa newsletter, que você está esperando? Receba informações e notícias importantes sobre imigração, mercado de trabalho, estudos além de dicas sobre carreira e vida no Canadá.

Resumo da opera, por hora, a imigração segue o plano sem muitas surpresas.

Nos vemos no próximo post e boa sorte em seu projeto Canadá.

Pronto para descobrir, com mais detalhes, quais vistos e programas de imigração podem deixar você um passo mais perto do Canadá? Entre em contato com nosso time de especialista hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.